Foram encontrados 222 registros para a palavra: exposicao

Exposição de Celestino Gomes abre 12ª edição do Festival Aldeia do Velho Chico em Petrolina

O Serviço Social do Comércio (Sesc) em Petrolina inaugura na Galeria de Artes Ana das Carrancas,  às 19h da quinta-feira (4), a exposição Celestino Gomes – Tempo e Memória, com as obras e objetos pessoais deste artista plástico, conhecido pelo trabalho de valorização do Sertão nordestino. São 12 obras selecionadas pela coordenação do 12º Festival de Artes do Vale do São Francisco - Aldeia do Velho Chico, que estarão expostas ao público durante o evento, que vai até dia 20 de agosto.

A curadoria é do coordenador de Artes Visuais e Cinema do Sesc Petrolina, André Vitor Brandão, com expografia de Sandra Guimarães. A mostra leva os visitantes a entender os conceitos de tempo e memória articulados por Celestino nas suas criações. A exposição permanece até o dia 2 de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 20h e nos sábados e domingos, das 16h às 20h...

Exposição mostra acordeons e faz retrospectiva fotográfica do Festival Internacional da Sanfona

O hall de entrada do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA), terá uma aparência bem musical na próxima quarta-feira (13). O dia de abertura do IV Festival Internacional da Sanfona será também o começo da exposição ‘Encontros’, que a partir das 9h, faz uma retrospectiva fotográfica das edições do evento e traz a marca Lettice, considerada uma das melhores fabricantes de gaita do país, para uma maior aproximação com o público.

Segundo o sanfoneiro, curador e diretor artístico do evento, Targino Gondim, a mostra, além de promover demonstrações de montagem, manutenção e afinação do fole, também vai homenagear os artistas que passaram pelo festival através das lentes dos fotógrafos Ivan Cruz (Jacaré) e Regina Lima. “São 12 fotos que permitem uma fascinante viagem pela emoção e a troca de influências musicais, a exemplo dos encontros entre Dominguinhos, Frank Marocco, Elba Ramalho, Toninho Ferragutti, Chico Chagas, Daniel Castilhos e Lucy Alves, a Luzia da novela Velho Chico”, adianta...

Terceira idade é tema da exposição "Uma nova fase, um novo olhar" em cartaz a partir de amanhã na Univasf

Fotografias que abordam a beleza da terceira idade de forma poética, sorrisos e poses que revelam trajetórias de vida de pessoas que carregam consigo histórias, vivências e experiências, são registros feitos pelo fotógrafo Jason Ribeiro que compõem a exposição "Uma nova fase, um novo olhar", produzidos a partir das atividades de um projeto de pesquisa do programa da Faculdade Aberta e Terceira Idade (FAT), da Universidade de Pernambuco(UPE). Em cartaz a partir de hoje (28), no Hall da Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Centro, em Petrolina (PE), a mostra é aberta ao público e ficará em cartaz até 06 de julho, das 8h às 18h.

Resultado do projeto de pesquisa da estudante de Pedagogia e prattcioner em Programação Neurolingusitica (PNL) Tatiana Campos em parceria com a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc), da Pró- Reitoria de Extensão da Univasf, a exposição traz fotografias que demostram a trajetória de cada participante no decorrer do projeto. São mais de 30 imagens, em tamanho 40cm x 60cm, que apresentam as mulheres nos momentos das aulas e das saídas ao parque e ao zoológico. 

Segundo Tatiana, a proposta do projeto era trabalhar a partir da PNL a auto estima de cada participante de maneira que elas se olhassem de uma forma diferente e se sentissem melhores e mais úteis. "O foco era trabalhar e desenvolver a auto estima delas enquanto idosas. Por que nota-se por que as pessoas vão envelhecendo e perdendo estímulo por viverem numa sociedade onde se valoriza mais o novo. Assim, ao envelhecer vão perdendo o espaço na sociedade", afirmou. As atividades se deram por meio de palestras, dinâmicas, passeios no Zoólogico e no Parque Municipal, onde Tatiana procurou criar momentos de lazer e descontração. 

