Foram encontrados 3611 registros para a palavra: nis

Ministério Público participa de simulado de emergência em barragem da Jacobina Mineração

O Ministério Público do Estado da Bahia participa, no próximo dia 22, do simulado de emergência da barragem de rejeitos da Jacobina Mineração e Comércio (JMC), que acontece no município de Jacobina, localizado no norte do estado. A atividade será acompanhada pelo promotor de Justiça Pablo Almeida. Segundo ele, “o MP irá avaliar, juntamente com a empresa e os demais órgãos públicos, as oportunidades de melhorias para atendimento de eventuais emergências”. 

Este será o primeiro simulado de barragens no estado. No dia anterior ao simulado (21), o promotor de Justiça participa de um treinamento realizado pela JMC com instituições e representantes da comunidade. O simulado estava agendado para ocorrer em dezembro, mas foi suspenso em razão das chuvas e da decretação de situação de emergência pelo Município. ..

Ministro do Turismo de Bolsonaro é exonerado do cargo

O presidente Jair Bolsonaro exonerou Marcelo Álvaro Antônio do cargo de ministro do Turismo, conforme publicação no Diário Oficial da União na madrugada desta quarta-feira (6). O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse, no entanto, que ele retornará ao posto após assumir o mandato de deputado federal. “É para tomar posse como deputado. Ele volta após as formalidades da Câmara dos Deputados”, afirmou.

Suspeitas..

Ministro da Educação diz que a universidade não é para todos e que brasileiro viajando é um canibal, rouba coisas dos hotéis

Declarações recentes do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, têm causado polêmica. Entre outros assuntos, ele disse que a universidade não é para todos. O ministro da Educação defendeu incluir a disciplina educação moral e cívica no currículo do ensino fundamental para os estudantes aprenderem o que é ser brasileiro e quais são os nossos heróis. Ele falou para a revista ‘Veja’. A entrevista saiu na edição desta semana.

Vélez Rodríguez disse que a volta de educação moral e cívica nas escolas é uma forma de ensinar o adolescente que viaja que existem contextos sociais diferentes e que as leis dos outros países devem ser respeitadas. Afirmou que o brasileiro viajando é um canibal: “Rouba coisas dos hotéis, rouba o assento salva-vidas do avião; ele acha que sai de casa e pode carregar tudo. Esse é o tipo de coisa que tem de ser revertido na escola”, disse o ministro...

Ministro anuncia ação emergencial para vistoriar as barragens

A tragédia do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), foi pauta da reunião promovida na última segunda-feira (04 de fevereiro) pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), na qual são analisadas as condições hidrológicas da bacia do Rio São Francisco. 

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto, participou da reunião, na qual acompanhou as apresentações de relatórios e das ações dos órgãos envolvidos no processo, tanto na condição de fiscalizadores quanto de gestores. O ministro anunciou uma ação emergencial por parte do governo federal, a fim de vistoriar as barragens existentes no país e conclamou todos os órgãos capazes de ceder servidores que o façam  imediatamente...

Polícia identifica os acusados de matar funcionário público para roubar um par de tênis em Petrolina

Quatro homens foram identificados e presos na segunda-feira (04) suspeitos de roubar um par de tênis e depois matar um funcionário público municipal de Petrolina. O crime aconteceu na madrugada do sábado (02), na Avenida Barão de Contendas, no bairro Jardim Jatobá, na Zona Leste da cidade. A vítima fazia caminhada quando teria sido abordada pelo grupo, que o seguraram, e, o agrediram a golpes de pedregulhos. Marcos Cesar Zefino de Souza não resistiu e morreu no local.

Durante uma coletiva realizada nesta terça-feira (05), a Polícia revelou detalhes da investigação da Operação Cerco. Um dos suspeitos morava em uma das vilas na estrada das Pedrinhas. Na tarde da segunda-feira (04) foi realizada diligências no Povoado Porto da Ilha e encontrada a residência de um dos envolvidos, Henrique Laurindo de Brito, de 21 anos. Ele fugiu antes da chegada da equipe da 25ª Delegacia de Polícia de Homicídios...

