Foram encontrados 253 registros para a palavra: estrutura

Encontro promove formação para atividades dos Projetos Estruturantes em Juazeiro

Acontece até esta quinta-feira (7) , no auditório do Rapport Hotel, o Encontro Regional dos Projetos Artísticos e Culturais. O evento tem como objetivo colaborar com orientações e esclarecimentos aos responsáveis pela execução dos projetos estruturantes nas unidades escolares do Núcleo Regional de Educação de Juazeiro (NRE 10).

De acordo com a coordenadora dos Projetos Estruturantes do NRE 10, Ivonizete Alves, a formação acontece com professores da sede (1º dia) e dos demais municípios do Território de Identidade do Sertão do São Francisco (2º dia) e busca trocar experiências sobre os trabalhos que são construídos e dar mais informações para que os critérios estabelecidos pelos editais sejam cumpridos...

Juazeiro continua se estruturando para o Campeonato Baiano

Mais dois reforços chegaram ao Juazeiro Social Clube, totalizando cinco contratados. O clube anunciou oficialmente mais duas contratações para atuar no Campeonato Baiano.  Um deles é o Zagueiro Nielson 1,82 Mt, vindo da Desportiva Guarabira -PB, terceiro zagueiro, muito técnico, atua do lado direito, de marcação forte e o outro é o goleiro Juninho, atuou recentemente no Olímpia de São Paulo e é natural de Aracajú, 1.92mt sai bem na bola, muito técnico e arrojado. Já estão integrados ao "Tricolor das Carrrancas" o lateral direito Tony, o meio campista Jorginho e o atacante Ebinho (já conhecidos do torcedor Juazeirense).

Ele esteve no Tricolor em 2001, na conquista do vice-campeonato baiano competição que credenciou o Juazeiro a disputar a Série D e recuperar um lugar no calendário de competições nacionais. Após deixar o Tricolor, o lateral, que também pode atuar como volante, esteve por último na equipe do Camboriú-SC. E com a experiência de disputar grandes competições ele pretende ajudar o JSC a alcançar os seus objetivos na Série B...

Senador defende estruturação de Fundo Nacional para ampliar competitividade agropecuária

 

O senador Roberto Muniz (PP/BA) defendeu a estruturação de um Fundo Agropecuário Nacional como proposta de defesa do setor, durante audiência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, que recebeu o ministro da área, Blairo Maggi, nesta quinta-feira (23). "Os desafios para melhorar a competitividade e os ganhos da economia brasileira são inúmeros e passam pelo setor agropecuário, que necessita de mecanismos de defesa para fortalecê-lo e mantê-lo como expoente econômico do Brasil", disse o senador, que apresentará sugestão de um sistema para o setor em 30 dias, após debate com técnicos baianos e do Ministério da Agricultura. 

Ex-secretário de Agricultura da Bahia, Muniz pensa em um modelo de repasse de recursos fundo a fundo, com critérios envolvendo ações entre estados, municípios, União e os produtores. "Ainda parece ser inovador uma proposta do fundo agropecuário de defesa, pensado com técnicos quando da minha gestão na Secretaria de Agricultura da Bahia. Esse fundo, sugiro que ele seja nacional, com critérios objetivos de partilha. A proposta é estruturar um sistema que fique eternamente à disposição dos produtores e da sociedade brasileira. A estruturação deste fundo pode ser abraçada pelo Ministério como uma política pública nacional, como já temos em diversos outros setores", explicou.
 
O ministro Blairo Maggi lembrou que vários estados já têm fundos regionais e vai levar adiante a proposta com os secretários da pasta. "A forma de repasse na Agricultura ocorre através de convênios, de forma pontual. Considerando a importância da Defesa Sanitária Agropecuária, existe uma necessidade de sistematização, considerando o tamanho do rebanho, produção agrícola [safra] e outros critérios objetivos, como a extensão territorial de cada estado, porcentagem de agricultura familiar ou mesmo se o estado é exportador ou não", explicou o senador.
 
