Foram encontrados 7 registros para a palavra: equipe F-Carranca

Um ano após ter equipamentos furtados, equipe F-Carranca da Univasf conquista pódio na 26ª competição SAE Brasil AeroDesign

A equipe do Projeto de Extensão F-Carranca, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), se destacou na 26ª competição SAE Brasil AeroDesign, realizada em São José dos Campos (SP) entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro.

Com a aeronave Chico, os participantes conquistaram o 3º lugar na colocação geral, a menção honrosa e o prêmio XMobots de melhor campanha de ensaios em voo, além do 4º lugar na competição de projeto pelos relatórios técnicos desenvolvidos ao longo do ano...

Equipe F-Carranca da Univasf participará da 25ª Competição SAE Brasil AeroDesign

Franks, aeronave biplana, com motor elétrico e hélice comercial, é o nome do protótipo que a equipe F-Carranca da Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf) irá levar para concorrer na 25ª Competição SAE Brasil AeroDesign.

O evento irá acontecer entre os dias 1º e 5 de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos, em São Paulo...

Equipe F-Carranca da Univasf comemora conquistas na 21° Competição SAE – Brasil AeroDesign com desfile em carro aberto

O sonho de erguer o troféu após uma acirrada competição nacional envolvendo fortes competidores de vários estados e até de outros países tornou-se realidade, no último domingo (27), para um grupo de jovens estudantes dos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf). A equipe do projeto de extensão F-Carranca venceu a Categoria Regular da 21° Competição SAE – Brasil AeroDesign, que aconteceu de 24 a 27 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). A conquista veio acompanhada não de um, mas de dois troféus, um deles pelo Prêmio de Excelência em Projeto da Embraer, entre outros feitos, devidamente comemorados em grande estilo, no final da tarde ontem (29), com um desfile em carro aberto pelas ruas das cidades de Juazeiro e Petrolina, logo após a chegada da equipe à região.

Eufóricos, os estudantes entoaram o grito de guerra “F-Carranca Faz!” e mostraram ao longo do trajeto que percorreu as principais vias das duas cidades os troféus pelos quais tanto lutaram nesta edição do SAE – Brasil AeroDesign, uma competição da qual o projeto participa há nove anos. A carreata contou com o apoio das equipes do Corpo de Bombeiros da Bahia e de Pernambuco, da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) de Juazeiro e da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina Ampla (Ammpla) e foi acompanhada pelos coordenadores do projeto, os professores do Colegiado de Engenharia Mecânica da Univasf Luiz Mariano Pereira e José Bismark, familiares, amigos e patrocinadores que apoiam as atividades da F-Carranca. A carreata foi encerrada já no início da noite no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE), onde a equipe foi recebida pelo reitor Julianeli Tolentino de Lima, na Reitoria...

Equipe F-Carranca da UNIVASF conquista Primeiro Lugar na competição em São José dos Campos SP

Levantando a bandeira dos estados da Bahia e Pernambuco, a Equipe da F-Carranca da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVAF em Juazeiro, região norte baiana, levantou também o troféu da Equipe Campeã da Classe Regular da Competição SAE Brasil Aero Design 2019. A competição aconteceu de 24 a 27 de outubro, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP).

A premiação ocorreu na noite desse domingo (27), e agora, como campeões, a equipe tem o desafio de desenvolver um novo projeto para representar o Brasil no campeonato mundial, que será disputado em 2020 nos Estados Unidos. Orgulhosos do trabalho bem feito, os alunos dos cursos de engenharia da Univasf , além do Primeiro Lugar Nacional na Categoria Regular, a F-Carranca conquistou o título de aeronave com Maior Carga levantada (13,7kg), Melhor Apresentação e Segundo lugar em Relatório, e ainda conquistou o Prêmio de Excelência em Projeto da Embraer dentre todas as 97 equipes das três categoria e agora se consagra como a melhor equipe do País...

Equipe F-Carranca oferta duas vagas para estudantes de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação

A equipe de Aerodesign F-Carranca, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com inscrições abertas para a seleção de dois novos membros, que irão atuar no setor de Projeto Elétrico. O Processo Seletivo 2018 é destinado a estudantes de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação que tenham disponibilidade para permanecer na equipe até dezembro de 2019. Os discentes podem se inscrever até o dia 26 de janeiro.

As inscrições devem ser feitas através de um formulário online. Para efetivar a participação no processo seletivo, é necessário pagar uma taxa de R$ 10,00 pessoalmente aos integrantes da F-Carranca, antes da realização da prova eliminatória, que ocorrerá no dia 28 deste mês. Os candidatos precisam corresponder a alguns pré-requisitos, como criatividade para encontrar caminhos alternativos na solução de problemas, habilidade de trabalho em equipe ou interesse em desenvolvê-la e busca de inovações e interesse no aprendizado de novos softwares...

