DATA..
O ministro das Cidades, Bruno Araújo, revogou nesta terça-feira, 17, por meio de uma portaria a habilitação de entidades escolhidas pela presidente afastada Dilma Rousseff para construir unidades do programa Minha Casa, Minha Vida. A portaria autorizava a contratação de 11.250 moradias da modalidade Entidades do MCMV. Foi uma "medida de cautela", afirmou em nota na noite desta terça-feira o Ministério das Cidades. Segundo o texto, a suspensão da portaria se deve ao fato de o ato ter sido feito nos últimos dias do governo de Dilma e "sem os recursos necessários para o atendimento". A Pasta afirma que a Secretaria Nacional de Habitação, responsável pelo MCMV, vai analisar e discutir o modelo de habilitação na modalidade Entidades. A portaria faz parte do anúncio da presidente no dia 1º de maio de contratar mais 25 mil moradias nesse ano para as entidades e movimentos sociais, ao custo adicional de R$ 1 bilhão. O restante das moradias estava direcionada para a versão rural do MCMV. A modalidade Entidades atende famílias com renda mensal de até R$ 1.800. Como o Grupo Estado mostrou, do total de casas contratadas dessa modalidade ainda na primeira etapa (governo Lula), mais da metade ainda precisa ser entregue. Da segunda fase, sob o comando de Dilma Rousseff, apenas 8,9% das moradias foram entregues.
Muitas dessas entidades, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), foram contrárias ao afastamento de Dilma. A nota do Ministério das Cidades garante a continuidade do programa, mas diz que será "aperfeiçoado". A modalidade Entidades difere da maneira como o governo toca as outras obras do Minha Casa, Minha Vida. Primeiro, pela forma como são feitos os repasses, parcelados, diretamente para as entidades. No restante do programa, os pagamentos são feitos às construtoras na medida em que as obras andam. Engenheiros dos bancos públicos (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil) são responsáveis por essa medição. No MCMV Entidades, uma parcela do dinheiro é repassada antes mesmo do início das obras. As associações e os movimentos sociais têm liberdade para contratar as construtoras ou construir as casas por meio de mutirões, por exemplo...
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Casa Nova, em parceria com o Conselho Tutelar, realizam nesta quarta-feira, 18, para a mobilização Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A caminhada deve percorrer as principais avenidas da cidade, a partir das 8h.
Ao final da caminhada, apresentações culturais e de esportes serão realizadas na quadra poliesportiva. Segundo o secretário da pasta, Jozimário Meneses, Marinho, tem como objetivo alertar toda a sociedade para o tema. "Precisamos sensibilizar a todos para que possamos diminuir cada vez mais os índices na nossa cidade", pontua.
As denúncias de abuso ou exploração (quando há lucro financeiro) de crianças e adolescentes podem ser feitas pelo Disque 100, ao Conselho Tutelar e nas Policias Civil e Militar. O Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei federal n.º 9.970/00 e em todo Brasil são deflagradas campanhas nesta data com o tema 'Faça Bonito'. "Cada um de nós tem o dever de ser vigiante e proteger nossas crianças desse crime", ressalta Marinho.
..
O Toda Sexta Tem Obra foi até o distrito de Maniçoba, mais precisamente na comunidade de Jazida Sete, para inaugurar 25 casas do Minha Casa, Minha Vida para trabalhadores rurais, uma parceria da Prefeitura de Juazeiro, Fetag-BA, STR-Juazeiro, Governo da Bahia e Governo Dilma. O prefeito Isaac Carvalho inaugurou as unidades de habitação rural na última sexta-feira, 13, que contou com a participação popular e diversas representações dos movimentos sociais. Na oportunidade, foi anunciada a construção de mais 26 residências na comunidade de Vereda do Meio, no mesmo distrito administrativo. Acompanharam o prefeito na solenidade de inauguraçãosecretários municipais, o vereador Agnaldo Meira e equipe de governo...
Aquele médico benfeitor, também apaixonado por essa terra, que teve um dia a luminosa ideia de aqui construir um hospital naqueles difíceis e remotos tempos, chegando ao ponto de sair aos domingos com uma sacola pedindo doações da população, com certeza, deve estar se virando e revirando no túmulo ao ver a situação desse Prédio, cuja foto é a ilustração desse texto.
Inaugurada com a missão de socorrer a população de Juazeiro, a Santa Casa de Misericórdia foi de uma presença sem igual na vida do nosso Povo, diga-se de passagem, apenas com um estetoscópio e o aprendizado daqueles médicos dedicados a uma causa nobre, hoje infelizmente mudado o sentido profissional e é melhor ficarmos por aqui com aquelas lembranças do passado.....
O que no passado foi motivo de vergonha para Casa Nova em rede nacional de Televisão, hoje é motivo de orgulho. A inauguração da reconstrução da Escola Municipal Professor Solon Alves Xavier de Souza foi comemorada por uma multidão na quarta, 11. Totalmente reconstruída, a escola é uma das 80 unidades refeitas na gestão do prefeito Wilson Cota. De acordo com a secretária de Educação do município, Josinete Costa, a escola sofreu intervenção no piso, rede elétrica, pintura, reforço no telhado, construção de novos espaços, pátio, cantina, novo muro, banheiros e ambientação pedagógica nas salas da educação Infantil.
