Foram encontrados 3282 registros para a palavra: nao

Fies: 45 mil estudantes ainda não renovaram contratos

A dois dias do fim do prazo para renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que termina na sexta-feira (30), 45 mil estudantes ainda não fizeram o aditamento. No total, 1,5 milhão de contratos devem ser renovados neste semestre. Os dados são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O aditamento, que deve ser feito a cada semestre, é o processo pelo qual o aluno renova seu contrato e garante a continuidade do financiamento do curso. O FNDE prorrogou por duas vezes a data limite para renovação e não deve estender o prazo novamente.

O processo de renovação dos contratos do Fies é feito pela internet, no Sisfies. O pedido é feito inicialmente pelas faculdades. Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no sistema. Nos aditamentos simplificados, a renovação é feita a partir da validação do estudante no sistema. No processo não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação...

Salvador é única capital do país que não reduz investimento no Réveillon

O Réveillon de Salvador é o único entre as capitais do Brasil que conseguiu manter o patamar de investimento mesmo diante que da crise econômica que atinge o país. E mais: ampliando o número de atrações. Isso graças à parceria com a iniciativa privada. Este ano, os patrocinadores oficiais da festa são Skol, Bradesco e Avatim. Em números atualizados, o Réveillon de Salvador vai custar R$9 milhões, sendo 40% de recursos públicos, destinados aos serviços públicos como limpeza, saúde, mobilidade urbana, segurança e ordenamento,  e 60% privados. Além disso, a cidade vai lucrar com a festa, vide a ocupação hoteleira, cuja taxa deverá ser superior a 95%.  

O prefeito ACM Neto explicou o que motivou Salvador a seguir na contramão da crise. "É um Réveillon histórico para a cidade. Serão mais de R$400 milhões de incremento na economia. Conseguimos manter o mesmo investimento realizado no ano passado, porém com a contratação de mais atrações. A Prefeitura se preocupou em não ampliar os custos e garantir de que este fosse o maior Réveillon musical do país", afirmou o gestor. ..

Casa Nova: Professores não recebem 13° salário, afirma APLB-Sindicato

A diretoria da APLB-Sindicato da cidade de Casa Nova entrou em contato com o Blog Geraldo José, através de nota, e informou que a gestão municipal não realizou o pagamento do 13° salário dos professores. O Sindicato disse que essa é a primeira vez que os professores enfrentam esse tipo de problema e que uma assembleia está marcada para amanhã (28) para discutir o atraso do pagamento. Veja a seguir na íntegra o comunicado enviado pela APLB-Sindicato.

Segundo informações da secretaria de Educação, o 13° salário não será pago hoje uma vez que o repasse da repatriação não entrou como previsto ficando apenas para o dia 30/12. Não aceitamos mais desculpas, já que temos verba carimbada e esta não atrasa. Não podemos ficar na expectativa de recursos extras...

Beneficiários do Bolsa Família que ainda não sacaram a parcela do mês de SETEMBRO de 2016 precisam sacar até a próxima quarta (28)

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro, através da Coordenação do Bolsa Família, alerta os beneficiários para a retirada da parcela do mês de Setembro de 2016, que fica disponível somente até quarta-feira, 28. Caso os beneficiários não efetuem o saque até a data prevista, o recurso retorna para o Ministério de Desenvolvimento Social.

A Coordenadora do Programa, Virgínia Rodrigues avisa que, caso o beneficiário tenha o cartão em mãos e tenha esquecido a senha, é necessário ligar para o 0800 726 0207 e no mesmo dia comparecer à Casa Lotérica ou correspondentes bancários para efetuar o recadastramento da senha. "Caso o beneficiário não possua o cartão, deve dirigir-se à Caixa Econômica Federal ou à Casa do Bolsa Família, na Praça da Misericórdia, Centro", completa Virgínia...

Ministro russo não descarta terrorismo em queda de avião

O ministro dos Transportes da Rússia, Maxim Sokolov afirmou que investigadores estão estudando todas as hipóteses para a queda de um avião Tu-154 no mar negro. Ele não descartou a possibilidade de terrorismo. Mais cedo, autoridades russas haviam rejeitado a hipótese. Sokolov acrescentou que ainda é cedo para especular sobre as causas do acidente.

