Foram encontrados 288 registros para a palavra: Samu

Dia da mulher: socorristas do SAMU  fazem parto natural dentro de ambulância

O Dia Internacional da Mulher foi um tanto diferente na sede do Serviço de Atendimento  Móvel de Urgência  (SAMU) de Petrolina.  É que, em plena data comemorativa, uma equipe de profissionais auxiliou no parto de uma mamãe dentro de uma ambulância.

A experiência foi vivida, nesta sexta-feira (8), por Mirely de Souza, de 21 anos, que sentiu as dores do parto dentro de um ônibus que vinha do município de Afrânio para Petrolina. A mulher chegou à sede do Samu nos braços do marido e o parto aconteceu de forma rápida e natural, com assistência de profissionais do SAMU.  Mirely deu à luz a um saudável menininho que, segundo ela, se chamará Marcos César. ..

SAMU prepara estrutura para atender foliões no Carnaval de Petrolina

Com o intuito de garantir a segurança dos foliões durantes os quatros dias de carnaval, a Prefeitura de Petrolina através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), está preparando uma estrutura completa de atenção com a disposição de uma ambulância em cada circuito: Polo Orla e Polo da 21 de Setembro. As ambulâncias do SAMU terão estrutura para realizar procedimentos básicos em saúde, aferição de pressão arterial, administração de alguns tipos de medicação e verificação de glicemia. Caso ocorram casos mais graves, serão acionados os profissionais na base do SAMU.

"Tratamos a saúde com a importância que merece. Nossa equipe está completamente empenhada em oferecer uma estrutura adequada e profissionais capacitados para atender qualquer tipo de demanda, seja o socorro às vítimas que exageram no consumo de bebidas alcoólicas ou até possíveis ferimentos, a fim de que o bem estar do folião seja a nossa principal motivação" destaca a coordenadora do SAMU, Cristiane Nunes...

Projeto 'Amigos do SAMU' continua orientando alunos da rede municipal sobre prejuízo de trotes em Petrolina

O projeto "Amigos do SAMU", iniciado em agosto do ano passado pela Prefeitura de Petrolina, teve sua primeira edição em 2019 na terça-feira (19). A Escola Municipal 21 de Setembro, no bairro José e Maria, recebeu as atividades do projeto educativo, que visa levar orientações sobre o perigo dos trotes ao serviço do SAMU, além de noções de primeiros socorros às crianças.

Na unidade de ensino, a equipe do órgão fez demonstrações sobre o trabalho de rotina do SAMU, como deve ser a agilidade do serviço e como as chamadas falsas podem, inclusive, impedir de salvar uma vida. Para auxiliar no trabalho educativo, o SAMU veste algumas crianças de socorrista, mostra como é uma ambulância por dentro e faz simulações de situações como engasgos, desmaios e convulsões...

SESAU informa que não havia falta de maca alegada pelo Samu para não atender vítima de atropelamento

Este Blog publicou dia 20, a denúncia que o SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) em Juazeiro deixou mais uma vez de atender uma senhora acidentada sob a alegação da falta de maca. O produtor musical Leandro Barbosa, popular Leandro City, em contato com o Blog GJ neste domingo (20) informou que recebeu a denúncia do munícipe Pablo Moraes. Segundo os denunciantes, um veículo Saveiro de cor prata, placa não anotada, atropelou uma senhora na noite de sábado (19), no bairro João Paulo II, próximo ao Brisa da Serra, e o condutor fugiu sem prestar socorro.

Segundo eles, ao ligarem para o SAMU foram informados de que a ambulância não poderia sair porque não havia maca.  “Isto é Juazeiro da Bahia, terra que não tem saúde e administração. A mulher necessitando de socorro com urgência ficou estirada por quase uma hora no meio da pista, precisando de atendimento e o SAMU informa que não podia ir até o local por falta de maca. O interessante que tem bastante dinheiro para fazer carnaval e o povo morrendo à míngua, nestas condições. Até a atendente do próprio SAMU desligou o telefone na cara da gente” pontuou Leandro...

