Foram encontrados 14 registros para a palavra: Dermatologista

Dermatologista da UPAE Petrolina alerta sobre os perigos do subdiagnóstico da hanseníase

Neste Janeiro Roxo, mês de conscientização e combate à hanseníase, a dermatologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), Dra. Ana Catarina Mota, faz um alerta sobre os perigos do subdiagnóstico da doença.

"O estigma e a falta de informação ainda são entraves para o diagnóstico correto da hanseníase. Uma doença descoberta no século 19, e que ainda hoje carrega consigo muitos preconceitos", ressalta a médica...

Policlínica Municipal de Juazeiro aumenta equipe e passa a ter atendimento com dermatologista a partir de janeiro

A partir do mês de janeiro, a Policlínica Municipal de Juazeiro terá mais uma especialidade na equipe. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (Sesau), ampliou o serviço e vai disponibilizar dermatologista na Policlínica Municipal.

A profissional vai atender todas as idades e a agenda já está sendo preenchida com a demanda existente no município. "Já disponibilizávamos essa especialidade na rede do município. Mas com essa profissional na Policlínica Municipal poderemos aumentar muito mais a oferta por uma demanda que é grande. Ficamos muito felizes em poder atender mais uma necessidade da população de Juazeiro", destacou o secretário de Saúde, Fernando Costa...

No mês do Dezembro Laranja, dermatologista do SESI-PE reforça importância do autoexame para prevenir câncer de pele

Apontado como o tipo de câncer mais comum, o câncer de pele não melanoma corresponde, atualmente, a 30% de todos os tumores malignos do País. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada ano, cerca de 180 mil casos são registrados. Por isso, para alertar a população para a detecção e tratamento da doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove, neste mês, o "Dezembro Laranja". Dermatologista do SESI Saúde, Clara Florêncio lembra que a chegada do verão reforça a importância da campanha, uma vez que a exposição aos raios solares é maior, e ressalta a relevância do autoexame para um diagnóstico precoce.

"Temos que criar o hábito de sempre examinar nossa pele, olhar nossas costas, nossas pernas, principalmente pessoas de pele muito clara ou que tenham histórico familiar da doença", adverte a dermatologista. Ela explica que, para realizar o autoexame, as pessoas podem seguir a regra conhecida como "ABCD", sendo a letra A para sugerir um olhar mais cauteloso para a assimetria das lesões que surjam na pele e a B para lembrar que as bordas das lesões que são regulares são mais propensas a serem benignas. Já as letras C e D remetem, respectivamente, à cor, ou seja, se a lesão muda de cor já pode ser um indicativo de malignidade, e ao diâmetro da lesão, uma vez que as que são maiores do que 6 milímetros também sugerem malignidade...

Petrolina: Dermatologista do HDM reforça os cuidados com as crianças no verão

O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, mas a temperatura em Petrolina e região já anda bem alta. Com o calor e sol forte, as atividades ao ar livre tendem a aumentar.

Em geral, nesse momento, um banho de mangueira ou piscina ficam mais interessantes do que os jogos eletrônicos. Passeios de bicicleta também podem ser mais divertidos do que a TV.  ..

Moradores de Jaguarari, Juazeiro e Petrolina reclamam de infestação de potós

Nas últimas semanas, moradores de Jaguarari, Petrolina e de Juazeiro, têm percebido o aumento no aparecimento do potó, inseto conhecido cientificamente como Paederus irritans.

Comum nos meses mais quentes do ano em alguns estados do nordeste brasileiro, o potó costuma aparecer nas casas no horário da noite, atraídas pela claridade das lâmpadas brancas...

Artigo - Coronavírus? Mais um problema

Caros leitores, ao longo da minha formação estive em hospitais de diversas regiões do nosso Brasil e de vários países em diferentes continentes. Para nós, acostumados com hospitais superlotados, o cenário de um hospital comum em um país desenvolvido lembra nossas urgências em dia de copa do mundo.

Quando veio a pandemia do coronavírus eles foram surpreendidos com uma grande demanda em pouco tempo. Quase que da noite para o dia viram todos os seus leitos serem ocupados...