Equipe F-Carranca da Univasf cria Memorial para preservar sua história

Aeronaves oficiais e objetos utilizados pelos integrantes da F-Carranca em competições de aerodesign agora estão disponíveis para visitação em um memorial da equipe, localizado no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O Memorial F-Carranca foi criado com o objetivo de preservar a história do grupo, que coleciona bons desempenhos em competições realizadas nos últimos anos.

O memorial foi inaugurado no último domingo, com a participação do orientador do projeto, o professor do Colegiado de Engenharia Mecânica Luiz Mariano Pereira, de membros atuais e antigos da equipe e outros convidados. A ideia de sua fundação surgiu a partir de um membro da equipe, que ressaltou a importância de manter registrada a história do grupo, conservando desde as aeronaves que já participaram da competição SAE-Brasil AeroDesign até as camisas que foram usadas pela equipe em cada uma de suas participações...

Equipe F-Carranca da Univasf participa da 18ª Competição SAE – Brasil AeroDesign

Começou ontem (3) a 18ª Competição SAE – Brasil AeroDesign e a equipe de aeromodelismo F-Carranca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participa pela quinta vez do evento. Este ano, o SAE – Brasil AeroDesign acontece no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Força Aérea Brasileira (FAB), em São José dos Campos (SP). Até domingo (6), 68 equipes formadas por estudantes de Engenharia de Instituições de Ensino Superior do Brasil e de outros países disputam a competição. 

O SAE – Brasil AeroDesign visa possibilitar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, por meio de aplicações práticas. Os participantes se envolvem com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes até o evento, quando apresentam suas aeronaves no evento e participam de uma série de provas durante a competição. 

Composta por estudantes dos cursos de Engenharia da Univasf sob a coordenação do professor do Colegiado de Engenharia Mecânica Luiz Mariano Pereira, a equipe F-Carranca constrói aeronaves controladas por rádio. De acordo com o coordenador do projeto, a expectativa para esta edição é de melhorar a marca da equipe F-Carranca em relação aos anos anteriores. “O nosso avião está bem construído, dentro dos padrões exigidos, que este ano foi mais dificultado. E nós queremos ficar entre os melhores”, afirma Pereira. 

A criação do F-Carranca surgiu em 2009 a partir da ideia do professor do Colegiado de Engenharia Mecânica José Bismark. Ele desejava unir conhecimentos teóricos e práticos para a montagem de aeronaves, mas a primeira equipe só foi formada em 2012. Na primeira participação no SAE – Brasil AeroDesign a equipe esteve entre as melhores. “O F-Carraca levou para o âmbito nacional o nome da Univasf e representa muito bem o Nordeste”, conta Antônio Almeida, estudante do 10º período de Engenharia Mecânica e líder da equipe atual. 

Na competição do ano passado, a equipe atingiu a 12ª posição. Este percurso é fruto de um longo período de trabalho que tem início com o lançamento do regulamento da competição SAE – Brasil. “A partir do edital iniciamos as fases de projetos que consiste em planejamento da aeronave, projeto e confecção”, diz Caio Guimarães, estudante do 6º período de Engenharia Mecânica. 

Para o avião finalmente alçar voo e participar de competições é construído um protótipo que passa por inúmeros testes. “Se percebermos que o protótipo não era o esperado, refazemos o projeto e construímos um novo protótipo até que estejamos satisfeitos com a qualidade da aeronave”, aponta Antônio. O professor Luiz Mariano revela não interferir diretamente no andamento da construção das aeronaves, mas acompanha o trabalho de perto, ajudando na tomada de decisões e na logística. 

Os estudantes que integram o projeto ressaltam a importância da iniciativa para sua formação. “A participação no projeto ajuda na tomada de decisões, faz com que esse senso crítico de resolução de problemas, de criar soluções se torne mais intuitivo, para que a gente possa se familiarizar com o ambiente no qual o engenheiro estará imerso depois de formado”, analisa Antônio Almeida. Ver o avião voando como o planejado é a melhor sensação, segundo Sivanildo Macário, aluno do 6º período de Engenharia Mecânica. “Quando vejo que o avião voou e a gente alcançou nosso objetivo, me sinto feliz. Todo nosso esforço é recompensado e isso é muito gratificante”. 

Para Caio Guimarães, o projeto proporciona maturidade aos participantes. “Faz com que de fato a gente aplique os conhecimentos teóricos vistos nas aulas. Temos a oportunidade de projetar e ver o avião funcionando”, diz. Foi por meio do projeto que ele percebeu que estava no curso certo. “Quando vi o avião voando pela primeira vez, eu nasci como engenheiro. O sentimento é inexplicável, você se sente realizado”, revela. 

SAE – Brasil AeroDesign – Promovida pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), vinculada à SAE International, uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos, a competição acontece nos Estados Unidos desde 1986. No Brasil, o evento passou a ser realizado a partir de 1999.  ..