Foram encontrados 4519 registros para a palavra: brasil

Petrolina tem 2.353 aprovados na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática; alunos do SESI-PE se destacam

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) divulgou a lista dos aprovados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que ocorrerá em 28 de setembro.  As provas serão aplicadas nos locais e horários a serem definidos pela instituição, para cerca de 1 milhão de alunos dos ensinos fundamental e médio de todo o país. Em Petrolina (PE), 2.353 estudantes de 92 escolas foram classificados – só no SESI, 12 adolescentes avançaram de fase.

A Obmep registrou neste ano mais um recorde de participação. Foram inscritas 54.831 escolas localizadas em 99,71% dos municípios, enquanto o número de estudantes totalizou 18.158.775. Na cidade pernambucana, não é a primeira vez que o SESI se destaca na avaliação nacional: em 2018, outros 10 jovens também se classificaram para a última etapa da prova...

ATLETA JUAZEIRENSE HÁ UM PASSO DA SELEÇÃO BRASILEIRA

A atleta do Clube Judô Juazeiro Alana Moura teve esse ano uma ascensão espetacular no ranking nacional da sua categoria na modalidade de Judô. Classificada para o Campeonato Brasileiro Nacional de Judô, a atleta de alto rendimento vem se superando. Alana que sempre buscou os melhores treinos e os treinadores conseguiu sair do anonimato para uma posição seleta, hoje ela está na décima quarta (14°) posição e buscando terminar o ano entre o top 10 de sua categoria.

Caso isso aconteça, Alana deverá se apresentar à seleção brasileira em novembro para a disputa do meeting, competição que seleciona os atletas de base da seleção brasileira de Judô. Esse ranking mostra a grandeza da atleta, porém mesmo com todo esse destaque ainda não foi possível conseguir um patrocinador para custear as despesas com as competições. Alana Moura já pretende voltar a vender seus brigadeiros, pois os desafios são cada vez maiores e os custos também...

Grêmio, Cruzeiro, Athletico-PR e Internacional avançam na Copa do Brasil

No Maraca, Flamengo e Athletico duelaram por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil 2019

 

Foi na emoção das penalidades que Athletico-PR e Internacional avançaram para as semifinais da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira (17). Fora de casa, o Furacão voltou a empatar o duelo contra o Flamengo em 1 a 1, mas nas penalidades brilhou a estrela do goleiro Santos, que garantiu o time paranaense na próxima fase. Enquanto no Beira-Rio, o Inter foi fatal diante do Palmeiras, venceu no tempo normal por 1 a 0 e na disputa por pênaltis contou com Marcelo Lomba para carimbar a vaga. ..

Sesc Petrolina recebe nesta quinta-feira (18) o Sonora Brasil

O canto e a cultura indígenas estarão em evidência na noite desta quinta-feira (18/07) no Sesc Petrolina. É que a unidade vai receber nova edição do Sonora Brasil, às 20h30, com entrada aberta ao público. O Grupo Teko Guarani é da Aldeia Tekoa Anhetenguá, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre (RS). Lá, vivem 16 famílias Mbyá-Guarani. Já o Grupo Nóg Gã é composto por indígenas da região de São Leopoldo (RS). É composto por indígenas de diversas aldeias Kaingang.

O coral infanto-juvenil Grupo Teko Guarani utiliza o mbaraká (violão) com cinco cordas e cada uma representa uma divindade Mbyá: Tupã, Kuaray, Karaí, Jakairá e Tupã Mirim. O ravé (violino/rabeca) possui três cordas e é considerado um instrumento de invenção indígena. O mbaraká miri (chocalho) e o angu´á pú (tambor) têm funções primordiais na sustentação do andamento e ritmo musicais, além da importância no estabelecimento da conexão com as divindades. Já o Grupo Nóg Gã utiliza as lanças de guerra como instrumento percussivo. Em contato ao chão, realizam simbolicamente uma demarcação e embasam ritmicamente as marcas coreográficas...

Ciro avalia que Bolsonaro quer devolver ao Brasil o papel de colônia e presidente tem semelhanças com Hitler

O ex-ministro e vice-presidente do PDT, Ciro Gomes, fez uma avaliação do governo de Jair Bolsonaro diante dos primeiros meses de 2019 nesta quarta(17), durante entrevista em Salavador. Segundo o ex-governador do Ceará, a gestão de Bolsonaro e a ascensão do grupo político que comanda o país tem traços do que ocorreu na Alemanha com Adolf Hitler na década de 1930. Diante da descrença com o sistema político e as instituições, o fenômeno se apoderou da sociedade alemã e deu os primeiros passos para Segunda Guerra Mundial.

