Foram encontrados 2743 registros para a palavra: cultura

Estão abertas as inscrições para o II curso de Agroecologia e Agricultura Orgânica

O Centro de Agroelogia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (CAERDES), da Universidade Do Estado da Bahia (UNEB), campus III, em Juazeiro  está com inscrições abertas até 30/09/2016, para o segundo curso por ensino á distancia em Agroecologia e Agricultura Orgânica.

O curso será gratuito, e visa capacitar estudantes, agricultores e demais públicos interessados em conhecer os modos de produção sustentável. Serão disponibilizadas 4000 vagas para um curso de 40 horas/aula, com acesso aos conteúdos totalmente online por meio de videoaulas, textos em português e espanhol além de cartilhas em pdf produzidas pelo CAERDES...

Caerdes lança edital do II curso de Agroecologia e Agricultura Orgânica

O Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus Juazeiro, abrirá nesta quarta-feira (07.09) as inscrições para o II curso de Agroecologia e Agricultura Orgânica na modalidade de Ensino à Distância (EaD). O curso será gratuito, e visa capacitar estudantes, agricultores e demais públicos interessados em conhecer os modos de produção sustentável. Serão disponibilizadas 4000 vagas para um curso de 40 horas/aula com acesso aos conteúdos totalmente online por meio de videoaulas, textos em português e espanhol além de cartilhas em pdf produzidas pelo CAERDES.  

EDITAL..

O MAIOR IMITADOR DO BRASIL, MARLON ROSSY, É UM DOS DESTAQUES DA AGENDA CULTURAL GRATUITA DO JUÁ GARDEN SHOPPING

A semana mal começou e já temos dois feriados para descansar e se divertir, na quarta-feira, 7 de setembro e na quinta-feira, dia 08, data da Padroeira de Juazeiro-BA, Nossa Senhora das Grotas. Pensando nisso, o Juá Garden Shopping preparou uma programação com muitas atrações totalmente gratuitas pra toda a família. Além dos nossos parques infantis do Mundo da Lua e brinquedos da Magic Games, teremos shows musicais, teatro infantil, mais um dia do Aulão preparatório para o Enem 2016. E não para por aí, neste sábado, dia 10/09, você vai poder dar boas risadas e se encantar com o show espetacular do maior imitador do Brasil, Marlon Rossy, que com suas mais de 30 imitações promete muita diversão para os espectadores.

Conhecido como o Show Man, o humorista faz imitações de grandes personalidades como Maria Bethânia, Alcione, Tim Maia, Raul Seixas, Roberto Carlos, Caetano, Andrea Bocelli e outros. Marlon ganhou fama após ter vencido o quadro “Se vira nos 30“ do Domingão do Faustão, da Rede Globo. Já o título de Maior Imitador do Brasil foi conquistado ao vencer a disputa realizada pelo programa Tudo é Possível, da TV Record e tinha a apresentação de Ana Hickmman. Confira todos os detalhes na nossa AGENDA CULTURAL:..

Alunos do CPM Petrolina realizam ações no Centro Cultural Palhaço Gasparito

Sábado, (03), O projeto promovido pelo Professor de Educação Física, Paulo Rocha e os alunos do Ensino Médio, turmas "E" – 1º ano/2016, do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco - Anexo I, no intuito de desenvolver atividades extraclasse como passeios educativos e recreativos às instituições levou atividades de "jogos, brincadeiras, artes, pintura, dança e música", para as crianças atendidas pelo Projeto Centro Cultural Palhaço Gasparito, no Bairro Dom Avelar, em Petrolina.

Os alunos do CPM desenvolveram o Projeto "Faça a diferença! CPM em movimento, acreditar é preciso! Ajudando os pequenos e os idosos. Um olhar sobre a "Esperança", tem por princípio levar os discentes a uma realidade que não é de conhecimento de muitos e dar a oportunidade de ajudar e interagir com pessoas atendidas em instituições filantrópicas, levando-os a refletirem sobre seus comportamentos e atitudes na família e na sociedade...

Programação especial festeja aniversário de espaços culturais da Secult

Entre o final de agosto e durante o mês de setembro, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) celebra o aniversário de três de seus espaços culturais. O Cine Teatro Lauro de Freitas, Casa da Música e Teatro Dona Canô preparam uma programação especial a fim de valorizar a produção cultural dos seus territórios. São diversas as atrações que marcam presença nos palcos dos espaços, com classificação livre e entradas gratuitas.

