Foram encontrados 258 registros para a palavra: chesf

LUCAS RAMOS: "PRIVATIZAR A CHESF É COLOCAR O RIO SÃO FRANCISCO NA PRATELEIRA DE VENDA"

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf na Assembleia Legislativa de Pernambuco, participou da audiência pública realizada sexta-feira (20) em Floresta, no Sertão do Itaparica, que debateu o processo de privatização do Sistema Eletrobras, do qual faz parte a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. No debate, foram apresentadas opiniões contrárias à venda da estatal e reforçada a importância de manutenção da subsidiária nordestina como empresa pública. 

Durante a reunião, ocorrida na Câmara de Vereadores do município, Lucas apresentou os riscos que uma possível desestatização da Chesf pode representar para as políticas públicas de uso múltiplo das águas do Velho Chico. "Entendemos que a privatização coloca na prateleira de venda o Rio São Francisco e seus recursos, que garantem o abastecimento humano, desenvolvem a agricultura irrigada, a pesca artesanal e oferecem a energia elétrica que impulsiona a região Nordeste", afirmou. ..

Zó realiza audiência pública sobre possível privatização da Eletrobras/Chesf

A possível privatização da Eletrobras e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) pelo governo federal foi pauta da Audiência Pública na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), proposta pelo deputado estadual Zó (PCdoB) e o presidente do colegiado Fábio Souto (DEM), na manhã desta terça-feira (17). O evento contou com a participação da Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano, e da Comissão de Infraestrutura, que se uniram para evitar a privatização das Centrais Elétricas Brasileiras, a Eletrobras. ..

QUEDA NA REDE DA CHESF DEIXA CIDADES DA REGIÃO SEM ENERGIA

Problema na linha de transmissão da Chesf – Companhia de Hidrelétrica do São Francisco deixou várias cidades sem energia na região Nordeste, nesta quinta-feira (12). Segundo informações oficiais houve um desarme da CHESF JZD. As cidades que ficaram quase duas horas sem energia, das 12 às 14hs, foram: Remanso, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho, Juazeiro e Curaçá. Petrolina, em Pernambuco, também foi atingida. O órgão não explicou as razões do desarme e consequentemente, da falta de energia nesses municípios. ..

EM JOÃO PESSOA, LUCAS RAMOS DISCUTE PRIVATIZAÇÃO DA CHESF

A Câmara Municipal de João Pessoa (PB) promoveu, nesta quarta-feira (11), uma audiência para discutir as propostas de privatização de empresas públicas apresentadas pelo Governo Federal. O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Lucas Ramos (PSB), representou o colegiado no evento e detalhou na capital paraibana os riscos que a venda da Companhia e de outras estatais representam para o Nordeste. 

"O governo Michel Temer apresentou ao Brasil um pacote de privatizações que envolve 57 empresas nacionais, entre elas boa parte do sistema elétrico, incluindo a Chesf. Não podemos deixar que coloquem na prateleira um patrimônio tão importante para os brasileiros apenas para cobrir o rombo das contas públicas provocado pela má gestão", enfatizou Lucas. "Neste processo, também estão incluídos os Correios, bancos públicos a exemplo da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, Casa da Moeda, terminais portuários, rodovias e aeroportos como o de João Pessoa", lembrou. ..

Chesf baixa vazão do Rio São Francisco para evitar maior prejuízo ao abastecimento de água, em especial para consumo humano

Com 516 anos de exploração o rio São Francisco está passando pela mais severa crise hídrica contemporânea.  Hoje, o Velho Chico chegou aos menores níveis de reserva, o que afeta diretamente milhões de pessoas que dependem das suas águas. Na maior seca da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em quase 90 anos de medição oficial, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) reduz a vazão de reservatórios do Velho Chico a partir da Usina de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, para 550 metros cúbicos por segundo (m³). A vazão regular de Xingó era de 1.300 m³ por segundo em 2012, início da estiagem que se prolonga até agora.

A represa de Sobrandinho também passou a operar com a vazão de 550 metros cúbicos de água por segundo. ..

