Foram encontrados 336 registros para a palavra: cirurgia

Bahia se destaca em evento do G20 com avanços na Neurocirurgia

Neste sábado (16), o Rio de Janeiro foi palco de um evento internacional do G20 voltado para a neurociência, reunindo líderes e especialistas de renome mundial.

Representando a Bahia, o superintendente de Assistência Integral à Saúde, Karlos Figueredo, participou do encontro, onde apresentou os avanços que colocam o estado como referência em neurocirurgia no Brasil...

Bahia realiza mais de meio milhão de cirurgias eletivas em menos de dois anos

Entre janeiro de 2023 e agosto de 2024, a Bahia realizou 585.354 cirurgias eletivas, um número que demonstra o compromisso do estado com a redução das filas e a ampliação do acesso à saúde para a população. Desse total, cerca de 70% das cirurgias foram executadas diretamente pelo Governo do Estado, com financiamento combinado de recursos estaduais e federais. Esse resultado coloca a Bahia na liderança do Nordeste em procedimentos realizados pelo Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), do Ministério da Saúde, além de destacar o estado como o quarto maior em volume de cirurgias eletivas no país.

Entre os procedimentos mais realizados estão cirurgias de facoemulsificação com implante de lente intraocular dobrável, hernioplastias inguinais, colecistectomias, laqueaduras tubárias, vasectomias, histerectomias e capsulotomias YAG laser, atendendo às principais demandas de saúde da população.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, reforça a importância dessas cirurgias para a qualidade de vida dos baianos. "Uma cirurgia eletiva muitas vezes representa o retorno ao convívio social, à rotina de trabalho e à autonomia. Cada intervenção realizada traz uma melhora significativa na vida do paciente e de sua família, e é isso que norteia nosso trabalho: devolver saúde e dignidade para quem precisa."..

HDM / ISMEP lamentam o falecimento do cirurgião geral e vascular, Bruno de Carvalho Rozendo

Em nota encaminhada à redação, o Hospital Dom Malan e o ISMEP lamentaram com pesar o falecimento do médico cirurgião geral e vascular, Bruno de Carvalho Rozendo, ocorrido hoje (4).

Confira a nota:..

 Médico do Hospital Dom Malan em Petrolina vai participar de evento internacional de neurocirurgia na Ásia

O Hospital Dom Malan (HDM) da rede estadual de saúde em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, irá participar de 7 a 10 de novembro, do 17º Congresso Asiático e Australiano de Cirurgiões Neurológicos e Reunião anual da sociedade neurocirúrgica de Taiwan, que acontecerá na cidade de Kaohsiung, no sudoeste de Taiwan, na Ásia Oriental. O HDM Ismep será representado pelo médico neurocirurgião pediátrico, Ricardo Brandão. "É um evento que envolve gente do mundo todo discutindo diversos temas da neurocirurgia. Uma das áreas de interesse do evento é a neurocirurgia pediátrica, onde vou levar nossas experiências aqui do Hospital Dom Malan Ismep, que é referência na região para o atendimento às crianças, " destacou.

O Congresso Asiático e Australiano de Cirurgiões Neurológicos é um evento que das sociedades asiática e australiana de neurocirurgia, que representam 60% dos neurocirurgiões do mundo. Ricardo Brandão, que fez treinamento em neurocirurgia em Israel, já participa do Congresso desde 2022. "Eu farei duas palestras no evento, agregando valor à assistência médica ofertada pelo Hospital Dom Malan, num evento tão importante, " ressaltou o neurocirurgião pediátrico, Ricardo Brandão...

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo para contratação de médico intensivista e cirurgião geral

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), abriu nesta sexta-feira (25), o processo seletivo para os cargos médico intensivista e cirurgião geral. Os interessados devem enviar o currículo anexado em formato PDF através do endereço de e-mail [email protected], até o dia 29 de outubro (terça-feira). No assunto do e-mail, deve ser informado o nome da vaga que deseja concorrer.

..

"A operação dela a médica falou que foi 100%", relata noivo de Jéssica Roseno

Após dias angustiantes, enfim uma boa notícia para os familiares e amigos de Jéssica Roseno. A cirurgia de urgência foi realizada com sucesso nesta sexta-feira (18).

