Foram encontrados 375 registros para a palavra: Forró

Do forró ao brega: José e Maria encerra primeiro final de semana do São João dos Bairros de Petrolina

A segunda noite do São João dos Bairros de Petrolina deixou o pátio do José e Maria, mais uma vez, lotado. Muita gente aproveitou a noite com atrações locais e nacionais e um repertório que agradou todas as idades. Até este sábado (19), cerca de 13 mil pessoas passaram pelo pátio de eventos da comunidade, no primeiro final de semana do São João de Petrolina. 

Abrindo a noite, Adãozinho de Rajada trouxe o tradicional pé de serra que fez a galera arrastar a chinela e dançar ao som do artista da terra. A segunda atração da noite, Dalmo Natan, diversificou os ritmos com repertório que foi do sertanejo ao pagode. Finalizando a noite, Iohannes não deixou ninguém mais parado e trouxe desde o forró estilizado, até hinos do brega, como 'Meu ex-amor' de Amado Batista. ..

Rala Bucho: Centro Cultural Matingueiros promove no sábado (11) projeto Forró Criativo

A sanfona é o principal instrumento das festas populares do mundo. Fascina pela sua sonoridade, pela diversidade de modelos e gêneros, mas seu encanto transcende o poder da música, porque desperta um afeto misterioso. Talvez pelo fato de ficar junto ao coração do sanfoneiro, ou, quem sabe, por ser um instrumento que é abraçado ao se tocar. Ou ainda, por ser um instrumento que respira. O fato é que a sanfona une as pessoas e é amada por todos os povos. No próximo sábado (19), a partir das 21hs, no Centro Cultural Matingueiros, durante o Projeto Forró Criativo, o sanfoneiro e cantor Ivan Greg, fará um Rala Bucho.

Ivan Greg é um dos músicos mais talentosos da atualidade. Nascido em Petrolina aos 9 anos já tocava teclado e sanfona. Em 2006 mudou-se para a Europa e trabalhou na divulgação e valorização da música brasileira e a cultura nordestina. Gravou e realizou shows na Alemanha, Holanda, Espanha, Itállia, França, Suécia e Bélgica. A música também o levou aos Estados Unidos onde desenvolveu vários projetos...

Senhor do Bonfim Capital Baiana do Forró já está em clima de festa junina

No último sábado (5), no Colégio Casinha Feliz, o prefeito Carlos Brasileiro anunciou oficialmente os Festejos Juninos de Senhor do Bonfim. Numa noite regada a muito forró, comida típicas e bebidas, foi anunciada as atrações musicais que se apresentarão de 21 a 24 de junho, na Capital Baiana do Forró.

O secretário de Cultura, Rodrigo Wanderely, o popular "Pezão" abriu o evento fazendo uma abordagem sobre o sucesso da festa em 2017. Ano passado, Senhor do Bonfim recebeu cinco títulos de destaque, apontados por meio de pesquisa realizada pelo Jornal Correio."No último São João fomos destaque como melhor escolha popular, visibilidade e programação cultural.  A Festa do Sfrega levou como melhor grade musical e melhor festa privada. Este ano com certeza vamos superar as expectativas", afirmou "Pezão". ..

CD Forró, Festa e São João é lançado em Recife e Campina Grande

Os principais forrozeiros do Nordeste se reuniram no Recife para lançar a coletânea Forró, Festa e São João. O evento aconteceu na última quarta-feira (2), no Shopping Tacaruna, área central da capital pernambucana. O CD idealizado por Flávio José com direção e produção musical de Targino Gondim conta com a participação de 29 artistas do segmento. Em Campina Grande, Paraíba o lançamento ocorreu na noite de quinta-feira 3, durante a solenidade do Troféu Gonzagão.

Para o sanfoneiro pernambucano Targino Gondim o álbum simboliza a luta do segmento pela valorização do autêntico forró nordestino "O cd vem no momento oportuno para todos nós que levantamos a bandeira do autêntico forró e com ele pretendemos vender shows, divulgar canções do universo junino e conquistar o mercado, que cada vez mais vem perdendo espaço pela descaracterização das festas de juninas no Nordeste", detalha...

Artistas baianas fazem shows gratuitos em homenagem à forrozeira Anastácia

Artistas da cena musical baiana exploram as composições, com repertório elaborado através de um apanhado histórico, de Anastácia, a Rainha do Forró. Em três shows gratuitos, em Salvador (06), Feira de Santana (11) e Santo Amaro da Purificação (19), o projeto presta reverência a um dos ícones do forró autêntico, maior parceira do acordeonista Dominguinhos e cúmplice de importantes compositores como Luiz Gonzaga e Zé Dantas, com suas canções de sucesso nas vozes de Clara Miranda e Neila Kadhí.