Para Ciro, o movimento é similar ao que ocorre com o país. "Hitler ascendeu assim. Exatamente como aqui. A nossa sorte é que o brasileiro não é o povo alemão e que Bolsonaro é um idiota completo e rematado, diferente do que era Hitler. O bicho mais parecido com o bolsominion radical, é o petista radical. É uma cartomante com Alzheimer. Sabe tudo que vem pela frente, mas não lembra de nada que passou", afirmou o ex-ministro. ..

LUIZ GONZAGA E O COMPASSO DO DIA QUE JOÃO GILBERTO SINCOPOU O BAIÃO

Na madrugada fria de Paris, França,  o telefone toca. Do outro lado a reclamação: Ninguém lembra do fuso horário, só pode ser do Brasil. A ligação era do músico João Gilberto cuja voz sussurrou triste e informa: Luiz Gonzaga morreu!!. Foi neste tom que a pesquisadora, jornalista e cineasta Dominique Dreyfus, soube do falecimento de Luiz Gonzaga, numa quarta-feira 02 de agosto de 1989. Francesa, Dominique é autora do livro “A Vida do Viajante: A saga de Luiz Gonzaga”,  livro que considero a mais completa biografia do sanfoneiro Luiz Gonzaga.

Dominique foi professora em Letras e Literatura pela Universidade Paris I (Sorbonne), trabalhou como repórter, editora e diretora de revistas e programas especializados em música, colabora para conceituadas publicações de arte sul-americanas e é doutora em música popular brasileira. Além desse gabarito acadêmico e profissional, ela passou a infância e parte da adolescência entre Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, Olinda e Recife. Mudou-se com a família da França para o Brasil para ficar longe da 2° Guerra que assolava a Europa. ..

Depois da festa, Juazeirense foca agora o jogo de volta, em Brusque

Depois de carimbar a vitória no Adauto Moraes, por 1 x 0, com golaço do lateral Cesinha, a Juazeirense garante a vantagem do empate no jogo decisivo do próximo domingo (21), em Brusque, Santa Catarina. No dia do aniversário da cidade, a festa no Adautão só não foi maior porque o time não conseguiu converter em gols as chances que surgiram durante o jogo para liquidar a fatura e ampliar o placar já neste primeiro jogo.

Jeam, Balotelli e Tony Galego estiveram perto de ampliar mais a bola, como se diz na gíria futebolística, não quis entrar. Emílio e Emerson também estiveram perto de ampliar o placar em bolas alçadas sobre a área do Brusque. Com o resultado a juazeirense joga pelo empate na partida de volta e pode até perder por diferença de um gol, que ainda tem a chance de decidir nas penalidades...

Jacuipense e Juazeirense seguem sonhando com a Série C

A Jacuipense conseguiu um empate com sabor de vitória, aos 41 do segundo tempo, nesta segunda-feira, Jogando fora de casa e segue viva na Série D do campeonato Brasileiro. Daniel empatou o jogo nos minutos finais e reverteu o placar de 2 x 1 que era favorável ao Floresta-CE. 

A partida de volta será no Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, no próximo domingo (21), às 15h e o vencedor garante vaga na Série C no ano que vem. A Jacuipense saiu na frente, com gol marcado por Thiago Lima, mas deixou o Floresta virar o jogo. Quando a torcida cearense já se preparava para comemorar a vitória, que lhe garantia vantagem no jogo de volta, veio o empate do time da Jacuipense...

Waguinho recebe justa homenagem e segue fazendo história na Juazeirense


A festa desta segunda-feira (15) no Adauto Moraes, com vitória da Juazeirense por 1 x 0 sobre o Brusque, de Santa Catarina, teve um momento especial antes da bola rolar com um dos mais longevos jogadores do clube, Waguinho, recebendo uma camisa comemorativa dos 150 jogos do atleta pelo Cancão.

Sob aplausos da torcida presente ao Adauto Moraes, o volante recebeu das mãos do presidente do Clube, deputado Roberto Carlos, uma camisa comemorativa. “Waguinho é um jogador que conquistou a torcida pela sua força de vontade, seu amor à Juazeirense e principalmente pela forma aguerrida como sempre jogou aqui no clube”, elogiou Roberto Carlos...

JUAZEIRENSE X BRUSQUE ESPECIAL: Árbitro Fifa comanda primeira decisiva na série D

A partida entre Juazeirense e Brusque, nesta segunda-feira (15) em Juazeiro, nas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro da Série D, terá um ingrediente a mais de atração: O Juiz Ricardo Marques Ribeiro, do quadro da Fifa, comanda a arbitragem. Mineiro de Belo Horizonte, Ricardo Marques foi considerado o melhor árbitro brasileiro em 2014 e apitou, dentre outros jogos importantes, a final da Copa do Brasil de 2009 e o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana em 2014.