Hospital Regional de Juazeiro abre Processo Seletivo - Cadastro Reserva para auxiliar Administrativo e Técnico de Enfermagem (PNE)

O Hospital Regional de Juazeiro abre Processo Seletivo - Cadastro Reserva para auxiliar Administrativo e Técnico de Enfermagem (PNE). No período de 05 a 07 de fevereiro de 2019, estará aberto Processo Seletivo (cadastro reserva) para Auxiliar Administrativo. As inscrições serão realizadas através do envio de currículo para o e-mail [email protected]

O Processo Seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório. Também no período compreendido entre 05 a 07 de fevereiro de 2019, estará aberto Processo Seletivo (cadastro reserva) para Técnico de Enfermagem (PNE). ..

Presidente do Senado, Alcolumbre diz que desejos das ruas terão protagonismo

Após ser eleito presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM) prometeu acabar com a votação secreta para a Mesa Diretora, prevista no Regimento Interno da Casa. “Esta será a sessão derradeira do segredismo”, afirmou Alcolumbre, acrescentando que sob seu comando “os desejos das ruas terão protagonismo”.

Para Alcolumbre, o Senado precisa ser independente e respeitado, porque é um Poder da República. “O Senado não pode se curvar à intromissão do Judiciário e de qualquer outro Poder”, disse o presidente ao acrescentar que as reformas terão prioridade na Casa...

SEGESP divulga última lista de convocação do Processo Seletivo da Secretaria de Administração

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP) divulgou no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (31), o 29º edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo referente ao edital Nº 002/2017 da Secretaria de Administração (SEAD). Esta será a última convocação deste processo.

Os candidatos convocados devem entregar a documentação solicitada no setor de RH da Secretaria da Saúde, localizado à Rua 15 de Julho, nº 32, Centro – Juazeiro (BA), na próxima terça-feira (05) de fevereiro, das 08h30 às 12h e das 14h30 às 18h. Mais informações através do telefone (74) 3612-5674 ou no endereço eletrônico:..

Plano Diretor: Prefeitura expõe avanços da atualização da legislação urbanística de Petrolina

Cerca de 200 pessoas participaram do seminário público realizado no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE). O encontro reuniu arquitetos, urbanistas, engenheiros civis, entidades sociais e representativas de classe, além da sociedade civil organizada. Durante o evento, quarta-feira (30), a equipe técnica responsável pela revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) expôs as primeiras propostas para a nova versão do plano e mostrou o andamento do trabalho de revisão proposto pela Prefeitura de Petrolina.

Nesta quinta etapa do processo, as discussões foram centralizadas na proposta de estruturação territorial das bases para regulamentação do uso e ocupação do solo. Os dados atualizados do estudo que está sendo feito, as informações levantadas até agora e os próximos passos do processo de atualização da lei também foram tratados. Dentro dessa temática, a população também teve espaço para tirar dúvidas e fazer colocações importantes para a construção da proposta final do PDM...

Ministro da Educação defende universidades só para ‘elite intelectual’

 

O Ministro da Educação do governo Jair Bolsonaro concedeu uma entrevista ao jornal “Valor Econômico”, publicada nesta segunda-feira (28), na qual deixou claro que um dos seus planos para a pasta é reforçar o ensino técnico no Brasil, a fim de inserir os jovens mais rapidamente no mercado de trabalho. "A ideia de universidade para todos não existe", disse Ricardo Vélez Rodríguez, que tentou explicar o seu ponto de vista citando o ensino superior. ..

Após tragédia em Brumadinho, ministro diz que governo quer mudar regras para barragens

O ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, afirmou que o governo federal tem a intenção de mudar o protocolo do licenciamento de barragem. "Parece que há alguma coisa que está falhando nesse licenciamento", disse o ministro. A declaração foi feita após reunião neste sábado (26) de um gabinete de crise montado para acompanhar o desastre vivido após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), na sexta (25). Já foram encontrados 34 corpos e há mais de 250 desaparecidos.

O ministro não soube especificar, contudo, se o governo já identificou quais os problemas que levaram ao rompimento da barragem. Segundo ele, na reunião deste sábado foi concluído que é "importante e urgente" fazer novas vistorias a barragens por todo o Brasil. Heleno não disse que locais passarão por análise governamental nem quando isso deverá ter início. "Existe uma qualificação de risco, um escalonamento", afirmou. "A ideia é que isso aconteça no mais curto prazo. [Brumadinho] estava fora dessa relação de mais risco — não se esperava que isso acontecesse, até pela ausência de chuvas na área"...