A ideia da exposição, segundo Tatiana, é mostrar para cada uma das participantes as mudanças que o projeto proporcionou e como elas se sentem ao ver as fotografias produzidas durante as quatro etapas do projeto. "Pra viver bem é necessário que tenhamos a auto estima elevada, principalmente quando se está na terceira idade. A ideia de fechar o projeto com a exposição fotográfica é justamente para mostrar as pessoas que participaram do projeto como elas são bonitas”, concluiu. 

A exposição é uma parceria do Projeto FAT da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e da UPE, com o Projeto Artes Visuais Integradas e Exposições Alternativas, promovido pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf .  ..

EXPOSIÇÃO REÚNE APAIXONADOS POR CARROS E SONS AUTOMOTIVOS, NESTE SÁBADO, NO JUÁ GARDEN SHOPPING

Estilos, cores e potências são alguns dos elementos que vão tomar conta do estacionamento do Juá Garden Shopping, neste sábado (18). Das 17h às 22h, O espaço será palco de uma exposição de carros e Sons Automotivos, organizada pelo grupo SAP – Som Automotivo de Petrolina e o BDV – Clube, para todos os públicos.

Durante o evento, os apaixonados por carro ‘tunados’ vão poder conferir de perto os automóveis e os sons super equipados, fotografar, conhecer as estruturas e tudo que compõe cada equipamento exposto. A exposição é beneficente e os visitantes podem contribuir doando 1 kg de alimento não perecível. Vale ressaltar que a contribuição é voluntária e independente da doação todos terão acesso à exposição...

Membros da Univasf participam de Exposição no México

Trabalhos de um docente e um egresso da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) integram a Exposición Internacional de Gráfica Actual, realizada na Universidad Autónoma de Baja California, no México. A exposição é fruto de um intercâmbio de gravuras contemporâneas entre artistas do Brasil, México e Japão e segue até 25 de agosto. As obras que fazem parte da mostra são do professor do Colegiado de Artes Visuais Wayner Tristão e do artista plástico Miriel Bezerra, egresso do curso de Artes Visuais. 

São apresentadas obras de 30 expositores, entre professores universitários e artistas plásticos com o objetivo de mostrar o panorama atual da gravura e as técnicas tradicionais e contemporâneas deste estilo. Tristão expõe na mostra uma gravura em metal sobre a região por meio de símbolos como a carranca. Bezerra apresenta também uma gravura em metal. 

Segundo Wayner Tristão, a exposição é importante para promover a integração entre a Univasf e universidades parceiras. “Essa exposição mostra a cultura dos países e é importante que haja essa integração para se pensar o futuro da gravura”, afirma. 

Além da Univasf e da Universidad Autónoma de Baja California, a Exposición Internacional de Gráfica Actual conta com a participação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidad Autônoma de México e da Universidade de Takarazuca, do Japão. 

Ponte Gráfica - Esse intercâmbio entre as instituições começou em 2014, quando a Univasf realizou na Reitoria, no Campus Petrolina Centro, a exposição “Ponte Gráfica”, numa parceria ente as instituições brasileiras e mexicanas. A mostra, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com curadoria do professor Wayner Tristão, foi composta por 31 obras de autores mexicanos. Em contrapartida, no México houve a exposição “Del Grabado y OtrosPlaceres”, de 30 obras de artistas brasileiros.  ..

Exposição "Educomunicando com olhar" será aberta nesta quarta-feira na UATI em Juazeiro

A exposição fotográfica "Educomunicando com o olhar"  fruto do projeto "Praticas Educomunicativas com o celular: o olhar fotográfico de jovens de Petrolina-PE e idosos de Juazeiro-BA”,  realizado entre os meses de fevereiro e abril deste ano,  com estudantes da Escola Professor Simão Amorim Durando em Petrolina-PE e idosos da UATI em Juazeiro-BA será aberta nesta quarta-feira, 25, na UNEB.

O acervo que consta com 40 fotos produzidas,  exclusivamente,  com celulares smarthphones, resultado do TCC das acadêmicas de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios da UNEB,  Débora Sousa e Eliane Simões. ..