O chefe do Comitê de Investigação russo, Alexander Bastrykin também anunciou há pouco que tomou o controle da investigação, disse um representante da comissão, Svetlana Petrenko. "O curso de uma investigação criminal está sob o controle pessoal do presidente do Comitê de Investigação [Bastrykin]", disse Petrenko em um comunicado...

SETRANVASF DEFENDE ÔNIBUS SEM COBRADORES PARA NÃO MAJORAR TARIFA DOS TRANSPORTES COLETIVOS

Em virtude dos avanços tecnológicos e da ampla utilização do Cartão Bip, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Vale do São Francisco – Setranvasf reafirma a importância e a necessidade de readequações nos coletivos. A circulação de ônibus sem cobradores é uma realidade em várias cidades do Brasil e do mundo, tendo objetivos como reduzir a criminalidade, agilizar o serviço e conter a majoração no custo do transporte. O Setranvasf espera que a Prefeitura de Petrolina posicione-se de acordo com o setor Jurídico da Câmara de Vereadores, que julgou como inconstitucional o projeto de lei do vereador Geraldo Acerola. Caso a lei seja sancionada, a tarifa de remuneração das empresas apontará para valores superiores a 4,00. O Setranvasf lembra que atualmente mais de 70% dos usuários utilizam o Cartão Bip, podendo fazer a aquisição pela internet, pelas lojas Bip e nos mais de 50 pontos de recarga. ..

Nutricionista dá dicas para não exagerar no sódio nas ceias de fim de ano

Pequenas mudanças ajudam a diminuir o consumo de sal nessas datas comemorativas

Natal

A população brasileira consome mais do que o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). "O preocupante é que o consumo excessivo de sal, consequentemente de sódio é apontado como uma das causas da hipertensão, o que aumenta significativamente o risco de doença cardiovascular, que é a principal causa de mortes no Brasil e no mundo", explica a nutricionista Marcia Gowdak, diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e nutricionista responsável pelo Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).

A quantidade de sódio que utilizamos no dia a dia precisa ser repensada por uma questão de saúde e as festas do final de ano podem representar o início desta mudança. Por que não?..

Presidente do DEM apela ao governador pelo não fechamento da Escola Estadual do Caldeirão do Almeida em Uauá

Não deixemos fechar a Escola Estadual do Caldeirão do Almeida

Quero dirigir-me às autoridades governamentais do Estado, em especial ao Senhor Governador Rui Costa, Secretário de Educação Walter Pinheiro e pedir um apoio especial às lideranças políticas de Uauá, de forma diferenciada o Prefeito Eleito Lindomar...

Prefeita eleita de Caatiba (BA) não poderá exercer mandato até fevereiro de 2017

Em decisão proferida nesta terça-feira, 13 de dezembro, a Justiça Federal em Vitória da Conquista garantiu o afastamento de Maria Tânia Ribeiro de Souza da prefeitura de Caatiba (BA), até 17 de fevereiro de 2017. Recém-eleita para o cargo, ela já estava afastada da posição de vice-prefeita desde agosto passado, em função de seu envolvimento em um esquema de fraude a licitações e desvio de recursos da Educação, em parceria com o prefeito Joaquim Mendes de Sousa Júnior, também afastado.

A decisão foi motivada por pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, que moveu ação de improbidade contra ambos os gestores públicos e outras 11 pessoas envolvidas no esquema desmontado pela Operação Mato Cerrado. A intenção do MPF é garantir que Maria Tânia permaneça sem acesso a documentos da prefeitura que comprovam o ocorrido, além de evitar que ela faça uso de seu cargo para seguir praticando atos ímprobos. O pedido é previsto pelo artigo 20 da Lei 8.429/92...

