Nesta segunda-feira (9), a empregabilidade no setor canavieiro como uma estratégia voltada para ajudar também na redução da criminalidade na Zona da Mata e adjacências será tema de uma audiência pública às 10 h na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O assunto, que compõe o projeto de Parceria Público-Privada chamado Renovar, de autoria do consultor do setor sucroenergético, Gregório Maranhão, visa reduzir o crime através da criação de postos de trabalho via a retomada dos patamares da produção da cana e da produtividades das usinas. A audiência foi solicitada pelo deputado estadual Aloísio Lessa (PSB), que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Alepe.
"Diante da viabilidade e necessidade do projeto para atuar nestas duas frente sociais de grande relevância, como é o emprego e a violência, o Renovar vem agregando mais parceiros e defensores. O governador Paulo Câmara deve nos receber ainda nesta ou na outra semana", diz Alexandre Andrade Lima, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana do Estado (AFCP), uma das entidades que defende o projeto, bem como o Sindicato dos Cultivadores de Cana de PE (Sindicape), o Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool do Estado (Sindaçúcar) e ainda a União Nordestina dos Produtores de Cana do Nordeste (Unida).
Vários prefeitos, deputados e empresários também já declararam apoio ao Renovar que está sendo proposto simultaneamente em Pernambuco e nos demais estados produtores de cana, que vai da Bahia até o Rio Grande do Norte. Na última segunda-feira (2), por exemplo, gestores de cidades da Mata Norte pernambucana, empresários e os deputados Aloísio Lessa, Henrique Queiroz e Antônio Moraes participaram de audiência sobre o assunto na sede da AFCP. Também compareceu no encontro o então secretário estadual de Agricultura, Wellington Batista. ..