MULHER É ATROPELADA NO JOÃO PAULO II E SAMU NEGA ASSISTÊNCIA ALEGANDO FALTA DE MACA

O produtor musical Leandro Barbosa, popular Leandro City, em contato com o Blog GJ neste domingo (20) informou que recebeu do munícipe Pablo Moraes a denúncia de que o SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) em Juazeiro deixou mais uma vez de atender uma senhora acidentada sob a alegação da falta de maca. Segundo os denunciantes, um veículo Saveiro de cor prata, placa não anotada, atropelou uma senhora na noite deste sábado (19), no bairro João Paulo II, próximo ao Brisa da Serra, e o condutor fugiu sem prestar socorro.

Ao ligarem para o SAMU foram informados de que a ambulância não poderia sair porque não havia maca.  “Isto é Juazeiro da Bahia, terra que não tem saúde e administração. A mulher necessitando de socorro com urgência ficou estirada por quase uma hora no meio da pista, precisando de atendimento e o SAMU informa que não podia ir até o local por falta de maca. O interessante que tem bastante dinheiro para fazer carnaval e o povo morrendo à míngua, nestas condições. Até a atendente do próprio SAMU desligou o telefone na cara da gente” pontuou Leandro...

Equipe do SAMU participa de treinamento realizado pela SEGESP

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP) através do Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalhador (NUSSAT) realizou esta semana um treinamento sobre os aspectos legais e o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Juazeiro.

O treinamento aconteceu no auditório do SAMU e contou com a participação de mais de 40 servidores. Além do treinamento, os servidores receberam da Secretaria de Saúde, alguns EPI’s e novos instrumentos de trabalho. As Auxiliares de Serviços Gerais (ASGs) receberam máscara com filtro, óculos de proteção, botas e luvas. Os profissionais da Unidade de Suporte Básico receberam tensiômetro, estetoscópio, termômetro, oxímetro e glicosímetro.  ..

Prefeitura alerta sobre aumento de trotes ao SAMU durante férias escolares em Petrolina

Neste início de ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Petrolina faz um alerta: durante as férias escolares aumenta o número de trotes na central de atendimento e embora a média de ligações falsas tenha caído nos últimos meses do ano passado, a preocupação continua.

De acordo com a coordenadora do SAMU de Petrolina, Cristiane Nunes, o objetivo do órgão é diminuir, cada vez mais, as chamadas falsas. "A nossa meta é sempre diminuir a quantidade dos trotes recebidos, então, precisamos continuar as ações educativas, para que as pessoas se conscientizem que esse tipo de atitude pode comprometer uma vida", ponderou...

Juazeiro: Com novas unidades de saúde, frota do SAMU renovada e investimentos nas áreas da Saúde, SESAU faz avaliação do ano 2018

Cumprindo o programa de governo a gestão do prefeito Paulo Bomfim vem fortalecendo a rede de saúde municipal, investindo em equipamentos, na qualificação profissional, construções e reformas das Unidades Básicas de Saúde, entrega de novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Materno Infantil, ao longo deste ano.

O município foi contemplado com a construção de duas Unidades Básicas de Saúde, uma no Distrito de Itamotinga e outra na comunidade de Conchas. A Unidade de Carnaíba do Sertão foi beneficiada com uma reforma e ampliação para melhorar e garantir mais conforto e qualidade no atendimento aos moradores locais. Outro espaço que também foi contemplado com reforma e ampliação foi o Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS). ..

SAMU faz doação de alimentos arrecadados durante curso em Petrolina

A manhã desta quinta-feira (29) foi marcada pela alegria das crianças atendidas pelo 'Projeto Vida', que receberam alimentos arrecadados durante o curso de Primeiros Socorros, ministrado pelo SAMU e pela Secretaria de Saúde de Petrolina durante o último mês de novembro.

