Foram encontrados 262 registros para a palavra: industria

Basf e Kimberly fortalecem geração de empregos no Polo Industrial de Camaçari

A terceira geração da indústria petroquímica que está crescendo no Polo Industrial de Camaçari reforça a permanência das empresas no estado e a atração de outras indústrias. A integração e o adensamento das cadeias produtivas no Polo, idealizados há 35 anos, consolidam-se com a implantação do Polo Acrílico da Basf, que obtém matéria prima da Braskem, fabrica um polímero superabsorvente e fornece para a Kimberly Clark, que produz, na sua unidade de Camaçari, fraldas, absorventes e papel higiênico. Parte da celulose utilizada pela Kimberly também é baiana, produzida pela Fibria e Suzano, no sul do estado. Juntas, Kimberly e Basf são responsáveis por quase dois mil empregos diretos e indiretos na região de Camaçari.

Não é apenas a dependência da matéria prima que motiva a implantação de novas empresas no Polo. Toda a produção baiana da Kimberly Clark é escoada para o Nordeste por meio de caminhões, e a localização estratégica facilita e reduz os custos. Para o gerente da planta, Marcelo Zenni, a segurança institucional também é fundamental. "Nós começamos há quatro anos, com Jaques Wagner, agora com Rui Costa, e o relacionamento é muito importante e sadio. O Governo do Estado abre as portas, recebe as empresas e tem feito uma parceria muito estratégica, boa para ambos os lados. O principal benefício obtido do Estado foi através do Programa Desenvolve, que nos atraiu e tem nos ajudado a pensar no crescimento nessa região, além da Basf, que é nosso parceiro principal"...

Bahia registra crescimento de 70% da indústria de cosméticos em dez anos

Tradicionalmente um segmento competitivo, dinâmico e com pouca depreciação, o mercado da beleza segue como um dos principais pilares da economia baiana. A indústria de cosméticos na Bahia registrou um crescimento expressivo de 70% nos últimos dez anos. Segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a expectativa é que até o final de 2017 o setor cresça mais 4%, apesar do momento de instabilidade econômica do país. 

No Nordeste, a Bahia ocupa a primeira posição no setor de cosméticos, onde concentra 43,7% dos estabelecimentos e 47,6% dos empregos da região, segundo dados do Relatório Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho (Rais). Ainda conforme o Rais, 83 estabelecimentos fabricantes de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos funcionam em solo baiano e geram 1.435 empregos espalhados em 19 municípios. O emprego formal no setor teve crescimento médio de 10,5% ao ano na Bahia, no período 2007-2015, enquanto que o Brasil cresceu 1,95% e o Nordeste 4,77%. ..

Roberto Carlos pede a Jaques Wagner a revitalização do Distrito Industrial de Juazeiro e da Ebal, no Estado da Bahia

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou de uma reunião com o Secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner, onde apresentou a necessidade de revitalização do Distrito Industrial de Juazeiro, através da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial – Sudic, e da revitalização da Empresa Baiana de Alimentos – Ebal, no Estado.

Segundo o parlamentar, a Sudic, que tem como objetivo promover a interiorização do desenvolvimento através do fomento industrial, precisa garantir ações que favireçam o Distrito Industrial de Juazeiro, para ampliar o setor industrial do município, beneficiando toda a região, através da instalação de novas empresas e consequentemente aumentando a oferta de emprego...

Espaço do Leitor: SESP responde denúncia sobre falta de iluminação no João Paulo II, São Geraldo e Distrito Industrial

No início da tarde de hoje (22) o Blog Geraldo José postou uma denúncia enviada pelo leitor Murilo Ricardo sobre a falta de iluminação nos bairros João Paulo II, São Geraldo e no Distrito Industrial. Veja Aqui!

Em nota, a gerência de iluminação da Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro informou ao Blog que "as torres de iluminação da praça do bairro João Paulo II serão novamente instaladas, já que as mesmas foram retiradas para a reforma da igreja. Já com relação à entrada do Condômino Mais Viver Village e Distrito Industrial, a SESP incluirá o atendimento na programação para que a equipe possa realizar a reposição das lâmpadas.  Qualquer solicitação de atendimento deve ser feita pelo telefone (74) 3612 5411"...

Espaço do Leitor: Falta de iluminação nos bairros João Paulo II, São Geraldo e Distrito Industrial.

 
Geraldo e Equipe tudo bem?
 