Na inauguração, a escola ganhou um infocentro com 18 máquinas conectadas à internet que servirá para os alunos em atividades. "A educação em Casa Nova hoje é exemplo em toda região. Estamos entregando escolas de qualidade. Os alunos estão satisfeitos, os pais também. E esse é o compromisso da gestão construindo o futuro", pontua Josinete.
Para Cícera Maria dos Santos, moradora da Vila Malvão, mãe de cinco alunos que estudam na unidade, relatou as péssimas condições que a escola estava e agradeceu ao governo municipal a reforma. "Antes não tinha cadeira para os meninos sentarem, os banheiros eram acabados... Hoje, graças a Deus, nossa escola foi reformada e trouxe dignidade para nosso povo. Vou alertar para que meus filhos e seus coleguinhas cuidem da nova escola, pois esse espaço foi feito com carinho para todo mundo", ressalta a dona de casa.
Joelma Nascimento Carvalho, mãe de Maria Fernanda, aluna da escola, também agradeceu ao prefeito pela nova escola. "Tive na sala de minha filha e está linda! Agradeço a Deus, em primeiro lugar, depois ao prefeito pela reforma", pontuou. Para Laiane Silva, servidora pública e mãe de aluno, não existe comparação entre a escola quando a gestão do prefeito Wilson Cota assumiu a prefeitura e essa que foi entregue. "Temos escola hoje. Antes era um lixo, tudo acabado. Agora sim tá tudo maravilhoso".
O diretor da escola Reginaldo Braga demostrou sua alegria em poder inaugurar a escola. "A alegria é da população, dos alunos em observar um local decente que parece escola particular. Se antes, com aquela situação, já tínhamos o melhor IDEB da cidade, agora, com certeza, teremos o maior da região. Toda equipe está motivada".
Representando o prefeito Wilson Cota que participava de uma reunião em Juazeiro, a primeira Dama da cidade, Joelma Cota, aniversariante do dia, enalteceu os avanços da gestão municipal na educação e destacou a luta do seu esposo para entregar a escola Solon reconstruída. "A alegria dos pais e das crianças em poder estudar em uma escola decente, de qualidade é o melhor presente que pude receber. Vou levar esse sentimento ao prefeito que não chegou a tempo, pois estava cumprindo outra agenda. Quero parabenizar a todos dessa escola pelo trabalho desenvolvido. Nossa educação está de parabéns. São 80 escolas reconstruídas, infocentros, professores valorizados, recebendo o piso, o internível, qualificação continuada... Tudo ruto da nossa luta em construir o futuro valorizando a educação", comemorou.
..
Neste dia 13, às 15 horas, dentro do programa ‘Toda Sexta tem Obra’, serão entregues 25 novas casas do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social – PSH, à comunidade de Jazida 7, distrito de Maniçoba. Numa parceria do Governo Federal, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano – Sedur/BA, Prefeitura de Juazeiro, Fetag/BA e Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR/Juazeiro, o PSH viabiliza a aquisição de casas populares para a população de baixa renda.
Nesta quinta-feira, 12, o prefeito Isaac Carvalho se reuniu com José Manoel (Zezinho), representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia – Fetag/BA, com o vereador Agnaldo Meira e com o presidente da Associação de Moradores de Jazida 7, Egídio Mota (Cidó). Durante o encontro – que contou com a participação do secretário de Governo Paulo Bomfim – a comitiva apresentou ao gestor de Juazeiro as propostas para novas parcerias que viabilizarão mais moradias dignas para as famílias da zona rural de Juazeiro...
No último final de semana, Casa Nova foi a capital dos Caprinos e Ovinos da região. A Expo Casa Nova, a tradicional Festa do Bode, movimentou criadores, agricultores, produtores e toda população. Centenas de expositores participaram de rodadas de negócios, minicursos, palestras, feira de produtos da agricultura familiar, além de atrações musicais que movimentaram toda a população. Milhares de pessoas se divertiram no Clube Recreativo.
Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cacá Viana, a realização da Feira foi um sucesso. "Foi um evento muito bem organizado. 100% das baias estavam ocupadas, a população prestigiou e os criadores trocaram experiência e conheceram novas tecnologias. Atingimos com exito nosso objetivo ", pontuou. O prefeito da cidade, Wilson Cota, prestigiou a Feira e destacou a importância de incentivar os criadores. "Casa Nova tem o maior rebano de caprinos e ovinos do Estado. Precisamos incentivar e estimular essa cultura que gera renda para o povo do campo. Esse espaço é a prova dessa força ", comentou.
..
Recentemente recebemos com atenção, um comentário em um dos nossos textos falando do lado pitoresco que muitas vezes somos obrigados a conduzir nossos escritos. Realmente nossa linha de pensamento é sempre levada de forma mais divertida, sem ser jamais pervertida... Assim, se torna fácil a leitura, e quando chegamos na palavra final ficamos com vontade de que chegue logo a outra semana para estarmos com vocês novamente...
Agora, veja comigo se esse caso fui eu que inventei ou se não é um fato real... Veja se fui eu quem deu na telha e disse: agora vou lá na Esplanada ensaiar... Se fui eu que, com um decote estonteante, fez um frisson acontecer deixando jovem babando, e idosos babados pelo quilate daquela musa, ou “primeira dama” como a própria se autodenominou em sua página pessoal.....
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.
|