Foram encontrados 226 registros para a palavra: aedes
Estado e Forças Armadas se unem no combate ao aedes aegypti
Seis mil e seiscentos militares das Forças Armadas e agentes de saúde pública realizam até às 18h deste sábado (13), uma série de ações de combate ao aedes aegypti na Bahia, com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro. As atividades integradas fazem parte da segunda etapa da Operação Força Amiga, que acontece simultaneamente em todos os estados brasileiros. Ao todo, mais de 220 mil militares estarão mobilizados para o enfrentamento do inseto.
Esta fase da operação é focada na conscientização a respeito dos riscos da proliferação do mosquito e dos efeitos negativos das doenças provocadas pelo inseto. Os voluntários vão visitar residências e estabelecimentos comerciais e orientar a população por meio do diálogo e da entrega de material gráfico...
Prefeitura de Juazeiro e Forças Armadas se unem em megaoperação contra o Aedes aegypti
A Prefeitura de Juazeiro realiza neste sábado (13) uma mega ação contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do zica virús. Cerca de 20 militares da Marinha, junto com 70 Agentes de Endemias do município, secretarias de governo, comunidade em geral e parceiros estarão concentrados às 8h, na palhoça do bairro Dom José Rodrigues para o combate ao mosquito.
A ação vai até o próximo dia 15, e inclui diversas atividades de orientação aos moradores para eliminar possíveis focos do Aedes aegypt. No mesmo dia, acontecem atividades em todo país. A data foi instituída pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e tem o propósito de conscientizar as pessoas em todo o país sobre a importância da adoção de medidas educativas e preventivas no enfrentamento aos mosquitos...
Aleluia: "Dilma lança campanha de combate a mosquito mas não entrega larvicida a prefeituras"
"A espetacular ação de marketing da presidente Dilma Rousseff para anunciar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti deveria ter sido precedida de uma avaliação honesta do descaso do governo petista com esse sério problema de saúde pública", afirma o deputado federal José Carlos Aleluia diante das denúncias do prefeito de Retirolândia, André Martins, nas redes sociais.
Em pleno surto de doenças, essa cidade do interior da Bahia ficou 60 dias sem receber o produto que combate as larvas do mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e a zika. Depois de insistentes cobranças, o larvicida que só pode ser adquirido pelos governos federal e estadual foi fornecido à prefeitura de Retirolândia numa quantidade mínima...
Prefeitura de Petrolina em parceria com a Codevasf distribuem alevinos para o combate ao Aedes aegypti
Foram distribuídos 10 mil alevinos em pontos públicos de acúmulo de água, em Petrolina, para ajudar no combate ao Aedes aegypti. A ação é uma das estatrégias da Secretaria de Saúde de Petrolina com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Secretaria de Irrigação.
Os alevinos - peixes carnívoros que se alimentam das larvas do mosquito - foram distribuídos em quatro locais. "O uso dos alevinos é mais uma das estratégias da gestão Julio Lossio para combater o Aedes e diminuir sua circulação. Estamos distribuindo nos locais com acúmulo de água, temporário ou permanente, e propícios para proliferação do mosquito", explicou a secretária de Saúde, Lucia Giesta...
Mobilização para Combate ao Aedes terá ministro da Saúde e 4,5 mil militares na Bahia
O Dia de Mobilização para Combate ao Aedes aegypti, neste sábado (13), terá a participação de 4,5 mil homens das forças armadas em 13 cidades na Bahia. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, vai fazer parte da mobilização em Salvador. Além da capital baiana, também participarão os municípios de Feira de Santana, Barreiras, Paulo Afonso, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Juazeiro, Camaçari, Porto Seguro, Alagoinhas, Jequié e Santo Antônio de Jesus. Cada um deles terá a presença de representantes dos governos federal e estadual. Em todo país, as Forças Armadas deslocaram 220 mil militares para acompanhar os agentes de saúde no trabalho de conscientização em cada casa. A expectativa é que três milhões de famílias em 350 municípios sejam visitadas ao longo do sábado. ..
Estado e Forças Armadas fazem coletiva sobre ações de combate ao Aedes aegypti
O Governo da Bahia e as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) realizam coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (12), às 9h, na sede do Comando da 6ª Região Militar, localizado no bairro da Mouraria, em Salvador. Na pauta estarão as ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, que terão início simultâneo em 13 cidades do estado neste sábado (13).