Fabrício Vilarinho da Silva, também do quadro da Fifa e Sidmar dos Santos Meurer serão os auxiliares. O jogo, que tem horário previsto para as 15h desta segunda-feira, será a primeira partida do mata-mata que garante vaga na série C de 2020. A segunda partida será em Brusque, no próximo domingo, dia 21...

ESPECIAL - JUAZEIRENSE X BRUSQUE: COM APOIO DA HAVAN, BRUSQUE TEM ESTRUTURA MELHOR QUE A JUAZEIRENSE

Na semana da primeira partida decisiva da Série D, Juazeirense e Brusque viveram clima diferente no quesito estrutura. Enquanto a diretoria da Juazeirense tentava um apoio logístico e financeiro para atrair o torcedor ao Estádio Adauto Moraes, o Brusque recebia da Havan, através do seu diretor Luciano Hang, 828 camisas para serem comercializadas entre os torcedores, garantindo um aporte extra de receitas no clube.

A sugestão do dono da Havan aos diretores do Brusque seria a comercialização das camisas a R$ 100,00 gerando um aporte de aproximadamente R$ 80.000 reais nos cofres do time, que já conta com a parceria financeira da empresa. O próprio Luciano Hang convocou os torcedores a comprar as camisas para complementar as receitas do time.É importante lembrar ainda que o Brusque tem a Umbro como patrocinadora oficial do seu material esportivo...

Em troca de Eduardo Bolsonaro, presidente Trump cogita nomear o filho como embaixador no Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pensa em designar o filho Eric para assumir a embaixada dos Estados Unidos em Brasília. Fontes do governo brasileiro indicaram que Eric Trump assumiria o cargo caso o deputado Eduardo Bolsonaro fosse nomeado embaixador em Washington. Eric tem a mesma idade do filho do presidente Jair Bolsonaro, 35 anos. O envio dos filhos dos presidentes consolidaria a relação entre os paises. 

Segundo fonte do governo, o comentário atual em Washington é de que a embaixada brasileira seria muito burocrática. Os americanos já teriam indicado que desejam uma troca de nomeações políticas para as embaixadas. Integrantes do governo avaliam que a ida de Eduardo Bolsonaro para Washington seria uma vitória para o chanceler Ernesto Araújo, que passaria a ter mais espaço para cuidar da política externa. ..

Decisivo na Juazeirense, goleiro Gleibson foca em segundo acesso seguido à Série C do Brasileirão

O termo ‘acesso à Série C’ é algo que traz boas lembranças para o paredão Gleibson. “Tive momentos maravilhosos no Ferroviário, principalmente na partida do acesso contra o Campinense, onde fiz uma defesa aos 44 minutos do segundo tempo e pude ajudar no acesso. Espero poder contribuir para conseguir mais um acesso, agora com a Juazeirense”, lembra com carinho da conquista obtida no ano passado com o time cearense e projeta revivê-la no Cancão.

E agora, depois de uma caminhada de 10 jogos, a Juazeirense está a dois de alcançar o objetivo tão sonhado por Gleibson e por todos do clube. Pela frente, o Brusque, equipe de melhor campanha entre as oito que chegaram às quartas de final. “Temos que ter sabedoria por que se trata de uma grande equipe, mas temos que ter ciência do nosso potencial. Vão ser dois grandes jogos. Vontade não pode faltar até por que vale um acesso e estamos jogando a primeira partida em casa”, comenta o goleiro, já focado no duelo de ida na próxima segunda (15), às 15h, no Adauto Moraes – a volta acontece no dia 21, em Brusque...

Sobradinho: Secretaria Municipal de Educação realiza entrega de kits do Projeto Acerta Brasil

Visando a melhoria da qualidade da educação do município, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Educação por meio do PAR, Programa de Ações Articuladas, reuniu nesta segunda feira (08) no auditório da Creche Municipal Paulo Pacheco, professores, gestores, coordenadores e colaboradores da educação para o planejamento de ações articuladas para a educação com a metodologia do Projeto ACERTA BRASIL e realizou entrega de kits de materiais didáticos para as disciplinas de Português e Matemática por meio da Iniciativa 90.

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia de assistência técnica e financeira, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino...

Parque Municipal Josepha Coelho receberá motociclistas de todo Brasil para 20ª edição do Moto Chico

O encontro de motociclistas mais esperado da região começa nesta quinta-feira (11), no estacionamento do Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina. Durante os quatro dias de evento, a 20ª edição do Moto Chico deve receber cerca de 4 mil visitantes e representantes de aproximadamente 480 motoclubes. O evento oferece uma programação multicultural diversificada, com atrações musicais, além da exposição de motos e estandes temáticos.

