Foram encontrados 328 registros para a palavra: alimentos

Icofort vai produzir alimentos livres de gorduras hidrogenadas em Juazeiro -  BA

O grupo Icofort Agroindústrial inaugurou nesta sexta-feira (13) no Distrito Industrial do São Francisco, em Juazeiro – BA, a mais moderna planta industrial de processamento de óleos vegetais e produção de margarina e gordura vegetal do Nordeste. O investimento, da ordem de R$ 30 milhões, vai gerar 500 empregos diretos e 1.200 indiretos com o diferencial de produzir alimentos livres de gordura hidrogenada. 

A solenidade que reuniu autoridades, funcionários, fornecedores, parceiros e distribuidores, começou com a benção religiosa e orações de agradecimento pelo padre Clayton Barros. Em seguida, o diretor-presidente do grupo, Décio Alves Barreto Júnior, enfatizou o propósito maior do investimento, afirmando que a nova planta industrial vem consolidar o compromisso com a qualidade e a eficiência dos produtos Icofort em consonância com a sustentabilidade ambiental. ..

Ministério do Meio Ambiente alerta para desperdício de alimentos e lança Guia Prático para a Agricultura Urbana

O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, lançou, a Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos, ao lado dos parceiros ONU Meio Ambiente, WWF-Brasil, Embrapa, Ministério do Desenvolvimento Social e Fundição Progresso.

A Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos será realizada anualmente, na última semana de outubro, com o objetivo de reduzir as perdas e os desperdícios de alimentos em toda a cadeia produtiva e de consumo. Durante essa semana, os parceiros realizarão ações para despertar, na população, o interesse pelo assunto...

UNINASSAU arrecada agasalhos, alimentos e produtos de higiene

Com o tema "Aqueça seu coração e do próximo também", a Faculdade UNINASSAU Petrolina inicia a Campanha 'Me Conte Sua História' com a arrecadação de agasalhos, alimentos e produtos de higiene para os moradores de rua da cidade. As doações podem ser realizadas até o dia 11 de julho, no Apoio Acadêmico ou na portaria da Instituição.

A mobilização está sendo organizada pelos alunos e membros do Projeto Viva UNINASSAU. A diretora da unidade, Anna Cristina, destaca que "o projeto Viva atua com ações sociais e culturais dentro e fora da Instituição. O engajamento dos nossos alunos nos deixa muito felizes, pois profissionais diferenciados serão incorporados ao mercado", disse...

Dicas para alimentos juninos serem consumidos com moderação

Amendoim, milho, laranja, pamonha, bolos e mingaus de diversos sabores, além dos licores. Se essas comidas te lembraram as festas juninas, você acertou. Essas são algumas das guloseimas típicas do mês de junho, mas que devem ser consumidas com moderação por pessoas que têm problemas de saúde como diabetes, explica a nutricionista do Centro Estadual de Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (Cedeba), Lorenna Fracalossi.

Ela ressalta que se deve dar prioridade às comidas in natura, menos processadas como o milho e o amendoim. "Milho cozido ou assado é uma ótima opção para ser consumido no cardápio junino, por ser fonte de energia e fibras que aumenta a saciedade, uma vez que o grão não perde a sua casca no processo de cocção, o que exige uma mastigação adequada"...

Codevasf: MST diz que agricultores vão começar a produzir alimentos na ocupação do Projeto de Irrigação Pontal

O clima continua tenso no Projeto de Irrigação Pontal no município de Petrolina. Famílias de agricultores voltaram a ocupar os lotes domingo (27) e ontem pela manha o dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST, Florivaldo Araújo, disse que "vão iniciar a plantação visto que tudo foi derrubado".

.A ocupação de acordo com os agricultores é uma resposta contra a lista que consta o nome da esposa do prefeito Miguel Coelho e de parentes de vereadores de Petrolina e empresários. O nome dos participantes classificados na primeira fase do edital 35/2017 constam na lista da Codevasf. A família da esposa do prefeito Miguel Coelho já enviou uma nota a imprensa e desistiu de continuar na concorrência do edital...

Quinto dia de protesto agrava falta de gasolina, alimentos e ônibus

A rotina de trabalho e estudo de milhões de brasileiros foi transtornada com a diminuição da frota de transporte público e forte impacto nos diversos serviços públicos, da limpeza urbana à segurança no quinto dia dos protestos dos caminhoneiros. Aeroportos racionam combustíveis e há riscos até para o fornecimento de água e luz.