Na segunda-feira (29), às 18h, o Cine Teatro Lauro de Freitas celebra seus 33 anos de história. Na programação, os alunos dos projetos “Lauro + Dança” e “O Corpo em Movimento” apresentam o resultado de suas aulas de dança. O grupo Orooni também marca presença com sua performance percussiva e, na sequência, o espetáculo teatral “A Gazeta do Palhaço” apresenta uma divertida e desafiadora aventura. O momento final será marcado pela inauguração do Mural Aberto 3ª Bienal da Bahia, assinado pela artista plástica Hilda Salomão.

Cercada pela Lagoa do Abaeté há 23 anos, a Casa da Música prepara para o público um mês totalmente dedicado à comemoração de seu aniversário. Entre as atividades, estão a exposição “A Casa dos meus Sonhos”, de 3 a 30 de setembro, das 9h às 17h; exibição dos filmes ‘Meu amor’ e ‘Anunnaki’, nos dias 9, 23 e 30 de setembro, às 18h; um luau, ação dentro do projeto ‘Viva Abaeté’, no dia 16, às 16h; e Sabadeira Musicada, dia 24, às 14h, com a realização da oficina ‘Muita Música’, com o professor Fábio Shiva.

Já em Santo Amaro, no dia 14 de setembro, às 18h30, o Teatro Dona Canô, que completa 15 anos, convida a Filarmônica Filhos de Apolo para abertura da celebração. O evento ainda traz a presença do Núcleo de Dança Mahadevi, o Grupo Swing Dance e Stylo Corpo, o músico Peterson Figueredo e Banda, a cantora Amália Patrícia, o cantor e compositor Val Caetano, a Orquestra Sunset e Carol Soares, os cantores Márcio Valverde e Lívia Milena, o cantor e compositor Marcel Fiúza, o grupo As Marias, a cantora Maraíza Fernanda, o cantor e compositor Roberto Mendes e o Coral Juventude e Arte do Recôncavo.

Espaços culturais 

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse o site...

Artigo: Em defesa do Museu Gonzagão e da memória afetiva da cultura

A triste e assustadora reportagem veiculada do possível fechamento do Parque Asa Branca, localizado em Exu, Terra de Luiz Gonzaga, lugar que guarda parte da memória do  Rei do Baião, merece reflexão. No parque está o Museu do Gonzagão.

Para onde está caminhando a Política Cultural brasileira?

A revitalização do museu mais  brasileiro e do patrimônio histórico ali representado deveria ser uma das prioridades do Ministério da Cultura. O Museu Gonzagão dever ficar sempre aberto à vida que há fora deles.

Este assunto evoca os versos de uma canção: "Tanta saudade preservada num velho baú de prata dentro de mim / Digo num velho baú de prata porque prata é a luz do luar". Este baú é como um museu pessoal, o museu que todos temos, feito de lembranças, quinquilharias e reminiscências que alimentam o nosso presente. Como todos os museus pessoais, o da canção tem "qualquer coisa" que vai além do "eu".

Gilberto Gil, ex-ministro da cultura disse que há um momento e um território em que o canto da memória se encontra com outras memórias e outros cantos. E se transforma a partir dos encontros feitos. Os museus de pedra e cal e os museus virtuais são baús abertos da memória afetiva da sociedade, da subjetividade coletiva do país, da soma dos museus pessoais.

O Parque Asa Branca merece atenção e não pode fechar! É preciso que o Museu do Gonzagão se mantenha vivo e pulse, consagrando o jogo de tradição e invenção que dialeticamente marca a construção da cultura brasileira.

O Museu de Luiz Gonzaga em Exu, têm cheiro de vida e nele está o alimento, a raiz da música mais brasileira inspirada no toque da sanfona de Luiz Gonzaga, de seus compositores e seguidores.

E esta raiz remete ao cosmo (e ao caos) das musas. O museu é a casa das musas. E não por acaso a musa da música tem lugar privilegiado no Templo das Musas, no museu das artes, no panteão das musas que desde a mitologia grega são as inspiradoras de toda arte, de toda criação humana. Os museus abrigam o que fomos e o que somos. E inspiram o que seremos.

O Parque Asa Branca precisa ser visto como um lugar de criação, diálogo e preservação do aqui e do agora. Esta noção está na base dos esforços de todos que preservam a memória e história de Luiz Gonzaga.

Os museus são "pontos de cultura". O Parque Asa Branca deve cumprir um papel de referência e base para o futuro da cultura. O Museu Gonzagão significa música e poesia para os nossos corpos, mentes e espíritos.

Por Ney Vital..