Gostaria de solicitar do setor de iluminação do município a colocação/reposição de lâmpadas em três pontos específicos da cidade.
 
01- Igreja Católica do bairro João Paulo II. O local é bastante frequentado, mas a frente da nossa Igreja encontra-se às escuras e por isso solicitamos providencias;

02- Entrada do Condômino Mais Viver Village, local também é bastante movimentado, mas a iluminação também é precária;

03- Entrada do DISF " Distrito Industrial do São Francisco, principal entrada para o DISF e vários bairros, muito movimentado e muito perigoso encontra-se as escuras e por este motivo solicitamos providencias.

Agradeço a Compreensão e aguardamos retorno...

Associação e Município discutem ações de melhorias para o Distrito Industrial de Juazeiro

Representantes da Associação de Empresas do Distrito Industrial do São Francisco (AEDISF) estiveram nesta segunda-feira (23), no gabinete da secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho, solicitando ações conjuntas com o poder público municipal, em benefício do empresariado local. O presidente da AEDISF, Nilton Sampaio explicou o funcionamento e trabalhos desenvolvidos pelo setor.

“A associação conta com a participação de empresas do município e tem o objetivo de fortalecer os empreendimentos em geral. Hoje viemos dar as boas-vindas a nova secretária e garantir a manutenção dessa importante parceria”, afirmou. Na ocasião o vice-presidente da associação, Carlos Neiva, falou das necessidades do distrito e solicitou ajuda do município para realizar um trabalho de revitalização naquela localidade...

RONDESP NORTE APREENDE ARMA DE FOGO NO DISTRITO INDUSTRIAL DE JUAZEIRO

Por volta das 11h30min do dia 22.01.2017 uma equipe da RONDESP Norte fazia rondas na periferia de Juazeiro quando ao passar pelo Distrito Industrial da cidade avistou dois homens a bordo de uma motocicleta tipo cinquentinha de cor preta, placa KGE 6953 de Petrolina-PE. Os Rondespianos resolveram abordar a dupla,  sendo que o carona ao perceber a aproximação da viatura dispensou uma arma de fogo ao chão, a qual foi recuperada, tratando-se de uma pistola de dois canos, sem munição, calibre 32, sem numeração e sem marca aparente.

Os ocupantes da motocicleta foram identificados e segundo o carona eles estavam indo até a casa de uma pessoa que teria furtado o galo de briga do piloto durante a madrugada para dá-lhe um susto com a arma, que segundo ele pertencia a um homem de prenome LUCAS 2, residente no bairro Malhada da Areia. Os acusados foram encaminhados à delegacia juntamente com a arma apreendida...

Miguel Coelho se reúne com presidente da Fiepe e discute novo distrito industrial para Petrolina

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho almoçou nesta quinta-feira (19) com Ricardo Essinger, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). Foi o primeiro encontro institucional do chefe do executivo municipal com os representantes do setor industrial. Na conversa, foi iniciada a discussão para um novo formato para distrito industrial da capital do São Francisco.  

Miguel pediu apoio dos empresários para que o distrito fique sob responsabilidade da administração municipal. Atualmente, o centro industrial fica sob a competência do Governo do Estado e, segundo Miguel, a transição para a gestão da Prefeitura facilitaria a atração de mais empresas para a cidade. "Já tratei também sobre este tema com o governador Paulo Câmara. Estamos numa fase de negociação ainda para que depois possamos definir o projeto e local desse complexo industrial. Nosso objetivo é tornar nossa cidade mais competitiva e garantir mais incentivos para trazer novos negócios para Petrolina", afirmou o prefeito.  ..

Jovem Aprendiz: SENAI-BA oferece 40 vagas em Juazeiro para cursos de aprendizagem industrial básica

Estão abertas até 12 de fevereiro (ou até ser atingida a quantidade máxima de 10 candidatos por vaga) as inscrições para os cursos de Aprendizagem Industrial Básica do Senai-BA. Em todo o estado, são 1.058 vagas em 11 cursos. Em Juazeiro, são 40 vagas, no turno matutino, para o curso de Inspetor de Análise da Qualidade.

Os candidatos devem ter de 14 a 21 anos. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no site ...

Secretário de Serviços Públicos recebe a visita da diretoria da AEDISF

Na tarde desta segunda-feira (16), o secretário de Serviços Públicos de Juazeiro (SESP), Celso Leal, recebeu em seu gabinete, a diretoria da Associação das Empresas do Distrito Industrial do São Francisco (AEDISF), composta pelo presidente Nilton Sampaio, vice-presidente Carlos Neiva, diretor financeiro Rafael Souza e o secretário Richardson Marques.