Os municípios de Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Paulo Afonso, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Juazeiro, Camaçari, Porto Seguro, Alagoinhas, Jequié e Santo Antônio de Jesus contarão com representantes dos governos federal e estadual, além das Forças Armadas. “Buscamos a participação e envolvimento de todos, a exemplo de lideranças políticas, associações, sindicatos, agentes de saúde e, principalmente, do cidadão comum, pois cerca de 80% dos focos do mosquito estão nas residências”, afirma o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.
Entre as presenças confirmadas na ação deste sábado estão do ministro da Saúde, Marcelo Castro, em Salvador; da secretária executiva da Casa Civil, Eva Chiavon, em Vitória da Conquista; do secretário do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, em Barreiras; do ministro interino da Secretaria da Aviação Civil, Guilherme Ramalho, em Feira de Santana; e do reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, em Camaçari. Nesta ação, além das autoridades federais, estaduais e municipais, as forças armadas terão efetivo de mais de 4,5 mil homens.
Na segunda etapa, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, Exército, Marinha e Aeronáutica farão visitas nas residências junto com os órgãos estaduais e municipais para o combate e a erradicação de focos do mosquito. O Governo da Bahia também atuará nas escolas, com a distribuição de cartilhas e fazendo palestras sobre as formas de eliminação dos criadouros, bem como na capacitação de cerca de mil agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que levarão informação aos quatro cantos do estado.
..
72° BIMTZ REALIZARÁ OPERAÇÃO ZERO AEDES NO PRÓXIMO SÁBADO
No próximo sábado (13), como parte dos trabalhos realizados pelo Ministério da Defesa em combate ao mosquito que transmite a Dengue, febre Chikungunya e o Zika Vírus, o 72° BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO, BATALHÃO GENERAL VICTORINO CARNEIRO MONTEIRO, desencadeará a “Operação ZERO AEDES”, uma campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Nesse dia, todos os militares do Batalhão irão às ruas de Petrolina, Ouricuri, Casa Nova e Juazeiro realizar trabalhos de conscientização e orientação da população.
A atividade ocorrerá das 08h às 16h, simultaneamente, em diversos pontos das quatro cidades inclusive nos bairros mais distantes. Na campanha, os militares do Batalhão conversarão com a população e distribuirão panfletos com orientações de como combater a proliferação do mosquito. A intenção é sensibilizar e levar a população a ações concretas no combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti...
Dilma pede que igrejas cristãs mobilizem fiéis contra Aedes aegypti
A presidente Dilma Rousseff apelou nesta quarta-feira (10) para que igrejas cristãs mobilizem os fiéis para combate ao Aedes aegypti. Dilma recebeu, no Palácio do Planalto, líderes de diferentes denominações religiosas para pedir que ajudem na orientação à sociedade sobre o trabalho para eliminar os criadouros do mosquito. A presidente destacou que as lideranças religiosas possuem credibilidade para engajar os fiéis no combate ao inseto, evitando o acúmulo de água parada em casa. Segundo o governo, dois terços dos focos do mosquito estão localizados em residências. Também nesta quarta, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) lançaram a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, cujo objetivo é alertar sobre o direito de todas as pessoas ao saneamento básico e debater políticas públicas e ações que garantam a integridade e o futuro do meio ambiente.
De acordo com o bispo dom Flávio Irala, presidente do Conic, Dilma fez o convite e lançou um "desafio" para que as congregações ajudem na mobilização. "Historicamente, somos deficitários quanto à questão do saneamento básico. Mas a gente vê uma grande vontade e um grande investimento que já tem sido feito pelo atual governo no sentido de resolver esse sério problema"...
Órgãos municipais se reúnem para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti
Sexta-feira, 5, aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública uma reunião entre a Direção de Fiscalização, Coordenação de Endemias e RepresentanteS da Vigilância Sanitária. Na pauta foram discutidas situações que envolvem casos de dengue relacionados às áreas abandonadas e também levantamento de novos pontos de focos do mosquito aedes aegypti que podem estar presentes em inúmeras residências que se mantém fechadas ou abandonadas, pneus, depósitos a céu aberto, e demais locais que sirvam como reservatório.
