Foram encontrados 11 registros para a palavra: volume de chuva

Petrolina registra em um único dia o maior volume de chuvas nos últimos 30 anos

Um grande volume de chuvas atingiu Petrolina durante a madrugada desta sexta-feira (18). De acordo com a Defesa Civil do município, essa é a maior quantidade de chuvas registrada num único dia nos últimos 30 anos.

O bairro José e Maria foi a localidade que registrou o maior volume de chuvas (117 mm), seguido pelo Gercino Coelho (116 mm), Cohab Massangano (102,4 mm) e Jardim São Paulo (98 mm). As informações são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)...

Defesa Civil de Petrolina diz que chuva foi a maior registrada em um único dia nos últimos 30 anos

De acordo com a assesoria de imprensa da Prefeitura, Petrolina foi supreendida nessa madrugada com um grande volume de chuvas.  Até às 5h da manhã dessa sexta-feira (18), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) registrou cerca de 117mm. os.Esse volume é o maior registrado em um único dia nos últimos 30 anos.

A Prefeitura de Petrolina, através da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMUSP), detalha as áreas mais afetadas e passa orientações de como ser acionada em caso de emergência.
 
Os bairros que registraram o maior volume de chuvas foram o José e Maria com 117mm, Gercino Coelho, 116 mm, Jardim São Paulo, que registrou 98 mm e Cohab Massangano, com 102,4 mm...

Brasil terá maior volume de chuva em seis meses nos próximos dias

Depois uma sequência duradoura de dias de calor e tempo seco, o país deve registrar o maior volume de chuva dos últimos seis meses nos próximos dias.

Segundo os meteorologistas, os temporais devem atingir principalmente as regiões Sul e Sudeste, mas as pancadas também podem ser fortes em algumas partes do Centro-Oeste...

Em 90 dias, Petrolina já registrou volume de chuva esperado para todo o ano

Petrolina, no sertão do São Francisco, registrou, em cerca de 90 dias, o volume de chuva previsto para todo o ano de 2024. Desde janeiro, já foram 517,7 milímetros de água acumulados no índice pluviométrico, superando o registro de 2009, que atingiu a marca de 508 milímetros naquele ano. Somente na área central, por exemplo, choveu mais de 108 milímetros em apenas oito horas durante esta madrugada (04).


A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil ressalta que desde as primeiras horas da manhã as equipes monitoram pontos estratégicos da cidade. Algumas ações já estão sendo executadas para ajudar no escoamento da água. As equipes identificaram que algumas ruas e residências foram afetadas com o excesso da água, a exemplo dos bairros João de Deus, Dom Avelar, Henrique Leite, Antônio Cassimiro e Cosme Damião. As medidas de contenção das lagoas do bairro Jatobá, São Joaquim e Jardim Petrópolis já foram acionadas...

Em 65 dias de 2024 Petrolina já entrou para história como um ano atípico no volume de chuvas

2024 já entrou pra história de Petrolina como um ano atípico no volume de chuvas. Nos três primeiros meses foram registrados altos índices de chuva no sertão pernambucano. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a média anual no município é de 419mm. No entanto, em apenas 65 dias foram registrados 398,7mm, quase o volume de chuvas esperado para todo o ano. Com previsão de mais precipitações nas próximas semanas, a meta anual deve ser batida ainda neste mês de março.

A Defesa Civil de Petrolina explica que o Brasil está em um período de transição do El niño para o La niña e no segundo semestre o resfriamento do oceano Pacífico tende a trazer mais chuvas para o Nordeste. De acordo com as análises, será um ano com muitas precipitações acima da média...

Prédio desaba em Gramado por causa do grande volume de chuvas 

Um prédio localizado na Ladeira das Azaleias, em Gramado (RS), desabou, por colapso estrutural, por volta das 5h40 desta quinta-feira (23) em razão do grande volume de chuvas na região. De acordo com a prefeitura, o local estava isolado desde o último sábado (18) e não há registro de vítimas. “O prédio caiu dentro de seu próprio terreno e não atingiu o bairro Três Pinheiros”. 

