Foram encontrados 2736 registros para a palavra: PERNAMBUCO

Comunidades rurais de Pernambuco recebem informações do Projeto São Francisco

Manter a população informada sobre o andamento do Projeto de Integração do Rio São Francisco, a maior obra de infraestrutura hídrica do país, é também uma preocupação e prioridade do Ministério da Integração Nacional. Nesta quinta-feira (28), as 25 famílias que viviam na faixa da obra e foram reassentadas na Vila Produtiva Rural (VPR) Pilões, em Verdejante (PE) receberam a visita das equipes técnicas da Comunicação Itinerante, uma das ações do projeto.

A atividade faz parte do Programa de Comunicação Social do Projeto São Francisco, que tem mantido um relacionamento contínuo com os cidadãos das cidades cruzadas pelos 477 quilômetros dos eixos Norte e Leste da obra executada pelo Ministério da Integração Nacional. Mais de 33,9 mil pessoas já participaram dos encontros itinerantes, que levam a informação onde o cidadão estiver, tanto na zona urbana quanto na rural...

ARTISTA LÊDO IVO SERÁ OUVIDO PELO MP DE PERNAMBUCO SOBRE AS OBRAS DE ARTES MÃE D’ÁGUA E NEGO D’ÁGUA NO RIO SÃO FRANCISCO

Em sua página pessoal no Facebook o artista plástico juazeirense Lêdo Ivo expressou sentimento de indignação nesta quinta-feira (28) pelo fato de que amanhã, dia 29, prestará depoimento em Procedimento Investigatório Criminal impetrado pelo Pastor José Kenáide Ferreira de Amorim e outros religiosos de Petrolina pedindo a retirada das estátuas da Mãe d'água e do Nego d'água que foram instaladas no Rio São Francisco, uma em cada margem do Velho Chico.

Em 2012, quando surgiu a polêmica, um dos autores da petição, o teólogo, José Kenaidy, explicou que a motivação do documento é para que o Rio São Francisco não seja um local onde se coloque qualquer objeto. “A gente não sabe a procedência e legalidade da construção disso e quanto custou para o erário municipal. Queremos que o ministério Público nos dê uma resposta porque, se ele indeferir, vai criar uma jurisprudência para colocar o que quiser aqui no Rio São Francisco”, disse...

Conselheiros da Unidade regional da FIEPE se reúnem em Petrolina para discutir estadualização das licenças ambientais em Pernambuco

A proposta do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) de concentrar o licenciamento ambiental realizado pelos municípios de Pernambuco fez com que, em Petrolina, os conselheiros da Unidade Regional do Sertão do São Francisco (URSF) da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE) se reunissem na tarde desta quarta-feira (27) para discutir o assunto. Com a estadualização, 14 cidades deixariam de definir o que é impacto ambiental nos seus limites.

A resolução passa a valer na próxima terça-feira (2). Além de Petrolina, municípios como Caruaru, Gravatá, Jaboatão, Olinda e Recife  entrariam na lista dos afetados pela nova regra. Segundo o entendimento dos conselheiros da URSF, os impactos da estadualização vão de maior burocratização, falta de profissionais e de fiscalização técnica à diminuição das licenças ambientais para áreas que vem impulsionando a economia petrolinense, como a construção de conjuntos habitacionais, empreendimentos imobiliários, indústrias, comércios e serviços.   ..

Presidente da Assiespe/Facape encaminha ao MEC demandas das autarquias de Pernambuco 

As demandas das 13 autarquias de Pernambuco foram repassadas ao Ministério da Educação (MEC) durante um encontro, na última semana, no Recife. A reunião foi conduzida pelo presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Rinaldo Remígio, que atualmente também preside a Assiespe (Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado). 

Estiveram presentes o secretário de Regulação do MEC, Maurício Romão (representando o ministro Mendonça Filho) e os gestores das autarquias. O secretário recebeu um documento com os principais pleitos das Instituições de Ensino Superior (IES), com destaque para a implantação de um programa de bolsas e financiamento específico para esses estudantes e a criação de estímulos para aprovação de projetos de mestrado e doutorado. 

“Ainda solicitamos ao MEC, via Maurício Romão, a implantação de projetos para o financiamento de melhorias na infraestrutura, acessibilidade e atualização tecnológica das autarquias. Outro apelo é para que o MEC possa intervir junto ao Governo de Pernambuco para regularização dos repasses do Proupe”, detalhou Remígio. 