Dermatologista do IMIP alerta para os cuidados com a pele no verão

De acordo com o dermatologista do IMIP, Valter Kozmhinsky, é muito importante o uso de protetor solar para se proteger do sol. O médico dá algumas dicas de como utilizá-lo de forma eficaz e segura, chamando a atenção para o cuidado redobrado que os pais devem ter com as crianças.

Confira as dicas:..

Dermatologista da UPAE/IMIP de Petrolina fala da importância do "Janeiro Roxo"

Esse ano comemora-se no Brasil o terceiro JANEIRO ROXO – mês de conscientização sobre a hanseníase, criado em 2016 pelo Ministério da Saúde. A campanha faz um alerta sobre a doença que afeta nervos e pele, e tem o Brasil como o segundo país com mais casos no mundo, ficando atrás apenas da Índia.

De acordo com a sanitarista, hanseniologista e dermatologista Tânia Moreno, que atende na UPAE/IMIP de Petrolina, iniciativas como essa são de extrema importância, visto que a falta de informação é mais um dos problemas que dificultam o controle da hanseníase no país. "A ausência do tratamento tem aumentado o número de pessoas com incapacidade física decorrente da doença", afirma...

DERMATOLOGISTA DO IMIP ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DO USO DO PROTETOR SOLAR NO VERÃO

No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados devido às altas temperaturas, sobretudo no Nordeste. De acordo com o dermatologista do IMIP, Valter Kozmhinsky, é muito importante o uso de protetor solar para se proteger do sol. O médico dá algumas dicas de como utilizá-lo de forma eficaz e segura, chamando a atenção para o cuidado redobrado que os pais devem ter com as crianças.

Confira as dicas:..

Dermatologista da UPAE/IMIP de Petrolina faz alerta sobre câncer de pele

Com o objetivo de falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de pele, no ano de 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), deu início ao “Dezembro Laranja”. Desde então, a cor que também remete ao sol e ao bronzeado de verão, passou a ser símbolo da luta contra a doença.

Esse ano, a campanha traz como tema “Se exponha, mas não se queime”, fazendo um alerta claro à falta de cuidados do brasileiro com a pele. De acordo com dados da SBD, 63% da população não usa protetor solar no seu dia a dia e 6 milhões de pessoas não se protegem durante as atividades praticadas ao ar livre...

Dermatologista da UPAE/IMIP de Petrolina dá dicas para o início deste verão e alerta sobre o câncer de pele

Com o início oficial do verão em todo o hemisfério sul na quarta-feira (21 de setembro) é preciso redobrar alguns cuidados com a saúde. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), além dessa segunda quinzena de dezembro, os meses de janeiro e fevereiro terão altas temperaturas, superando até os índices históricos alcançados no estado em 2016. O período será marcado também pela baixa humidade do ar, que ficará em muitos momentos abaixo de 20%, percentual considerado prejudicial ao corpo, segundo a OMS.

Diante desse cenário que aponta, o dermatologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina, Dr. Elson Marques, alerta que a pele merece uma atenção especial. “Na verdade, os cuidados com a pele devem permanecer durante todo o ano, mas, como o nosso verão é muito quente a prevenção deve ser redobrada. O mais importante de tudo é o filtro solar, que deve ter um fator de proteção de, no mínimo, 30, devendo ser aplicado meia hora antes da exposição ao sol e reaplicado de 2 em 2 horas, ou em intervalos de 1 em 1 hora se a pessoa for praticar alguma atividade ao ar livre. Depois disso vem a hidratação com uma maior ingestão de líquidos e o uso de hidratantes corporais. Para evitar a oleosidade pode ser feita a higienização facial diária e uma esfoliação uma vez por semana”, ressalta o profissional...

Dermatologista da UPAE/IMIP de Petrolina ressalta: “Preconceito com relação à psoríase vem da desinformação”

O preconceito em torno da psoríase (doença de pele) ainda é comum, pois como a pele é o órgão mais exposto do corpo humano, qualquer doença ou mancha costuma chamar muita atenção e, algumas vezes, até assustar os pacientes e pessoas do seu convívio. “Entretanto, parte desse preconceito vem da desinformação”, é o que garante o dermatologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Dr. Elson Marques.