Torneio leiteiro, competição “Nordestina da raça Anglo Nubiana” e exposição de animais movimentam o quarto dia da Expovale

Mais de 150 expositores de Caprinos e Ovinos estão participando da décima edição da Expovale, uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e da ACCOSSF. Com uma programação rica e diversificada, foram realizados na manhã desta sexta-feira (20), o primeiro torneio leiteiro de caprinos e a competição “Nordestina da raça Anglo Nubiana”, reunindo produtores de todo o país.

O torneio leiteiro teve como objetivo, motivar o surgimento de novos criadores de cabra leiteira no Vale do São Francisco, já a competição da ‘Anglo Nubiana Nordestina’ é considerada a segunda maior em importância de raça no Brasil, fomentando a atividade na região. Segundo o médico veterinário, Rodrigo Orzil, um dos juízes da competição, os animais são apurados de acordo com o regulamento...

PALACETE DAS ARTES RECEBE EXPOSIÇÃO “ITINERÁRIO DO OLHAR” DO JUAZEIRENSE RUY CARVALHO

O Palacete das Artes, em Salvador, recebe a exposição “Itinerário do Olhar”, do artista baiano Ruy Carvalho. A abertura ocorrerá no dia 24 de maio, a partir das 19h, na Galeria Mansarda do Palacete. A mostra, com entrada gratuita, ficará disponível para visitação no local até o dia 19 de junho. A exposição conta com 18 telas que retratam situações e objetos comuns ao dia a dia. Durante a temporada, também ocorrerão palestras sobre temas que envolvem arte, moda, decoração, empreendedorismo e tecnologia. Ruy Carvalho é pintor, ilustrador, designer, grafiteiro e também chargista.

O que: Exposição “Itinerário do Olhar”, do artista baiano Ruy Carvalho..

Exposição fotográfica reúne imagens de Juazeiro do início do século XX

Está disponível a exposição fotográfica online ‘Abrindo o Relicário’, que reúne fotografias da cidade de Juazeiro-BA entre as décadas de 1910 e 1970. As imagens fazem parte do acervo de fotografias do Arquivo da Profª Maria Franca Pires (1921-1988), que está localizado no Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia.

Ao entrar no site, o visitante poderá apreciar parte da história e memória da cidade, através de fotografias do antigo cais, da movimentação comercial que acontecia ali, o mercado municipal, a arborização das praças e ruas, os antigos carnavais, as orquestras, o futebol, a ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, os vapores que ancoravam no cais e também cruzavam a ponte, os paquetes e balsas que faziam a travessia de pessoas e mercadorias, entre outras imagens...

Exposição de peças arqueológicas de Conceição Grande do Piauí inicia nesta segunda-feira (16) na Univasf

Pontas de flechas datadas com mais de mil anos e utensílios pré-históricos, como cerâmicas pintadas, lâminas de machado e até moedas. Estas são algumas das peças que compõem a exposição “ExpoArq – Acervo Arqueológico de Conceição Grande do Piauí”, que será realizada desta segunda (16) a quarta-feira (18), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A mostra estará em cartaz no Hall da biblioteca do Campus Centro, em Petrolina (PE). A exposição é aberta a toda a comunidade no horário das 10h às 20h. A abertura do evento será às 10h da próxima segunda-feira (16). 

Serão apresentados de 300 a 400 fragmentos de peças e uma peça completa, um vasilhame em cerâmica. Os itens que compõem a mostra foram encontrados em escavações realizadas no ano passado e estão em fase de análise e estudos pelos alunos do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Univasf, do Campus São Raimundo Nonato (PI), sob a coordenação do professor Mauro Alexandre Farias Fontes, um dos curadores da exposição. A ExpoArq também conta com a curadoria da professora do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial Gisele Daltrini Felice e do professor do Colegiado de Artes Visuais Luiz Severino Silva Júnior. 

A mostra terá a mediação de oito alunos do curso, que estiveram presentes nas escavações no acervo arqueológico no município de Caldeirão Grande do Piauí. O evento tem como objetivo dar aos visitantes a oportunidade de refletir sobre a importância desses objetos e a contribuição da ciência arqueológica para a construção do conhecimento da história do Piauí. 