A equipe do SAMU entregou quase 200 quilos de alimentos não perecíveis para a manutenção do local. "O curso de primeiros socorros foi um sucesso, muita gente participou, e a prova está aqui, na quantidade de produtos que pudemos doar a essa instituição que desenvolve um trabalho tão bonito e solidário", salienta a coordenadora do SAMU, Laís Cabral...

Prefeito Paulo Bomfim entrega quatro novas ambulâncias do SAMU em Juazeiro

Na manhã desta terça-feira (13), o prefeito Paulo Bomfim acompanhado da Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro entregou oficialmente as quatro novas ambulâncias de suporte básico para atendimento à população de Juazeiro. A renovação da frota é preconizada a cada cinco anos e com o apoio do deputado federal Roberto Brito a cidade de Juazeiro está com 80% da sua frota renovada.

O ato aconteceu na Praça 15 de Julho no centro e, de acordo com o Prefeito Paulo Bomfim o trabalho para melhorar a saúde de Juazeiro é incansável. "Sabemos que o problema ainda não está resolvido, porém estamos minimizando e trabalhando para melhorar ainda mais a saúde do nosso povo. Quero parabenizar toda a equipe que faz a saúde em Juazeiro e região Norte. Sabemos que não é fácil fazer saúde em um país como o nosso hoje em dia, mas Juazeiro pode comemorar alguns índices de avanços na saúde, nossa saúde melhora dia a dia e o nosso foco é um só: cuidar de pessoas. Vamos trabalhar ainda mais para melhorar a saúde de nosso povo", pontuou. ..

SAMU de Petrolina comemora sucesso do curso de Primeiros Socorros durante final de semana

Para comemorar os 14 anos de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Petrolina, o órgão ministrou, com sucesso, um curso de primeiros socorros durante o último final de semana. Diante da grande procura, o curso, que tinha capacidade para 100 pessoas por dia, extrapolou a quantidade de vagas. Mais de 200 pessoas aprenderam, através de demonstrações práticas, o que fazer em casos de engasgos, desmaios, queimaduras, urgências com pacientes hipertensos e acidentes.

De acordo com a coordenadora do SAMU, Laís Cabral, o resultado deixou a equipe de socorristas orgulhosos do trabalho. “Nada melhor do que comemorar os 14 anos de serviço junto da comunidade, passando conhecimentos que podem ser utilizados no cotidiano, e até auxiliar no nosso trabalho diário. A procura pelo curso e o interesse das pessoas nos deixou com a sensação de dever cumprido”, frisa...

SERVIÇO DO SAMU DE JUAZEIRO (BA) ESTÁ SUCATEADO

O site do Ministério da Saúde revela que o “Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente a vítimas em situação de urgência ou emergência, que possam levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível”, mas não é o que está acontecendo em Juazeiro (BA).

Nesta sexta-feira (09) o Blog postou matéria dando conta de que os funcionários do serviço em Juazeiro elaboraram um documento e enviaram para todos os órgãos competentes que atuam na esfera Federal, Estadual e Municipal revelando que o serviço em Juazeiro não está a contento (Veja aqui)...

Funcionários do Samu Juazeiro protocolam acusações no Ministério Público Federal e Estadual

Cansados de receber respostas da Secretaria de Saúde de Juazeiro com relação aos inúmeros problemas que o serviço do SAMU enfrenta, este Blog recebeu a informação que os funcionários que prestam serviço elaboraram um documento e enviaram para todos os órgãos competentes que atuam na esfera Federal, Estadual e Municipal.

O objetivo é "para que seja tomada alguma providência e que possam ser resolvidos os problemas e o serviço do Samu possa voltar a funcionar normalmente".  As denúncias foram enviadas para o Ministério Publico da Bahia, Secretaria de Saúde de Juazeiro e Câmara Municipal de vereadores. O Blog apurou que o documento também foi protocolado no Ministério Publico Federal, no CREMEB e no COREN. ..

