Franks, aeronave biplana, com motor elétrico e hélice comercial, é o nome do protótipo que a equipe F-Carranca da Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf) irá levar para concorrer na 25ª Competição SAE Brasil AeroDesign.
O evento irá acontecer entre os dias 1º e 5 de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos, em São Paulo.
A equipe da Univasf, que é composta por estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação, irá competir na classe regular concorrendo com outras 56 equipes de todo o Brasil. No total, 81 equipes estão inscritas na competição deste ano, divididas nas classes regular, micro e advanced.
A competição SAE Brasil AeroDesign é promovida exclusivamente para estudantes das engenharias, sob avaliação e julgamento da SAE International. Na competição, os participantes têm que desenvolver um avião em escala reduzida e guiado por rádio controle, colocá-lo no ar com carga mínima de 5 quilos e realizar o procedimento de aterrissagem e taxiamento numa pista de 55 metros lineares. A aeronave deve pesar em torno de 2,5 quilos, ou seja, deve conseguir carregar pelo menos o dobro do seu peso. Além disso, o protótipo precisa ultrapassar um obstáculo de 0,7 metro, fazer um voo de 360 graus num raio de 60 metros de altitude.
Aeronave Franks. |
Para competir na edição de 2023, a equipe F-Carranca construiu o protótipo Franks com algumas melhorias em relação ao projeto de 2022, a aeronave Tandem. “Neste ano tivemos que construir um avião com somatória total de sua envergadura e altura sendo menor ou igual a 2,9 metros, com a altura máxima de 0,6 metro. Além disso, no ano passado optamos por uma aeronave que usava motor à combustão e uma hélice manufaturada pela equipe. A Franks possui motor elétrico e hélice comercial e realizamos uma maior quantidade de testes e ajustes, tornando-a mais segura e competitiva”, conta a capitã da F-Carranca, Jayane dos Santos Moraes da Silva, estudante no 9º período de Engenharia Mecânica.
A aeronave Franks foi batizada com este nome devido às modificações pelas quais o primeiro protótipo, desenvolvido para a competição deste ano, precisou passar. “Realizamos os testes e percebemos que precisávamos fazer uma modificação. Mudamos a asa de baixo, envergadura e perfil, e fixamos na estrutura do primeiro. Chamamos de Frankstein por ser um projeto novo, mas com algumas partes do antigo. Em algum ponto ao longo dos testes começamos a abreviar para facilitar”, relata Jayane.
Projeto de extensão criado em 2009, a F-Carranca, atualmente, conta com 31 membros, sendo 12 da equipe regular, 11 do torneio de acesso e 8 trainees. A equipe é coordenada pelo professor do Colegiado de Engenharia Mecânica (CenMec) Luiz Mariano Pereira e conta com o apoio do também docente do CenMec José Bismark de Medeiros. Este é o 11º ano que a F-Carranca participa da Competição SAE Brasil AeroDesign. A equipe se sagrou campeã em 2019, o que possibilitou a participação no mundial, no ano seguinte. Em 2022, os estudantes conseguiram o 8º lugar geral, o 1º em estruturas e 2º lugar em cargas.
O grupo irá viajar para competir na disputa deste ano no dia 30 de outubro e está otimista em relação ao pódio. “A equipe tem grandes expectativas quanto ao pódio nesta edição. Demos nosso máximo este ano, corrigindo erros que notamos na outra competição e buscando novas maneiras de melhorar”, ressalta a capitã da F-Carranca. É possível acompanhar as atividades da equipe através do Instagram.
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