Foram encontrados 2375 registros para a palavra: água

Investimento de R$ 7 milhões da Codevasf garante água a 2,9 mil famílias no semiárido baiano

Quase três mil famílias rurais que vivem e produzem em áreas do Norte baiano castigadas pela estiagem prolongada estão tendo acesso a água graças a um investimento de R$ 7 milhões executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro. Do total de 290 poços tubulares e cristalinos que haviam sido previstos para serem instalados na região, 123 foram concluídos até o final de 2016 e 167 serão implantados este ano. Cada poço possui um reservatório individual com capacidade para 10 mil litros, e cada reservatório é dotado de três torneiras e um bebedouro para animais.

As estruturas vão atender, no total, a 24 municípios do Norte baiano, região do Submédio São Francisco. Os recursos que viabilizam a ação são oriundos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares, e também do Ministério da Integração Nacional por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. "A importância de um poço é grande porque quando você não tem água praticamente de jeito nenhum, fica dependente de carros-pipa. A água quando chega talvez seja a maior riqueza que pode acontecer na vida do homem da Caatinga, do Semiárido", afirma José Carlos Santana Silva, presidente da Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Melancia e Adjacentes (AAMA), no município de Curaçá. "Com o poço, a gente passou a ter mais disponibilidade de água. Antes a gente tinha que comprar em carro-pipa ou então aguardar as chuvas, e se perdia muito tempo no deslocamento com animais pegando a água – até mesmo no lombo da gente. Agora a água está mais próxima, então eu digo a você que a água aqui é tudo", acrescenta Silva.

Alguns dos poços revelam alta capacidade de fornecimento de água – caso daquele instalado na região do Talhadinho, município de Glória, que revelou potencial de vazão estimada em 40 mil litros. "Esta ação é um marco, pois pela primeira vez executamos serviços de perfuração e instalação de poços em região de sedimento, cujos custos são elevados", observa o técnico da Codevasf Antônio Virgolino, que acompanhou as obras. "Os resultados, porém, são bem mais favoráveis do os da região de cristalino, onde frequentemente há poços secos, com pouca água ou com água salobra", explica. A ação em Glória contou com a parceria da prefeitura municipal, que disponibilizou máquinas motoniveladoras, retroescavedeira, trator de esteira e equipamentos que facilitaram o acesso ao local da perfuração, no qual o terreno é arenoso e de difícil mobilidade, segundo informou o técnico da Codevasf.

As comunidades rurais beneficiadas com a ação estão situadas nos municípios de Glória, Jaguarari, Morro do Chapéu, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Juazeiro, Curaçá, Uauá, Miguel Calmon, Campo Formoso, Mirangaba, Jacobina, Casa Nova, Sobradinho, Pilão Arcado, Abaré, Chorrochó, Jeremoabo, Macururé, Rodelas, Santa Brígida, Umburana, Sento-Sé e Várzea Nova. O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Aguilar Neto, ressaltou a importância da ação. "Essa é uma das nossas principais missões: levar água para quem precisa, independente do lugar ou da dificuldade para alcançar esse precioso líquido", reforça.

Sedimentares e Cristalinos

Os poços perfurados e instalados pela Codevasf no semiárido são uma tecnologia de convivência com a seca que se divide em dois tipos: poços sedimentares e cristalinos. Os sedimentares são perfurados nos locais que possuem manchas de sedimentos (arenito, calcário), escavados a profundidades que podem variar de 100 a 200 metros, e fornecem grandes volumes de água oriunda do lençol freático. A captação da água é feita por meio de motobombas de alta potência.

O poço tubular em áreas cristalinas é perfurado e instalado em regiões de subsolo rochoso, entre 50 a 80 metros de profundidade, e a água é captada das fendas nas rochas, onde se acumula água. O volume é menor, e a captação é feita por catavento ou por bomba submersa. A perfuração e instalação de poços oferecem alívio para a população que vive e produz em áreas onde a falta de água é agravada pela seca prolongada. ..

Casa Nova: “Abastecimento de água, um problema a menos”

“O SAAE não fugiu à realidade dos outros órgãos da prefeitura. Assumi com material para tratamento de água para apenas um dia, débitos com fornecedores, servidores cedidos à outras instituições, abastecimento precário e instalações já insuficientes para atender à cidade” – constata Dagmar Nogueira que assumiu o serviço de abastecimento de água e esgoto de Casa Nova.

