Um grupo de representantes da Confederação Nacional dos Urbanitários, que representa os trabalhadores em Energia, Saneamento, Petróleo e Gás, e do Sinergia, se reuniu com o prefeito Paulo Bomfim, na tarde desta quinta-feira, 14, no Paço Municipal, para solicitar apoio contra a privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) pelo Governo Federal. O Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, e o deputado estadual Zó acompanharam a reunião.
Paulo de Tarso agradeceu o apoio do prefeito ao ato e conclamou a população para se inteirar sobre a gravidade que seria a privatização da Chesf. “É preciso ter posicionamento favorável das autoridades, prefeitos, vereadores, governadores para que o cerco se feche para não deixar vender a empresa pública. Vender a Chesf envolve o Rio São Francisco. Na década de 1990, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quis vender e nós fizemos uma grande mobilização e conseguimos barrar a Privatização, esta iniciativa nefasta contra a sociedade”, declara o sindicalista.
O presidente da Confederação dos Urbanitários relembra os prejuízos da privatização. “O setor privado quer ganhar dinheiro com os ativos que já estão amortizados para faturar lucro e a tarifa subir. Seria um aumento exorbitante da tarifa, quebra na qualidade do serviço, pois as empresas vencedoras iriam terceirizar a mão de obra, além do problema ambiental. Mesmo que se questione, o Estado tem um maior cuidado com as questões ambientais. O setor privado não tem interesse por esse assunto. Quem vai nos garantir que o setor privado vai liberar algo para o consumo humano? O Estado investiu na construção de usinas, garantiu a segurança energética do país e não pode entregar a empresas que só pensam em fazer negócio”, finalizou Paulo de Tarso.
De acordo com o prefeito, esta luta não é somente de todos os ribeirinhos, mas de toda a população do Nordeste e do Brasil. “Não podemos ver o nosso Velho Chico ser vendido. Pois quem faz o controle de vazão das usinas, reservatórios é a Chesf, uma empresa pública. Por isso, estamos na luta contra esta privatização e não vamos esmorecer. A sociedade precisa se mobilizar, pois estão tirando de nós um patrimônio”, desabafa Paulo Bomfim.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.