Produtores familiares de leite, agentes comunitários rurais e técnicos irão participar, no município do Sítio do Mato, Território de Identidade Velho Chico, do Dia de Campo sobre Produção Intensiva de Leite a Pasto, na próxima sexta-feira (04), a partir das 8h, na Fazenda São Carlos, Unidade de Referência de Produção de Leite. A atividade é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
O objetivo é capacitar agricultores e agricultoras familiares e técnicos, envolvidos na cadeia produtiva, nas tecnologias de produção intensiva de leite a pasto. Segundo o superintendente da Agricultura Familiar (Suaf), Marcelo Matos, "esta é uma ação estratégica da SDR de capacitação de técnicos, através de sua Rede de Especialistas em bovinocultura de leite".
O agricultor familiar e proprietário da área onde será realizada a atividade, Carlos Santana, conhecido popularmente por Quinha, é um exemplo de sucesso. Aprendeu o manejo da bovinocultura com o pai, mas pensou em parar, pois estava tendo prejuízo, sem nenhuma produção. "Eu tinha toda a estrutura, mas não conseguia produzir. Com a capacitação, a minha realidade mudou da água para o vinho. Estou na minha quarta qualificação, tenho acompanhamento contínuo dos profissionais da SDR e agora tenho um produto de qualidade, lucro e o melhor, mantenho minha propriedade e minha família com a produção do leite", ressalta.
A pastagem é o principal alimento na dieta dos bovinos. A disponibilidade e a qualidade da forragem de uma pastagem bem manejada são fatores essenciais para o sucesso da bovinocultura de leite. Para o assistente Técnico Territorial do Projeto Bahia Produtiva/CAR, Eduardo Duarte, "a finalidade do evento é promover a comunicação entre agricultores familiares e técnicos, demonstrando tecnologias que aumentam a produção, produtividade e, principalmente a rentabilidade do produtor".
Na programação, "vamos abordar a gestão técnica e financeira da bovinocultura de leite, correção, adubação, irrigação, manejo e fertirrigação de pastagens, conforto térmico e qualidade da água na produção de leite e cultivo intensivo da palma forrageira", explica Ivani Santos, técnica da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), no Território Velho Chico. Segundo a coordenadora de Pecuária da Suaf, Ayalla Araújo, este trabalho está acontecendo em diversos Territórios de Identidade do estado da Bahia, a exemplo do Vale do Jiquiriçá e Sudoeste Baiano, dentre outros.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.