Seguindo determinação do prefeito Wilker Torres, Dagmar centrou seus esforços no atendimento à população: “Vi de perto torneiras sem água e é justo que o consumidor não pague. Pagar o que? Por água que não chega nas torneiras? ”..

Águas do rio São Francisco avançam no Eixo Leste

"Nesta quarta pela manhã vistoriei o reservatório Mandantes, em Pernambuco, já com água do bombeamento realizado anteontem (17), por volta das 19h. Estamos trabalhando em todos os turnos para garantir a entrega da água nos prazos que estabelecemos com a população do Nordeste", destacou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, nesta quarta-feira (18), em Monteiro (PB). A declaração foi feita pelo titular da Pasta, após concluir dois dias de vistoria às estruturas distribuídas ao longo dos 217 quilômetros do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Com o acionamento da bomba flutuante, pelo ministro Helder Barbalho, no reservatório Braúnas - segundo do Eixo -, a integração do Velho Chico avançou por mais 12 quilômetros e chegou até o reservatório Mandantes - estrutura seguinte -, totalizando 32,4 quilômetros com água. "Nossa expectativa é de que possamos até o último dia de fevereiro entregar água do rio São Francisco, em Monteiro (PB), e a partir daí pegar o curso do Rio Paraíba e assegurar tranquilidade à população", reforçou o ministro...

Boa parte de Petrolina ficou sem água ontem, saiba a razão:

A falta de água em vários bairros de Petrolina na tarde de ontem (17) foi justificada pela Compesa devido a um acidente ocorrido em uma das principais redes de distribuição de água do município que afetou o abastecimento em 40% da cidade.

De acordo com a empresa, durante a realização de um serviço particular para fazer um aterramento na calçada de um imóvel localizado na Avenida da Integração, no bairro Areia Branca, uma tubulação de 400 mm da rede foi perfurada por uma haste. Para consertar o vazamento, de grande porte, a Compesa precisou suspender o fornecimento de água para 43 localidades de Petrolina...

São Francisco: ministro Helder vistoria avanço das águas no Eixo Leste

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, começou ontem (17) a vistoriar o percurso da água do Velho Chico pelas primeiras estruturas do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que já avançou 19,7 quilômetros pelos canais. O objetivo é inspecionar a conclusão das obras em todo o trecho, desde o reservatório de Itaparica, em Floresta (PE) - onde é feita a captação-, até a adutora Monteiro (PB) - estrutura final do Eixo. Deste último ponto, a água seguirá pelo rio Paraíba e deverá atender as cidades de Monteiro e Campina Grande ainda neste primeiro trimestre.

A comitiva do Ministério da Integração Nacional fiscaliza o funcionamento da captação do reservatório de Itaparica, o caminho percorrido pela água até chegar à primeira Estação de Bombeamento do eixo (EBV-1) e sua passagem pelo Aqueduto da BR 316 e pelo Reservatório de Areias - estruturas que estão no trajeto até a segunda Estação de Bombeamento (EBV-2), em Floresta (PE). As estações de bombeamento são responsáveis por impulsionar a água de um terreno mais baixo para outro mais elevado. Ao todo, o Eixo Leste possui seis estações distribuídas nos 217 quilômetros de comprimento. Essas estruturas elevarão a água do rio em mais de 300 metros acima do nível do São Francisco...

Compesa localiza furtos de água no sertão pernambucano

Fiscalizações serão intensificadas para reduzir perdas do sistema e promover melhorias no abastecimento das cidades de Afrânio e Dormentes

A Compesa iniciou uma série de ações de fiscalização para combater o furto de água ao longo da Adutora Maria Tereza Coelho, que atende localidades de Petrolina e os municípios de Afrânio e Dormentes, no Sertão do São Francisco. A companhia irá vistoriar um ramal da adutora, por semana - de um total de 75 ramais - para evitar quedas na vazão do sistema e prejuízos no abastecimento de água para a população. Após receber muitas denúncias, reclamações de falta de água e identificar visualmente áreas irrigadas - numa região de 'sequeiro' no sertão árido - a companhia realizou a primeira operação, ontem (12), em um dos ramais que atende os distritos de Sítio Serrinha, Lagoa do Pau Ferro e Curral Queimado, na zona rural de Petrolina...