Licenciamento ambiental - O senador baiano também pediu auxílio do ministro para buscar um acordo com o Ibama e o Meio Ambiente, no sentido de intervir nas ações que estão criando empecilhos aos agricultores na Bahia: "Fizemos uma legislação local no Estado da Bahia onde você precisa apenas de uma licença ambiental para fazer a primeira produção do Estado. Queria o apoio do senhor ministro para fazer esta intervenção, após a suspenção desta inciativa. Precisamos do apoio do senhor para fazer essa intermediação junto ao Ibama".

"É um assunto que está no nosso radar. O relacionamento do MAPA [Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento] com o ministro Sarney (Meio Ambiente). Vamos tentar resolver os problemas que estão no segmento", afirmou o ministro Blairo Maggi. Gestão participativa - Muniz destacou ainda a gestão participativa do ministério e destacou os desafios apresentados pelo ministro Blairo Maggi de  desburocratização, com envolvimento dos servidores e dos representantes de todos os setores. "Nós criamos um ambiente para fazer a desburocratização – tirar aquilo que gera custo e não tem ações iguais em outros países, por exemplo", ressaltou o ministro na audiência de hoje.
 
Em 2015, enquanto o PIB total nacional retraiu 3,8%, o do agronegócio cresceu 1,8% em relação a 2014 (0,4%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A agropecuária também se destaca em relação a outros setores: Enquanto ela aumentou 1,8% no PIB, a indústria sofreu queda de 6,2% e os serviços, 2,7%. A média anual de crescimento do PIB agro, nos últimos 19 anos, tem sido de 3,6%. Para um ano de dificuldade econômica como o de 2015, o percentual de 1,8%, é comemorado pelo setor...

Prefeitura de Casa Nova realiza obras estruturantes na sede do município

A prefeitura de Casa Nova está investindo em obras que vão mudar a vida das pessoas. Além da pavimentação asfáltica demais de 80 trechos, da implantação do videomonitoramento, a gestão municipal está com grandes obras em execução: a pavimentação da Avenida Beira Lago, a drenagem de águas pluviais no Centro e na Rua da Lama e a pavimentação de cinco ruas na Vila Azul.
 
A realização da drenagem da Rua da Lama é um grande anseio da população local. No período chuvoso, o acesso ao local fica impraticável, além dos transtornos causados por alagamentos e inundações – por isso o batismo popular do nome da via. "Uma obra que vai mudar as nossas vidas. Nada tão importante poderia ser feito pela comunidade. Só temos a agradecer", afirma Maria Souza, moradora.  
 
A preocupação com estragos feitos no centro da cidade com as chuva motivou a realização de mais uma obra drenagem, desta vez, atrás do Pátio de Eventos. De acordo com Edvaldo Carvalho, coordenador da secretaria de Obras, a intervenção vai resolver o problema de acúmulo de água no local.
 
Outra grande ação que está em ritmo bem adiantado é a pavimentação da Avenida Beira Lago, são amis de 700 metros de asfalto que vai urbanizar um dos vetores da cidade. A obra vai ligar o Pátio de Evento ao Clube Recreativo, valorizando toda a região. "Essa pavimentação vai modificar a cara do nosso bairro, além de trazer mais desenvolvimento para essa região tão importante da cidade", ressalta o aposentado José Pereira, morador.
 
A população da Vila Azul também está contente. Cinco ruas da comunidade estão sendo asfaltadas. "Só essa gestão para olhar para o nosso bairro. Por muito tempo ficamos esquecidos, mas, agora, teremos nossos imóveis valorizados, além de uma qualidade de vida bem melhor", pontua a funcionária pública Vera Lúcia, moradora.
 
De acordo com o prefeito Wilson Cota, as ações da prefeitura tem a intenção de corrigir um erro histórico com a cidade. "Estamos investindo o dinheiro do povo nas melhorias que o povo precisa. Nossa meta é transformar nossa cidade cada dia mais um local melhor para viver com condições dignas. Agora é ora de celebrar o futuro", finalizou o gestor.
..

Tudo pronto para a chegada da Tocha Olímpica em Juazeiro

A Tocha  Olímpica estará em Juazeiro no dia 26 de maio e toda uma estrutura está sendo montada para receber o Fogo Olímpico. A tocha percorrerá 6 km. Com saída em frente ao 3º Batalhão da Polícia Militar de Juazeiro, a tocha passará na Avenida Adolfo Viana, Orla I, bairro Santo Antônio e finalizará na Orla 2, onde acontecerão apresentação artísticas.

