Foram encontrados 57 registros para a palavra: aprendizagem

Modernizacão de duas unidades escolares estaduais em Camaçari potencializa o ensino aprendizagem

Duas obras de modernização em escolas da rede estadual de ensino foram entregues nesta quarta-feira (02), em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. O investimento total realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (SEC), foi de R$ 20 milhões, beneficiando 4,6 mil estudantes do ensino médio e da educação profissional.
 
"São entregas que potencializam a aprendizagem dos nossos estudantes. É mais do que investimento em obra física, é investimento na permanência dos estudantes no ambiente escolar, na segurança deles, no cuidado, já que eles ficam mais tempo aqui utilizando esses equipamentos", contou a secretária da educação, Rowenna Brito.
 
O Colégio Estadual de Tempo Integral José de Freitas Mascarenhas, localizado no bairro Alto da Cruz, ganhou campo de futebol society, piscina semiolímpica, vestiário, cobertura de quadra poliesportiva, teatro com capacidade para 200 lugares e guarita. A unidade terá, em breve, uma quadra de areia, pista de salto, paisagismo e restaurante estudantil. O prédio existente também será requalificado, com melhorias na estrutura da biblioteca.
 
A estudante de 16 anos, Estephany Cardoso, que cursa o 2º ano do ensino regular contou o que mais gostou no novo espaço. "Amei a quadra e a piscina, principalmente, porque agora a gente não fica mais na aula de educação física tendo apenas aula teórica. Temos o prazer de vir toda sexta-feira para praticar diversos esportes", avaliou.
 
A nova estrutura também impulsionou o desenvolvimento de projetos, como a Brigada Ambiental, desenvolvida nas aulas do curso técnico de meio ambiente. "Estamos sendo orientados pelo professor Silvio Ribeiro a cuidar das áreas ambientais, através do paisagismo, e da nossa alimentação, a partir do cultivo de uma horta. São iniciativas que visam minimizar os impactos das mudanças climáticas e promover o cuidado com a nossa alimentação, além de deixar a escola mais bonita. Estamos bem mais motivados. É um bem para o nosso futuro", afirmou o estudante do 2º ano, Thiago Jesus de Lima.
 
Já no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no Centro, educação e esporte também estão caminhando lado a lado. A unidade escolar conta agora com quadra poliesportiva coberta, vestiário e campo de futebol society, este último, o local preferido do estudante e lateral direito do time da escola, Kauã Silva, 18. "Estou achando incrível esse tipo de projeto do Governo. Evita distrações como as drogas, e os meninos não ficam do lado de fora como antes. Estamos mais focados nos estudos e nos divertindo com responsabilidade", disse.
 
Além dos equipamentos esportivos, o prédio existente está passando por obras de reforma, requalificação e paisagismo. "Foram investidos quase R$ 5 milhões nesta unidade para ampliar a possibilidade de tempo integral para os nossos 1,8 mil estudantes. Em breve, teremos uma unidade completamente equipada", destacou Rowenna Brito.
 
Em Camaçari, o Governo do Estado já entregou outros equipamentos escolares em Vila de Abrantes, Arembepe, Barra do Pojuca, Montegordo, e outras três unidades na sede do município. Há mais uma escola em construção no bairro Gleba C. ..

Livro - Currículo, Contextualização e Aprendizagem será lançado nesta quarta-feira (11)

Nesta quarta-feira, dia 11 de setembro de 2024, às 19 h,  no Departamento de Ciências Humanas - Campus III da Universidade do Estado da Bahia - UNEB,  será lançado o livro - Currículo, Contextualização e Aprendizagem, organizado pelo Professor doutor Edmerson dos Santos Reis e a Pedagoga e Mestranda Jackeline Maciel de Azevedo.

O intuito desse livro é tensionar o vazio constatado nas políticas de educação e nas práticas pedagógicas presentes nas escolas, sejam elas públicas ou privadas, no que diz respeito aos sentidos da aprendizagem, objetivo maior do ensino, o que tem levado, de certa forma, a uma necessidade urgente de repensarmos o lugar que as práticas, o currículo e todos os conteúdos que o compõem ocupam na formação dos nossos estudantes...