Município aguarda chegada de contratos pelo Banco do Brasil para entrega do Residencial Dr. Humberto

Os contemplados pelo programa Minha Casa Minha Vida, do Residencial Dr. Humberto, se reuniram na manhã desta sexta-feira, 13, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade com a secretária Cida Gama e a diretora de Habitação, Gilnágila Machado. Oportunidade em que todas as dúvidas referentes à entrega das casas do programa social foram esclarecidas.

A diretora de Habitação do município explicou aos novos contemplados que a secretaria espera apenas a impressão dos contratos pelo Banco do Brasil para dar continuidade aos procedimentos. "O município já fez toda sua parte nesse processo inicial, agora é necessário aguardar a chegada dos documentos para posterior assinatura". A secretária Cida Gama conversou com os contemplados e ressaltou o trabalho que vem sendo feito pelo município...

Sesp executa limpeza nas galerias de águas pluviais de Juazeiro

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro iniciou nesta semana as ações de limpeza nas galerias de águas pluviais. Os serviços consistem na retirada de entulhos, lixo, vegetais e outros materiais que obstruem a rede.

As equipes já realizaram os trabalhos na Avenida Raul Alves, bairro Santo Antônio, bairro Alto da Maravilha, Parque do Calu, Terminal Rodoviário e bairro Novo Encontro. E nesta quinta-feira (12), as equipes irão atuar nos bairros Mussambê, Country Clube, Maringá, 1º de maio e Centro...

IRRESPONSABILIDADE COM O FORNECIMENTO DE ÁGUA EM REMANSO

O Presidente do Partido Verde da cidade de Remanso, Alessandro Nunes, relata que a população vem sofrendo há muito tempo as consequências com a irresponsabilidade da agência do SAAE responsável pelo abastecimento de água na cidade. “A água está sendo fornecida para os moradores sem nenhum tipo de tratamento, chegando as residências com um forte odor e com a cor marrom escura, e tem lugares que há meses a água não chega, um dos exemplos é a região da Vila Santana onde moradores estão sendo obrigados a pagar carros pipas para que forneçam água para eles. O abastecimento de água é um serviço essencial e uma necessidade básica para a sobrevivência da humanidade, do jeito que o SAAE está fornecendo a água, estou vendo a hora de acontecer uma grande epidemia na cidade se não tomarmos as providências urgentes" disse.

..

Petrolina: Após campanha solidária por água, famílias da comunidade Cacimba dos Sonhos recebem sistema de abastecimento

No Natal passado, um grupo de moradores de Petrolina se organizou para pagar carros-pipa e abastecer as moradias de algumas famílias da comunidade Cacimba dos Sonhos, que não tinham água para beber nem para criação dos animais. A mobilização despertou a atenção da sociedade e gerou até matéria no Fantástico com grande repercussão. Nesta quarta (10), as dificuldades motivadas por falta de infraestrutura e a larga estiagem começaram a ser enfrentadas na Cacimba dos Sonhos com a construção de um barreiro para armazenamento de água que atenderá o povoado.     

As obras foram articuladas pelo atual prefeito de Petrolina Miguel Coelho, por meio de emenda parlamentar ainda de seu período como deputado. O socialista procurou pessoalmente o governador para que fosse acelerada a liberação dos investimentos necessários para a execução dos serviços na Cacimba dos Sonhos e em outras comunidades afetadas pela seca. Bem antes do prazo, as máquinas do Governo do Estado começaram a trabalhar e devem concluir a obra em quinze dias.   ..

Governo da Bahia investe em tecnologias que melhoram a convivência com o semiárido

O acesso à água é condição essencial para a elevação da qualidade de vida da população, sobretudo em regiões que enfrentam períodos de estiagem. Dados da Casa Civil mostram que o Governo da Bahia, nos últimos 10 anos, já investiu mais de R$ 1,2 bilhão em tecnologias de água para consumo e produção, beneficiando mais de um milhão de pessoas no meio rural baiano.

O chefe de gabinete, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro explica que, desse montante, no que se refere à execução da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), no período de 2007 a 2016 foram entregues para famílias rurais 160.880 tecnologias de acesso água, entre construções de aguadas, barragens, barreiros comunitários ou trincheiras familiares, cisternas calçadão, de consumo e produção, poços, Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD)...