FTC Vale do São Francisco lança curso Administração com certificação da FGV com sucesso

O auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) de Petrolina recebeu, na noite desta quarta-feira (23), empresários, professores, pesquisadores, políticos, assessores e profissionais em geral para prestigiar o lançamento do curso de Administração com a certificação da Fundação Getúlio Vargas (FGV).  O evento aconteceu com uma programação especial sobre empreendedorismo no Vale do São Francisco.

Na abertura, o Diretor da instituição, Andrei Mello, agradeceu a presença de todos que puderam celebrar mais uma conquista da Rede FTC, que vai contribuir com o desenvolvimento da região. “Seremos uma das 23 cidades no Brasil a oferecer o melhor curso de Administração do país, que irá formar alunos que gerenciem negócios altamente viáveis e lucrativos na cidade e região. Trata-se de um curso ímpar que irá fortalecer e identificar oportunidades. Aqui na FTC, todos terão a chance de desfrutar do conhecimento de grandes profissionais, que incentivarão a apresentação num mercado de trabalho cada vais mais competitivo”, explicou...

FTC promove lançamento do curso de Administração com certificação FGV

A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) do Vale do São Francisco realiza nesta quarta-feira (23), o lançamento do curso de Administração com certificação de qualidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento acontece no auditório da unidade de Petrolina, às 19h, e é aberto ao público.  

Na programação, a palestra sobre ‘O ambiente de negócios no Vale do São Francisco’, com o professor Deranor Oliveira, Doutor em Gestão pela Universidade de Évora (Portugal). Para encerrar a noite, um coquetel ao som da cantora Marina Cordeiro...

Saneamento: Ministério Público agenda reunião entre Compesa e Prefeitura de Petrolina

Está marcada para quarta-feira (23) a reunião entre o município de Petrolina e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), mediada pelos Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o Ministério Público Federal (MPF). 

A iniciativa tem como intuito solucionar o impasse entre os dois órgãos para iniciar as obras de saneamento das bacias do Dom Avelar e Antônio Cassimiro...

MEC apoiará militarização de escolas municipais, O ministro da Educação disse que a experiência tem sido bem sucedida

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, afirmou que a sua pasta apoiará prefeituras interessadas em militarizar a administração de escolas municipais, que ficariam a cargo de PMs ou do Exército.

À reportagem, Vélez disse que a experiência tem sido bem-sucedida em Goiás, onde cerca de 50 escolas estaduais são administradas pela PM, que implantou uma disciplina parecida à de quartéis e uniformes militares...

Ministério do Meio Ambiente suspende contratos, convênios e parcerias com ONGs por 90 dias

Pelos próximos 90 dias, o Ministério do Meio Ambiente suspendeu todos os convênios e parcerias da pasta e autarquias com organizações não governamentais. O órgão determinou um levantamento das despesas.

A medida envolve parcerias e contratos dos distintos fundos do ministério com o terceiro setor. A ordem se estende aos convênios, acordos de cooperação, atos e projetos. Em nota, divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente, a assessoria informa que ocorrerá avaliação e ajustes dos contratos que “tenham condições de ter continuidade”...

Para ex-ministro Pazzianotto, Justiça do Trabalho precisa e deve continuar

A manutenção da Justiça do Trabalho ganha mais um aliado de peso. Desta vez, quem a defende, e com notório conhecimento de causa, é o histórico advogado trabalhista, ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do TST, Almir Pazzianotto Pinto. Em entrevista à Agência Sindical, o jurista alerta para os prejuízos que o fechamento traria ao trabalhador brasileiro.

O presidente Jair Bolsonaro, em um de seus arroubos, ameaçou a permanência da Justiça do Trabalho. Almir Pazzianotto, que presidiu a principal Corte da área, o Tribunal Superior do Trabalho, avalia a fala de Bolsonaro.

A seguir, trechos da entrevista.

Constituição - "Eu acredito que o Presidente em início de mandato, tomado por alguma sensação, emoção, um sentimento, não refletiu bem sobre aquilo que iria dizer. Para extinguir a Justiça do Trabalho será necessário alterar toda a estrutura do Poder Judiciário. Porque, dentro dessa estrutura, a Justiça do Trabalho tem uma série de competências que lhes são atribuídas pela Constituição, no Artigo 114".