Os gestores aproveitaram a oportunidade para apresentar a situação emergencial do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe): o repasse das bolsas está atrasado há quatro meses e o governo estadual não prevê a abertura de novos editais. De acordo com Remígio, o secretário comprometeu-se em agendar uma audiência em Brasília para encaminhamento e discussão das demandas apresentadas. 

“Ficou acordado que iremos até a capital federal conversar com o ministro Mendonça Filho. O MEC demonstrou interesse em nos ajudar, de forma que possamos construir ações com resultados benéficos para todas as autarquias e, consequentemente, para os estudantes do interior pernambucano”, destacou Remígio. 
  ..

BAHIA E PERNAMBUCO FECHAM PARCERIA TÉCNICA PARA SOLUCIONAR CASO BEATRIZ

O movimento “Somos Todos Beatriz” publicou em sua página no facebook nesta segunda-feira, dia 25, que durante um encontro dos pais da criança Beatriz Angélica com o Secretário de Segurança Pública da Bahia Maurício Teles Barbosa, foi firmada uma parceria entre os estados da Bahia e Pernambuco com a finalidade de promover uma colaboração técnica pericial na tentativa de após sete meses solucionar o caso...

Governo de Pernambuco pode liberar hoje parcela atrasada do Proupe

O Governo do Estado deve liberar nesta quinta-feira (21) um dos pagamentos atrasados do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe). Segundo o presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Rinaldo Remígio, que também é atual presidente da Assiespe (Associação das Instituições de Ensino Superior de PE), a expectativa é que o recurso do mês de março seja disponibilizado às autarquias.

“Algumas autarquias dependem até 70% dos recursos do Proupe. Os gestores dessas instituições estão preocupados com a folha de pagamento dos servidores e fornecedores, especialmente aqueles de serviços essenciais. Está difícil pagar energia, água, internet, telefone. Com esse pagamento, não perdemos as esperanças de que o governo agilize o repasse das demais parcelas e possa até regularizar essa situação”, ressaltou Remígio.

As autarquias vêm trabalhando conjuntamente na tentativa de sensibilizar o governo para a importância do programa. Além do repasse atrasado há cinco meses, não há abertura de novas bolsas, o que contribui para que muitos estudantes desistam do sonho de cursar a faculdade.   ..

Facape e Procuradoria Geral de Pernambuco firmam convênio para oferta de estágio

Os estudantes de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) terão mais um campo de estágio graças a um novo convênio entre a instituição e a Procuradoria Geral de Pernambuco (PGE-PE), assinado nesta quarta-feira (6). A oportunidade é exclusiva para discentes de Direito da Facape que concluíram o Ensino Médio na rede pública.

Participaram da assinatura do convênio, o presidente da Facape, Rinaldo Remígio; o diretor acadêmico, Antonio Habib; e o chefe da 2ª Procuradoria Regional em Petrolina, Marcos Elesbão. Segundo o procurador, a iniciativa é direcionada aos estudantes que estão cursando entre o 3º e 6º período de Direito...

Lista com nomes de gestores que tiveram contas rejeitadas em Pernambuco, já está no TRE. Odacy Amorim integra a relação

A lista com os nomes de 1.598 gestores públicos que tiveram contas rejeitadas pelo TCE nos últimos anos, com decisão transitada em julgado (irrecorrível), foi entregue nesta terça-feira (05) à Justiça Eleitoral pelos conselheiros Carlos Porto (presidente) e Dirceu Rodolfo (corregedor) e o procurador geral do Ministério Público de Contas, Cristiano da Paixão Pimentel. 

O documento foi recebido pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Antonio Carlos Alves dos Santos, pelo vice Alberto Virgínio, também desembargador, e pelo procurador geral eleitoral Antonio Carlos Barreto Campelo. O envio dessa lista em ano de eleição é uma exigência da legislação eleitoral a fim de que, com base nela, o Ministério Público possa impugnar o registro de candidatos que tiveram contas rejeitadas por improbidade administrativa.

..

O Brexit brasileiro: Movimentos em São Paulo, Pernambuco e no Sul querem independência

No dia 2 de outubro, o estado de São Paulo terá um plebiscito extra-oficial para que os paulistas opinem sobre o estado se tornar independente do Brasil. No mesmo dia, a região Sul organiza consulta similar. Os eventos são organizados, respectivamente, pelo Movimento São Paulo Livre e O Sul é Meu País. As consultas não têm efeito legal e são financiadas pelas próprias entidades.