Para o Diretor de Fiscalização, Péricles de Jesus, “é um momento de nos alinharmos para trabalharmos em parceria, isso porque a SEMAOP pode notificar proprietários de terrenos que estejam acumulando resíduos que depois das chuvas podem ser transformados em criatórios do mosquito, assim como podemos identificar os proprietários de casas abandonados e solicitar dele a abertura para que os agentes de endemias possam realizar seu trabalho, bem como a vigilância sanitária”, concluiu. ..
Abertas inscrições para o Curso de Atualização no Combate ao Aedes aegypti em Juazeiro
Os agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde, militares e a população em geral de Juazeiro, podem se inscrever gratuitamente no 'Curso de Combate Vetorial ao Aedes Aegypti'. O curso foi criado pelo Ministério da Saúde (MS), como uma das ferramentas para enfrentar o aumento do número de casos registrados das doenças dengue, chikungunya e zika.
O objetivo do curso é preparar, cada vez mais, os agentes para que eles possam desenvolver os trabalhos com maior qualidade, além de capacitá-los para o enfrentamento do mosquito durante os períodos de maior reprodução e proliferação do mesmo, assim como servir de informação para a população em modo geral...
Entidade questiona uso de larvicidas e fumacê para conter infestação por Aedes
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) criticou o uso de larvicidas e nebulizações químicas, conhecidas como fumacê, no combate ao mosquito Aedes aegypti. Por meio de nota, a entidade destacou que as medidas, utilizadas há décadas no país, não têm alcançado efetividade no combate ao vetor e, portanto, não diminuem a infestação, além de provocar sérios danos à população.
“Foi decisão do Ministério da Saúde imputar a associação da epidemia de microcefalia à infecção materno-fetal pelo vírus Zika, supostamente introduzido no Brasil em 2014, no Nordeste brasileiro. Diante da inusitada incidência, foi determinado o estado de emergência em saúde pública de importância nacional, desencadeando a intensificação do controle vetorial do Aedes aegypti, dentro da mesma abordagem utilizada para a dengue e que, há cerca 40 anos, é realizada sem efetividade para os objetivos pretendidos.”..
Secretaria de Saúde orienta funcionários da Embrapa sobre combate ao Aedes aegypti
Dando continuidade às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, a equipe da Secretaria de Saúde de Petrolina esteve, nesta quinta-feira (04), na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Semiárido. A equipe tem realizado ciclo de palestras em diversas instituições.
Durante o encontro a diretora de Vigilância em Saúde, Silvana Mudo, informou os sinais e sintomas das três doenças transmitidas pelo Aedes, a Dengue, Chikungunya e Zika, bem como sobre a microcefalia, malformação associada ao vírus zika...
Funcionários da Codevasf em Juazeiro participam de palestra teatral sobre doenças causadas pelo Aedes aegypti
Os funcionários e colaboradores da Superintendência regional da Codevasf, em Juazeiro, participaram de palestra sobre o combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A apresentação foi realizada em forma de peça teatral. O trabalho é realizado pelo grupo de teatro NECOM, formado por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
Francisco de Assis, coordenador do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde da Secretaria, fala sobre o trabalho.“A gente leva conhecimento sobre prevenção de doenças na forma lúdica, com apresentações teatrais que explicam as principais ações que a população devem tomar para combater as doenças”, explica.
A atriz Jakiline Almeida também explica os objetivos da apresentação. “A gente trabalha com a ludicidade de forma a atrair a atenção das pessoas para as informações importantes porque a gente compreende que o teatro, como forma artística, chama a atenção das pessoas para a necessidade de se prevenir, se cuidar e mudar hábitos”, destaca.
A realização da palestra-show foi uma iniciativa da área de administração da Codevasf de Juazeiro, com a participação dos setores de gestão de pessoas e de transporte da Companhia...
Petrolina: Curso EAD de Atualização no Combate ao Aedes aegypti é ofertado para população
O programa Telessaúde Brasil está ofertando o curso EAD "Atualização no Combate ao Aedes aegypti" para a população em geral, em especial, os militares, Agentes de Combates às Endemias e Comunitários de Saúde. O curso online acontece em todo o Brasil, com carga horária de 22h, e aborda aspectos gerais e práticas de combate ao mosquito Aedes aegypti. "O grande objetivo é aprofundar conhecimentos e habilidades para identificação e enfrentamento do mosquito", destacou o coordenador do Telessaúde de Petrolina, Silvoney Junior.