‘SAMU DE JUAZEIRO ESTÁ FALIDO?’ QUESTIONAM USUÁRIOS. SESAU CULPA RETENÇÃO DAS MACAS NOS HOSPITAIS

Um acidente na noite desta quarta-feira (07) serviu para mostrar a situação de extrema falência em que se encontra o SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência em Juazeiro. Por volta de 19h desta quarta-feira (7) foi registrado um acidente automobilístico na BR-407, rodovia Lomanto Júnior, em frente à Casa do Menor. A vítima teve fratura exposta e foi encaminhada para um hospital.

A vó de Jefferson, o acidentado, Dona Diva, comunitária do bairro Itaberaba entrou em contato com a nossa reportagem e revelou a dificuldade para transferir Jefferson para uma unidade hospitalar tendo em vista que o SAMU não atendeu a ocorrência. Ouça a gravação de Dona Diva:..

SAMU ministra curso de Primeiros Socorros em comemoração aos 14 anos de serviço em Petrolina

Em novembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completa 14 anos de atuação em Petrolina, e para comemorar a data o Serviço irá ofertar um curso de Primeiros Socorros entre os dias 10 e 11 de novembro.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas na sede do SAMU, que fica na Cohab Massangano até o dia 9 de novembro. Serão disponibilizadas 100 vagas por dia. No sábado (10), o curso acontecerá das 13h às 17h. Já no domingo (11), acontece das 8h às 12h. Podem participar estudantes de enfermagem, técnicos de enfermagem e sociedade em geral...

Após várias reclamações, Secretaria da Saúde esclarece situação para atendimento de urgência e emergência pelo SAMU em Juazeiro

A Secretaria Municipal da Saúde vem a público esclarecer sobre a situação em que se encontra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Em virtude da super lotação em que se encontram as unidades hospitalares referências no Vale do São Francisco e a ausência de leitos para assistir a todos os pacientes nestes hospitais, a cada ocorrência que o SAMU realiza, as macas acabam ficando retidas nas unidades. Em média o SAMU registrava cerca de 60 ocorrências por dia, agora está chegando a 15 atendimentos por dia.

Atualmente o serviço contém cinco ambulâncias básicas e duas ambulâncias de suporte avançado. O município foi contemplado pelo Ministério da Saúde com quatro novas ambulâncias para atender às demandas e em breve estarão atuantes para auxiliar nos serviços de urgência e emergência do município. O município, no entanto, não pode se responsabilizar pela situação em que se encontram os hospitais públicos da região...

MULHER PASSA MAL NO INTERIOR DE COLETIVO E NÃO RECEBE ASSISTÊNCIA DO SAMU EM JUAZEIRO (BA)

Na noite desta quarta-feira (17), por volta das 20:05h, uma senhora começou a passar mal no interior de um ônibus coletivo que seguia em direção aos bairros de Juazeiro, na área do João Paulo II.

Agoniados com a situação e preocupados com o estado de saúde da passageira, os demais usuários ligaram para o SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) quando foram informados que a unidade móvel estava numa outra ocorrência...

Projeto do Samu leva orientações a escolas e órgão registra queda de trotes em Petrolina

O projeto "Amigos do SAMU", iniciado em agosto pela Prefeitura de Petrolina, vem rendendo bons resultados: após sensibilizar crianças e adolescentes das escolas municipais sobre o perigo dos trotes ao órgão, o SAMU já registrou uma redução de cerca de 400 chamadas falsas no mês.

"Conseguimos reduzir cerca de 400 ligações falsas no mês. Temos certeza que com a continuidade do "Amigos do SAMU" vamos diminuir ainda mais os números. A gente espera que essas informações passadas para eles sejam multiplicadas em suas ruas, casas, outros colegas", pontua a coordenadora do SAMU, Laís Cabral...

ESPAÇO DO LEITOR: Carta a Ariosvaldo

Os devaneios de alguns amigos com a possível vitória do ex-militar têm me deixado confuso. É um misto de sorriso incrédulo e uma boquiaberta lembrança do que já vivi ao lado de alguns deles. Refiro-me, principalmente, àqueles que parecem guardar algo perdido em suas memórias juvenis. E aí, uma juvenil imagem me veio à mente nessa primeira manhã de outubro. 