Frente lança vídeo contra privatização da Chesf

A Frente Parlamentar em Defesa da Chesf lançou, nesta sexta-feira (6), vídeo contra a privatização da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. A animação de dois minutos elenca as razões para o posicionamento contrário à proposta do governo federal de vender os ativos do sistema Eletrobras, como o impacto para o consumidor, com a estimativa de aumento de até 17% na conta de energia, de acordo com relatório da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O vídeo foi lançado no mesmo dia da mobilização que será realizada nos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) em defesa do Rio São Francisco. O ato "Todos pelo velho Chico", organizado pela Sinergia e pela Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste, tem concentração prevista para as 15h e reunirá movimentos populares, entidades de classe, ONGs nas duas cidades...

PAULO CÂMARA RECEBE FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA CHESF

O governador Paulo Câmara recebeu, na manhã desta segunda-feira (02), integrantes das Frentes Parlamentares em Defesa da Chesf instaladas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Pernambuco, além de representantes de entidades que atuam na defesa da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco para uma reunião no Palácio do Campo das Princesas. Durante o encontro, o chefe do Poder Executivo estadual salientou que a proposta de privatização de uma estatal tão importante para o desenvolvimento regional não pode ser tratada sem o devido diálogo e participação da sociedade. 

"O que não temos dúvidas é que esse processo vai sim aumentar a conta de luz dos brasileiros e fazer com que não tenhamos mais controle sobre a utilização do Rio São Francisco. Enviamos uma carta assinada pelos nove governadores do Nordeste, protocolada no dia 5 de setembro, onde mostramos nossas preocupações e pedimos diálogo. Até agora, não recebemos nenhuma resposta e, por isso, a gente não pode baixar a cabeça. Temos que mostrar ao Brasil os riscos que um processo como esse, da forma que está sendo feito, pode gerar para as futuras gerações de brasileiros nos próximos 30 anos", destacou Paulo Câmara. ..

LUCAS RAMOS DISCUTE PRIVATIZAÇÃO DA CHESF EM ALAGOAS

As câmaras de vereadores dos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Piranhas, em Alagoas, promoveram na última sexta-feira (29) uma audiência pública conjunta para discutir a proposta de privatização do sistema Eletrobras, que inclui a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) apresentou, na cidade alagoana de Delmiro Gouveia, o trabalho que vem desenvolvendo a favor da estatal e os prejuízos que o processo de venda da Companhia pode acarretar para o desenvolvimento do Nordeste.

Lucas alertou para a atual situação da Chesf, marcada, na visão do parlamentar, pelo descaso com um patrimônio construído ao longo de mais de sete décadas. "A Chesf impulsiona o desenvolvimento econômico do Nordeste e deve receber melhor tratamento, valorizar seus servidores e ser fortalecida para ampliar sua presença na região", salientou. O deputado frisou que privatizar a Companhia colocaria em risco a utilização plena dos recursos do Rio São Francisco. "Observamos uma falta de cuidado com as políticas de preservação do rio que banha 523 municípios e beneficia mais de 12 milhões de brasileiros. Não abriremos mão da saúde do Velho Chico, que corre séria ameaça", pontuou...

Deputado apela para que ministro recue sobre privatização da Chesf

Em apelo ao ministro Fernando Filho (Minas e Energia), o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf, Danilo Cabral (PSB), pediu que o governo, assim como aconteceu com a extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), reveja a privatização da Eletrobrás, especialmente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco.

"Que o recuo no caso da Renca, fruto da ausência de diálogo, sirva de exemplo no debate da Chesf. Se não dialogar, a força do povo vai fazer você recuar novamente. Não manche sua biografia colocando sua digital na venda do São Francisco", declarou Danilo Cabral durante audiência pública realizada nesta terça-feira (26) na Câmara dos Deputados, com a presença do ministro. ..

Ministro diz que privatizar a chesf não significa vender o rio São Francisco

O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, recebeu o prêmio Fórum Nordeste 2017. O reconhecimento é entregue para lideranças que contribuem em favor dos setores de biocombustíveis, etanol e energias limpas.O segmento de geração de biocombustíveis espera do ministro um anúncio sobre o RenovaBio, programa de incentivo à produção dos combustíveis renováveis. "O RenovaBio vai sair", garantiu o gestor.

Durente o evento o ministro falou sobre a privatização da Chesf, junto com a Eletrobras, outro assunto do momento o setor. O ministro disse que a modelagem do contrato ainda está sendo concluída. Em resposta às críticas que o Governo Federal tem sofrido em virtude do processo de venda da Chesf o ministro voltou a dizer que a privatização não significa a venda do Rio São Francisco e que a transação pode fortalecer a empresa. "É melhor o governo ser minoritário de uma empresa maior do que majoritário de uma empresa menor", argumentou...