Aulas, atividades e viagens continuam sendo suspensas; hospitais reclamam da falta de medicamentos; supermercados da falta de alimentos; as linhas de montagem das indústrias param sem peças e até os animais - gado, aves e suínos, a chamada carga viva -  passam fome retidos nas barreiras das estradas. As repartições decretam ponto facultativo, empresas suspendem jornadas. Sem estoques, os preços disparam: hoje a batata vale ouro. ..

Protestos de caminhoneiros afetam distribuição de alimentos e gás de cozinha

A paralisação nacional dos caminhoneiros autônomos já afeta o setor produtivo de carnes e a distribuição de alimentos pelo país. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa), informaram hoje que 129 unidades produtivas de carnes bovina, suína e de aves já estão paralisadas. A previsão das entidades é que, até a sexta-feira (25), mais de 90% da produção de proteína animal seja interrompida caso a situação não se normalize, somando mais de 208 fábricas de diversos portes.

“A Abiec e a Abpa reiteram que o movimento é um direito da categoria, mas reafirmam a importância da manutenção do transporte de alimentos para a população. As consequências já ganharam contornos graves e o setor produtivo entende que é necessário que sejam tomadas as devidas medidas por parte dos governantes para que a situação seja sanada o quanto antes”, dizem as entidades...

CIPE CAATINGA REALIZA DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS EM INSTITUIÇÃO DE CARIDADE

Em comemoração à data de seu aniversário de 17 anos de criação a Companhia Independente de Policiamento Especializado- CIPE- Caatinga através de seus integrantes distribuíram nesta quartafeira (09) 500kg (quinhentos) de alimentos ao Lar Maria de Nazaré, localizada a rua Nossa Senhora de Nazaré s/nº no bairro Palmares em Juazeiro/BA.

A Casa Lar Maria de Nazaré é um espaço que assiste crianças de 6 meses a 17 anos, e hoje se encontra com aproximadamente 70 (setenta) meninos e meninas de diferentes idades e foi criado com o intuito de abrigar jovens carentes ou que perderam seus pais de alguma forma, proporcionando atividades escolares, alimentação, acompanhamento pedagógicos e médicos voluntários que fazem atividades e auxiliam na manutenção da saúde das crianças. ..

Cipe Caatinga arrecada meia tonelada de alimentos para doação

A comemoração pelos 17 anos de atuação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, finalizada, neste sábado (28), em Juazeiro, foi marcada pela arrecadação de meia tonelada de alimentos que será doada a instituições de caridade da região. Os alimentos foram recolhidos durante a primeira corrida da especializada realizada pelos integrantes da unidade para encerrar os trabalhos da 'Semana dos Guerreiros da Caatinga'.

O evento teve início na última segunda-feira, 23, e reuniu uma variedade de atividades destinadas a policiais e a população dos 53 municípios atendidos pela Cipe. Aberta a todo o público, a corrida, com trajeto na BR-325, reuniu cerca de 400 pessoas entre policiais e moradores. Integraram também as ações da comemoração, seminários, jogos militares, pista de tiro e travessia do Rio São Francisco a nado. ..

Artistas de Petrolina e Juazeiro farão show beneficente todos por Bodocó; entrada será doação de alimentos e roupas

Artistas e instituições públicas e privadas do Sertão do Vale do São Francisco estão se mobilizando para promover um evento beneficente para contribuir com cerca de 800 pessoas desabrigadas com as chuvas de Bodocó, Pernambuco), no último fim de semana.

Os cantores Marcone Melo, Tico Seixas, Paulo Ferreira, Ivan Greg, João Sereno e Renan Mendes vão se apresentar na casa de shows Zé Matuto, em Petrolina, a partir das 21h, do próximo dia 27 (sexta-feira). Para a entrada serão cobrados 2kg de alimentos não perecíveis...