Domingo Cultural é atração no bairro Jardim Primavera

A Associação de Moradores do Bairro Jardim Primavera em Juazeiro, convida a todos os moradores para participar de um DOMINGO CULTURAL e com uma grande feijoada que será realizado pra arrecadar fundos para a construção do muro da associação.

Confira as informações:
Valor: 20$
Local: Na quadra coberta
Dia 04/09/16 a partir das 11h..

Título de Cidadã Juazeirense: Câmara de Vereadores reconhece contribuição da professora Esmelinda Pergentino para as tradições culturais no município

A Câmara de Vereadores concedeu o título de cidadã juazeirense à professora Esmelinda Pergentino, reconhecida no município como uma das personalidades que contribui efetivamente para divulgação e manutenção da cultura no município. O proponente do título foi o vereador Damião Medrado, presidente da Casa, que junto dos colegas Amilton Ferreira e Anderson Alves conduziram a homenageada. Para compor a mesa foram convidados a ex-vereadora e ex-presidente da Câmara, Flor de Maria e o Coronel da Reserva Remunerada Geraldo Dias de Andrade, que também representou a Academia Juazeirense de Letras.

Natural de Afrânio em Pernambuco, estudou o secundário no antigo Ginásio de Juazeiro, localizado no centro da cidade, após residir na capital paulista. Iniciou os estudos primários em São Paulo na cidade de Getulina. Sua formação de nível médio foi o Magistério; é servidora concursada no Estado da Bahia. Sua formação superior foi em Letras na Faculdade de Formação de Professores de Petrolina/PE - FFPP e concluída na Faculdade Diocesana de Caruaru/PE. Casou-se com o Engenheiro Agrônomo José Malan Calazans Nunes com quem teve três filhos...

Cidadania cultural é tema de ciclo de debates da Secult

Reconhecer a amplitude do conceito de cidadania cultural. Este é o principal objetivo do projeto ‘Cidadania Cultural em Debate’, um ciclo de debates que vai pautar temas que impactam nos direitos culturais de minorias sociais. A iniciativa marca uma nova proposição da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Diretoria de Cidadania Cultural (DCC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), no sentido de incorporar em suas políticas perspectivas mais profundas das diversidades culturais. 

A estreia do projeto acontece nesta quarta-feira (24), das 18h30 às 20h30, com uma discussão sobre ‘Drogas lícitas e ilícitas: culturas, usos e usuários’, no auditório do PAF 5 da Universidade Federal da Bahia (Ufba), local que receberá as edições mensais de debates até o fim do ano. A cada encontro, cidadãos em seu lugar de fala, representantes de movimentos sociais, ativistas, especialistas e gestores públicos dialogam com a plateia. Assuntos emergentes, que vêm repercutindo na vida pública de maneira expressiva, entram numa discussão que se compromete com a inclusão. 

“Estamos assumindo a decisão de reconhecer que territórios culturais não são apenas geográficos, mas também simbólicos e identitários. Estamos em busca de compreender como o desenvolvimento da cultura possa de fato gerar mais justiça social e ser vivenciado por cada vez mais baianos”, afirma o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Sandro Magalhães, que espera mapear diretrizes para esta atuação.

O evento é aberto ao público e não exige inscrição prévia. A participação está sujeita à lotação do espaço. Será realizado credenciamento na entrada para posterior envio de certificado virtual. Depois da edição inaugural, já estão agendadas as pautas ‘Cultura LGBT fora do armário: identidades e representações’ (28 de setembro), ‘Infância e juventude: a cultura como chave para o ensino e aprendizado’ (26 de outubro), ‘Culturas negras: proteção, afirmação e resistência’ (23 de novembro) e ‘A mulher, os feminismos e a cultura machista’ (14 de dezembro).  ..

Força e trajetória de mulheres negras mostram o retrato da cultura baiana 

Mulheres que estão fazendo história na Bahia e no mundo e guardam entre si uma característica em comum: são negras. Esse grupo ocupa todos os lugares, posições sociais e diferentes círculos de influência. São mulheres empoderadas que relatam suas vidas sobre o ponto de vista de quem tem, na cor da pele, a trajetória marcada por uma série de preconceitos e diretos privados ao longo do tempo.

istória essa que elas decidiram mudar e que contam com breves relatos do especial 'Nossa Cultura', uma série de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação Social da Bahia (Secult), em parceria com Secretaria da Cultura (Secult) e outras pastas. A ideia da série é mostrar ações de governo que têm mudado a cara da cultura baiana...

