Foram encontrados 375 registros para a palavra: luta

'Caravana da Resistência' reafirma luta por reforma agrária e Memória de Canudos

Atos públicos e visitas a produções agroecológicas de acampamentos Sem Terra marcam atos da 'Caravana da Resistência' desde quarta (31). Organizada por parlamentares integrantes do Núcleo Agrário do PT, em parceria com a Liderança da sigla na Câmara, a caravana percorre a Bahia, Sergipe e Pernambuco até esta sexta (2), levando debates sobre a importância da reforma agrária, os desafios frente aos ataques à previdência rural, além de denunciar a prisão política do ex-presidente Lula.

"Conhecemos a produção do acampamento Abril Vermelho, organizado pelo MST, em Juazeiro da Bahia. Mesmo ameaçados de despejo desde 2012, os acampados produzem uma variedade de frutas e legumes em 1.700 hectares, dentro do perímetro irrigado do Salitre. A produção emprega não somente as famílias acampadas, mas também pessoas da região. Se sem políticas públicas eles fazem tudo isso, imaginem com o devido incentivo?", explica o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA)...

Rui assina decreto que regulamenta reconhecimento de terras devolutas na Bahia

Com objetivo de fortalecer cada vez mais a integração entre Estado e municípios na regulação da malha fundiária, o governador Rui Costa assinou, nesta quarta-feira (31), um decreto que regulamenta o reconhecimento de domínio de terras devolutas em 67 municípios baianos. A assinatura foi realizada durante a entrega da reforma do Auditório Zezéu Ribeiro, localizado na antiga sede da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), onde hoje funciona a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), na 3ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 

O documento estimula os mecanismos de Regulação pelo Estado, uma vez que a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), enfocará as atividades de validação e fiscalização dos trabalhos de campo a serem realizados pelo poder público municipal. ..

Petrolina tem programação especial em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a Prefeitura de Petrolina estará com uma programação especial voltada para a realização de testes rápidos para detecção da doença. A ação acontecerá nesta sexta-feira (26), a partir das 8h, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona ao lado da Secretaria de Saúde.

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a doença pode ser provocada por diversos vírus hepatotrópicos, ou seja, vírus que tem afinidade pelo fígado e apresentam características de importância epidemiológica, clínica e laboratorial diferentes, é de notificação compulsória e pode se manifestar de forma sintomática ou assintomática. Do ponto de vista epidemiológico os mais relevantes são os vírus A, B, C, D e E...

Luta contra a privatização da Chesf ganhará frente parlamentar: energia não pode virar mercadoria, afirma deputado

Foram lançadas nesta quarta-feira (3) cinco frentes parlamentares relacionadas ao setor elétrico: em Defesa da Eletrobrás e do Setor Elétrico, com Henrique Fontana na coordenação (PT-RS); em Defesa da Eletrosul, coordenada por Pedro Uczai (PT-SC); a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico Brasileiro, coordenada por Erika Kokay (PT-DF); a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Eletronorte, com Zé Carlos (PT-MA) na coordenação e a Frente Parlamentar em Defesa da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), coordenada por Danilo Cabral (PSB-PE).

O evento foi um ato político para promover o conjunto de frentes parlamentares com uma causa comum: a luta contra a privatização do setor. Duas já haviam sido instaladas neste ano: a que defende o setor elétrico brasileiro, com 205 deputados, e da Chesf, com 213 deputados. Segundo o deputado Pedro Uczai, a energia é um direito social e não pode virar mercadoria. Ele afirma que o setor elétrico é estratégico para a soberania nacional e a Eletrosul, para ele, começou a perder força quando a geração foi privatizada durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso...

Batalha pela independência do Brasil na Bahia contou com a participação de mulheres na luta

As batalhas pela independência do Brasil na Bahia duraram um ano e sete dias, entre 25 de junho de 1822 e 2 de julho de 1823. As mulheres desempenharam um papel importante no processo, e muitas se destacaram nas batalhas e na ajuda aos soldados brasileiros. Segundo o historiador Eduardo Borges, não há uma documentação muito farta sobre Maria Felipa, mas ela possui muita importância na luta pela independência. Há registros de que ela liderou cerca de 200 pessoas, sendo a maioria mulheres — também haviam negros e índios tupinambás.