Aos 27 anos anos, Jéssica sofreu um aneurisma cerebral no último dia 10, necessitando de uma cirurgia de urgência. Ela foi internada no Hospital Universitário de Petrolina e após apelo dos familiares, a jovem foi regulada para o Hospital da Restauração, em Recife, na última terça-feira (15), porém, segundo Jorge Washington, noivo de Jéssica, ela não estava recebendo a atenção devida que o quadro exigia. "Se o aneurisma romper de vez, são 96% de chance de óbito”, relatou Washington na ocasião...

Oito pacientes precisam retirar globo oculares após participarem de mutirão de cirurgias de catarata no RN

Oito pessoas precisaram retirar o globo ocular após contraírem uma infecção bacteriana durante um mutirão de cirurgias de catarata realizado na cidade de Parelhas (Rio Grande do Norte), a 245 km de Natal, nos dias 27 e 28 de setembro. As informações são do Bahia Notícias, parceiro  da RedeGN.

Ao todo, das 48 pessoas que passaram pelas cirurgias, 20 foram atendidas na sexta-feira (27) e 28 no sábado (28). Das 20 atendidas no sábado, 15 tiveram complicações e 8 precisaram retirar o globo ocular afetado...

Serviços de neurocirurgia voltam a funcionar no Hospital Universitário em Petrolina

Após um longo período parado, os serviços de neurocirurgia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, voltaram a funcionar. A unidade de saúde alegou que fez várias tentativas de contratação de médicos por concurso público, mas não teve sucesso. O problema só foi resolvido com a contratação de uma empresa que está executando os serviços.

O problema da falta de médicos neurocirurgiões no Hospital Universitário começou no final de 2022. Para funcionar adequadamente, a unidade precisaria de cerca de 20 profissionais. Mas, nos últimos meses, apenas três estavam trabalhando no local...

Em mutirão, Hospital Dom Malan em Petrolina realiza 12 cirurgias pediátricas e ginecológica aos finais de semana

Neste sábado (14), o Hospital Dom Malan da rede estadual de saúde em Petrolina, realizou um mutirão de cirurgias pediátricas. Foram atendidas 12 crianças que estavam na fila, nos municípios da VIII Gerência Regional de Saúde, que compreendem Petrolina, Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista.

São cirurgias de baixa complexidade, onde os pacientes operam pela manhã e recebem alta ao final da tarde. Estão sendo realizados mais de 16 tipos de cirurgias pediátricas a exemplo de:  herniorrafia inguinal e umbilical, postectomia, fimose, criptorquidia, hipospadia, orquidopexia, colostomia, dentre outras...

Internos de neurocirurgia do HGRS levarão 14 trabalhos para congresso mundial da especialidade, em Houston

Os internos do serviço de neurocirurgia do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, tiveram 14 trabalhos aceitos pelo Congress of Neurological Surgeons 2024, um dos maiores congressos de neurocirurgia mundial. Dois desses estudos serão apresentados na modalidade oral, durante o evento, que acontecerá no final deste mês de setembro, na cidade de Houston, nos Estados Unidos.
 
Além desses trabalhos, o grupo participou, na última semana, do Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, em Minas Gerais. Para a ocasião, os internos contaram com um total de 28 trabalhos aprovados, sendo 11 para apresentação oral.
 
Também neste ano, os estagiários de neurocirurgia do HGRS publicaram oito trabalhos em revistas internacionais de alto prestigio na comunidade da neurocirurgia mundial. Todas elas estão indexadas no PubMed – base de dados da National Library of Medicine (Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos).
 
Para Silvio Porto Junior, interno responsável pela produção científica do estágio de neurocirurgia do Hospital Roberto Santos, é muito gratificante perceber o impacto dos artigos do grupo na comunidade cientifica. "Participamos, frequentemente, de congressos, tanto nacionais quanto internacionais. Nossos artigos já receberam citações e, inclusive, 'Letter to the Editor', no qual um autor publica um artigo comentando um outro artigo", acrescenta ele.
 
No ano passado, os internos de neurocirurgia do HGRS publicaram 18 artigos científicos em veículos e grandes eventos brasileiros e estrangeiros. Ainda em 2023, eles promoveram o 'Neuro HGRS', evento acadêmico com o objetivo de abordar temas neurocirúrgicos, reunindo cerca de 100 estudantes de medicina.
 