Entre as pautas da reunião estava a solicitação de uma parceria entre o governo municipal, através da SESP, para melhorias em relação à iluminação pública e recolhimento do lixo. "Estamos buscando otimizar parcerias e pleitear avanços para as 72 empresas que já se instalaram no Distrito Industrial. Vamos visitar outras secretarias do governo para juntos encontrarmos melhores soluções para todos", pontuou o presidente da AEDISF, Nilton Sampaio.    ..

POLICIAIS DA 74ª CIPM/JUAZEIRO APREENDEM ARMA DE FOGO NO DISTRITO INDUSTRIAL E PRENDEM CONDUTOR ALCOOLIZADO

Por volta das 16hn da última sexta-feira dia 23 de dezembro de 2016, policiais do serviço de radiopatrulhamento da 74ª CIPM, a bordo da VTR 9.7410, quando em rondas pela distrito industrial de Juazeiro e após fundada suspeita, realizaram abordagem à caminhonete Toyota Hilux de placa OUR 1871, no qual estavam os nacionais Osmar Anastácio da Costa e Josimar Ambrósio de Figueiredo. O veículo estava sendo conduzido pelo primeiro em visível estado de embriaguez. Após busca veicular, foi encontrada a Pistola Taurus calibre.380, inox, número de série KNI94550, com dois carregadores e mais 24 (vinte e quatro) munições do mesmo calibre. Após teste de alcoolemia e comprovação da embriaguez ao volante, o condutor foi conduzido pelos policiais militares à 17ª COORPIN juntamente com a arma de fogo apreendida, onde foi lavrado o flagrante por porte ilegal de arma e crime de trânsito. Ocorrência registrada sob o nº BO-00772.   ..

Artigo - Medidas de Temer podem significar a volta da indústria da seca no Nordeste

A seca é um fenômeno natural do semiárido brasileiro. Há relatos da sua incidência desde o século XVI, ou seja, desde o início da colonização do Brasil. Durante décadas a população nordestina sobreviveu basicamente da produção de subsistência, levou uma vida degradante, de muitos sacrifícios devido a ausência de políticas públicas de convivência com o semiárido. Faltavam escolas públicas, o que mantinha em alta o analfabetismo; faltava acesso ao sistema de saúde, o que aumentava a cada dia a mortalidade infantil – praticamente todas as crianças nasciam pelas mãos de uma parteira. Não havia pré-natal ou o mínimo de atenção básica. Basta lembrar que na seca de 1982 a estimativa é de que pelo menos um milhão de nordestinos morreram de inanição por fome ou sede.

A falta de acesso à água gerava a indústria da seca. Os trabalhadores ficavam reféns dos latifundiários que controlavam o acesso à água. Relatos mostram que pessoas bebiam água junto com os animais, mulheres percorriam quilômetros com uma lata de água na cabeça para saciar a sede da família. Os coronéis da política se aproveitavam dos carros pipas para aprisionar as pessoas em seus currais eleitorais. O acesso a terra para produção, o crédito, a assistência técnica eram praticamente inexistentes. A única alternativa encontrada para a sobrevivência dos trabalhadores quando não eram enviados às frentes de emergência – os chamados "campos de concentração da seca", era o êxodo de milhares de trabalhadores para as grandes cidades, em especial São Paulo, onde se submetiam ao trabalho em condições degradantes na construção civil ou no corte da cana. Essa saída de homens em sua maioria gerou o fenômeno conhecido como "viúvas da seca", pois as mulheres ficavam com as crianças e o cuidado da casa...

Indústria de laticínios investe R$ 20 mi e reforça agricultura familiar

O governador Rui Costa e o sócio-conselheiro da Betânia Leites, Jorge Parente Júnior, assinaram protocolo de intenções para implantação de indústrias do leite da Bahia. O encontro ocorreu na Governadoria, em Salvador, na tarde desta quinta-feira (1º). As unidades começam a ser construída já em 2017, com cerca de R$ 20 milhões em investimentos. “Vamos construir na Bahia as mais modernas indústrias de laticínios do Brasil”, afirmou o representante da Betânia. Localizadas no interior da Bahia, as duas plantas vão reforçar a cadeia do leite no interior, representando um canal importante de escoamento da produção da agricultura familiar. 