A participação de mulheres na luta pela Independência do Brasil na Bahia, em 1823, deu destaque a três ícones femininos nas lutas para vencer as tropas portuguesas: Maria Quitéria, Maria Felipa e Joana Angélica. A história da Independência do Brasil na Bahia começou a ganhar força no início de 1822, com o desejo da Bahia de romper com a coroa, quando o rei de Portugal, D. João VI, tirou o brasileiro Manoel Guimarães do comando de Salvador, colocando em seu lugar o general português Madeira de Melo no cargo. Com isso, ele queria reforçar o poder da Coroa sobre os baianos, mas a população não aceitou pacificamente...

Iporá -GO: Esse é o novo destino da Juazeirense na luta pelo acesso à Serie C

- O estádio Ferreirão, em Iporá-GO, será o palco da decisão contra o Iporá, domingo, dia 30 -

Depois da viagem a Patrocínio, onde conseguiu a classificação para as quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, ao vencer nos pênaltis, por 5 x 4, o time local, a Juazeirense já tem destino certo no jogo de volta, nesta nova fase da competição: Iporá, em Goiás.

O time que leva o nome da cidade foi fundado em 2000 e sua primeira participação na elite do futebol goiano se deu 17 anos depois, em 2017, ano em que conquistou o acesso para a Série D em 2018, terminando sua participação na terceira fase da competição, após ser eliminado pelo Treze da Paraíba.

Este ano, de volta à Série D, em que pese ter se classificado em primeiro lugar no Grupo A10, fator que lhe garante decidir em casa, fez somente 10 pontos, um a menos que a Juazeirense, que fez 11 mas só conseguiu garantir um segundo lugar no Grupo A9...

Em Sobradinho, Canturil luta pela ampliação e requalificação da Adutora Tatauí

A ampliação da adutora que atende os moradores da área de sequeiro Tataui 2, 3, 4 5, Santa Maria, Santa Tereza e adjacências, em Sobradinho, é um dos sonhos dos agricultores que está próximo de se tornar realidade. O vereador Jarques Canturil abraçou essa luta e conseguiu concretizar uma parceria com o deputado Roberto Britto para ampliar e requalificar a adutora que deverá atender no mínimo 300 famílias que moram nas redondezas. A emenda no valor de R$ 400 mil vai proporcionar a extensão da adutora que deverá jorrar cerca de 1,8 mil litros de água por hora para cada produtor das comunidades rurais para o uso doméstico, animal e para a irrigação da agricultura familiar.

O projeto está sendo elaborado com o objetivo de favorecer os consumidores. "Nosso objetivo é dar sobrevida a essas famílias, muita gente mora nessa área de sequeiro e convive há muitos anos com a falta d'água e essa obra vai proporcionar uma melhor qualidade de vida dos moradores. A requalificação da adutora vai levar a água as propriedades rurais que poderão utilizar para consumo doméstico, para uso animal e plantação para própria subsistência das famílias e manejo da agricultura familiar", disse Canturil...

Bolsonaro fala sobre 'sabotagens' dentro do governo: 'Luta pelo poder'

O presidente Jair Bolsonaro comentou em entrevista à revista Veja publicada na sexta-feira, 31, os supostos casos de sabotagem dentro do governo. O presidente falou sobre sabotagens e disse que a culpa é do "aparelhamento": "É uma luta pelo poder. Há sabotagem às vezes de onde você nem imagina". 

"No Ministério da Defesa, por exemplo, colocamos militares nos postos de comando. Antes, o ministério estava aparelhado por civis. Havia lá uma mulher em cargo de comando que era esposa do 02 do MST. Tinha ex-deputada do PT, gente de esquerda... Pode isso? Mas o aparelhamento mais forte é mesmo no Ministério da Educação."..

EU PENSO ASSIM... JUAZEIRENSE LUTA PELA LIDERANÇA DO GRUPO

Ao vencer a APARECIDENSE, aqui no ADAUTÃO por 1x0, no sábado (25), a JUAZEIRENSE dormiu na liderança do grupo A9 do Brasileirão Série “D”, isso porque, somou sete pontos positivos e naquele momento, o ITABAIANA (SE) tinha seis, mas na rodada ganhou e foi para 09 pontos e agora, é o líder do grupo.

Na próxima segunda-feira (03/06/19), às 20h15min, no estádio Etelvino Mendonça em Itabaiana (SE), a JUAZEIRENSE enfrenta o time local, pela 5ª rodada do campeonato, grupo A9. Na verdade, vai ser um jogo muito importante, tanto para o clube local, como para a JUAZEIRENSE, pois ocupam o primeiro e segundo lugares. O ITABAIANA lidera o grupo com nove pontos ganhos e a JUAZEIRENSE é o vice com sete pontos positivos. Vai ser um jogão...