Ministro de Minas e Energia debate com senadores privatização da Chesf

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, foi o convidado da sessão conjunta das comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Assuntos Econômicos (CAE), A reunião aconteceu hoje pela manhã e o ministro debateu com os senadores a proposta de privatização da Eletrobras.

A audiência conjunta da CAE e da CI foi interativa. Várias  perguntas e comentários form enviados pelo Portal e-Cidadania e pelo telefone 0800 612211...

Manifestantes surpreendem ministro em protesto contra privatização da Chesf

Servidores da Chesf surpreenderam o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (PSB), na saída do Fórum Nordeste 2017, na Arcádia do Paço Alfândega, no Bairro do Recife, na manhã desta segunda-feira (25). Os manifestantes protestavam contra a privatização da Companhia, proposta pelo governo federal. 

Ao ser abordado, o auxiliar ministerial se mostrou disposto ao debate e saiu em defesa da desestatização da empresa. Fernando Filho chegou, inclusive, a propor a realização de conversa mais ampla com os funcionários na sede da Chesf. ..

Funcionários da Chesf fazem protesto no aeroporto de Petrolina durante visita de Ministros e senador. Veja o vídeo

A visita do Ministro dos Transporte, Portos e Aviação, Mauricio Quintela na manhã dessa sexta-feira 22, com a presença do prefeito de Petrolina Miguel Coelho, Ministro das Minas e Energia, Fernando Filho e o senador Fernando Bezerra, além de outras lideranças foi marcado com protestos de funcionários da Chesf, Sindicatos e movimentos sociais. 

Os protestantes pediram uma posição do Governo Federal em relação ao debate sobre a privatização da Chesf e a defesa do rio São Francisco. De acordo com os sindicalistas uma 'forte segurança impediu que eles chegassem perto das autoridades". A manifestação ocorreu no Aeroporto de Petrolina...

Frente Parlamentar em defesa da Chesf entrará com representação no Ministério Público contra privatização

A Frente Parlamentar em Defesa da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) pretende ingressar com uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF) com o intuito de barrar a privatização da estatal. Essa e outras ações foram definidas pelo colegiado, que também tratou de agenda de audiências públicas em cidades banhadas pelo Rio São Francisco e que serão atingidas pela transposição. 

“A representação junto ao MPF vai ocorrer em paralelo à ação popular que estamos desenvolvendo para obstruir a venda do patrimônio do povo brasileiro”, explicou o coordenador-geral da Frente, deputado Lucas Ramos (PSB). ..

Zó apresenta n­a Assembleia os impactos da privatização da Eletrobras/Chesf

Acompanhado dos eletricitários da Companhia Hidrelétrica do São Francisco- Chesf, o deputado estadual Zó (PCdoB) pleiteou apoio aos 63 deputados estaduais da Bahia contra a privatização de uma das maiores geradoras de energia do planeta, a Eletrobras/Chesf. Durante todo o dia desta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o parlamentar dedicou-se com afinco para obter o máximo de apoio na luta pela manutenção deste patrimônio público do Brasil.

O deputado estadual Zó (PCdoB) declara que a privatização significa expropriar a população de bens que são seus. “O presidente Michel Temer quer entregar a Eletrobras a preço de nada, alegando que é para equilibrar a economia do Brasil. Recentemente Temer perdoou dívidas do Itaú, no valor de 25 bilhões e do Santander em 338 milhões, além disso, abriu mão do Fundo de Assistência ao Trabalhador, o Funrural, a dívida de 17 bilhões. O valor que ele pretende vender a Eletrobras é de apenas 20 bilhões. Impossível compreender este equilíbrio financeiro”...

Juazeiro, Petrolina e Chesf na busca de diminuir número de acidentes no trânsito

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) de Juazeiro, realizou hoje pela manhã a abertura da Semana Nacional de Trânsito. O evento prossegue com a finalidade promover a conscientização junto à sociedade de que todo cidadão tem sua cota de responsabilidade para diminuir os índices de acidentes. O tema é “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.