Para Rui, além da geração de 150 empregos diretos e 2 mil indiretos, a implantação das fábricas vai beneficiar a rede de produtores de leite do interior. “É importante pensar na capilaridade que indústrias como essas vai gerar. Com o aumento da produção de leite na Bahia, vamos dando mais renda para a agricultura familiar e melhorando o desenvolvimento das nossas cidades e das nossas regiões. Ficamos felizes em ver que a estratégia de desenvolvimento e de inclusão produtiva dos pequenos produtores vai se materializando e se fortalecendo todos os dias com empreendimentos como esses”. 

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
(Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

As indústrias funcionarão também como alavanca para novas produções. De acordo com Jorge Parente Júnior, o processo para implantação de uma das plantas, no município de Capela do Alto Alegre, foi iniciado com a estruturação de uma bacia do leite. “Começamos o entendimento com o Governo do Estado no início do ano e já arrendamos um laticínio em Capela do Alto Alegre, onde estamos produzindo 40 mil litros de leite por dia. Quando chegarmos em 90 mil, começaremos a construção da fábrica, no decorrer de 2017. Esperamos inaugurar a indústria depois de 18 meses de obras”. 

Além do processamento de leite UHT, a unidade em Capela do Alto Alegre vai produzir derivados como creme de leite e manteiga. “Hoje a nossa empresa trabalha com 48 produtos diferentes, além de laticínios, e esperamos poder trazer alguns deles para cá”, acrescenta o representante da Betânia. Também participaram do ato de assinatura os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e da Fazenda, Manoel Vitório. ..

Palestra sobre agroindústria da uva abre em Petrolina a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A importância econômica do setor de produção e processamento de uva na região, os vinhos e sucos que são elaborados aqui e que fazem sucesso nos mercados nacional e mundial e os estudos que mostram a contribuição dos produtos derivados desta fruta para com a saúde humana. Estes foram os principais conteúdos da palestra Agroindústria da Uva do Vale do São Francisco, ministrada pelo professor do IF Sertão, Marcos  dos Santos Lima na abertura da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O evento, que levou um público formado basicamente de estudantes e professores ao Teatro Dona Amélia na tarde desta terça-feira (18), começou com a apresentação do espetáculo ‘Batuques’ pela Cia. Balançarte. Depois o gerente do Sesc Petrolina, Hednilson Bezerra deu as boas vindas e lembrou o principal objetivo da semana, que é coordenada em todo país pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Estamos aqui para aproximar a ciência e a tecnologia da população com o tema ‘Ciência alimentando o Brasil’, adiantou...

FIEPE descentraliza ações e reúne Conselho de Empresários em uma indústria de Petrolina - PE

A indústria petrolinense Paluma, que produz por mês 150 toneladas de polpa de frutas, 20 mil litros de sucos de uva e 40 toneladas de doces de goiaba, foi a empresa escolhida para sediar nesta segunda-feira (17), a reunião/almoço doConselho Empresarial da Unidade Regional do Sertão do São Francisco (URSF) da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE).

A reunião, que acontece mensalmente na sede da entidade, começou com o diretor regional, Albânio Nascimento fazendo uma apresentação compacta do Sistema FIEPE. Uma entidade representativa do setor produtivo que tem como função promover o processo de desenvolvimento da indústria local, contribuindo para o aperfeiçoamento empresarial e para a melhoria das condições socioeconômicas regionais e nacionais...

Juazeirense participa da assinatura de acordos do governo federal com indústria

A busca por estratégias para fomentar a produção e o consumo sustentáveis no Brasil ganhou reforço nesta semana. Foram assinados dois acordos entre o governo federal e o setor produtivo, nessa quarta-feira (21/09), em cerimônia no Rio de Janeiro. Além disso, o tema esteve em destaque na abertura do Encontros CNI Sustentabilidade, que ocorreu nesta quinta-feira (22/09), também no Rio.

“A assinatura do acordo é um verdadeiro marco do fortalecimento da relação institucional entre o governo e as indústrias no horizonte da agenda ambiental”, afirmou o secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Edson Duarte, que participou do CNI Sustentabilidade representando o ministro Sarney Filho. “O setor industrial já tem consciência de que não pode abrir mão do fator ambiental como grande diferencial de competitividade, se quiser prosperar nos mercados nacional e internacional”, completou...