"A equipe de estagiários têm uma proatividade e interesse que são bastante fora da curva, estão sempre buscando, ativamente, crescer no meio acadêmico. Outro ponto que, com certeza, impacta positivamente nessas produções é a equipe de preceptores e residentes, que sempre estão ao nosso lado, dando ideias, revisando e aprovando os trabalhos. Sem eles, isso não seria possível", lembra Silvio.
 
Chefe do serviço e da residência de neurocirurgia do HGRS, o médico neurocirurgião Leonardo Avellar acredita que o alto volume de publicações é resultado do empenho do grupo de estágio do HGRS e, também, da quantidade e complexidade dos casos atendidos na unidade. "O Hospital Geral Roberto Santos é o maior hospital público da Bahia, referência em neurocirurgia. Com esse cenário, é muito importante que a pesquisa científica seja uma extensão da assistência ao paciente. O campo é rico para a pesquisa, mas, com toda certeza, o esforço individual e do grupo fazem toda a diferença para que sejamos referência, ainda, na produção de trabalhos científicos reconhecidos mundialmente", avalia o coordenador, que é um dos orientadores dos internos. ..

Serviços médicos de neurocirurgia são retomados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Os serviços médicos de neurocirurgia estão sendo retomados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), representando uma grande conquista para o atendimento à população da Macrorregião Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco – Pernambuco e Bahia – PEBA, diante da qual o HU-Univasf é unidade de referência para atendimentos de alta complexidade.

Com a recomposição da equipe de profissionais da especialidade, o HU conseguirá aprimorar as avaliações, acompanhamento médico, intervenções cirúrgicas, evoluções, prescrições, acompanhamento pré e pós-operatório dos pacientes atendidos e internados, incluindo consultas ambulatoriais. Os fluxos e as escalas de atendimento já estão sendo progressivamente integrados às operações hospitalares a partir deste mês. ..

Hospital Metropolitano realiza primeiras cirurgias bariátricas, nesta sexta-feira (16), após instalação de ambulatório especializado

O Hospital Metropolitano, do Governo do Estado, gerido pela Santa Casa Ruy Barbosa, volta a realizar cirurgias bariátricas, nesta sexta-feira (16). Neste primeiro mês, seis pacientes passarão pela septação gástrica por videolabaroscopia, que é feita 100% pelo SUS, assim como todo acompanhamento pré e pós-operatório. A previsão é realizar, mensalmente, 13 procedimentos desse tipo, a partir de setembro.

Entre os que podem passar pela intervenção no Metropolitano, estão pessoas com obesidade mórbida e comorbidades, como diabetes tipo 2, hipertensão e apneia do sono. Mas, é preciso ser encaminhado pelo Centro de Referência Estadual de Diabetes e Endocrinologia (Cedeba). Após a admissão, o paciente passa por uma rigorosa triagem da equipe multidisciplinar e avaliação médica, para garantir que esteja apto para o procedimento. O acompanhamento após a cirurgia é fundamental para o sucesso a longo prazo, com foco em reeducação alimentar, suporte psicológico e monitoramento de saúde...

Hospital Ortopédico do Estado da Bahia realiza mutirões de cirurgias para adultos e crianças

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade pública gerida pelo Einstein, inicia, no próximo domingo (18), uma série de mutirões de cirurgias com o objetivo de reduzir as filas de espera por procedimentos de joelho de alta complexidade no estado da Bahia.

Na primeira etapa, que terá duração de uma semana, 80 pacientes adultos serão contemplados. Serão 22 cirurgiões envolvidos nessa força-tarefa, além de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, anestesistas, técnicos, auxiliares de enfermagem e fisioterapeutas...

UPAE Petrolina inicia mutirão de cirurgias de catarata nesta quinta-feira (1º/08)

 

Mutirão de cirurgias para correção de catarata beneficiará pacientes do Sertão de Pernambuco a partir de 1º de agosto. Os procedimentos serão conduzidos pelos profissionais de oftalmologia da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE Alírio Brandão)...