As musicistas fazem uma releitura das composições de Anastácia, com novos arranjos, a partir de uma formação instrumental composta por piano e sanfona (Aline Falcão), violão, bases eletrônicas e pandeiro (Neila Kadhí), zabumba (Clara Miranda), triângulo e percussão (Kinha Araújo), flauta (Berta Pitanga) e contrabaixo (Zinha Franco)...

Principais forrozeiros do país lançam CD em homenagem ao mais nordestino dos ritmos

Forró, Festa e São João. Este foi o nome dado ao CD que será lançado no próximo dia 2 de maio em Recife. O projeto já nasce grande. A ideia de Flávio José e com produção musical e direção de Targino Gondim trará 29 nomes ícones do forró que gravaram 15 canções. "O CD é, antes de tudo, uma fotografia. O melhor retrato do forró, no pós-gonzaga", afirma Flávio Leandro. "Ele é uma mostra do verdadeiro forró que o Brasil precisa redescobrir", disse Targino Gondim.

Concebido, integralmente, por arrastapés joaninos, o trabalho tem singulares interpretações de Quinteto Sanfônico, Adelmário Coelho, Alcymar Monteiro, Anastácia, Antonio Barros, Assisão, Cecéu, Chambinho, Elba Ramalho, Flávio José, Flávio Leandro, Fulô de Mandacaru, Genaro, Genival Lacerda, Geraldinho Lins, João Lacerda, Joquinha Gonzaga, Jorge de Altinho, Leonardo de Luna, Maciel Melo, Mayra Barros, Nádia Maia, Nando Cordel, Petrúcio Amorim, Quinteto Sanfônico do Brasil, Raimundinho do Acordeon, Santanna "O Cantador", Targino Gondim, Trio Nordestino e Waldonys...

RIO DE JANEIRO: FLÁVIO LEANDRO DEFENDE O REGISTRO DO FORRÓ COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

Músicos, pesquisadores e autoridades se reúnem no Fórum Forró de Raiz Rio de Janeiro, desta quinta-feira (26) a sábado (28), para debater o registro do forró como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Uma audiência pública faz parte da programação do fórum. O cantor e compositor Flávio Leandro participa de uma palestra,  Mesa Redonda Forró na Mídia.

O fórum terá mesas redondas e um show-manifesto. Outros fóruns regionais já foram e serão realizados pelo país por iniciativa do Fórum Nacional de Forró de Raiz, mas o do Rio de Janeiro – onde reside a segunda maior comunidade nordestina fora do Nordeste - pretende ser um marco. O evento carioca marca a adesão oficial do Sesc ao movimento, que agora ganha força institucional...

Lei da Zabumba: Deputado Zó debateu as Matrizes do Forró em seminário

Nesta quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), auditório Jorge Calmon, o deputado estadual Zó (PCdoB) fez a abertura do seminário "Em defesa das Matrizes do Forró". O evento foi uma parceria da deputada estadual Fátima Nunes (PT), com os deputados Zó (PCdoB), Aderbal Caldas (PP) e Bira Corôa (PT), além do Colegiado da Bahia que representa o forró, representado por Rozania Macedo. O evento contou com a participação dos artistas do forró, representantes de instituições e órgãos legislativos.

"Hoje é um dia de celebração! Promovemos na assembleia um seminário de grande relevância ao povo do sertão que valoriza a sua cultura. Vamos lutar para conseguir registrar as matrizes do forró como patrimônio Cultural Imaterial junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) garantiremos o reconhecimento do gênero musical da nossa gente, isso se chama preservação da nossa história. Além disso, estamos destacando os artistas do forró. Temos músicos incríveis na nossa Bahia, e isso precisa ser reconhecido no Brasil", destacou Zó...

Forró de Luto: Morre Messias Holanda, do clássico 'Eu quero me trepar no pé de coco'

O músico Messias Holanda morreu na manhã desta segunda-feira (26), aos 76 anos, após falência múltipla dos órgãos. A irreverência é característica forte da produção musical que o fez conhecido como uma lenda do forró, o cearense de Missão Velha sofria problemas de saúde desde 2016. Ficou conhecido por interpretar canções como Pra tirar coco e Mariá.

O velório aberto ao público será realizado no Theatro José de Alencar, no Centro de Fortaleza, às 13h. O velório vai contar com homenagens de Waldonys do Acordeon, Adelson Viana e outros músicos que ainda serão confirmados. Desde janeiro, o forrozeiro estava internado no Hospital do Coração de Messejana, localizado na capital cearense, devido a uma pneumonia...