Em 6 de março de 2017, será a vez de Pernambuco fazer uma marcha separatista. A data foi escolhida devido aos 200 anos da Revolução Pernambucana, de 1817, episódio que inspira o Grupo de Estudos e Avaliação de Pernambuco Independente. Em comum, os três movimentos separatistas – em meio a outras dezenas no Brasil – rejeitam os rótulos de esquerda ou direita, se dizem independentes de partidos políticos e, de modo geral, defendem uma sociedade em que a atuação do Estado seja reduzida. As entidades também pregam o pacifismo e negam viés discriminatório...

UPE abre matrículas para cursos de línguas e informática em diversas cidades de Pernambuco

O Programa de Línguas e Informática (Prolinfo), em atividade há 14 anos pela Universidade de Pernambuco (UPE), abre nesta segunda-feira (04 de julho) as matrículas para o PROLINFO em Recife & RMR, Nazaré da Mata, Palmares, Camaragibe, Petrolina, Arcoverde e Garanhuns. Toda a população pode se inscrever nos cursos de inglês, espanhol, português, informática e computação gráfica. Não são cobradas mensalidades, apenas uma taxa de matrícula válida para todo o semestre letivo — R$ 230 para todos os cursos, com exceção de computação gráfica, cujo investimento é de R$ 330. O material didático é totalmente gratuito e será disponibilizado para download antes das aulas. Existem horários durante a semana e aos sábados, no turno diurno, vespertino ou noturno e todos os cursos dão direito a certificado.
 
São cursos livres que ajudam a profissionalização de jovens e adultos. O único requisito é ter mais de 13 anos, não há exigência de escolaridade. Quem quiser participar deverá realizar matrícula pela internet, no site www.prolinfo.com.br. Todo o cadastro é feito pelo sistema e o estudante vai direto para as aulas. "As aulas são todas presenciais. As matrículas são online por ser uma forma prática, segura e democrática com aqueles que estão procurando uma oportunidade de melhorar o currículo", comenta o professor Carlos Silva, Coordenador Geral do programa. A novidade para o segundo semestre é a presença do PROLINFO na Zona da Mata Sul, na cidade de Palmares. "O PROLINFO é a maior escola de formação de professores no estado de Pernambuco. É um programa de extensão com pouco custo e altíssima qualidade. Não importa se o estudante mora no interior do estado ou na capital: todo curso oferecido pelo PROLINFO é preparado com o rigor e selo de qualidade UPE", relata o coordenador de interiorização, Prof. Vinicius Pascoal.  
 
A UPE - Prolinfo dispõe de uma equipe com mais de 100 integrantes em todo o estado de Pernambuco. Esses jovens e talentosos docentes são acompanhados de perto por um time de coordenadores pedagógicos experientes no processo de ensino-aprendizagem de idiomas e informática. O corpo docente é renovado a cada semestre através de seleções públicas.
 
PROLINFO – ação de extensão da UPE, criada em 2002, que tem como objetivo oportunizar cursos de idiomas (inglês, espanhol e português), informática e computação gráfica a toda sociedade pernambucana. O programa contribui, ainda, para a formação docente de estudantes dos cursos de licenciaturas em letras e informática da UPE, onde os discentes da graduação e da pós-graduação atuam como professores sendo acompanhados de perto por uma equipe de coordenadores. ..

Missa celebrará memória da ex-deputada Isabel Cristina

A presidente do PT de Petrolina, vereadora Cristina Costa, informa que nesta quarta-feira, 29, a partir das 19h30, acontece na Igreja Matriz, a missa póstuma em memória e homenagem à ex-deputada Isabel Cristina, falecida na semana passada. A data seria também do aniversário de 63 anos de Cristina que costumava celebrar bastante a data com a família e amigos.

Conforme Cristina, a celebração será comandada pelo Padre Antônio Moreno e contará com a presença de nomes importante do PT no estado como o presidente da sigla em Pernambuco, Bruno Ribeiro; deputada estadual Teresa Leitão, de Dilson Peixoto, assessor do especial do senador Humberto Costa, além de lideranças do PT local e de cidades como Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Petrolândia, Afrânio e de municípios do Sertão do Araripe...

VICE-PREFEITO, IRMÃO FRANCISCO, LAMENTA A MORTE DA EX-DEPUTADA DE PERNAMBUCO ISABEL CRISTINA

É com profunda emoção que externamos os nossos sentimentos pela perda precoce da companheira do PT, a ex-deputada Cristina, em nossa cidade co-irma Petrolina.

Cristina deixa um legado de luta por uma sociedade mais justa, fraterna e mais democrática. Desde os tempos mais remotos, enfrentou a tirania, a oligarquia com determinação e persistência, sempre orientada pelos ideais da igualdade e da crença nos oprimidos. Fez uma opção política e foi fiel a esta opção, como militante social, professora, vereadora, vice-prefeita e deputada estadual...

