Dermatologista da UPAE/IMIP de Petrolina alerta sobre a importância do uso do protetor solar neste feriado

O feriado da Independência do Brasil (07 de setembro) acontece hoje em todo o país, e, como é de costume, uma grande parte da população confere os desfiles em suas cidades. Em Petrolina e região, além da programação cívico-militar, muitos aproveitam a folga para praticar esportes aquáticos ou mesmo para um banho nas águas do Velho Chico. Independente do destino, "vale lembrar que o uso do protetor solar e os cuidados com a saúde são imprescindíveis", alerta dermatologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP).

De acordo com Dr. Elson Marques, o protetor solar deve ser aplicado de duas em duas horas, mas se houver exposição excessiva ao sol, atividades na água, ou muita perda de suor, a reposição deve ser reforçada de hora em hora. "Essa recomendação vale, inclusive, para aqueles que preferem a sombra, pois a luz solar é refletida na água e na areia, por exemplo", acrescenta o especialista. Outros recursos físicos como barreira ao sol também devem ser uma opção. "É indicado o uso de chapéus, bonés, óculos escuros, roupas com proteção UVA e UVB, sombrinhas e sombreiros, como aliados ao uso do protetor, esse sempre indispensável", ressalta.

Para as crianças, os cuidados devem ser redobrados, pois o risco de insolação é alto. Até os 6 meses de idade, no entanto, não é recomendável o uso de protetor solar, pois a criança pode desenvolver alguma alergia ou irritação. O ideal é manter os bebês novinhos na sombra, com camisetas e chapéu - principalmente das 10h às 17h, quando o sol é mais forte A partir do sétimo mês, a proteção solar deve se tornar um hábito. O fator de proteção 30 é o indicado para a maioria dos pequenos, mas, caso a pele do bebê seja muito clara, o melhor é optar por um FPS acima de 40. Além disso, o protetor ideal é o que bloqueia tanto os raios UVA (de efeito cumulativo que, com o tempo, levam ao envelhecimento da pele) como os UVB (responsáveis pela vermelhidão e sensação instantânea de queimadura).

Para adultos e crianças é preciso aplicar uma camada generosa de protetor antes da exposição ao sol, pois ele costuma demorar, em média, 20 minutos para penetrar na pele. "Cerca de 70% dos cânceres de pele ocorrem na face, por isso, todo cuidado é pouco na hora de se proteger do sol", alerta.

No mais, para curtir o feriado e manter a saúde as dicas são: beber muito líquido, dando preferência à água mineral, água de coco e sucos naturais; optar por roupas leves, de preferência de algodão; realizar refeições leves ao longo do dia e, se possível, frescas ou na temperatura ambiente; utilizar as proteções indicadas e usar um hidratante pós-sol para pele. "Desejamos que todos tenham um bom feriado, mas sem esquecer dos cuidados básicos com a saúde", ratifica Dr. Elson. A previsão para amanhã é que a temperatura permaneça entre a mínima de 21º e a máxima de 32º. Já a umidade do ar estará em torno dos 29%.

Ascom/UPAE/IMIP