ESPAÇO DO LEITOR: SAAE responde usuário de Itamotinga

Na tarde de ontem (10), o Blog Geraldo José postou a denúncia de um morador de Itamotinga, que preferiu não se identificar, sobre a falta de água no distrito de Itamotinga. O leitor também questionou os valores cobrados na taxa de água na localidade. Veja Aqui.

O SAAE entrou em contato com a nossa redação, através de nota, e afirmou que "os investimentos no distrito de Itamotinga na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho, atenderam a extensão de rede, com a colocação de mais de 3.500 metros de tubos, realizou a hidrometria para regularizar o abastecimento, substituiu a bomba da captação por uma de maior potência trocou os elementos filtrantes da estação de tratamento, instalou  um booster para dar maior pressão na rede de distribuição  e já tem projeto para a ampliação de todo o sistema, inclusive com a colocação de novos reservatórios"...

Vereador Tiano Félix declara que Câmara na legislatura até 2012 deu autonomia ao SAAE para aumentar tarifa de água

O programa Geraldo José recebeu como convidado nesta terça-feira (10) o vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Tiano Félix, que na oportunidade avaliou as obras de urbanização que estão sendo realizadas pela cidade.

“Tudo que melhorou na educação, infraestrutura, educação é fruto de uma política de homens e mulheres bem intencionados na política e que acreditam nessa transformação. Vamos olhar Juazeiro de 10 anos atrás e vamos olhar Juazeiro hoje. A cidade é outra. Há muitos desenvolvimentos que foram relacionados através da política”, pontuou...

Espaço do Leitor: Morador reclama de abastecimento e taxa de água em Itamotinga

Um leitor assíduo do Blog, que preferiu não se identificar, enviou uma denúncia a nossa redação sobre a falta constante de água em Itamotinga. O leitor também reclamou das taxas elevadas na cobraça do uso da água. Confira a seguir o relato na íntegra!

Geraldo, aproveitando a denuncia que foi feita no seu Blog sobre a água de Itamotinga, quero complementar com um apelo. Os moradores da comunidade de Itamotinga estão sofrendo com a falta d'água todos os dias. Moro menos de 200 metros da bomba de abastecimento e todos os dias sofro  com a falta ( tenho um reservatório de 1000l, mas não dar tempo encher) , imagine quem mora nas ruas lá de cima, onde essa água tem que ir por gravidade ?! ..

HOSPITAL DA MULHER SERÁ DIVISOR DE ÁGUAS NO ATENDIMENTO ÀS MULHERES BAIANAS, AFIRMA DEPUTADO

O governador Rui Costa inaugurou nesta segunda-feira (09) no Largo de Roma, em Salvador, o Hospital da Mulher. Para o deputado Antonio Henrique Júnior, a nova unidade de saúde, que conta com 138 leitos e dez salas cirúrgicas, terá grande impacto no atendimento voltado às mulheres, principalmente no interior, onde a carência é maior.

"Tenho certeza que o hospital, da forma como está sendo entregue pelo governador - moderno e com equipamentos de última geração – terá um impacto muito positivo na demanda de atendimento para mulheres de todos os cantos da Bahia. A unidade será um divisor de águas, um investimento que chega em muito boa hora", afirmou o parlamentar. A nova unidade de saúde é a maior do Norte e Nordeste, e a segunda maior do Brasil voltada apenas ao atendimento à mulher. Como todos os procedimentos são agendados, as mulheres interessadas devem procurar uma Unidade Básica de Saúde em seu município para serem referenciadas para os serviços. As Secretarias Municipais são responsáveis por cadastrar as pacientes no sistema de fila única, que concentra a demanda dos 417 municípios e é gerido pelo Governo do Estado...

Moradores de Pedra Branca, em Curaçá, sofrem com a longa estiagem do Rio São Francisco

O ex-vice-prefeito de Curaçá, Péricles Bahia, entrou em contato com a redação do Blog Geraldo José para denunciar a situação crítica em que vivem as famílias que habitam o Projeto Pedra Branca, em Curaçá...

SAAE responde a morador de Itamotinga

Na manhã de hoje (09) o Blog Geraldo José postou a denúncia do comunitário Dewilson Ribeiro de que a população do distrito de Itamotinga estaria consumido água imprópria dada a deficiência no sistema de tratamento do precioso líquido por parte do SAAE naquela comunidade. Veja Aqui.