Hospital Dom Malan em Petrolina registra aumento no número de cirurgias realizadas no mês de junho

O Hospital Dom Malan da rede estadual de saúde em Petrolina realizou 518 cirurgias no mês de junho, de acordo com o relatório mensal de prestação de serviços divulgado nesta segunda-feira (15).

Esse número ultrapassa a meta de 510 cirurgias do referido mês entre eletivas e de urgência...

Parceria entre HU-Univasf e Huol-UFRN viabiliza mutirão de cirurgias traumato-ortopédicas

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) realizou um mutirão de cirurgias que atendeu 35 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) entre os dias 29 e 30 de junho. A ação contou com o apoio de anestesistas do Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN). Os dois hospitais são vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gerencia 45 hospitais universitários federais no país.


O mutirão objetivou fortalecer a rede de saúde e atender às demandas da região, que enfrenta limitações na oferta de serviços de traumato-ortopedia. Segundo o gerente de Atenção à Saúde do HU-Univasf, Aristoteles Cardona, "com esse suporte do Huol, foi possível realizar um grande volume de cirurgias de urgência e emergência, beneficiando dezenas de pessoas e suas famílias. A ação proporcionou uma resposta imediata e antecipou cirurgias que seriam realizadas nas próximas semanas"...

Prefeitura de Juazeiro realiza mais de 200 cirurgias eletivas de janeiro a abril de 2024

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou 221 cirurgias eletivas entre os meses de janeiro e abril de 2024. Foram feitas cirurgias gerais, pediátricas, ginecológicas e de espuma para o tratamento de varizes.

"Para garantir que a nossa população não tenha que esperar pela disponibilidade das cirurgias nas unidades hospitalares geridas pelo estado da Bahia, fizemos convênios com unidades como o Hospital São Lucas e a Promatre...

Petrolina combina duas técnicas e realiza marco da neurocirurgia brasileira

O sucesso de uma cirurgia com a combinação das técnicas de secção do Filum Terminale e craniotomia da fossa posterior com fixação das vértebras C1-C2, transformou Petrolina, no Vale do São Francisco, em um marco da neurocirurgia brasileira.

O procedimento, complexo e inovador, foi realizado pelos renomados neurocirurgiões, Antônio Vinicius e Allan França, há um mês, no centro cirúrgico de uma unidade de saúde em Petrolina...

Prefeitura de Juazeiro inicia programa de cirurgias eletivas no Hospital Promatre de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau) realizou mais um contrato para otimizar a demanda por cirurgias eletivas para a população do município. O segundo programa de cirurgias eletivas será realizado semanalmente para atender os pacientes que estão no aguardo desses procedimentos. São cirurgias a exemplo de hérnia e vesícula.

No último sábado (08), foram realizadas as cirurgias na unidade hospitalar Promatre com o auxílio de profissionais disponibilizados pela Secretaria. Mais pacientes vão passar por cirurgia nesta quarta-feira (12)...

Médico cirurgião e professor da Univasf Dr. Lindon Jonhson Oliveira recebe título de cidadão petrolinense

O médico cirurgião Lindon Johnson Batista de Oliveira, de 58 anos, recebeu nesta quinta-feira (6), o título de cidadão petrolinense em solenidade da Câmara de Vereadores de Petrolina. A proposição foi apresentada pela vereadora Samara Mirella Lima, a Samara da Visão. "Dr. Lindon Johnson foi pioneiro em cuidados de pessoas obesas aqui na nossa região. Meu reconhecimento e gratidão porque eu pude perceber o quanto ele é generoso com os pacientes, acompanhando de perto e estimulando os cuidados com o corpo para o bem-estar e saúde deles, " ressaltou a vereadora.

Professor de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e membro associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Dr. Lindon Johnson é pesquisador em obesidade e especialista em cirurgia do aparelho digestório. Baiano de Barra do Mendes, vive em Petrolina há 28 anos com muita contribuição na saúde pública como médico do Hospital Dom Malan por 12 anos e há 10 anos do Hospital Universitário. "Dr. Lindon salvou milhares de pessoas carentes da nossa cidade dentro do Hospital Dom Malan. Eu cansei de levar pacientes na clínica e ele atendia sem cobrar nada. É um privilégio nosso fazer desse grande médico nosso conterrâneo, " destacou o vereador Zenildo do Alto do Cocar...