Era verão, um janeiro que começava trazendo dúvidas sobre um futuro inteiro que eu nem sabia por onde começar. Em meio às indefinições, uma certeza: precisava cumprir meu dever junto ao serviço militar. Assim o fiz. Servir ao exército ainda não fazia parte dos meus planos, entraria para a faculdade, seguiria minha vida de civil, adquirir a reservista seria o primeiro passo. 


Mas a seleção para conscritos foi marchando ao meu encontro e naquele quartel, entre dramas e comédias, muita coisa aconteceu. Novas experiências, novos amigos, reencontros com velhos conhecidos e aquela sensação de que estava perto de escapar dali. Havia bastante gente que demonstrava total convicção de que aquele era o futuro ideal, pelo menos até o meio dessa semana de adaptação à qual refiro-me agora. 

Jovens de tudo que é jeito, poucas pessoas de famílias tradicionais da cidade, muitos outros vindo de lugares remotos, com expectativas de que aquela oportunidade pudesse ser seu passaporte pra vida digna. Parecia simples, era só dizer sim à pergunta que o tenente repetia a cada "guerreiro", como um psicólogo que testava seus pacientes: - Fala, guerreiro. Quer servir?

Havia entre eles, o Ariosvaldo. O nome era outro, aqui vai ser Ariosvaldo. O dono do vibrante "sim", era um rapaz alto, moreno de peito arfante, que contava vantagens e se divertia com outros candidatos a milico, desdenhando dos medrosos que se recusavam a entrar para o mundo verde-oliva. Eu pensava: caramba, como esse cara está decidido, o exército foi feito pra ele. Ele era Brasil acima de tudo. 

É... mas, depois de uma semana de sentado-um-dois-de-pé-um-dois, as coisas mudaram. Ariosvaldo não aguentou a pressão dos Severianos e Liberatos. Era preciso impor respeito, ter noção de hierarquia e ao saber que seu direito era não ter direito, nem reclamar do direito que tem, o intenso da luta se abateu como se houvesse recebido um injusto pernoite. 

De cabeça baixa, Ariosvaldo pediu pra sair de forma e foi ter um "pé-de-orelha" com o baixinho. Sargento Francisco, cearense recém chegado, voltou do cochichado e balançando a cabeça, foi logo dizendo: nem começou ainda e o cabra já tá chorando, o que danado esse elemento veio fazer aqui dentro? 

Daí, lembro-me do Ariosvaldo. É pena que não nos seja dada a chance de uma semana de experiência para que pudéssemos aceitar a realidade, para evitar que só depois soubéssemos o que realmente estava por vir. Pobre Ariosvaldo.....

ABSURDO: MULHER PASSA MAL NO CENTRO DE JUAZEIRO E SAMU NÃO SOCORRE PORQUE NÃO TEM MACA

Por mais que os vereadores governistas argumentem que houve avanços, que a Secretaria de Saúde justifique que a avaliação do PMAQ sobre a atenção básica melhorou, mas existem setores na saúde do município que precisam ser melhor avaliados.

 Na manhã desta terça-feira (25) uma senhora passou mal no Terminal de Ônibus Urbano, no centro da cidade, e o Professor João Pereira Régis, presidente da Associação dos Professores Aposentados e Pensionistas de Juazeiro ligou para o SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e a resposta do médico de plantão é que “não tinha maca para prestar assistências aos pacientes”.

“Com uma ineficiência dessa é melhor fechar. A mulher passou mal, nós ligamos para o SAMU e a resposta do Dr. Leal é que as macas estão todas presas nos corredores dos hospitais. Se não tem como funcionar é melhor fechar. Prá que SAMU com tanta ambulância parada, quebrada e as que funcionam não tem maca. Isso é um absurdo” lamentou o professor aposentado...