Constesf participa do lançamento político do Diagnóstico Social, Econômico e Cultural dos Atingidos pela Barragem de Sobradinho

Na noite de sexta-feira (12), o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), participou do lançamento do Diagnóstico Social, Econômico e Cultural dos Atingidos pela Barragem de Sobradinho (BA), realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). O evento aconteceu na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, com o objetivo de compartilhar com a sociedade o início de um projeto que pretende quantificar e qualificar a dívida social do Estado com as populações atingidas ao longo da história da construção das barragens no Brasil, iniciando pela de Sobradinho.

Além do Constesf, o lançamento contou com a participação de representações da sociedade, entidades e órgãos como Ministério da Integração Nacional, Codevasf, Irpaa, Colegiado do Território do São Francisco e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), responsável por conquistar, junto ao governo federal, o reconhecimento da existência da dívida do Estado Brasileiro com a população atingida...

Medeiros aciona o MPF sobre a Defesa Civil e o atraso nas obras do Centro de Serviços e Apoio à Agricultura Familiar

O vereador Zé Carlos Medeiros (PSDB) acionou, nesta semana, o Ministério Público Federal (MPF) solicitando investigação do referido órgão referente aos recursos de ordem federal relativo à Defesa Civil de Juazeiro.

Na peça, o vereador afirma que Nestes oito anos de mandato da atual gestão, o departamento, que fica localizado em uma pequena sala no prédio da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte, recebeu mais de R$5 milhões, através da conta 00.073.310-5 CNPJ: 17.134.904/0001-02 do Banco do Brasil, porém não teve nenhuma ação efetiva. “Neste período, a gestor dos recursos não prestou contas nem informou à Câmara Legislativa da cidade como foi aplicado o dinheiro, como determina a resolução vigente”, explicou...

Jornalista Ney Vital é eleito para o Conselho de Cultura do Parque Asa Branca, Exu, terra de Luiz Gonzaga

Jornalista Ney Vital e Fausto Luiz, sobrinho de Luiz Gonzaga.

O jornalista Ney Vital é o mais novo membro do Conselho de Cultura da ONG-Parque Aza Branca, Exu, Pernambuco. O Parque Aza Branca é um patrimônio cultural do povo brasileiro e nele está o Museu de Luiz Gonzaga.

O dia da posse ainda não foi divulgado. Na justificativa, o nome de Ney Vital foi proposto pelos relevantes serviços prestados a cultura. Ney Vital já foi secretário de comunicação da prefeitura de Petrolina, Pernambuco,  ex-secretário de cultura de Areia, Paraiba, cidade Patrimônio Nacional da Cultura e assessor de imprensa do Incra Submédio São Franscisco.

Ney Vital em 1912, ano do Centenário de Luiz Gonzaga, recebeu da Assembleia Legislativa de Pernambuco, homenagem pela ampla divulgação, contribuição dada à cultura, literatura e à música brasileira, em especial vida e obra de Luiz Gonzaga.

"Orgulho-me dessa homenagem. A missão dos conselheiros é valorizar a vida e obra de Luiz Gonzaga, buscar caminhos de uma política cultural mais justa. O compromisso é mais forte agora para ampliar a consciência dos nossos valores mais brasileiros, universal", finalizou Ney Vital...

Espaço do Leitor: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento se pronuncia sobre acúmulo de lixo no Mercado do Produtor

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento por meio da direção do Mercado do Produtor informou ao Blog Geraldo José que já tomou as devidas providências, normalizando o serviço de limpeza e retirando todos os resíduos. No inicio da semana a retroescavadeira quebrou e por essa razão não foi possível fazer a retirada dos resíduos na segunda-feira (1). 

Mais uma vez a direção do entreposto pede a colaboração de todos e solicita da associação campanhas educativas, junto a direção para manter o ambiente limpo...

Zona rural de Serra Talhada recebe obras hídricas da Secretaria de Agricultura

Mais de 2 mil pessoas residentes na zona rural de Serra Talhada serão contempladas com dois sistemas simplificados de abastecimento de água. Nesta terça-feira (26), o secretário Nilton Mota, acompanhado do secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, assinou ordem de serviço para a execução dos equipamentos, que serão instalados no Sítio Carnaúba e no Assentamento Virgulino Ferreira. 

No Sítio Carnaúba, próximo ao distrito de Santa Rita, os secretários estaduais acompanharam a perfuração de um poço que vai atender inicialmente a mais de 250 pessoas. Os investimentos nos dois sistemas são da ordem de R$ 750 mil. O prazo de execução das obras é de 90 dias após a emissão da ordem de serviço...

