Foram encontrados 10 registros para a palavra: Dia de Campo

Projeto testa plasticultura para reduzir impacto das chuvas na viticultura do Semiárido; Dia de Campo acontecerá em Petrolina na próxima segunda-feira (25)

Nos últimos anos, as mudanças climáticas tem transformado as condições de cultivo na viticultura do Semiárido brasileiro. Em uma região onde as chuvas sempre foram concentradas em quatro meses, as precipitações passaram a ocorrer ao longo do ano, afetando diretamente a fruticultura irrigada, especialmente a uva. Esse cenário levou a Embrapa Semiárido a desenvolver um projeto que estuda o uso da plasticultura para mitigar os efeitos adversos das chuvas, além de promover benefícios no desenvolvimento das videiras, produtividade e qualidade dos frutos.

No Brasil esta técnica já é adotada em regiões vitivinícolas com altos índices de precipitação, como o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde a cobertura dos vinhedos com filmes plásticos ou ráfia cria uma barreira física que reduz a presença de água livre nas folhas. A pesquisadora e coordenadora do projeto, Patrícia Coelho de Souza Leão, explica que as precipitações mais intensas aumentam os riscos de doenças, exigindo um manejo mais intensivo, o que eleva os custos de produção...

Semiárido Show: Senac participa do Dia de Campo e Espaço dos Sabores

A Faculdade Senac, em Petrolina, estará presente na 10ª edição da Feira de Agricultura Familiar Semiárido Show, que será realizada pela Embrapa Semiárido, de 1º a 4 de agosto, na BR-428, Km 152, zona rural do município. Durante os dias 2 e 3 de agosto, a instituição será uma das parceiras na realização do evento técnico Dia de Campo OvoLimpo, que tem o objetivo de difundir conhecimentos aplicados à cadeia produtiva dos ovos, e na realização de oficinas no Espaço dos Sabores. 

Com o tema "Ciência e Tecnologia Promovendo o Desenvolvimento", o Semiárido Show tem o objetivo de possibilitar e facilitar o acesso à conhecimentos, informações e tecnologias desenvolvidos pela Embrapa e instituições parceiras. O evento é uma grande feira de inovação tecnológica voltada à agricultura familiar do Semiárido brasileiro. ..

Embrapa e Eletrobras Chesf realizam Dia de Campo sobre manejo de forrageiras e fruteiras nativas

Com o objetivo de demonstrar aos agricultores familiares, técnicos e estudantes do município de Casa Nova (BA) os resultados dos trabalhos desenvolvidos para o manejo de forrageiras e fruteiras nativas na região, a Embrapa Semiárido (Petrolina-PE) e a Eletrobras Chesf, em parceria com a prefeitura municipal, realizaram, no dia 17/05, um Dia de Campo.

O evento aconteceu em área de produtor, reunindo público de 126 participantes...

Dia de Campo-Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta acontece na terça-feira (21)

Acontece na terça-feira (21), na Serra da Boa Fé, localizada em Exu, Pernambuco, o Dia de Campo-Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta.

O objetivo é divulgar Técnicas de Agricultura de Baixo Emissão de Carbono, para recuperação de áreas com Integração Lavoura Pecuária e Floresta-ILPF...

Univasf promove Dia de Campo Flores no Vale do São Francisco na quinta-feira (29)

O grupo de pesquisa Plantas Ornamentais no Vale do São Francisco (Povasf) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, nesta quinta-feira (29), o Dia de Campo Flores no Vale do São Francisco – Novas alternativas de produção no Vale. O evento acontecerá no setor de floricultura no Campus Ciências Agrárias (CCA) da Univasf, das 8h às 12h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento por produtores, empreendedores da floricultura, estudantes e qualquer pessoa que tenha interesse na área.

Os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line. Haverá emissão de certificado aos participantes. A programação contará com duas estações técnicas do plantio à colheita para a cultura do girassol, que apresentará o desempenho de 12 genótipos para flor de corte; e para a cultura das helicônias, que irá abordar o desempenho de genótipos em diferentes ambientes de cultivo...

Incra promove dia de campo com assentados de Petrolina

O Incra do Médio São Francisco promoveu um dia de campo com quatro assentamentos do município de Petrolina. A atividade aconteceu em duas comunidades, pela manhã no Projeto de Assentamento Mansueto de Lavor e a tarde no São José Ramos.