Chuvas no Sertão levam Bodocó a decretar Situação de Emergência; alimentos e roupas são arrecadados para doações

O momento é de solidariedade. Devido os estragos e transtornos causados pelas fortes chuvas que atingiram o Município de Bodocó, diversos pontos de arrecadação de doações estão instalados nas cidades vizinhas, entre elas Petrolina e Ouricuri. Diversas entidades entre elas, a Igreja Católica, solicita doações de água mineral, alimentos e roupas. Um número está a disposição Banco do Brasil. Agência:  0899-0. Conta Corrente: 8113-2 para quaisquer doações em dinheiro.

O prefeito de Bodocó, Túlio Alves Alcântara, decretou Estado de Situação de Emergência no município devido às fortes chuvas que trouxeram inundações e deixaram cerca de 750 desabrigados nas Zonas Urbana e Rural. Muitos outros estão abrigados em casas de familiares...

Pesquisadores estimam que pelo menos 50 milhões de pessoas terão de sair de seu território natal em busca de alimentos em 2050

A degradação do solo motivada pela atividade humana já alterou 75% do território global e, atualmente, afeta 3,2 bilhões de pessoas — quase a metade da população do planeta. No primeiro relatório já publicado sobre o assunto, lançado ontem pela Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (Ipbes) em Medelim, na Colômbia, especialistas de 45 países alertaram que, associada ao aquecimento global, a destruição progressiva da superfície terrestre provocará migrações em massa até 2050, intensificando a já dramática crise de deslocamentos humanos.

As consequências da alteração do solo não se esgotam aí, afirmaram os mais de 100 pesquisadores voluntários, que elaboraram o documento com base em centenas de publicações científicas e em um levantamento de três anos. Além das migrações, eles destacam a redução da área para cultivo de alimento e a piora da qualidade da água...

Projeto Sistema Integrado para Produção de Alimentos representa Univasf no Prêmio Boa Agricultura 2018

Numa área com 1,3 mil metros quadrados no Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA), o projeto de extensão Sisteminha Embrapa – Sistema Integrado para Produção de Alimentos desenvolve uma série de atividades produtivas de maneira integrada e sustentável, envolvendo agricultura e pecuária. A iniciativa, que propõe soluções que viabilizam o uso de pouca água para a produção de alimentos, foi escolhida para representar a equipe Enactus Univasf no Prêmio Boa Agricultura 2018, promovido pela Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) e pela Enactus Brasil, e está entre os dez projetos semifinalistas.

No Espaço Plural, piscicultura, criação de galinhas de postura, frangos de corte, codornas, porquinhos da índia e minhocultura dividem espaço com canteiros de milho, tomate cereja, abóbora e macaxeira, entre outras culturas, e mostram os benefícios do cultivo integrado para o melhor aproveitamento dos recursos naturais pelo produtor rural. Desenvolvido pelo pesquisador Luiz Carlos Guilherme, da Embrapa Meio Norte, no Piauí, de onde se origina o nome do projeto, o Sisteminha propõe ao agricultor aproveitar pequenas áreas para cultivar e colher o alimento para a família, possibilitando também um incremento na geração da renda familiar...

Preço dos alimentos pode variar mais de 200% em Petrolina e Juazeiro

Pesquisar ainda é a melhor saída para quem deseja economizar nas compras. É o que conclui o estudo realizado pelo Colegiado de Economia da Facape que calcula mensalmente o Índice de Cesta Básica (ICB). De acordo com a pesquisa, as variações no preço dos alimentos da cesta básica em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) apresentam variação em um produto de até 242% na cidade baiana e de quase 273% no município pernambucano. 

Em Juazeiro, o tomate é o item da cesta básica que tem a maior variação de preço, com valor mínimo de R$ 1,75  e valor máximo de R$ 5,99 cada quilo. Já em Petrolina, é possível economizar no valor da margarina (250g), que apresenta valores de R$ 1,19 até R$ 4,45. Outro produto que chega aos 200% de variação de preço na cidade é a farinha, que pode custar entre R$ 2,49 e R$ 7,48 o quilo...

Campanha inicia arrecadação de alimentos em Petrolina

Promover uma corrente de solidariedade em favor dos que mais precisam e que estejam em situação de vulnerabilidade social. Este é o objetivo da campanha da 'Partilha', lançada pela Secretaria de Educação de Petrolina (SEDU). 