O Moto Chico já é considerado uma tradição para os petrolinenses e amantes de motocicletas de todo país. Conhecendo a importância do impacto econômico e cultural que o encontro promove, a Prefeitura de Petrolina, mais uma vez, incentiva o evento. "Ano a ano, a festa mostra sua grandiosidade, e vem fomentando o turismo e a economia da cidade. É nosso dever fortalecer essa tradição, que já existe há 20 anos. Por isso, o prefeito Miguel Coelho não mede esforços para viabilizar o evento", constata o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emicio Júnior...

Petros concede entrevista ao Portal Zap e fala sobre família, carreira e até sonho de defender a seleção brasileira

..

Daniel Alves presenteia o governador Rui Costa com a camisa da seleção brasileira

O jogador baiano Daniel Alves, capitão da seleção brasileira e que acaba de receber o troféu de melhor jogador da Copa América 2019, na qual o Brasil foi campeão, desembarcou em Salvador no início da tarde desta terça-feira (9). Do aeroporto, ele seguiu direto para o Palácio de Ondina. O lateral Daniel Alves presenteou o governador Rui Costa com a camisa que usou na final da Copa América, durante um almoço oferecido por Rui. Após ganhar o campeonato, o jogador da seleção brasileira foi considerado o melhor da Copa América e será homenageado no Palácio de Ondina.

Além disso, o capitão da seleção também ganhará uma estátua, em sua terra natal, em Juazeiro. O responsável pelo monumento será o artista Leo Santana, que assina os monumentos de Carlos Drummond de Andrade, no calçadão de Copacabana, e de João Gilberto em Juazeiro. Natural de Juazeiro, Daniel teve uma infância pobre, na qual, ao lado do pai Domingos Alves da Silva, trabalhava na roça, plantando tomate, cebola, melão e alho. Atualmente, aos 36 anos, é considerado um dos melhores laterais do mundo...

EU PENSO ASSIM... DOMINGO DE ALEGRIAS NO FUTEBOL DE JUAZEIRO

Tivemos dia 07 (domingo), momentos de muitas alegrias no nosso futebol. Nos bairros, clubes sociais, no interior do município o futebol amador encheu o torcedor de muitas vibrações com seus torneios, campeonatos.

No futebol profissional, vibramos com dois importantes acontecimentos. O campeonato brasileiro da Série “D” com conquista da JUAZEIRENSE, em passar para outra fase importante desse certame nacional. Também no mesmo domingo (07), a COPA AMÉRICA nos deu a grande alegria de sagrarmos campeões dessa tradicional disputa. Foram muitas emoções para um dia só...

Nelson Leal diz que morte de João Gilberto é parte da "genialidade do Brasil que se perde sem ter reposição"

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, disse hoje (06.07), em Porto Seguro, que o Brasil perde um dos seus maiores gênios com a morte do compositor e cantor baiano João Gilberto. "É uma perda sem reposição, porque ele está na categoria dos grandes gênios das artes no mundo, com o seu perfeccionismo e o seu talento musical. É da categoria dos insubstituíveis. Para mim, João Gilberto, baiano de Juazeiro, é a própria encarnação da Bossa Nova, com uma forma de cantar diferente e uma batida originalíssima do violão. Embora tivesse afastado dos palcos há tempos, sua morte, aos 88 anos, consterna os baianos e o mundo inteiro", disse Leal.

Nelson Leal relembra que a Bahia cultural criou uma dependência direta da arte de João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, que nasceu em Juazeiro, no Norte da Bahia, região do Vale do São Francisco. "A música baiana recebeu uma influência direta de João Gilberto, que a tornou poderosa e conhecida em todo o mundo. Artistas como Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Maria Bethânia e toda a geração dos Novos Baianos, com Moraes Moreira, Baby, Pepeu, Paulinho e Galvão, beberam da fonte de João Gilberto", diz Leal, lembrando do grande sucesso do juazeirense, "Chega de Saudade", gravado em julho de 1958...

Rádio MEC, de 1923, é extinta por Governo Bolsonaro, a programação da emissora divulgava a cultura brasileira

A Rádio MEC, a sigla MEC quer dizer “Música, Educação e Cultura”, foi criada pelo antropólogo Edgard Roquette-Pinto, pai da radiodfusão no País, ficará no ar até o próximo dia 31, quando deve ser desligada. A rádio MEC AM, fundada em 1923, quatro anos após o surgimento da Rádio Clube de Pernambuco, a primeira do país, foi extinta pela Emissora Brasil de Comunicação (EBC), como parte das mudanças exigidas pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Pelo Twitter, a jornalista Hildegard Angel lamentou o fechamento da Rádio MEC. “Em sua cruzada contra a Cultura no país, o Governo Bolsonaro extingue a Rádio MEC, a mais antiga do país, a rádio da música clássica, dos relatos sobre a História, das entrevistas com personalidades eruditas. O Brasil se empobrece e decai a galope”...