Jafel Filho nocauteia adversário e vence luta no Shotoo 92

Na noite deste sábado, 25, o lutador Jafel Filho nos orgulhou mais uma vez. O atleta de MMA venceu o Vinicius Salvador, por nocaute técnico no segundo round. Com a vitória, Jafel faturou o cinturão na categoria Peso Galo até 61Kg. Nas redes sociais, amigos e torcedores do lutador, não pouparam elogios: "Máximo respeito ao campeão", "O monstro levou mais uma", "Não tem pra ninguém".

Veja momento do nocaute:..

Jafel luta neste sábado no Shooto Brasil

Pode se preparar, neste sábado, 25, o lutador de MMA Jafel Filho enfrentará mais uma batalhas em sua carreira. Diante de Vinicius Salvador, Jafel participará de mais edição do Shooto Brasil na categoria Peso Galo até 61Kg.

A luta terá transmissão do canal Premiere/Sportv e contará com toda nossa tarcida. Pra cima dele, Jafel!..

Caps Sobradinho realiza roda de conversa sobre saúde mental e luta Anti-Manicomial

A Secretaria de Saúde através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou nesta sexta-feira (17), uma roda de conversa sobre saúde mental dirigida aos usuários do CAPS, em Sobradinho.

O evento foi em alusão ao Dia Nacional da Luta Anti-manicomial, comemorado sábado (18)..

Secretaria de Saúde realiza nesta sexta-feira o ‘CAPS na Praça’ em alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Nesta sexta-feira, (17) a Secretaria Municipal da Saúde, através do setor de Saúde Mental promove o ‘CAPS na Praça’ com objetivo de antecipar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial que é no sábado (18/05). O evento está programado para começar às 8h e segue até às 11h na praça ao lado do Caps AD III, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, bairro Country Clube.  

O ‘CAPS na Praça’ vai proporcionar aos usuários das três unidades dos Centros de Atenção Psicossocial de Juazeiro uma manhã de atividades e exposições fora das unidades de acompanhamentos. No período da manhã, contará com apresentação cultural, exposições com material produzido pelos usuários, recital de poesia e demais atividades culturais...

Estudantes respondem com luta aos cortes de verbas da educação 

Mobilizados pela UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), mais de 100 institutos e colégios federais vestiram preto nesta segunda (6/5) para protestar contra o corte de 30% nas verbas das escolas e universidade federais. Os estudantes realizaram assembléias, protestos e gravaram vídeos demonstrando a insatisfação com a redução de verbas. Para Pedro Gorki, presidente da UBES, “foi um ensaio para a greve da educação, que acontecerá no próximo dia 15 de maio”.

A UBES registrou movimentação em ao menos 21 dos 26 estados. Em todos eles, a campanha #TiraAMãoDoMeuIF foi o motor da mobilização nos Institutos Federais. “Chamou nossa atenção a agilidade e abrangência da resposta secundarista, após o anúncio repentino dos cortes, o que mostra o descontentamento com essa medida. E também a participação de pais e professores nas manifestações", afirma o presidente da UBES...

"Abril pra Luta" movimenta a periferia de Petrolina com seis dias de atividades culturais e formativas

Entre os dias 26 de abril e 1º de maio, uma série de atividades culturais e formativas vão movimentar os bairros José e Maria, Santa Luzia, Dom Avelar e Terras do Sul, na zona Norte de Petrolina. É a terceira edição do "Abril pra Luta", iniciativa organizada por um coletivo de ativistas sociais com o apoio das Associações de Moradores e de outras entidades sociais. O objetivo é descentralizar as manifestações artísticas, políticas e desportivas no município, incentivando o protagonismo periférico pela apropriação de pautas que impactam e ameaçam o cotidiano das comunidades. 

Este ano, serão discutidas as temáticas da ditadura militar e a sua atualidade em práticas de genocídio da juventude negra, o descaso com o saneamento básico e a necessidade de políticas públicas para a periferia da cidade. Os temas serão aprofundados a partir de diversas atividades lúdicas e culturais, como a exibição de filmes, performance, intervenções poéticas, teatro, dança, oficinas, batalha de Rap, festival, torneio de travinhas e ciclismo. Todas são gratuitas, abertas ao público e organizadas com coragem e ousadia, na construção de paisagens sociais livres e emancipatórias. ..