Centro Cultural Matingueiros promove o Projeto Forró criativo com roda de prosa

A sanfona é o principal instrumento das festas populares do mundo. Fascina pela sua sonoridade, pela diversidade de modelos e gêneros, mas seu encanto transcende o poder da música, porque desperta um afeto misterioso. Talvez pelo fato de ficar junto ao coração do sanfoneiro, ou, quem sabe, por ser um instrumento que é abraçado ao se tocar. Ou ainda, por ser um instrumento que respira. O fato é que a sanfona une as pessoas e é amada por todos os povos. Este será um temas tratados no Centro Cultural Matingueiros, no próximo sábado (3), a partir das 16hs, durante o Projeto Forró Criativo. Na oportunidade vai acontecer o Dedo de Prosa, com a participação do Sanfoneiro e cantor Targino Gondim e o produtor cultural Celso Carvalho.

Targino Gondim e Celso Carvalho são os idealizadores do Festival Internacional da Sanfona, um dos principais eventos que promove a identidade, diversidade, formação, intercâmbio e universalidade, Unindo grandes instrumentistas do Brasil e do Mundo com ampla participação popular e contribuindo para o desenvolvimento e a projeção local, nacional e internacional da cultura brasileira. O evento contará com a animação de Manoel da Paixão. O Centro Cultural Matingueiros está localizado na Rua José Rabelo Padilha, 821, na Petrolina Antiga...

TV Caatinga/Univasf se prepara para o mês de junho com gravação do Programa Sou o Forró

Junho vem ai e com ele a expectativa da batida da zabumba, o tilintar do triângulo e o ritmo da sanfona. A TV Caantiga/Univasf, preparando para  um imponente programa, o ritmo de uma das maiores paixões do nordestino: o forró.

A história desse gênero musical, os ritmos, as danças, a cadeia produtiva e, claro, a vida e obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião e seus parceiros a exemplo de Antonio Barros e Ceceu, Flávio José, seguidores como Targino Gondim e Quinteto Sanfonio do Brasil,  poderão ser vistos este ano com a edição do programa "Sou Forró" da TV Caatinga, fruto de uma parceria entre emissoras educativas...

Luiz Gonzaga, o carnaval da Bahia e o primeiro forró trioeletrizado; confira vídeo

O Chiclete com Banana estava no auge, a fantasia ainda era a mortalha e a Banda Mel começava a despontar. Mas, no reduto de uma axé music que se fortalecia, eis que a avenida virou sala de reboco. De cima do trio elétrico Carnaforró, ressoava um vozeirão do tamanho do Nordeste.

Pouca gente sabe, mas parte desse momento histórico está em uma relíquia postada no YouTube em 2009. São imagens da TV Itapoan guardadas por mais de 20 anos pelo cantor e compositor baiano Gereba, responsável pela vinda do Rei do Baião. “Farol da Barra ontem à noite”, informam os caracteres do vídeo...

Forró do Poeirão, em Ouricuri, festeja o padroeiro São Sebastião e fará tributo a Luiz Gonzaga

Tacyo Carvalho, Joquinha Gonzaga, Dijesus, Jurandy da Feira se apresentam no sábado (27), no Forró do Poeirão, a partir das 13h, em Ouricuri-Pernambuco, na Churrascaria Chico Guilherme. O evento será um Tributo a Luiz Gonzaga e tem o objetivo de valorizar a passagem do Dia Nacional do Forró, comemorado no dia 13 de dezembro – data de nascimento do Rei do Baião –, e também uma homenagem a todos os seguidores de Luiz Gonzaga

Segundo Tacyo Carvalho, cantor e compositor, organizador do Forró do Poeirão, o Tributo acontece e dá visibilidade aos músicos e ao próprio forró. “O projeto amplia o espaço para os artistas divulgarem seus trabalhos. O compromisso é o legado deixado por Luiz Gonzaga”...

Dia Nacional do Forró: Paraibano é o maior colecionador da obra de Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga se fosse vivo completaria hoje 105 anos. O paraibano Paulo Wanderley Tomás da Silva é o maior colecionador e especialista na obra de Luiz Gonzaga — músico que conheceu quando era criança. Seu pai era o gerente do banco de Gonzaga em Exu. Também bancário por profissão, ele se tornou um colecionador de tudo o que diz respeito ao Rei do Baião. Reuniu mais de 350 discos, catalogou mais de 700 músicas, mais de 3 mil fotografias, revistas, DVDs, filmes, diversos programas de TV. “Além disso, mandei fazer réplicas das roupas que ele vestia nos shows. Elas já foram até usadas no filme “Gonzaga, de pai para filho”, do diretor Breno Silveira.

Ele foi o maior divisor de águas dentro da música popular brasileira. Introduziu instrumentos e novas sonorizações na MPB. Foi campeão em vendagem de discos. Depois dele, Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Orlando Silva e João Gilberto gravaram baiões. Os maiores nomes da MPB — como Maria Bethânia, Gilberto Gil, Gal Costa — todos fizeram referência a Luiz Gonzaga. Se formos para o rock de Raul Seixas, ele dizia que tinha duas referências: Gonzaga e Elvis Presley...