Para começar a desmistificar o assunto, o especialista explica que a doença não é contagiosa: “A psoríase é uma doença de pele bastante comum, sendo caracterizada pelas lesões avermelhadas e descamativas, cujas placas se formam com maior frequência no couro cabeludo, cotovelos e joelhos, mas pés, mãos, unhas e a região genital também podem ser afetados. A extensão da psoríase varia de pequenas lesões localizadas até o comprometimento de toda a pele. Ela é crônica, autoimune e pode ser recorrente. O mais importante é destacar que ela não é contagiosa, por isso as pessoas não precisam ter medo de ‘pegar’ a doença”...

Dermatologista da UPAE/IMIP de Petrolina alerta sobre a importância do uso do protetor solar neste feriado

O feriado da Independência do Brasil (07 de setembro) acontece hoje em todo o país, e, como é de costume, uma grande parte da população confere os desfiles em suas cidades. Em Petrolina e região, além da programação cívico-militar, muitos aproveitam a folga para praticar esportes aquáticos ou mesmo para um banho nas águas do Velho Chico. Independente do destino, "vale lembrar que o uso do protetor solar e os cuidados com a saúde são imprescindíveis", alerta dermatologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP).

De acordo com Dr. Elson Marques, o protetor solar deve ser aplicado de duas em duas horas, mas se houver exposição excessiva ao sol, atividades na água, ou muita perda de suor, a reposição deve ser reforçada de hora em hora. "Essa recomendação vale, inclusive, para aqueles que preferem a sombra, pois a luz solar é refletida na água e na areia, por exemplo", acrescenta o especialista. Outros recursos físicos como barreira ao sol também devem ser uma opção. "É indicado o uso de chapéus, bonés, óculos escuros, roupas com proteção UVA e UVB, sombrinhas e sombreiros, como aliados ao uso do protetor, esse sempre indispensável", ressalta...

Medalha Senador Nilo Coelho é concedida pelo Prefeito Julio Lossio ao dermatologista Itamar Santos

Na noite desta quinta-feira (10) o Prefeito Julio Lossio entregou em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Petrolina, a Medalha Senador Nilo Coelho ao médico dermatologista Itamar Santos, em homenagem aos serviços prestados à cidade. Na mesma ocasião, a Câmara também lhe concedeu o título de Cidadão Petrolinense de autoria da vereadora Maria Helena.

Emocionado, o dermatologista agradeceu as palavras e homenagens de todos ao ser lembrado seu histórico. Nascido em Recife, Itamar Santos reside em Petrolina há 16 anos. Criou na cidade de Petrolina junto com colegas de especialidade, o Centro de Estudos Dermatológicos no Vale do São Francisco oferecendo atendimento qualificado à população, participou também de campanhas nacionais sobre a prevenção ao câncer de pele, entre outras doenças dermatológicas.
 
"Sinto-me muito feliz por receber o título de cidadão desta terra que tanto amo. Gosto de viver em Petrolina, foi a cidade que me acolheu e aqui decidi trabalhar todos os dias para ajudar e colaborar com as pessoas. Não imaginava um dia receber a maior honraria da cidade que é a medalha Senador Nilo Coelho, mas estou muito feliz de ser cidadão desta cidade e carregar essa honraria que muito me orgulha de uma grande figura que foi o Senador Nilo Coelho, entregue pelas mãos do Prefeito Julio Lossio", disse o médico Itamar.
 
Em 2009, o dermatologista foi aprovado em concurso, tornando-se professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e hoje é vice-presidente do curso de medicina da instituição, contribuindo para a formação de aproximadamente 920 estudantes, dos quais 490 já estão formados. O homenageado, além de realizar atendimento médico na cidade em sua clínica, também presta assistência na Unidade de Atendimento Especializado - Ame do bairro Areia Branca. 
 
"O Doutor Itamar vem sempre ativo contribuindo de maneira muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade. É um homem admirável que merece o título de cidadão e a medalha por estar constantemente preocupado em trazer, através do seu trabalho, conscientização, prevenção e cuidado às pessoas que necessitam de atendimentos médicos dermatológicos", afirmou o Prefeito Julio Lossio.
 
Participaram também da cerimônia familiares, amigos e alunos do médico, além de vereadores e empresários locais.
..