"É mais uma ferramenta que o SUS tem disponibilizado para informar as pessoas sobre a gravidade da intensa circulação do mosquito. Incentivo a população a participar, bem como os profissionais da Secretaria de Saúde", acrescentou a secretária de Saúde, Lucia Giesta. As inscrições podem ser feitas pelo endereço https://pt.surveymonkey.com/r/curso_aedes e não há prazo final para se inscrever...
Em rede nacional, Dilma convocará população para combate ao Aedes aegypti
A presidente Dilma Rousseff fará nesta quarta-feira (3), às 20h20, em cadeia de rádio e televisão, pronunciamento oficial para pedir apoio de todos os segmentos da sociedade e governos federal, estadual e municipal para combater o aedes aegypti. Na fala, que terá pouco mais de seis minutos e foi gravada na tarde de segunda-feira, 2, a presidente pedirá a mobilização da população para combater os criadouros do mosquito evitando assim que o zika virus continue a se proliferar. Além de fazer um balanço e apresentar as ações adotadas pelo governo até agora, a presidente Dilma chamará a atenção para a mobilização nacional, marcada para o dia 13 de fevereiro, sábado depois do carnaval, com o apoio das Forças Armadas. Segundo a presidente, esta será a primeira grande operação, a partir do governo federal, que contará com a participação de 220 mil homens e mulheres das Forças Armadas e de várias outras áreas do governo. Ela lembrará ainda que, com o reinício do ano letivo, a partir de 19 de fevereiro, estudantes de todo o Brasil serão envolvidas nesta "verdadeira guerra" contra o mosquito. ..
CODEVASF ORIENTA PRODUTORES SOBRE O COMBATE AO AEDES AEGYPTI
A engenheira agrônoma Luciaca Queiroz fez alertas sobre o tema: "Os agricultores familiares também precisam ter cuidados especiais em suas lavouras para impedir o aparecimento de focos de Aedes aegypti."
De acordo com ela, as orientações que são passadas são as mesmas transmitidas para a população das cidades: evitar o acúmulo de água em pneus, baldes, vasos de plantas e uma atenção maior para os agricultores porque na lavoura, o acúmulo de água e matéria orgânica pode contribuir para proliferação do mosquito...
Mutirão de combate ao Aedes aegypti é realizado no bairro São Jorge em Petrolina
Dando continuidade aos Mutirões de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, a equipe da Secretaria de Saúde de Petrolina visitou, neste sábado (30), o bairro São Jorge. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de combate Aedes aegypti nos bairros onde há maior infestação do mosquito.
A secretária Lucia Giesta, ressaltou a importância do Mutirão, uma das estratégias da gestão Julio Lossio para combater o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. "Nosso objetivo é, principalmente, inspecionar aquelas casas que durante a semana estão fechadas, em especial, nas áreas com maior incidência do mosquito. Onde encontramos focos, o tratamento é iniciado de imediato"...
Codevasf promove evento para orientar e conscientizar os funcionários no Combate ao Aedes aegypti
Os órgãos do governo federal estão organizando atividades internas de conscientização com seus servidores e colaboradores para ampliar a mobilização para o combate do mosquito Aedes Aegypti – uma convocação da presidenta Dilma Rousseff.
A estratégia é fazer com que cada um seja multiplicador das mensagens recebidas no ambiente de trabalho junto à família, vizinhos e demais pessoas com quem se relaciona...
Secretaria de Saúde e Exército firmam parceria para combater mosquito Aedes aegypti
Em reunião, nesta quinta-feira (28), no 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMtz), a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, e o Capitão Queiroz firmaram uma parceria para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti em Petrolina. "A gestão municipal tem buscado algumas estratégias para reduzir a circulação do mosquito Aedes e, nesta reunião, nós formalizamos mais uma ação positiva, com confirmação do apoio do Exército em nossas atividades", ressaltou a secretária de Saúde. Petrolina contará com um contingente de 35 militares, que começam a atuar no dia 13 de fevereiro, Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti. ..