Fernando Bezerra Coelho repudia ligação do seu nome com Operação Turbulência

Depois de Polícia Federal ligar o nome do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) ao esquema de lavagem de dinheiro investigado na Operação Turbulência, o parlamentar repudiou em nota a vinculação do nome dele à organização criminosa, considerada pelo socialista como ‘incorreta’. “O senador não é sequer mencionado nos autos desta investigação”, argumenta a assessoria de Fernando Bezerra Coelho na nota.Para a delegada Andrea Pinho, há indícios de que o senador seria o responsável por colher recursos ilícitos supostamente para a campanha do ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto há dois anos em acidente aéreo durante a campanha presidencial. A investigadora afirma que chegou a essa conclusão após analisar documentos do Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Operação Lava Jato, compartilhados com a PF para essa operação.

“Quanto à investigação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) – ainda não concluída –, Fernando Bezerra Coelho ratifica que sempre esteve à disposição para colaborar com os ritos processuais e fornecer todas as informações que lhe foram e, porventura, venham a ser demandadas. O senador reitera, ainda, que mantém a confiança no trabalho das autoridades que conduzem o processo investigatório no STF, acreditando no pleno esclarecimento dos fatos”, afirma a nota enviada pela equipe do socialista.O texto reafirma ainda que Fernando Bezerra Coelho não foi coordenador de campanha de Eduardo Campos em 2010 nem em 2014. “Não tendo, portanto, exercido qualquer função financeira nas campanhas de Campos”, acrescenta. O mesmo argumento foi dado quando o parlamentar negou envolvimento com esquema ao ser citado na delação do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa...

Governo de Pernambuco libera R$ 9,82 milhões para pagamento das bolsas do Chapéu de Palha

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), liberou, nesta segunda-feira (20), R$ 9,82 milhões para pagamento dos beneficiários dos três segmentos do programa Chapéu de Palha. Os valores, repassados pela Caixa Econômica Federal, ficarão disponíveis até o próximo dia 30, seguindo o calendário de pagamento do Bolsa Família. Criado para garantir a subsistência do trabalhador durante a entressafra, a iniciativa atende, em 2016, quase 50 mil pessoas em todo o Estado.

O Chapéu de Palha é dividido em três segmentos: Cana de Açúcar, Pesca Artesanal e Fruticultura Irrigada. O pagamento liberado em junho vai pagar a quarta e última parcela dos trabalhadores da Fruticultura Irrigada. Serão R$ 1.917.320,25 que beneficiarão os quase 10 mil inscritos nesta modalidade que paga bolsas de R$ 246,45. Já para as modalidades da Cana e da Pesca, o valor repassado pelo governo vai possibilitar o início do pagamento das parcelas dentro do prazo estipulado pelo Programa...

Deputado Guilherme Coelho promove almoço histórico com ex-governadores de Pernambuco

O Deputado Federal Guilherme Coelho (PSDB/PE) promoveu nesta sexta-feira (17/06) um almoço histórico em Recife ao reunir todos os ex-governadores vivos de Pernambuco. Estavam presentes no encontro os políticos Gustavo Krause, Mendonça Filho, Jarbas Vasconcelos, João Lyra e Roberto Magalhães. Apenas Joaquim Francisco, por um contratempo, não pode comparecer.

A proposta de Guilherme Coelho foi de identificar, com a contribuição dos ex-governadores, as principais demandas necessárias para um melhor desempenho social e econômico de Pernambuco e do país como um todo. Para o deputado, o momento atual requer uma união de forças políticas. “É sempre bom ouvir quem tem mais experiência, com mais bagagem política, especialmente agora, quando o Brasil necessita que todos trabalhem em busca de um ideal comum de avanço e desenvolvimento”...

Senador Fernando Bezerra vai a ministro pedir ajuda para melhoria da educação em Pernambuco

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) foi recebido, nesta quinta-feira (16), pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Durante a audiência – que também contou com a participação dos secretários nacionais de Educação Básica, Roffieli Silva, e de Educação Profissional e Tecnológica, Marcos Viegas Filho – o parlamentar solicitou a atenção de Mendonça Filho em relação ao Instituto Federal do Sertão de Pernambucano (IF-Sertão) e a escolas públicas do estado.