Senai Bahia oferece 419 vagas gratuitas de aprendizagem industrial em todo o estado; há vagas para Juazeiro

Com 419 vagas gratuitas oferecidas para todo o estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Bahia) abriu nesta segunda-feira, 08.07, inscrições para processo seletivo em Cursos de Aprendizagem Industrial Básica.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site do SENAI Bahia e ficam abertas até 29 de julho. Há vagas para Salvador (Unidade Dendezeiros), Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Ilhéus, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista...

Artigo - O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A geração “nem-nem” precisa de ajuda. No Brasil, um em cada cinco jovens não estuda nem trabalha, totalizando 9,6 milhões de pessoas de 15 a 29 anos afastadas dos livros e do mercado de trabalho.

Esses números alarmantes fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e colocam o país em uma posição bastante desconfortável...

SENAI-PE lança edital de aprendizagem voltado para indústrias

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Pernambuco (SENAI-PE) está com edital aberto para indústrias interessadas em preencher sua cota de aprendizes. As vagas - relativas ao segundo semestre de 2024 - serão ofertadas nas unidades do SENAI em Araripina, Areias, Belo Jardim, Cabo, Caruaru, Ipojuca, Paulista Petrolina e Santo Amaro. As reservas de vagas devem ser feitas pelas empresas até 14 de junho.

Ao todo, são 1.215 postos de trabalho para os aprendizes em 11 cursos distintos nas áreas de construção civil, gestão, logística, mecânica, química, segurança do trabalho e vestuário. A reserva de vaga deverá ser realizada pelas empresas por meio do site do SENAI-PE (www.pe.senai.br), no link Programa de Aprendizagem Industrial. O atendimento será feito de acordo com a ordem de inscrição, na qual a indústria deve indicar a escola, os cursos e os turnos de seu interesse...

Com Salas de Tempo Integral, Prefeitura de Juazeiro conquista aprovação popular e amplia iniciativa na rede de ensino

Investindo em ações sistematizadas que oferecem recursos para o desenvolvimento da aprendizagem, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), implantou na rede municipal de ensino as Salas de Aprendizagem de Tempo Integral (Sati). Os locais consistem na manutenção de espaços nos quais estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental têm acesso a atividades de suporte à leitura, escrita, matemática e ciências.

"A Sala Sati foi fundamental para o desenvolvimento e evolução de minha filha Lara, pois melhorou bastante a qualidade nos estudos, as notas, que passaram a ser sempre de 9 a 10. Além disso, eu me senti super confortável com as professoras e com a segurança na escola. Meu sentimento é de total satisfação", avaliou Nadja Rayane Ramos Bezerra, mãe de Lara Rhiana Bezerra Gomes, estudante da Escola Municipal Educandário João XXIII...

Artigo - Estágio e aprendizagem não são iguais: entenda as diferenças!

O nosso país sofre com o alto índice de desemprego. Atualmente, são mais de 8,4 milhões de brasileiros nessa situação, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Logo, dar oportunidade para os jovens ingressarem no mercado de trabalho é uma missão bem importante. Nesse sentido, os programas de estágio e aprendizagem surgem como grandes aliados. Contudo, como eles funcionam? Quais suas diferenças e semelhanças? Saiba mais!..

Secretaria da Educação premia escolas destaques na gestão da aprendizagem

Teve início, na noite deste domingo (3), o seminário 'Gestão do Conhecimento', que acontece em Costa do Sauípe até a próxima terça-feira (5). O evento, organizado pela Secretaria Estadual de Educação (SEC), reúne educadores e gestores de todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Durante o seminário, serão reconhecidas as escolas que se destacaram na gestão da aprendizagem ao longo de 2023. O governador em exercício Geraldo Júnior participou da mesa de abertura.

O vice-governador destacou a importância de valorizar o trabalho das unidades de ensino por meio dos educadores e gestores do Estado. "Este seminário é uma oportunidade valiosa para reconhecer e valorizar o esforço dedicado dos educadores e gestores de nosso estado. A premiação da Gestão da Aprendizagem é um incentivo significativo para a melhoria contínua das práticas educacionais, promovendo um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes"...