Em momento decisivo, candidatos à prefeitura de Petrolina (PE) participam de sabatina na Federação das Indústrias

A sabatina com os candidatos à prefeitura de Petrolina, Sertão de Pernambuco, aconteceu na tarde desta terça-feira (13), num momento decisivo para as eleições na cidade. A três semanas do pleito e uma intensificação nas agendas de campanha, os postulantes a chefe do Executivo municipal aproveitaram a escuta, promovida pela Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), para apresentarem propostas de governo voltadas à indústria. O evento começou às 13h30, na sede da Unidade Regional do Sertão do São Francisco (URSF), braço da FIEPE na região, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho.

O encontro contou com a presença de quatro dos cinco candidatos e de empresários ligados ao sistema FIEPE. Ouvidos separadamente e por critério de sorteio, o primeiro a falar foi o postulante Edinaldo Lima (PMDB), que afirmou que a cidade tem uma boa relação com a iniciativa privada e disse que sua proposta, se eleito, é investir nesse relacionamento para explorar as potencialidades do município. Edinaldo também apresentou seus programas sociais e de desenvolvimento para a cidade, a exemplo de "Pró-Emprego" e "Cidade Empreendedora"...

Federação das Indústrias escuta candidatos à prefeitura de Petrolina, PE, nesta terça-feira (13)

A Unidade Regional do Sertão do São Francisco (URSF), braço da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) na região, realiza nesta terça-feira (13), a partir das 13h30, a sabatina com os candidatos à prefeitura de Petrolina, Sertão de Pernambuco. A escuta acontecerá na sede da entidade - Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, com a presença confirmada dos cinco postulantes.

A sabatina será feita separadamente com cada candidato. A URSF adotou o sorteio como critério de ordem. O primeiro a ser ouvido, às 13h30, será o postulante Edinaldo Lima (PMDB), seguido de Maria Perpétua (PSOL), às 14h30, Odacy Amorim (PT), 15h30, Miguel Coelho (PSB), 16h30, e Adalberto Cavalcanti (PTB), às 17h30. Na escuta, a Federação das Indústrias colocará um empresário como mediador, cuja função é promover a isonomia do evento, evitar perguntas tendenciosas e zelar pelo tempo dos postulantes e empresários...

Reconstrução nacional e fortalecimento da indústria são temas de reunião da diretoria da FIEPE, em Petrolina (PE) 

Por um dia, a Unidade Regional do Sertão do São Francisco (URSF) trouxe para Petrolina, Sertão de Pernambuco, os nomes mais representativos do sistema que compõe a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). Presidentes, diretores, gerentes e empresários ligados à Federação, SESI, SENAI, IEL e CIEPE, da cidade sede, Recife, Caruaru, Araripina e outros municípios, participaram do evento que culminou com a 8ª Reunião Ordinária de 2016, na tarde desta segunda-feira (5), no auditório do SENAI. 

No encontro, os representantes industriários da capital, Agreste e sertões do São Francisco e do Araripe apresentaram as funções e demandas de suas entidades nessas regiões e expuseram alguns projetos para os próximos meses. O diretor da URSF/FIEPE, Albânio Nascimento, fez um balanço das atividades executadas pela Unidade em Petrolina e salientou que a URSF vem cumprindo o objetivo. "As empresas têm nos recorrido e apresentado demandas que logo nos colocamos a resolver. Umas já conseguimos e outras estamos no caminho, de modo que a nossa avaliação com as indústrias da região chega a 93% quando o quesito em questão são as capacitações oferecidas por nossa Unidade", analisa...

Juazeiro recebe visita de empresários da indústria têxtil

Uma das empresas que está avaliando a possibilidade de investir em Juazeiro é a Bocazul Produtos Têxteis de Salvador que veio representada pelo seu diretor Antônio Martins, acompanhado do economista e consultor de negócios Luiz Carlos Rigotti. Os dois vieram a convite do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Carlos Neiva e estiveram na cidade na última sexta-feira 26.

De acordo com Antônio Martins, o objetivo da visita foi ampliar esse segmento e montar uma empresa aqui com propósito de expandir ainda mais os negócios no Estado da Bahia.  “Estive em Juazeiro há mais de 20 anos e confesso que fiquei deslumbrado com o que vi. Não imaginava que a cidade havia crescido tanto como agora. Vi que tem potencial muito grande e está no centro de grande distribuição do Nordeste. Eu vejo que é uma região promissora, já está consolidado o agronegócio, mas para a indústria tem uma grande capacidade de absorção de grandes empreendimentos. Esse é nosso propósito. Inicialmente vamos ampliar o negócio em nível de comércio e depois montar uma indústria”, afirmou o empresário...