“Precisamos valorizar e melhorar as condições estruturais dos campus do IF-Sertão”, destacou Fernando Bezerra. Na ocasião, o senador solicitou que o ministro receba a reitora da instituição, professora Leopoldina Veras, o que deve ocorrer no próximo mês de julho, segundo Mendonça Filho. Criado em 2008, o Instituto é sediado em Petrolina – cidade natal de Bezerra Coelho – e formado pelos campus de Ouricuri, Floresta, Salgueiro, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista, além da unidade Petrolina Zona Rural. Uma das emendas individuais apresentadas pelo senador ao Orçamento da União deste ano, no valor de R$ 1 milhão, é destinada à expansão e estruturação de instituições federais de ensino...

Petrolina é uma das 10 cidades pernambucanas com melhor índice de transparência

Durante o mês de maio o Ministério Público Federal (MPF) avaliou portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise foi baseada em um questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla) e teve o objetivo de avaliar o comportamento das gestões diante da transparência pública. O órgão federal avaliou aspectos como informações sobre transparência na internet, ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação, dados sobre a receita nos últimos 6 meses, incluindo natureza, valor de previsão e valor arrecadado, despesas, licitações, contratos e outros itens.

Dos municípios pernambucanos avaliados, 11,96% tiraram nota zero, 66,3% tiraram notas entre 0,1 e 5,9, enquanto 12,5% tiraram entre 6 e 6,9. Em comparação a mesma avaliação realizada pelo órgão federal em 2015, Petrolina deu um salto passando, da 32ª para 7ª colocação. Na primeira avaliação o município recebeu nota 6,40 e este ano 7,50 numa escala que vai até 10. O município está a frente de 11 capitais brasileiras.

De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Junior, a partir da divulgação do primeiro resultado a administração municipal percebeu a necessidade de melhorar os índices e adotou uma série de medidas internas, como ampliação de equipe responsável pelo portal da transparência, maior quantidade e sistematização dos dados e alteração do sistema da transparência pública. "Destinamos uma equipe, coordenada por Ivoneide Souza, para tratar exclusivamente das questões da transparência. Todas ações adotadas geraram bons resultados, mas vamos continuar buscando melhorar nossos índices ainda mais", avalia o secretário. ..

IEL/PE oferece vagas de estágio no interior de Pernambuco

Oportunidades estão concentradas nas regiões de Caruaru, Belo Jardim e Petrolina

O Instituto Euvaldo Lodi em Pernambuco (IEL/PE) está oferecendo oportunidades de estágio no interior do estado - 32 para a região Agreste, nas cidades de Caruaru e Belo Jardim, e 8 para o Sertão, em Petrolina. As vagas disponíveis são para estudantes de cursos como Administração, Arquitetura, Pedagogia, Ciências Contábeis...

Prefeito Julio Lossio participa do projeto Visite Pernambuco

Desde a sexta-feira (03/06) Petrolina recebe o projeto Visite Pernambuco. Neste sábado (04/06) o prefeito Julio Lossio participou do evento que tem como objetivo fortalecer o turismo em todo o estado, iniciando aqui pelo município.

Neste sábado pela manhã, o Hotel Quality foi palco para palestras, a abertura oficial ficou por conta do presidente da Abav-PE, Marcos Teixeira (Martur) que deu boa vidas a todos. A entidade promoveu workshop para atualizar operadores sobre o destino e sobre as potencialidades de Petrolina para o turismo do Estado...

Microempreendedores individuais têm até 31 de maio para Declaração do MEI

Os empresários que trabalham por conta própria e com faturamento anual de até R$ 60 mil – Microempreendedores Individuais (MEI), que se formalizaram até 31/12/2015 – têm até o dia 31 de maio para realizar a Declaração do MEI 2016. Três informações básicas devem constar na declaração que é obrigatória para manutenção dos benefícios da formalização: faturamento bruto do ano, faturamento bruto da indústria, comércio e transporte interestadual e se a empresa teve empregado ou não. O processo pode ser realizado gratuitamente no site da Receita Federal/Simples Nacional ou no Portal do Empreendedor. 

“Caso o MEI não realize a declaração, a empresa fica impedida de gerar o DAS (Documento de Arrecadação Simplificada), documento de pagamento mensal obrigatório pelo MEI; fica inadimplente com o Simples Nacional e, por estar inadimplente junto à Receita Federal, não poderá conseguir a certidão negativa desse órgão, o que impede de conseguir financiamento bancário, por exemplo. Além de perder eventuais benefícios previdenciários”, explica o analista de orientação empresarial do Sebrae em Pernambuco, Luiz Nogueira. Ele sugere que o microempreendedor procure um contador para que o MEI não vire uma ME (Micro Empresa, faturamento anual acima dos R$ 72 mil)...