Turno complementar: como transformar a rotina em uma aprendizagem saudável

Na visão de boa parte dos pais, a rotina dos filhos é o que irá dosar as suas vivências nos ambientes escolar e social. Se para alguns proporcionar um turno complementar ao período regular é, no mínimo, exaustivo, para outros pode ser a solução que faltava para levar mais dinamicidade, aprendizado e estímulo ao dia a dia do estudante. 

Segundo a coordenadora da Educação Infantil e do Turno Complementar do Colégio GGE, Joana Ribeiro, a educação vai muito além do que é oferecido no turno regular...

Em seis meses, Educação da Bahia entrega 16 novos colégios de Tempo Integral e investe no magistério e na gestão da aprendizagem

Os primeiros seis meses de governo foram marcados por avanços implementados pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), que vão da infraestrutura ao pedagógico.

Um dos destaques é a entrega de novas escolas, com alto padrão de engenharia, e programas e projetos estratégicos voltados ao fortalecimento das aprendizagens dos estudantes, como a ampliação da oferta de colégios de Tempo Integral. Outras ações voltadas à garantia da permanência estudantil têm impactado positivamente o processo educativo.  ..

Professores de Juazeiro participam de formação do projeto Sala de Aprendizagem de Tempo Integral

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou, nesta sexta-feira (02), mais um encontro formativo na Escola de Formação de Educadores Parlim (Efep).

Dessa vez, para os educadores atuantes nas turmas do projeto Sala de Aprendizagem de Tempo Integral (SATI). O encontro teve como objetivo orientar os professores, a fim de qualificar cada vez mais o trabalho realizado em sala de aula...

Pesquisa compara ritmo de aprendizagem pré, pós e durante pandemia

Crianças que frequentaram o segundo ano da pré-escola em 2020, com nove meses de atividades remotas devido à pandemia de covid-19, tiveram perda de 6 a 7 meses de aprendizagem em linguagem e matemática se comparadas àquelas que vivenciaram o mesmo período da pré-escola em 2019, com ensino presencial.

O dado sobre o ritmo de aprendizagem das crianças antes, durante e depois da pandemia mostra ainda que aquelas que frequentaram o segundo ano da pré-escola em 2022, com a volta das atividades presenciais, tiveram ganho de 1 a 2 meses, na comparação com os alunos do mesmo período letivo em 2019...

Pesquisa mostra dados alarmantes em relação a estresse de professores e dificuldades de aprendizagem

Pelo menos 71% dos professores brasileiros estão estressados pela sobrecarga de trabalho, mostrou um levantamento feito pelo Ipec, encomendado por entidades como Todos Pela Educação, Itaú Social, Instituto Península e Profissão Docente.

O levantamento foi realizado com 6.775 professores de escolas públicas (municipais e estaduais) de todo o país, entre julho e dezembro de 2022...

Escolas e creches de Petrolina celebram carnaval com muita folia, cultura e aprendizagem

Confecção de adereços, desfile de fantasias, muita cor, folia e até enredo de carnaval fizeram parte dos festejos de momo da rede de ensino de Petrolina.

No meio da chuva de confetes, os estudantes dançaram e se divertiram ao som de muito frevo e das famosas marchinhas. Máscaras, animais da floresta e personagens dos mais variados filmes não faltaram no carnaval das Escolas e Creches...

Programação em Juazeiro segue apresentando novas estratégias de recomposição da aprendizagem para profissionais da rede municipal de ensino

Com o tema: 'Ressignificando a prática na sua melhor versão', a programação do #borAgir 2023 segue dando continuidade às atividades, reunindo profissionais da Educação para discutir novas estratégias de recomposição da aprendizagem.

Na terça-feira (15), as atividades aconteceram no auditório da Seduc, Rapport Hotel, Chácara Bougaiville, Escola Municipal José Padilha, Escola de Formação Continuada de Educadores Parlim (Efep), Escola Municipal Maria de Lourdes, e Escola Municipal Judite Leal Costa...