Ao todo participaram 80 trabalhadores rurais beneficiários da Reforma Agrária, que foram orientados sobre a forma adequada de coleta de solo para análise química completa, que compõe macro e micronutrientes, pH e condutividade elétrica e matéria orgânica CTC ( Capacidade de troca catiúnica), que permite a correção necessária para melhor aproveitamento produtivo do solo...

Casa Nova: Dia de Campo sobre degradação nas áreas dos Parques Eólicos

Administrado pelo Prefeito Wilker Torres, o município de Casa Nova, no norte da Bahia, tem quase 10 mil quilômetros quadrados, de terras onde se cria o maior rebanho de caprinos e ovinos do Brasil; que produziu 20 mil toneladas de uva em 2017 e onde se localiza a única vinícola em escala industrial da Bahia e está entre os maiores produtores de goiaba, melancia, melão, cebola e manga do Nordeste.

Vento e sol, são as permanentes riquezas em Casa Nova. É o vento que agora se torna o maior produto do município: Investimentos que chegam a quase um bilhão de reais na instalação de parques eólicos, Casa Nova se prepara para fornecer milhares de megawatts para o Brasil, tornando-se uma referência nacional na geração de energia limpa...

Titular da ADEAP participa do 'Dia de Campo – Manejo Mosca das Frutas' na zona rural de Juazeiro

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Maraiza Carvalho participou na quinta-feira (5), do 'Dia de Campo – Manejo Mosca das Frutas', em Maniçoba Velha, distrito de Maniçoba - realização das empresas, Central de Adubos e Ihara. A ação que contou com a presença de fruticultores de Juazeiro e Petrolina, teve o intuito de orientar os produtores na prevenção e combate à mosca da fruta, considerada uma das grandes ameaças à fruticultura no Vale do São Francisco.

"O sucesso de qualquer programa de contenção dessas moscas requer a cooperação e participação ativa de todos os fruticultores. A praga infesta áreas de culturas variadas e não basta que um ou alguns produtores tomem iniciativas para monitorar e suprimir a população do inseto. Este é um trabalho que precisa ser feito por todos, de forma coletiva, para a solução do problema que causa tanto prejuízo à fruticultura da região", explicou Beatriz Aguiar Jordão Paranhos, pesquisadora da Embrapa Semiárido...

SDR realiza Dia de Campo sobre Produção Intensiva de Leite a Pasto no Território Velho Chico

Produtores familiares de leite, agentes comunitários rurais e técnicos irão participar, no município do Sítio do Mato, Território de Identidade Velho Chico, do Dia de Campo sobre Produção Intensiva de Leite a Pasto, na próxima sexta-feira (04), a partir das 8h, na Fazenda São Carlos, Unidade de Referência de Produção de Leite. A atividade é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O objetivo é capacitar agricultores e agricultoras familiares e técnicos, envolvidos na cadeia produtiva, nas tecnologias de produção intensiva de leite a pasto. Segundo o superintendente da Agricultura Familiar (Suaf), Marcelo Matos, "esta é uma ação estratégica da SDR de capacitação de técnicos, através de sua Rede de Especialistas em bovinocultura de leite"...

Embrapa: Dia de campo integra criação de peixe e horta comunitária para produção de alimentos e geração renda

Pode não ser perfeito, mas é um sucesso o "casamento" entre a criação de peixes e hortas comunitárias para pessoas, vinculadas ou não ao meio rural, produzirem nos quintais de casa, alimentos ricos em proteína animal e vegetal, além de carboidratos, minerais e vitaminas. O modo de consumar essa união é o motivo de um dia de campo que a Embrapa Semiárido, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco e a Cooperativa de Produtores e Comerciantes dos Derivados de Peixes de Sobradinho (COOPES) promovem no dia 2 de setembro (sexta-feira), na Colônia de Pescadores e Terminal Pesqueiro de Sobradinho (BA).

O evento vai demonstrar o emprego de tecnologias de baixo custo que, se bem manejadas, são garantia de segurança alimentar e de renda para famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e econômica. O conjunto de técnicas e de informações a ser apresentado a um público formado por donas de casa,agricultores familiares, piscicultores, pescadores, estudantes e técnicos, tem por base o chamado "Sisteminha Embrapa", apropriado para locais ou comunidades onde há escassez de água e falta de oportunidade de trabalho...