Secretaria de Agricultura e Pecuária conta com novo endereço

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Juazeiro (SEAPA), a partir desta quinta-feira (28) irá funcionar na Rua 7 de Setembro, n°164, Centro. A nova sede contará com os departamentos de agricultura, pecuária e o INCRA, sempre das 07 às 13h e das 14h às 17h, sendo que o INCRA funcionará somente das 07 às 13h.

Já o Mercado do Produtor, através da Superintendência de Feiras e Mercados,  abrangerá todos os serviços voltados ao setor, com horário comercial, das 8h às 12h e das 14h às 18h. ..

ARTIGO - LIVRARIA É INJEÇÃO CULTURAL!

É lastimável uma cidade com 138 anos de emancipação política e duzentos e vinte mil habitantes, tendo várias universidades, ainda não se vê uma livraria de grande porte onde se possa encontrar não somente livros didáticos, como também científicos, literários, crônicas e os clássicos.

O livro é o colírio dos olhos da alma; nele se pode apalpar, segurar, pegar e, volvendo-se suas páginas, a mente tem mais tempo para assimilar o contexto, conteúdo, extraindo-se conhecimentos transmitidos chamados de cultura, aprendizagem, etc. Difere, notadamente, da leitura eletrônica – dilúvio de celulares, whatsapp, etc, que simplesmente dá informação, enquanto o livro oferece formação. É preciso que o tenha sempre à mão repleta e o leia por hábito, interpretando-o sem preguiça, procurando assim entendê-lo e, sendo um romance, cientifique-se que a obra literária para conhecê-la, deve-se ter no juízo que ela contém início, meio e fim. Não se obedecendo a esse rito o leitor jamais poderá compreendê-la, sendo, então, pseuda leitura...

Univasf está com inscrições abertas para vagas de estágio na Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas, a partir de hoje (25), para seleção de dois estagiários para atuar na Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). As vagas são para estudantes dos cursos da área de Comunicação e Informática, matriculados entre o 3° e o 6° período de cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira (29).

Para se inscrever, os interessados devem enviar para o e-mail [email protected] com os seguintes documentos anexados em formato PDF: ficha de inscrição (anexo I do Edital Nº 1/2016, disponível abaixo) devidamente preenchida e currículo atualizado.

A seleção será composta pelas seguintes etapas: análise curricular, prova escrita e prática e entrevista individual com os candidatos que passaram nas duas primeiras etapas, que são de caráter classificatório. Será cumprida uma jornada de estágio de 20 horas semanais com duração de seis meses, podendo ser prorrogado. O estagiário receberá uma bolsa de R$ 364,00 e auxílio transporte de R$ 132,00. 

Os candidatos serão convocados a realizar a entrevista por meio de e-mail e publicação no site da Proex. As entrevistas serão realizadas no dia 2 de agosto, a partir das 9h, na DACC, localizada no 1º andar do prédio da Reitoria, Campus Centro, em Petrolina (PE). O resultado final será divulgado no dia 5 de agosto. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (87) 2101-6770 ou pelo e-mail: [email protected]. ..

Justiça cassa liminar contra o Edital Agitação Cultural

Projetos que estavam suspensos após mandado de segurança impetrado pelo Sated podem ser retomados

O Tribunal de Justiça cassou a liminar concedida em função do mandado de segurança impetrado pelo Sated - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado da Bahia – extinguindo o processo contra o Edital Agitação Cultural, do Fundo de Cultura da Bahia, lançado em 2015 pela Secretaria da Cultura (SecultBA). A decisão ocorreu de forma unânime. A liminar foi concedida após o Sated apresentar queixa alegando falha no Sistema de Informações e Indicadores da Cultura (Siic), meio eletrônico por onde são realizadas as inscrições de projetos para o Fundo de Cultura. No entendimento do TJ, o sindicato não defendia a totalidade dos proponentes, encerrando o processo...

Jovens de Petrolina recebem capacitação em fruticultura

Teve início nesta segunda - feira (18), em Petrolina, a primeira turma de 2016, do curso Trabalhadores Agrícolas na Fruticultura. A capacitação, gratuita, vai habilitar 30 alunos beneficiários do Programa Jovem Aprendiz do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PE).

Com uma carga horária de 800 horas de aulas teóricas e prática, a iniciativa possibilita a formação técnico-profissional, visando a inserção de adolescentes e jovens, com idade entre 18 e 24 anos, no mercado de trabalho. As aulas acontecem de segunda-feira a sexta-feira..