Encontro Nacional de Forrozeiros termina hoje à noite em João Pessoa, Paraíba

Dezenas de forrozeiros de toda a região Nordeste estão reunidos desde o dia  (20), no Espaço Cultural, em João Pessoa, Paraíba, para o I Encontro Nacional de Forrozeiros, que acontece paralelamente ao II Fórum Nacional do Forró de Raiz. 

O encerramento do evento acontece na noite de hoje. Segundo a organização do evento, as apresentações são chamadas de “shows-manifesto”, e tem como objetivo lutar e servir como resistência para que o forró se torne patrimônio imaterial do Brasil...

Joquinha Gonzaga e Targino Gondim participam na Paraíba do Fórum Nacional dos Forrozeiros

A possibilidade da cultura do forró ser reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro foi debatida em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) nesta segunda-feira (20), em João Pessoa, na Paraíba. A audiência aconteceu hoje pela manhã na Sala de Concerto Maestro José Siqueira do Espaço Cultural José Lins do Rego.

A abertura solene da programação do Encontro Nacional de Forrozeiros será às 20hs e vai até o dia 22. O secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, ressaltA que “preservar as matrizes do forró é importante para que a gente não se distancie da identidade cultural nordestina”. O cantor e sanfoneiro Targino Gondim e o sobrinho de Luiz Gonzaga, o Joquinha Gonzaga participam do evento...

Fulô de Mandacaru em 2018 com destino ao Projeto Carnaval de Salvador

A expressão usada em todo o Nordeste para dizer que uma coisa é perfeita não passou despercebida pelo trio que comanda a banda pernambucana Fulô de Mandacaru. Ela dá nome ao principal sucesso da banda que foi fundada em 2001 e que em 2016 alcançou um dos seus principais feitos ao conquistar a primeira colocação no programa Superstar, da TV Globo. 

Mas nem tudo foi "só o mi" (felicidade) para Armandinho, Tiago e Pingo. Antes de conquistar o País, vencendo a disputa na Globo com uma votação popular, os meninos de Caruaru, Pernambuco enfrentaram vários desafios. ..

Natal Solidário: Forrozeiros doarão cestas básicas para famílias carentes de Juazeiro, Curaça, Uauá e Sobradinho

A campanha visa arrecadar alimentos não perecíveis e doar para famílias que sofrem com a seca nas cidades do Sertão do São Francisco e famílias atendidas pelos Centros Comunitários de Assistência Social da LBV.

Unir música, solidariedade e diversão, é com essa finalidade que o cantor Jó Miranda, as bandas Raízes Forró Clube, o Trio Forró de 3 e o Trio Inês se reunirão no Encontro Solidário de Forrozeiros, no próximo dia 18 (sábado), às 20 horas, na Cabana do Bogary - Ribeira. Os ingressos custam R$10,00 e um quilo de alimento. Toda a renda será destinada para a campanha de Natal da Legião da Boa Vontade (LBV)...

Flávio Baião a síntese da valorização do Forró Gonzagueano

Nascido em Juazeiro no ano de 1968, portanto, caminhando para meio século de vida, Flávio Marcelo Mendes da Silva é a síntese de um seguidor do forró feito por Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Ele é fiel ao valorizar o nome artístico que ganhou, Flávio Baião. Inspirado no tradicional chapéu de couro e sua simplicidade de ribeirinho nascido nas margens do Rio São Francisco Flávio é baião para a nação forrozeira Brasil afora. Já gravou cinco Cds e 1 DVD. 

No chiado da sanfona, na batida da zabumba e no zunido do triângulo, esse músico segue difundido os autênticos ritmos nordestinos. Coco, baião, xote xaxado e arrasta- pé são as palavras de ordem desse grande cantor. Da sua voz ecoa melodias que revelam o jeito de ser e de viver do seu povo, suas músicas são marcadas pelo calor festivo presente no sertanejo; sendo o sol o maior dos holofotes a iluminar esse artista que, de tão apaixonado pela sanfona, adotou por sobrenome Baião...

Alcymar Monteiro alerta que alguns prefeitos estão acabando com os festejos juninos

O cantor e compositor Alcymar Monteiro participou na noite de ontem (26), na Câmara de Vereadores, da entrega do Título de Cidadão de Petrolina, ao diretor de programação da TV Grande Rio, Luciano Peixinho. Na oportunidade o cantor voltou a defender a música brasileira, a partir do Nordeste. "O legado da sanfona, zabumba e triângulo, a identidade do forró não pode ficar em segundo plano".

Alcymar apontou que "existe uma orquestração por parte de alguns prefeitos que não tem sensibilidade para o valor da música nordestina e que estão acabando com a cultura e os festejos juninos"...