Até o próximo dia 28 de março, alimentos não perecíveis serão arrecadados no prédio da Secretaria, localizado no 2º andar do Centro de Convenções, Centro, e, na celebração de Páscoa, serão entregues aos beneficiários. A campanha envolve todos os funcionários da SEDU, coordenadores, gestores e comunidade escolar.  ..

Paralisação da reforma agrária por Temer compromete produção de alimentos, diz Valmir

As notícias de que a reforma agrária está paralisada e que nenhuma família foi assentada em 2017 não surpreende o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), segundo o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), isto explica que este é o período considerado o pior em 30 anos de militância e que o caso influencia diretamente na produção e nos preços dos alimentos no Brasil.

O parlamentar e membro do MST da Bahia disse que depois do impeachment da presidente Dilma Rousseff, a situação para os agricultores piorou. Assunção acredita que o processo de reforma agrária não interessa o atual governo. "É preciso dizer que o real motivo da paralisação é que o governo golpista de Michel Temer [MDB] não tem interesse em melhorar a vida do pobre do campo. Ao se aliar ao latifúndio para manter um poder ilegítimo, o governo impede que a concentração de terras no Brasil, uma das maiores do mundo, passe por qualquer tipo de democratização", salienta Valmir...

Caminhão e carga de alimentos são recuperados na BR 408, em São Lourenço da Mata (PE)

Veículo havia sido roubado por quatro homens e o motorista foi abandonado na rodovia

Um caminhão carregado com margarina e óleo vegetal foi recuperado na noite de sexta-feira (23), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 408 em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. O veículo havia sido roubado horas antes na BR 232, em Jaboatão dos Guararapes. Ao receber informações sobre o crime, a equipe realizou buscas até encontrar o caminhão e a carga abandonados em um canavial, no quilômetro 89 da rodovia, na entrada da Matriz da Luz...

UNINASSAU realiza doação de uma tonelada de alimentos

A Faculdade UNINASSAU Petrolina realizou a doação de uma tonelada de alimentos não perecíveis. Os alimentos doados foram arrecadados durante a realização de atividades de responsabilidade social, incluindo o Projeto Capacita. Os beneficiados da ação foram os moradores dos bairros mais carentes da cidade de Casa Nova.

A diretora da unidade, Anna Cristina, frisou o compromisso social da Instituição. "A Faculdade promove sempre ações de caráter social, seja por meio de atividades desenvolvidas pelos alunos e colaboradores ou por meio da oferta gratuita de cursos de capacitação. Nosso objetivo principal é servir a população e contribuir positivamente para uma sociedade mais justa", disse...

Prefeitura convoca agricultores cadastrados no PAA para fazer entrega de alimentos

Os agricultores familiares cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em Petrolina, precisam ficar atentos ao cumprimento de seus contratos. Dos 302 produtores inscritos no programa, apenas 221 estão fazendo a entrega de seus produtos como prevê o edital. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina, Kátia Carvalho, o não cumprimento dos contratos traz prejuízos tanto aos agricultores, quanto para às instituições beneficiadas.

"A gestão do prefeito Miguel Coelho tem uma atenção especial com a agricultura familiar. E o PAA é um modelo de política pública que traz benefícios para todos os envolvidos. Por isso, nós estamos convocando estes agricultores que não estão fazendo a entrega de seus produtos para que eles fiquem atentos aos contratos e não percam a oportunidade de participar", disse. O Programa do Governo Federal destina cerca de R$ 1,5 milhão para que a prefeitura compre alimentos dos produtores locais e os repasse às instituições conveniadas. Atualmente, mais de 41 entidades recebem os produtos adquiridos por meio do PAA na cidade.  ..

Banco de Alimentos do Sesc distribui mais de 200 mil quilos de alimentos

Doações beneficiaram cerca de 10 mil pessoas atendidas por diversas instituições

De janeiro a dezembro de 2017, o Banco de Alimentos do Sesc Petrolina arrecadou e distribuiu 213.592,35 quilos de alimentos para 9.723 pessoas. Só no mês de maio foram distribuídos 26.583 quilos, beneficiando diretamente, neste período, 8.562 pessoas atendidas por instituições sociais. Além da distribuição de alimentos, também é desenvolvido um trabalho de orientação em saúde com distribuição de itens de higiene pessoal, que em 2017 somou 7.180,90 quilos de produtos que chegaram a 2.496 pessoas. ..