Em reunião na manhã desta quarta-feira (25) na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Salvador, o deputado estadual Zó (PCdoB) solicitou do superintendente do órgão, Amauri Lima, a manutenção da represa de Casa Nova e Remanso. Em decorrência das chuvas que caíram na região no início do ano e do alto volume pluviométrico, as galerias da represa não suportaram e a vazão excessiva formou um rio, rompendo a pista da BR 235.
De acordo com Zó, ficou alinhado pelo DNIT que será feito a manutenção da represa de Casa Nova e Remanso, porém seu funcionamento será em uma capacidade menor para evitar novos rompimentos. Ainda sobre a BR 235, trecho que liga Remanso a Campo Alegre de Lourdes, indo até a 020 no Piauí, a licitação será aberta no mês de junho e será dividida em dois lotes, cada um com valor aproximado de 100 milhões. A previsão é que as obras comecem no primeiro semestre de 2017. Serão aproximadamente 110km de pavimentação.
"É fundamental restabelecer o fluxo de veículos o quanto antes, recuperando o pavimento em caráter de urgência, oferecendo segurança para que não ocorram novos rompimentos da represa", alertou Zó.
No momento, o DNIT para resolver o acesso de ligação entre os estados da Bahia e Piauí, implantou rotas alternativas até a recuperação total dos danos. O deputado também enfatizou a situação da comunidade de Antas na BR 235 (próximo ao Rancho Alegre, ao Salãozinho e a entrada de acesso da Palmeira) que vem sendo prejudicada com a estrada precária após as chuvas. Na oportunidade, Zó cobrou a sinalização e acostamento nos trechos que dividem os estados da Bahia e de Pernambuco.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.