APROVADO EM CONCURSO LAMENTA NÃO CONVOCAÇÃO PELA PREFEITURA DE JUAZEIRO

Em e-mail ao Blog um aprovado em recente concurso da Prefeitura de Juazeiro lamenta o fato de que a gestão Isaac Carvalho ainda não fez a convocação de diversos concursados. Confira:

Geraldo, passados quase seis meses da última convocação do concurso de Juazeiro, os aprovados dos cargos da SEFAZ e CSTT continuam amargando o desemprego, enquanto a prefeitura continua mantendo os contratados, apadrinhados políticos...

‘Não sou candidato e especulações só atrapalham o País’, diz FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou ao Estado na última quinta-feira, 9, que não pretende se colocar como uma alternativa para ocupar a Presidência da República caso a grave crise política se aprofunde ainda mais neste ou no ano que vem e provoque a interrupção do mandato de Michel Temer. “Não sou candidato permanente”, afirmou FHC. FHC recebeu o Estado antes da divulgação pela imprensa, na sexta-feira, de parte das delações premiadas feitas por ex-executivos da empreiteira Odebrecht, que atingem diretamente Temer e o PMDB. O tucano reconhece que, nos bastidores da política, o nome dele começa a ser cada vez mais apontado como uma alternativa para ocupar o Planalto se o afastamento de Temer vier a ocorrer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na ação que corre na corte contra a chapa na qual a ex-presidente Dilma Rousseff e Temer disputaram as eleições de 2014 ou até pelo mesmo pelo Congresso, em um processo de impeachment. “Acho que essa hipótese (de ele próprio voltar à Presidência) foi levantada e que ela não é boa para o Brasil”.

O sociólogo Fernando Henrique Cardoso, 85 anos, foi presidente por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2002. Ele foi sucedido diretamente por Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo FHC, a gestão Temer é uma “pinguela” (frágil e estreita ponte improvisada com troncos) que deve resistir até as eleições de 2018. “Se a pinguela quebrar, será pior”. O ex-presidente também falou sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal que manteve Renan Calheiros (PMDB-AL) no comando do Senado, a despeito dos movimentos de rua que pedem a saída do senador do cargo. “A rua é importante, mas também tem a lei, tem a institucionalidade, o longo prazo. Num momento de ânimos acirrados como nós estamos, as pessoas não pensam”. ..

PROCON alerta consumidor sobre o que não pode ser cobrado na lista de material Escolar

O Procon de Juazeiro elaborou a relação de itens que as escolas podem e não podem estar cobrando na lista de materiais escolares. Os itens listados pelo Procon foram proibidos com base na Lei Federal 9.870/99. Na lista é destacada a proibição da cobrança de produtos de uso coletivo. Os produtos de uso coletivos não podem ser exigidos, pois os mesmos devem ter seus custos considerados nos cálculos das mensalidades, nos caso de escolas públicas os mesmos devem ser custeados pelo Estado e Município.

OBSERVAÇÕES:..

Artigo - Lavando a jato não se limpa o Brasil

Redovagno Ribeiro

A limpeza que os brasileiros esperam vão além do jato coerente e certeiro do Juiz Sergio Moro. O alvo magistral do brasileiro Sergio Moro na aplicação das Leis que decretam prisões, conduções coercitivas, delações e apreensões tem demonstrado ao longo da operação Lava Jato que a cada caso em apuração, não uma só pena, mas se arranca um avestruz inteiro...

Nem-nem: cresce número de jovens que não trabalham nem estudam

O número de jovens de 15 a 29 anos que não estudavam nem trabalhavam em 2015 cresceu no Brasil, chegando a 22,5% da população dessa faixa etária. Nem mesmo procuravam trabalho 14,4% dessas pessoas. A proporção dos chamados “nem-nem” cresceu 2,5 pontos porcentuais em relação a 2014 (20%) e 2,8% comparativamente a 2005 (19,7%). O grupo de 18 a 24 anos apresentou o maior porcentual em 2015: 27,4%. Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta sexta-feira, 2.

“É quase um quarto dos jovens, e os números mostram que o porcentual dos `nem-nem-nem’, que não estudam, não trabalham e não procuram trabalho, não varia mesmo em cenários diferentes”, aponta a analista do IBGE Luanda Botelho, referindo-se ao fato de os “nem-nem-nem” terem representado 12,8% dos jovens em 2005. “No caso dos `nem-nem’, a piora do mercado de trabalho influenciou o resultado. Quando a economia piora, os jovens são os mais afetados e os que mais demoram a se recuperar.”..

Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo não apoiam o ato de domingo (4)

As Frentes Brasil Popular (FBP) e Povo Sem Medo (FPSM), que têm organizado manifestações em Salvador em favor da democracia e contra a perda de direitos, não vão participar nem apoiam o ato marcado para o próximo domingo (04/12), na capital baiana, em defesa da liberdade irrestrita a juízes e promotores. Através de um comunicado, as entidades afirmam que a liberdade tem significado abuso de autoridade, e que, por isso, não pode ser um meio de combate à corrupção. 

As frentes também informam que a manifestação organizada por elas será no próximo dia 13 de dezembro, com uma passeata no Centro contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 55, que estabelece o teto de gastos, e contra a repressão que tem sido praticada aos movimentos sociais. A concentração está marcada para às 15h, na Praça do Campo Grande, em Salvador.

Abaixo, a íntegra do comunicado:

INFORME FRENTE BRASIL POPULAR E POVO SEM MEDO (BA)

SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO DIA 04/12

Esclarecemos que as Frentes não apoiam e nem participarão da manifestação convocada pelo Vem Pra Rua, um grupo de direita, golpista, que utiliza de forma demagógica e oportunista o suposto combate à corrupção. Financiados por organizações e partidos conservadores, e instituições estrangeiras que objetivam impor ao Brasil o receituário neoliberal, eles são os mesmos que foram às ruas para defender o golpe, apoiar Eduardo Cunha e  a perseguição política seletiva do juiz Sérgio Moro, agente do imperialismo norte-americano e das forças reacionárias internas.

No dia 04/12, estarão nas ruas aqueles que defendem que juízes, promotores e procuradores tenham plena liberdade para perseguir quem  desejarem - seus alvos são predominantemente a esquerda e os movimentos sociais -, e que fiquem impunes quando cometem crimes. 

Não compactuamos com a tese de quem votou a favor da emenda do abuso de autoridade seja caracterizado como a favor da corrupção e muito menos de  que quem votou contra seja paladino da moralidade. 

O Brasil não pode ser chantageado por uma casta de privilegiados que recebe salários acima do teto estabelecido pela Constituição,  para  impor ao povo um poder não  referendado nas urnas e com sinais claros de elementos do fascismo.

Os mesmos grupos que convocam a citada manifestação comemoraram a aprovação da PEC do fim do mundo e a violenta repressão aos movimentos sociais em Brasília, aos estudantes e trabalhadores que lá protestavam contra o golpe à Constituição de 1988, no último dia 29. 

Portanto, é necessário esclarecer que, diante de certa confusão gerada a partir de boatos nas redes sociais, os trabalhadores, a juventude e os movimentos sociais em geral não irão se misturar com os patrocinadores do golpe de Temer e Cunha - os mesmos que estão na linha de frente da campanha pelas reformas da previdência e trabalhista e tantos outros ataques às conquistas do povo Brasileiro. Nosso lado é o da democracia e por ampliação de direitos. FORA TEMER! 

OCUPAREMOS A RUAS NO DIA 13/12 - NÃO À PEC 55 E A REPRESSÃO AOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Vamos persistir na luta para denunciar e derrotar a PEC da maldade e ao mesmo tempo protestar contra a violência que se abate sobre os manifestantes que estão nas ruas contra o golpista Temer e sua quadrilha.  

Faremos passeata em Salvador às 15h,  com concentração no Campo Grande. E deslocaremos novamente delegações à Brasília para pressionar os senadores a votarem ao lado do povo.

Salvador, 01/12/2016

Frente Brasil Popular
Frente Povo Sem Medo
..

ELEITOR QUE NÃO VOTOU TEM ATÉ ESTA QUINTA (1º) PARA JUSTIFICAR ONLINE

Termina nesta quinta (1º) o prazo para o eleitor justificar a ausência no primeiro turno das Eleições Municipais 2016, realizado em 2 de outubro. A justificativa poderá ser apresentada por meio do ‘Sistema Justifica’, ferramenta online implantada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com o objetivo de dar maior comodidade ao atendimento do eleitor que deixou de votar.