O Coordenador de Eventos da prefeitura Municipal de Juazeiro, Samuel Moraes, participou do programa Geraldo José desta sexta-feira (06) e deu mais detalhes de como será a passagem da Tocha Olímpica por Juazeiro. “A cada 200 metros acontecerá o revezamento. Serão 30 pessoas e 4 são indicadas pelo município. Entre os critérios de escolha estava ser exemplo de superação”, disse...

JUAZEIRENSE RECLAMA DE FALTA DE ESTRUTURA EM ESPETÁCULO CULTURAL NO CENTRO DA CIDADE

Para marcar o Dia Internacional da Dança, a Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro (SECJU), promoveu noite passada (29), no espaço cultural do Arco da Ponte uma mostra de dança, resultado das oficinas que foram realizadas ao longo da semana em seis escolas públicas da sede e interior do município. Escolas nos bairros Argemiro; João Paulo II; Carnaíba, e Lagoa do Boi (interior), entre outras unidades de ensino, receberam as oficinas.

Mas um fato chamou à atenção de Gildério Ferreira, apreciador da cultura juazeirense, durante a exibição no centro da cidade: A falta de camarim para os alunos trocar de roupa e apenas um único banheiro para o público considerável muito bom no citado espaço cultural. Confira a reclamação do leitor:..

Governo entrega estruturas hídricas para produção em Uauá e Curaça

A cerimônia será realizada pelo secretário de Justiça Social, Geraldo Reis, na abertura do VII Festival de Umbu, em Uauá. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), vai entregar na manhã desta sexta-feira (29), 360 estruturas hídricas para produção que beneficiarão família das cidades de Uauá e Curaça, ambas no semiárido baiano. A cerimônia será realizada pelo secretário de Justiça Social, Geraldo Reis, na abertura do VII Festival de Umbu, às 10h, na Praça João Batista, no município de Uauá.

A iniciativa é resultado da parceria da entre a Secretaria de Justiça Social e as entidades executoras Instituto Regional da Pequena Agricultura Apropriada (IRPAA) e Articulação Sindical Rural da Região da Lagoa de Sobradinho, que  implementou cisternas de produção, barragem subterrânea, limpeza de aguadas, barreiros trincheira familiar e comunitário.   ..

Câmara de Juazeiro vai convocar representantes do Loteamento Delta Park para explicações sobre obras estruturantes inacabadas

Foi aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira (18), um requerimento de autoria do vereador Dalmir Pedra (PP) convocando os representantes do Loteamento Delta Park às margens da BR 407, saída de Juazeiro, a 16 km do centro da cidade, a prestar esclarecimentos sobre as obras de estrutura do terreno onde estão sediados os lotes.

O Loteamento Delta Park é da empresa Delta Ville Empreendimentos Imobiliários e de acordo com compradores está apresentando uma série de irregularidades. Ao todo são cerca de sete mil lotes. ..

GERENTE REGIONAL DO SUDIC ESCLARECE ESTRUTURA E COMERCIALIZAÇÃO DE IMÓVEIS NA ÁREA DO DISF

Dia 18 deste mês o economista Carlos Alberto, conhecido Cacá, concedeu entrevista ao programa Geraldo José (Transrio FM) que foi replicada neste blog abordando a situação do Disf (Distrito Industrial do São Francisco) localizado em Juazeiro. O Gerente Regional do Sudic Florêncio Galdino em nota ao Blog explica a real situação do referido órgão estadual. Confira:

O Sr. Carlos Alberto torna público um assunto que há tempos vem sendo discutido com os superiores do órgão: A venda de terrenos por particulares, que apesar de terem a escritura do terreno não possuem anuência da Sudic, mesmo assim, conseguem a transferência de propriedade no cartório, escrituras essas cedidas no passado em que não havia uma norma que regulamentasse o contrato de posse...