A exposição é uma iniciativa do Laboratório de Arqueologia Pré-Histórica do Campus São Raimundo Nonato (PI) da Univasf, em parceria com a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), do Museu do Sertão e do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Petrolina. O agendamento de grupos para visitação poderá ser realizado através da DACC pelo telefone (87) 2101-6770 ou pelo email: [email protected].  ..

Exposição Fotográfica Resiliente Caatinga encerra neste fim de semana

Em cartaz desde o dia 28 de abril, a Exposição Fotográfica Resiliente Caatinga  (O  Sertão a vir amar) do fotógrafo Samuel Morais, encerra-se neste domingo (15). A exposição apresenta a Caatinga nas mais variadas formas e cores. Trinta quadros revelam as belezas do único bioma 100% brasileiro, imagens que surpreendem, que levam às memórias afetivas, que causam na maioria dos visitantes, olhares carregados de emoção.

A exposição já recebeu grande número de visitantes e está localizada no hall da praça de alimentação do Juá Garden Shopping, em Juazeiro-BA. Para a empresária Maria Luiza Santos, visitar a exposição provocou emoção, aliada à descoberta de locais que ela até então não sabia que existiam. “Fiquei encantada com alguns locais, com as paisagens que vi. São fotos que despertam o desejo de conhecer melhor o nosso sertão, de apreciar as belezas escondidas que existem nele”, disse...

Zó entrega pessoalmente moção de aplausos ao fotógrafo Samuel Morais

Na tarde desta segunda-feira (9) o deputado estadual Zó (PCdoB) fez questão de entregar em mãos, a  moção de Nº 19.211/2016 proposta na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) ao fotógrafo Samuel Morais. O profissional homenageou o bioma caatinga através da  exposição fotográfica 'Resiliente Caatinga  - O Sertão a Vir Amar'

As obras revelam um pouco da  beleza escondida no bioma, único exclusivamente brasileiro onde  muitas vezes passam despercebidas pelos sertanejos. "A iniciativa permitiu aos juazeirenses e a  população de região que frequenta Juazeiro ter acesso a fotografias lindas e com conteúdo de informação enorme", afirmou Zó...

Em exposição, Casa Nova celebrou a caprinovinocultura

 
No último final de semana, Casa Nova foi  a capital dos Caprinos e Ovinos da região. A Expo Casa Nova, a tradicional Festa do Bode, movimentou criadores, agricultores, produtores e toda população. Centenas de expositores participaram de rodadas de negócios, minicursos, palestras, feira de produtos da agricultura familiar, além de atrações musicais que movimentaram toda a população. Milhares de pessoas se divertiram no Clube Recreativo.
 
Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cacá Viana, a realização da Feira foi um sucesso. "Foi um evento muito bem organizado. 100% das baias estavam ocupadas, a população prestigiou e os criadores trocaram experiência e conheceram novas tecnologias. Atingimos com exito nosso objetivo ", pontuou. O prefeito da cidade, Wilson Cota, prestigiou a Feira e destacou a  importância de incentivar os criadores. "Casa Nova tem o maior rebano de caprinos e ovinos do Estado. Precisamos incentivar e estimular essa cultura que gera renda  para o povo do campo. Esse espaço é a prova dessa força ", comentou.
..

Abertura da Exposição Fotográfica RESILIENTE CAATINGA (O Sertão a vir amar) marca Dia Nacional da Caatinga

Nas mais variadas formas e cores, a Caatinga foi apresentada na noite dessa quinta-feira (28) durante abertura da Exposição Fotográfica RESILIENTE CAATINGA (O Sertão a vir amar) do fotógrafo Samuel Morais, no Juá Garden Shopping (Juazeiro-BA). Em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, o público teve acesso a trinta quadros que revelam belezas escondidas que passam despercebidas pelos sertanejos, causando emoção e despertando o interesse dos visitantes em conhecer melhor o único bioma 100% brasileiro.