Para utilizar o sistema, o cidadão deverá informar nome completo, número do título de eleitor, data de nascimento, e-mail pessoal e o motivo pelo qual não pôde votar e nem justificar o voto no dia da eleição. No sistema, é obrigatório anexar documento (em JPG ou PDF) como prova da impossibilidade, como um atestado médico, comprovante de passagens. Feito isso, a ferramenta enviará o requerimento diretamente para o cartório da Zona Eleitoral pertinente. Por fim, o eleitor receberá número de protocolo para consultar o andamento do seu requerimento...

Artigo - Não fale mal do meu país

A cidade de Fukuoka, no sudoeste do Japão, foi notícia internacional depois que a prefeitura anunciou que consertou em apenas 48 horas uma enorme cratera responsável pelo caos em um cruzamento. A imprensa divulgou que "o local foi reaberto uma semana após o acontecimento, numa grande demonstração de eficiência por parte dos japoneses". Já o prefeito informou que a obra estava 30 por cento mais segura que antes.

Conforme o timoneiro local, trabalhadores da prefeitura estiveram de plantão durante o dia e viraram noites adentro para consertar a via pública o mais rápido possível, além da dureza de tapar o imenso buraco, eles tiveram que consertar tubulações de água, fios elétricos que foram danificados, colocar novos semáforos e postes de luz que foram engolidos quando a avenida cedeu, asfaltaram e pintaram toda a extensão danificada da avenida...

Professores de Uauá decidem em assembleia que não haverá resultado final do ano letivo 2016 e início do ano letivo de 2017

Os professores da Rede Municipal de Uauá, reunidos em Assembleia na sede da APLB-Sindicato Núcleo de Uauá, nesta terça-feira (29) decidiram, por unanimidade, parar as atividades no dia 08 de dezembro, após o quinto dia útil , caso o município não pague a todos o mês de novembro, assim como parar as atividades no dia 20 de dezembro, se o município não pagar o décimo terceiro, e só iniciar o ano letivo de 2017 com o pagamento de suas atividades em dias. A decisão foi tomada devido aos atrasos no pagamento de boa parte da categoria e a estimativa de que o municio não pague o décimo terceiro salário de 2016, conforme os fatos decorridos, situação vivenciada pela categoria em todo final de gestão, desde o ano 2000.

A direção da APLB-UAUÁ informou as ações junto ao Ministério Público, dentre elas uma Representação e reunião com o representante do MP para versar sobre o assunto, no intuito de que a Justiça tome as Devidas Providências...

"Embasa não será privatizada", afirma governador

"A privatização da Embasa nunca foi, não é e nunca será minha intenção", garantiu o governador Rui Costa nesta terça-feira (29), durante a formatura de 5 mil crianças participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A declaração de Rui faz referência ao projeto de lei 22.011/2016, encaminhado pelo governo baiano à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para a criação da Empresa Baiana de Ativos S.A. (BahiaInvest). 

"Com a BahiaInvest, estamos buscando um modelo que deu certo em alguns lugares de mundo de atrair investimentos privados, num modelo de capitalização que garanta retorno através de investimentos públicos para setores privados que queiram investir nesta empresa. A BahiaInvest vai, por exemplo, capitalizar investimentos do VLT. Então, empresários que não sejam os que vão operar o VLT poderiam comprar uma cota desse investimento", acrescenta o governador. ..

Filho do técnico da Chapecoense não embarcou porque esqueceu passaporte

Matheus Saroli, filho do técnico paranaense Caio Júnior, relatou, na manhã desta terça-feira (29) em uma publicação no Facebook, que estava em São Paulo e que não embarcou no mesmo avião que o pai porque esqueceu o passaporte.

Caio Júnior, que dirigia a Chapecoense, é uma 76 das vítimas do acidente com o avião que levava o time para a Colômbia, na madrugada desta terça-feira. A lista oficial com o nome de todos os mortos ainda não foi divulgada...