Rui vai à China destravar obras estruturantes para a Bahia

 

A viagem da comitiva do Governo do Estado à China é destaque do programa Digaí, Governador! desta semana. Liderada pelo governador Rui Costa, a equipe viaja em busca de parcerias para concretizar os mais importantes projetos em áreas como infraestrutura e mobilidade na Bahia. De acordo com Rui, a ponte Salvador-Itaparica, o Porto Sul, a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio de Salvador estão incluídos nas negociações. ..

SAMU Petrolina reforça estrutura do carnaval

Durante os quatro dias de festa a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Petrolina reforçou a estrutura do carnaval.Com uma Unidade de Suporte Básica (USB), situada em local de fácil acesso na Orla, o SAMU realizou as ocorrências.

"No geral, a festa foi tranquila com alguns casos clínico como alcoolemia, enjoos, vômitos e outros. Tivemos também 21 acidentes de trânsito nesse período, a maioria envolvendo moto e, para isso, peço que a população tenha mais cuidado no trânsito", pontuou o coordenador-geral do serviço, Tiago Acioli...

Seagri e SIHS articulam ações para estruturar perímetros irrigados

 
Na busca por recursos para estruturar e fortalecer a produção agrícola dos perímetros irrigados baianos, os secretários da Agricultura, Vitor Bonfim, e de Recursos Hídricos e Saneamento, Cássio Peixoto, se reuniram para discutir a situação do abastecimento de água em projetos de irrigação, a exemplo de Ponto Novo e Ceraíma. 
 
As chuvas registradas nos últimos dias têm renovado as expectativas dos irrigantes baianos, acometidos pelo contingenciamento dos recursos hídricos em alguns perímetros. O Ceraíma, que tem como fonte hídrica o Rio Carnaíba de Dentro e deságua no afluente do Velho Chico, é um dos perímetros que recebe a influência positiva da intensa chuva em todo território baiano. O perímetro está situado no município de Guanambi, no Médio São Francisco, e possui 408 hectares de área irrigável.
 
“A água é vital para manutenção dos perímetros e, por meio de ações conjuntas com a SIHS, vamos investir para viabilizar a irrigação. A produção agrícola dos projetos tem significativo incremento na economia da região e na geração de emprego e renda”, destacou Vitor Bonfim.
 
Para o projeto de Ponto Novo está prevista a implantação de fusegates (Vertedouros fusíveis), dispositivos construídos para elevar a altura do sangradouro das barragens. No caso da barragem de Ponto Novo, o aumento da capacidade de armazenamento de água será de 30% a 40%, o que resolveria alguns dos principais problemas do perímetro irrigado, a exemplo da redução da vazão de água outorgada. Atualmente, o projeto possui 204 irrigantes e extensão de 3.669 hectares, sendo 2.553 ha de área irrigável.
 
Assentamentos e comunidades tradicionais
 
Os secretários também discutiram os convênios assinados pelo Governo do Estado com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em dezembro de 2015, que contemplam a implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água, recuperação de estradas vicinais e agroindustrialização. 
 
Esse projeto é direcionado aos assentamentos e comunidades tradicionais existentes nos municípios baianos, a exemplo de Riacho de Santana e Muquém do São Francisco, que tiveram representantes participando da reunião, na quinta-feira (21). “A implementação deste programa ocorre de forma transversal, envolvendo as secretarias da Agricultura (Seagri), de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Recursos Hídricos (SIHS), para dinamizar e acelerar a execução das melhorias nos assentamentos”, acrescentou Cássio Peixoto. 
..

Petrolina: Secretária de Saúde avalia estrutura das unidades de saúde após as chuvas

Sexta-feira (8), a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, acompanhada do engenheiro e coordenadores, visitou algumas unidades de saúde do município. A visita teve como objetivo avaliar os problemas causados à estrutura das unidades após as últimas chuvas."Tivemos, nos últimos dias, um volume de chuvas que há muito tempo não víamos em nossa cidade. Desde o início da manhã toda a nossa equipe está em alerta, verificando e informando todos os problemas causados à estrutura das nossas unidades para que possamos resolvê-los o mais rápido possível. Nessa visita, observamos alguns pontos importantes e já acionamos a nossa equipe de manutenção", contou a secretária Lucia Giesta. ..