Rio São Francisco: Eletronuclear diz que vai aguardar o lançamento do programa que cogita implantar usinas nucleares

Em resposta a reportagem veiculada com relação a Caminhada denominada Anti-Nuclear, realizada na manhã de quarta-feira (25), na Comunidade Indígena Pankara Serrote dos Campos de Itacuruba, Pernambuco, que realizou um protesto contra a instalação de uma Usina Nuclear e em defesa das águas do Rio São Francisco, a empresa Eletronuclear disse que vai aguardar o lançamento do Projeto que cogita a retomada do programa nuclear brasileiro, onde está previsto a construção de quatro a oito usinas até 2030, divididas em duas centrais nucleares. 

O primeiro projeto que deve sair do papel deverá ser uma central nuclear no Nordeste na foz do rio São Francisco. Este Blog apurou que a definição do local das novas centrais leva em conta a proximidade de rios capazes de permitir o resfriamento dos reatores. A água usada para resfriar os reatores volta mais quente para o local de onde foi retirada e por isso é necessário contar com grande volume de água. Desde o inicio de 2011 o assunto de de instalar uma Usina Nuclear no Nordeste ronda a pauta dos gabinetes oficiais. Em todo o mundo, a tendência tem sido a de desativar as usinas nucleares...

Vereadores de Petrolina encampam luta e dizem não a Reforma da Previdência

Os vereadores de Petrolina Gilmar Santos e Paulo Valgueiro foram às ruas da cidade na manhã da última sexta (22) dizerem não à Reforma da Previdência, proposta pelo Governo Federal. Servidores municipais e do Estado das áreas da Saúde e Educação, trabalhadores rurais e bancários participaram da mobilização. A manifestação popular se concentrou na Praça do Bambuzinho, no Centro e percorreu algumas ruas da cidade.

O Ato marcou a insatisfação às novas propostas do Governo Federal para a aposentadoria. De acordo com os políticos, a aprovação da reforma vai prejudicar os mais pobres e favorecer a classe empresarial. "Está nas ruas com a classe trabalhadora, estudantes e organizações populares foi fundamental para disparar a luta contra a reforma da previdência. A batalha para impedir que o governo Bolsonaro destrua a aposentadoria dos mais pobres se dará com muita mobilização e o dia de hoje foi uma demonstração de muita força, que deu energia para vencermos essa luta", disse Gilmar Santos...

Petrolina luta contra o rebaixamento da elite do futebol, time é considerado o saco de pancadas

 

A situação do Petrolina Futebo Clube no Campeonato Pernambucano é considerado uma "vergonha". O time amarga o último lugar na competição do Campeonato Pernambuco de Futebo 2019 e é considerado "o saco de pacada"...

STRJ: 48 anos de lutas e resistência na defesa dos trabalhadores/as rurais de Juazeiro-BA

A década de 1970 foi marcada pela repressão política e social. A liberdade de expressão e pensamento foram esmagadas pela ditadura militar de 1964, que cassou direitos políticos, decretou a lei antigreve, proporcionou a precarização do trabalho, a censura. Por outro lado, foi um momento de grande efervescência dos movimentos populares em todo país. Neste contexto, marcado por fortes conflitos e resistência, nasceu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), no dia 06 de fevereiro de 1971.

Tudo começou a partir da luta dos trabalhadores, pela garantia dos seus direitos. João Oliveira Coelho, 77, que compôs a primeira diretoria do STRJ, recorda que a entidade passou a funcionar, sob a coordenação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). "A iniciativa partiu de Antônio Oliveira, delegado sindical da Fetag-Ba, que fundou o sindicato de Juazeiro e de algumas cidades próximas", confirmou Coelho...

MST celebra 35 anos e reafirma luta por reforma agrária e alimentos saudáveis

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) celebrou neste final de semana seus 35 anos de existência em encontro com 400 militantes na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema (SP).

“Não vamos abrir mão de continuar em luta. Ocupando terra, dialogando com a sociedade, defendendo os direitos da classe trabalhadora e produzindo alimentos saudáveis”, afirmou o representante da direção nacional do MST, João Pedro Stédile, que ressaltou a disposição de toda a militância do movimento de seguir em resistência e em luta permanente...