Utopia - "Ora, o trabalhador, como cidadão, tem o direito de recorrer ao Judiciário quando se sentir lesado ou ameaçado em algum direito. Nós conhecemos o sistema econômico brasileiro, o capitalismo brasileiro, como ele surgiu, como evoluiu e como se encontra. Se nós imaginarmos uma vida econômica num regime capitalista sem conflito de interesses entre patrões e empregados, estamos sendo tomados por uma grave utopia incurável. Existe o conflito. Então, é preciso que haja uma ferramenta para se resolver o conflito. Alguns países preferiram a greve. O que não me parece seja vantajoso".

Conflitos - "Getúlio Vargas criou a Justiça do Trabalho. Criou para evitar o conflito aberto. As partes recorriam a um órgão de composição paritária, que na época nem era órgão do Poder Judiciário; passou a ser órgão do Judiciário na Constituição de 1946. Isto há 72 anos. Se extinguirmos a Justiça, nem acabamos com a sua história, nem acabamos com os processos".

A quem recorrer - "O trabalhador recorrerá a quem para, eventualmente, defender-se de uma ameaça ou lesão a um direito seu? E, além disso, esse enorme estoque de processos em andamento será remetido para onde? Para a Justiça comum estadual, os juízes não vão querer. Para os juízes federais? Eles vão rejeitar. Como é que ficamos? É uma proposta de viabilidade impossível. Eu tenho certeza que, a esta altura, o Presidente não vai insistir na sua apresentação".

Para assistir à entrevista, acesse aqui o Canal YouTube da Agência Sindical...

Anistia Internacional - Dez meses do assassinato de Marielle Franco

Dez meses após o assassinato de Marielle Franco com as investigações ainda inconclusas, a Anistia Internacional reivindica que as autoridades do Estado do Rio de Janeiro venham a público se comprometer com a solução correta do crime. Marielle Franco, defensora de direitos humanos e vereadora no município do Rio de Janeiro, foi assassinada a tiros na noite de 14 de março de 2018 junto com o motorista Anderson Gomes que dirigia o veículo onde estavam.

"O ano de 2018 terminou sem que o estado do Rio de Janeiro, sob intervenção federal na área de segurança pública, tenha conseguido solucionar o caso. A nova gestão do governo do estado tem o dever de assumir esta responsabilidade e não deixar o caso sem solução. O novo governador e o novo chefe de polícia deveriam vir a público se comprometer com a investigação correta do assassinato de Marielle Franco desde o início de sua gestão", afirma Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional...

Favorito a ocupar vaga de Moro tem perfil mais duro que o do ministro

A vaga deixada por Sergio Moro na 1ª Vara Federal de Curitiba ainda não foi ocupada integralmente. O favorito a assumi-la é o juiz Friedmann Anderson Wendpap, que, segundo interlocutores ouvidos pela Folha de S. Paulo, tem perfil ainda mais rígido do que o do agora ministro da Justiça.

Caso assuma o posto, Wendpap poderá, logo de cara, ter de decretar as sentenças dos casos do sítio de Atibaia e do Instituto Lula, o que não estaria sendo bem visto por petistas diante das características do magistrado. Ainda de acordo com a Folha, a juíza Gabriela Hardt teria sinalizado que pretende repassar ao futuro substituto de Moro as decisões relativas aos processos...

Chico Buarque: “Com esses ministros, é preferível que Cultura não tenha ministério”

"Com esses ministros, é preferível que Cultura não tenha ministério”. A frase dita pelo cantor Chico Buarque ao EL PAÍS ilustra o mal-estar que aflige boa parte da classe artística sobre os rumos do setor no Governo Bolsonaro.

As políticas culturais, que ano após ano não chegam perto de 1% do orçamento geral, são uma incógnita até mesmo para os artistas e produtores brasileiros, que têm opiniões divergentes sobre os efeitos da perda de um ministério exclusivo para o assunto. De um lado, há reações bem menos enérgicas contra a extinção da pasta que as de 2016, quando o então presidente Temer recuou da proposta pela pressão de agentes culturais. De outro, o temor de que os cortes pretendidos pela equipe econômica de Paulo Guedes no Sistema S e o enxugamento nos bancos públicos inviabilizem ações que preenchem lacunas deixadas pelo poder público na produção e no acesso à cultura brasileira...