#BorAgir: Juazeiro inicia ações de recomposição da aprendizagem para o ano letivo de 2023

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), reuniu nesta segunda-feira (13), gestores, vice-gestores, coordenadores, secretários escolares, professores de Empreendedorismo, e professores da Educação Infantil I, II e III, para apresentar as ações de recomposição da aprendizagem da rede de ensino em 2023, por meio do 'Programa #BorAgir', que este ano trouxe como tema: 'Ressignificando a prática na sua melhor versão', uma iniciativa criada com o objetivo de potencializar a melhoria do fluxo escolar, garantindo iniciativas eficazes para a aprendizagem dos estudantes.

A programação segue até quinta-feira (16), e acontece em locais distintos, de forma simultânea, com atividades durante as manhãs e tardes, reunindo profissionais da Educação, para a oferta de formações que favorecem as condições necessárias para o cumprimento de um ensino de qualidade, garantindo uma prática pedagógica capaz de atender as demandas da rotina educacional...

Jornada Pedagógica de Juazeiro chega ao fim ampliando debate sobre aprendizagem, inclusão no trabalho do AEE e possibilidades da EJA

O último dia da Jornada Pedagógica 2023, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), foi realizado nesta quinta-feira (7), na Chácara Bougainville. Dentro da programação da manhã, palestras voltadas para "Os Desafios do Trabalho do AEE e sua contribuição para uma escola efetivamente inclusiva" e "Transtornos da Aprendizagem: conceito, condução e inclusão". O público-alvo eram professores dos anos iniciais e AEE (Atendimento Educacional Especializado).

A primeira palestra do dia, trouxe a Terapeuta Ocupacional, Coralina Matos, que abordou o tema: "Os Desafios do Trabalho do AEE e sua contribuição para uma escola efetivamente inclusiva", onde se fala da necessidade de uma escola mais inclusiva e que valorize as potencialidades de cada aluno, dando condições para que se desenvolvam por completo, dentro de um mesmo ambiente de aprendizagem, livre de julgamentos e discriminações...

Programa ALI firma parceria de sucesso na área educacional em Juazeiro

Escola infantil e empresas especializadas em aprendizagem se juntam em projeto inédito de educação contextualizada. O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), de iniciativa do Sebrae, tem como objetivo atuar na promoção de melhorias rápidas e de alto impacto, com o propósito de elevar a produtividade das empresas brasileiras em todas as áreas.

A ação dura quatro meses e nesse período um agente local de inovação faz o diagnóstico do negócio e, conforme os resultados, apresenta soluções específicas, caso a caso...

Ações da Secretaria de Educação de Juazeiro corrigem deficiências no ensino-aprendizagem causadas pela pandemia e mostram resultados positivos

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), desenvolveu um programa de regularização do fluxo estudantil, contando com diversas estratégias de recomposição de aprendizagem no pós-pandemia. O objetivo é garantir o direito de aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e alunos no contexto da Educação Especial e Inclusiva.

Por meio de um conjunto de ações sistematizadas para minimizar as perdas no processo de aprendizagem dos estudantes, foi concebido e está sendo implementando o 'Programa #borAgir', cujo objetivo é oferecer às escolas municipais um cenário de recomposição da aprendizagem, de maneira abrangente, capaz de dar possibilidades para a criação de estratégias de adequação do projeto pedagógico escolar e das práticas pedagógicas...

Para enfrentar os efeitos da pandemia, programa da Prefeitura de Juazeiro oferece estratégias para que estudantes mantenham ritmo de aprendizagem

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), reuniu nesta quarta-feira (21), gestores e coordenadores da rede municipal de ensino, para apresentar o 'Programa #borAgir', uma ferramenta criada para oferecer às escolas municipais um cenário de recomposição da aprendizagem, de maneira abrangente, capaz de dar possibilidades para a criação de estratégias de adequação do projeto pedagógico escolar e das práticas pedagógicas. O objetivo é sanar os impactos gerados pela pandemia da Covid-19, além de recuperar e potencializar a aprendizagem dos alunos.

O encontro aconteceu no auditório da Chácara Bougainville, e teve como tema, "#borAgir porque não existe campeão sem treino". Na ocasião também estiveram presentes o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, e o presidente da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB) de Juazeiro, Gilmar Nery...