UPAE Petrolina inicia mutirão de cirurgias de catarata nesta quinta-feira (1º/08)

01 de Aug / 2024 às 07h30 | Variadas

 

Mutirão de cirurgias para correção de catarata beneficiará pacientes do Sertão de Pernambuco a partir de 1º de agosto. Os procedimentos serão conduzidos pelos profissionais de oftalmologia da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE Alírio Brandão).

A estratégia visa contabilizar ao todo 730 cirurgias realizadas, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes até o mês de setembro. Já neste primeiro dia (1º/08), serão realizadas 20 cirurgias. 

A estratégia faz parte do Programa Cuida PE, iniciativa do Governo de Pernambuco, lançada em maio de 2023, que possui a finalidade de reduzir a espera dos pacientes da rede pública de saúde, oportunizando acesso a realização de procedimentos cirúrgicos, consultas e exames especializados. 

Os pacientes que serão contemplados pelo mutirão estão cadastrados no sistema de regulação da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres). Os procedimentos estão programados para acontecer, inclusive, aos sábados.  Até o próximo sábado (03/08), a previsão é realizar 90 procedimentos e 40 consultas pré-operatórias. 

"O Programa Cuida PE vem se consolidando com ações descentralizadas pelas unidades de gestão estadual como forma de fortalecer a assistência no Interior do Estado. O mutirão de cirurgias oftalmológicas que inicia na UPAE de Petrolina é mais um exemplo disso', destaca a diretora-geral de Articulação Estratégica e responsável pelo Programa Cuida PE, Noemy Gomes. 

A direção UPAE ressalta que os pacientes acompanhados pela unidade devem manter seus cadastros atualizados, especialmente se houver troca de número de contato. A atualização de cadastro pode ser feita pelo telefone (87) 3866-9617. 

O ingresso de novos pacientes na UPAE acontece através da primeira consulta com o especialista da Unidade, agendada junto às centrais de marcação dos municípios. A unidade só conduz a realização de exames e cirurgias em pacientes que já acompanhados nas diversas especialidades na Unidade.

"O impacto é bem positivo. Fazer a cirurgia na região é facilitar o acesso do cidadão a um serviço de qualidade e perto de suas casas, além de diminuir o encaminhamento de pacientes para outras regiões, a exemplo da capital. Nos meses de agosto e setembro serão realizadas 730 cirurgias de catarata, apenas na UPAE, e estamos trabalhando para possibilitarmos o acesso de mais pessoas ao procedimento", afirma a gerente da VIII Geres, Ana Célia de Almeida.

Assessoria de comunicação

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.