Do outro lado da ponte, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), também realizou evento já com a programação definida até o dia 25 de setembro. Na terça-feira (19) a palestra será realizada na Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em Sobradinho. Ainda durante toda a semana serão realizadas blitz educativa nas ruas e orientações nas escolas feitas pelos Agentes de Trânsito...

EM PETROLINA, LUCAS RAMOS REFORÇA POSIÇÃO CONTRÁRIA À PRIVATIZAÇÃO DA CHESF

A Câmara de Vereadores de Petrolina promoveu, na manhã desta quinta-feira (14), uma audiência pública para debater os efeitos que a privatização da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco pode provocar na região. No evento, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf na Assembleia Legislativa de Pernambuco, demonstrou posicionamento firme contra o processo de venda da estatal. 

Em seu pronunciamento, Lucas chamou a atenção para a inexistência de diálogo por parte do Governo Federal, o que definiu como marca do presidente Michel Temer. "Apresentamos nossa preocupação com a situação dos servidores da companhia diante da falta de transparência com que o assunto é tratado pelo 'desgoverno' Temer e alertamos para os riscos que a venda de um patrimônio dos brasileiros representa para a população, que pode sofrer com o aumento da tarifa de energia e ver o potencial do Rio São Francisco nas mãos da iniciativa privada", disse o parlamentar. O Ministério de Minas e Energia, que está à frente da iniciativa de privatização, não enviou representantes para a audiência...

Odacy Amorim participa de audiência pública sobre a possiblidade de privatização da Chesf

Nesta quinta-feira (14), o deputado estadual Odacy Amorim (PT/PE) participou, na Câmara Municipal de Vereadores de Petrolina, de audiência pública que discutiu a possibilidade de privatização da Chesf. Odacy, que é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf, pôde debater e ouvir a opinião da população petrolinense a cerca do tema. Durante o encontro, o deputado ressaltou o seu posicionamento contrário à ideia de privatização da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco:

"É preocupante essa proposta do governo federal de privatizar a Chesf. É preciso, antes de tudo, discutir esse tema com a sociedade. Manter a Chesf pública é manter vivo o Rio São Francisco, e justamente por isso iremos resistir. Como Vice-presidente da frente parlamentar em defesa da Chesf, quero convocar a população a participar deste debate. É preciso respeito com o patrimônio do povo brasileiro"...

Prefeito Paulo Bomfim recebe sindicalistas do Sinergia contrários à privatização da Chesf

Um grupo de representantes da Confederação Nacional dos Urbanitários, que representa os trabalhadores em Energia, Saneamento, Petróleo e Gás, e do Sinergia, se reuniu com o prefeito Paulo Bomfim, na tarde desta quinta-feira, 14, no Paço Municipal, para solicitar apoio contra a privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) pelo Governo Federal. O Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, e o deputado estadual Zó acompanharam a reunião.

Paulo de Tarso agradeceu o apoio do prefeito ao ato e conclamou a população para se inteirar sobre a gravidade que seria a privatização da Chesf. “É preciso ter posicionamento favorável das autoridades, prefeitos, vereadores, governadores para que o cerco se feche para não deixar vender a empresa pública.  Vender a Chesf envolve o Rio São Francisco. Na década de 1990, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quis vender e nós fizemos uma grande mobilização e conseguimos barrar a Privatização, esta iniciativa nefasta contra a sociedade”, declara  o sindicalista...

Vereadores ligados ao senador Fernando Bezerra "boicotaram " a Audiência Pública da privatização da Chesf

Os vereadores que seguem a orientação política do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) boicotaram a audiência pública que foi realizada ontem pela manhã (dia 14), na Câmara de Vereadores de Petrolina. Os dois vereadores da situação que marcaram presença foram os vereadores Elias Jardim (PHS) e Ozinaldo Souza (PTB). A audiência pública discutiu a revitalização do Rio São Francisco e a privatização da Chesf e Eletrobras.

Os vereadores que não compareceram foram Osório Siqueira (PSB), Aero Cruz, Ibamar Fernandes, Zenildo do Alto do Cocar (PSB), Edilsão do trânsito (PDT), Major Enfermeiro (PMDB), Manoel da Acosap (PTb), Elismar Gonçalves (PMDB), Ronaldo Cancão (PTB), Ronaldo Silva (PSDB), Alex de Jesus (PRB), Junior do Gás, Ruy Wanderley (PSC) e Rodrigo Araujo (PSC)...