Admiradores da arte e da caatinga prestigiaram o lançamento. Entre as autoridades presentes, o deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó) e o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho. Além das fotografias, os visitantes conheceram a sala temática - Revistando Cenários – uma experiência sensorial, que Samuel Morais apresenta o ressurgir da vida na caatinga, com suas variações visuais da estiagem ao período chuvoso...

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA RESILIENTE CAATINGA (O SERTÃO A VIR AMAR) SERÁ ABERTA HOJE NO JUÁ GARDEN SHOPPING

O que começou como hobby se transformou em paixão e hoje dá passo significativo para a profissionalização. O administrador de empresas, coordenador de eventos da Prefeitura de Juazeiro Samuel Moraes estreia nesta quinta-feira (28), às 19 horas, no Juá Garden Shopping a exposição fotográfica “Resiliente Caatinga (O sertão a vir amar).

Samuel esteve conversando com o radialista Geraldo José na Transrio FM e com o seu jeito simples e tímido de ser, expressou a grande admiração pelo bioma caatinga, razão pela qual resolveu com ajuda de parceiros transformar o que coletou em fotografia numa exposição que contará com 30 quadros, todos eles à venda e com preços acessíveis...

Juazeiro e região recebem Exposição Fotográfica RESILIENTE CAATINGA (O Sertão a vir amar)

Fotografia da paisagem típica do bioma Caatinga como expressão artística de um sertanejo é o que define a exposição fotográfica RESILIENTE CAATINGA (O Sertão a vir amar), do fotógrafo Samuel Morais, que será aberta ao público a partir das 19h, nesta quinta-feira (28), data em que se comemora o Dia Nacional da Caatinga.

O evento acontece no Juá Garden Shopping (Juazeiro-BA) e se estende até o dia 15 de maio. Os visitantes encontrarão fotografias que expressam características próprias do único bioma 100% brasileiro, revelando as belezas escondidas que passam despercebidas no dia a dia dos sertanejos...

ESPAÇO DO LEITOR: I EXPOSIÇÃO DO PROJETO “REMENDAR-SE”

Um projeto de cunho pessoal e familiar idealizado para fortalecer as mulheres nas suas lutas diárias. A exposição “Remendar-se” iniciou nas ruas de Juazeiro na tradicional Caminhada da Mulher no dia oito de março com contextos feministas através de fotos.

As imagens foram feitas pelo fotógrafo Paulo Júnior, numa produção de Laís Lino. O principal objetivo foi abrilhantar cenas que direcionasse o olhar e sentimento entre mãe e filha, buscando o empoderamento através das dores, curas, audácias, do amor, proteção e cuidado...

Exposição fotográfica Memórias é lançada em Petrolina

Foi lançado na noite desta quarta-feira, a exposição Memórias do fotógrafo Francisco Lopes Filho. A exposição visa resgatar lugares históricos e que muitos deles nem existem mais.

..

Fotógrafo resgata "Memórias" da região em exposição nesta quarta, dia 23

Nesta quarta-feira, dia 23, o fotógrafo Francisco Lopes Filho lançará na Reitoria da Univasf em Petrolina, a Exposição "Memórias" que resgata fotos registradas entre as décadas de 60 e 70 da região. A exposição que ficará entre os dias 23 e 07 de abril, visa mostrar objetos e locais que já não existem mais, que foram substituídos pela modernidade, trocando o belo pelo que é de agrado pessoal e não do coletivo.

As fotos foram registradas em Juazeiro, Petrolina, além de arquivos feitos em Fortaleza e em Salvador, todas com máquina analógica, originalmente preto e branco. A exposição tem o apoio do Portal Zap e Blog do Geraldo José...

Exposição irá resgatar memória da região através da fotografia

O fotógrafo Francisco Lopes Filho irá realizar entre os dias 23 de março a 7 de abril na Reitoria da Univasf em Petrolina, a exposição Memórias, que traz fotos registradas entre as décadas de 60 e 70 da região.

A exposição visa mostrar objetos e locais que já não existem mais, que foram substituídos pela modernidade, trocando o belo pelo que é de agrado pessoal e não do coletivo...