“Vale ressaltar que a instabilidade do solo segue e o episódio do colapso é apenas uma das situações de risco. Portanto, o local onde estava o prédio e o bairro Três Pinheiros seguem isolados”, destacou a prefeitura.  ..

Chesf afirma que mesmo com o alto volume de chuvas registradas nos últimos dias reservatório da Usina Boa Esperança opera em condições seguras

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que, mesmo com o alto volume de chuvas registradas nos últimos dias, na Bacia do Rio Parnaíba, o reservatório da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança opera em condições seguras, de acordo com o que preconiza a Lei de Segurança de Barragens.

A Companhia vem realizando o controle do fluxo d’água, obedecendo às regras operativas vigentes, com o objetivo de preservar a segurança da barragem e minimizar impactos para a população ribeirinha...

Agência Pernambucana de Águas e Climas aponta volume de chuvas abaixo da média para o primeiro trimestre de 2021

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou, nesta sexta-feira (22), uma reformulação no calendário de abastecimento de água no Estado. A implementação e até mesmo a ampliação do rodízio em alguns municípios, que passa a vigorar de forma gradual a partir da próxima segunda-feira (25), é consequência de um período chuvoso abaixo do esperado na faixa leste, onde está localizada a Região Metropolitana do Recife (RMR).

De acordo com a diretora de regulação e monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), Cristiane Rosal, a previsão para o primeiro trimestre de 2021, que aponta um volume de chuvas abaixo da média em todo o Estado, mas principalmente na RMR e na Mata Sul, também influenciou na decisão de mudança do calendário. "As previsões feitas para o primeiro trimestre de 2021 apontam que a precipitação será abaixo da média em todo o estado de Pernambuco", disse Cristiane. ..

São Paulo tem segundo maior volume de chuva para o mês de fevereiro. Mais de 7,6 mil chamados ao Corpo de Bombeiros

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou hoje (10) 114 milímetros de precipitação na estação do Mirante de Santana, zona norte da capital paulista. É o segundo maior volume de chuva em São Paulo para um mês de fevereiro, em 24 horas, em 77 anos. O dado é do Instituto Nacional de Meteorologia e se refere a medição feita no Mirante de Santana. Diante dos transtornos causados pela forte chuva, a Defesa Civil recomendou que os paulistanos fiquem em casa.

Na capital paulista, a chuva mais forte começou no final da tarde do domingo (9) e permanece firme nesta segunda-feira. Considerando todos os meses do ano, este foi o oitavo maior acumulado em 24 horas de toda a história de medições do Inmet. Na Grande São Paulo, foram registrados em Barueri 145,8 milímetros, maior volume de chuva desde 2013. ..

Em dois dias, Petrolina registra 80% do volume de chuva previsto para o mês de dezembro

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), em apenas dois dias, choveu em Petrolina, 51,3 mm, o que equivale a 85% da média para o mês de dezembro no município, que é de 60,50 mm. No mesmo período do ano passado, choveu 14 mm.

Segundo a APAC, até o momento, Petrolina é o município do Sertão de Pernambuco que mais choveu. Ainda de acordo com informações da Agência, a chuva está mais concentrada na zona rural do município...

Volume de chuva aumenta e pode aliviar conta de luz

Os principais reservatórios do país iniciaram o ano com volume maior em decorrência das chuvas, o que pode reduzir a conta de luz para o consumidor. Em Minas Gerais, por exemplo, o o volume de água do reservatório de Furnas passou de 9,67%, em novembro, para 11,38%, em dezembro, e 16,34%, em janeiro.

Serra da Mesa, em Goiás, quase dobrou de volume no mesmo período. Sobradinho, o maior reservatório do Nordeste, na Bahia, quase secou em novembro e agora registra 11,44% da capacidade...