Em nota, o SAAE entrou em contato com a nossa redação e deu mais esclarecimentos sobre o assunto. Leia a seguir na íntegra!..

COMUNITÁRIO DENUNCIA QUE POPULAÇÃO DE ITAMOTINGA ESTÁ CONSUMINDO ÁGUA IMPRÓPRIA

Há anos o comunitário Dewilson Ribeiro tem denunciado que a população do distrito de Itamotinga está consumido água imprópria dada a deficiência no sistema de tratamento do precioso líquido por parte do SAAE naquela comunidade. Anteriormente, todas as vezes que ele se manifestava a autarquia municipal comparecia e desmentia a informação alegando que a denúncia era infundada.

Desta vez, Dewilson Ribeiro procurou a nossa reportagem com a cópia de um boletim de análise de água emitido pelo próprio SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Juazeiro) que comprova que a água coletada no Colégio Iraci Nunes estava imprópria para consumo humano em 06 de setembro de 2015...

GRAVE ACIDENTE NA BR-407 JAGUARARI

Na manhã deste sábado, 07/01, um grave acidente na BR 407, entre o povoado de Catuaba e Tanque de Terra, no município de Jaguarari vitimou o jovem Daniel Moreira Júnior de 24 anos, natural de Goiana-PE. O veículo, um HB20 de placa PYI-4724, licença de Belo Horizonte/MG vinha sentido Juazeiro/Jaguarari quando colidiu contra um caminhão baú de placa CRY-1895, licença de Vila Velha/ES que tinha saído de Feira de Santana e seguia para Juazeiro/BA. De acordo com informações do motorista Jorge Luiz, Daniel invadiu a contramão em alta velocidade. Jorge disse à nossa reportagem que ainda tirou o seu veículo para o acostamento, mas infelizmente não foi suficiente para evitar o pior e acredita que Daniel cochilou ao volante.

Com o impacto, a parte frontal do HB20 ficou totalmente destruída e o motor do carro foi arremessado a aproximadamente 40 metros do local da colisão. O corpo de Daniel foi retirado das ferragens pela Polícia Técnica com a ajuda do Corpo de Bombeiros e levado para o IML de Senhor do Bonfim. A passageira que vinha no veículo, a Sra. Rafaela Lopes da Silva de 26 anos, natural de Senhor do Bonfim foi atendida pelo SAMU e levada para o Hospital Municipal onde segue aguardando a regulação para o Hospital de Traumas em Petrolina. Este é o terceiro acidente trágico em menos de 30 dias no município de Jaguarari...

Sistema implantado pela Codevasf leva água às torneiras de comunidade do sertão de Pernambuco

Buscar água no rio para realizar atividades domésticas e produtivas é tarefa que fica agora apenas na história da comunidade de Pedrinhas, na zona rural de Petrolina, a 30 quilômetros da sede municipal. As 163 famílias ribeirinhas passam a ter água tratada em torneiras instaladas na porta de suas casas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) – um investimento de aproximadamente meio milhão de reais na construção de sistema de abastecimento.  

"É uma ação que aumenta a expectativa de vida da população pois melhora as condições de saúde ao reduzir as doenças de veiculação hídrica, e contribui para diminuir a poluição ambiental, protegendo o rio São Francisco", afirma o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, que neste sábado (07) vai pessoalmente à comunidade inaugurar o sistema.

Os recursos federais que viabilizaram a obra foram repassados à Codevasf por meio de destaque orçamentário do Ministério da Integração Nacional. As principais atividades econômicas das famílias do povoado são a pesca e a agricultura.

A obra de implantação do sistema de abastecimento de água de Pedrinhas integra a estratégia do Governo Federal para enfrentamento da seca no semiárido, considerada a pior dos últimos anos. O sistema é composto de adutora de água bruta e rede de distribuição de água tratada com 2,8 quilômetros de tubos e flutuante instalado no rio São Francisco com dois conjuntos motobombas, sendo um principal e um reserva.

De acordo com o engenheiro civil e gerente regional substituto de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf em Petrolina, Maxwell Lima, compõem também o sistema uma estação de tratamento com dois filtros, casa de química para introdução de cloro e de sulfato de alumínio, e reservatório elevado com capacidade de 70 m³. A operação do sistema fica a cargo da prefeitura municipal de Petrolina, de forma direta ou indiretamente por meio de concessão à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).  ..