Foram encontrados 24 registros para a palavra: às margens do Rio São Francisco

Romance transpõe tragédia grega para as margens do rio São Francisco

A busca pelo significado da natureza humana, seja ela a partir de experiências próprias ou de terceiros, é repleta de incertezas e imprevisibilidade.

É mergulhando nessa temática que, em uma mistura de romance de formação e literatura regional, o livro Onde Eu Nasci Passa um Rio, de Luiz Neves Castro, apresenta a jornada emocionante e filosófica de um filho que retorna à terra natal em busca da mãe desconhecida. ..

Previsão é que chuvas diminuam em áreas próximas as margens do Rio São Francisco

Ainda tem muita chuva para cair sobre boa parte da Região Nordeste nos próximos dias. Os modelos matemáticos de previsão do tempo estão indicando probabilidade alta de acumulados expressivos para algumas localidades nas próximas semanas.

Por conta da persistência da Zona de Convergência Intertropical (Zcit) há várias semanas, a faixa norte da região, englobando áreas ao norte dos estados Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, continuará recebendo os maiores volumes, com acumulados de 150 até 200 milímetros (mm) até o fim da primeira quinzena de abril...

Corpo de criança é encontrado às margens do Rio São Francisco em Remanso

O corpo de uma criança, identificada como Ângelo, foi encontrado sem sinais vitais nesta segunda-feira às margens do Rio São Francisco, no município de Remanso, norte da Bahia.

Segundo relatos, a criança desapareceu no domingo (11)...

Indígena é encontrado morto em área de barragem às margens do rio São Francisco na Bahia

Um indígena de 31 anos foi encontrado morto na sexta-feira (2), na frente de uma barragem situada na zona rural de Glória, no norte da Bahia.

A vítima foi identificada como Luanderson Gomes Bispo. Natural de Tacaratu, no Pernambuco, ele era da etnia Pankararu e morava em Paulo Afonso, também no norte baiano, há apenas três meses...

Coordenador do NRS, Pedro Alcântara, realiza visita técnica às margens do Rio São Francisco no povoado de Guanhães distrito de Itamotinga, em Juazeiro

Nesta segunda-feira (6), por volta das 9h, o coordenador do Núcleo Regional de Saúde Norte(NRS) Dr. Pedro Alcantara, juntamente com o técnico da Vigilância Sanitária David Inácio e a técnica do CIEVS, Geisiane Gomes, realizaram uma visita técnica ao povoado de Guanhães no distrito de Itamotinga, zona rural de Juazeiro na Bahia. A visita tinha como objetivo verificar in loco a situação de mortandade de peixes e de articular ações para o enfrentamento dos problemas detectados. 

No momento da visita, técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE estavam realizando uma coleta de amostras de água do Rio São Francisco e do sistema de abastecimento do povoado, para posterior análise. No local visitado foram encontrados cerca de 20 peixes mortos, além da água da margem do rio estar aparentemente escurecida e com odor forte. Segundo relatos dos moradores, o primeiro episódio teria acontecido na noite de sábado (04/11) com peixes pulando para fora do rio, em seguida foram observados vários peixes mortos e o odor fétido da água. Foram levantadas, pelos técnicos do SAAE, algumas hipóteses sobre o que teria causado este fenômeno: contaminação do rio por agrotóxicos; contaminação do rio por rejeitos de mineração. No entanto apenas após análise e investigações dos órgãos ambientais competentes é que será possível chegar a uma conclusão das causas da mortandade. ..

Operação destrói 320 pés de maconha em roça às margens do Rio São Francisco em Curaçá

Uma plantação com quase 320 pés de maconha foi encontrada sábado (27) em Curaçá, no Sertão do São Francisco. A ação foi feita por uma ação conjunta entre as polícias Federal e Militar e integrantes do Exército Brasileiro, durante a “Operação Polígono”, no Norte do estado.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o cultivo ilegal ficava às margens do Rio São Francisco, que era usado para fornecer a água à plantação...

Prefeitura de Juazeiro realiza ação de limpeza às margens do Rio São Francisco e pede a colaboração da população

Após realizar manutenção nos canteiros da Rua do Paraíso, no bairro Santo Antônio, nas rotatórias que dão acesso ao município e no talude da ‘banca’, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), está atendendo todo o trecho da Orla Fluvial. 

As equipes estão realizando serviços de limpeza, capina e roçagem em toda a sua extensão das margens do Rio São Francisco. ..

"A luta pela água às margens do Rio São Francisco" é tema de debate nesta segunda (12)

O projeto de extensão Articulação Quilombola - vinculado a UNEB, em Juazeiro e que reúne várias instituições da região, realiza hoje a live "A luta pela água às margens do Rio São Francisco", que abordará os problemas  de abastecimento de água potável nas comunidades quilombolas do Vale do São Francisco, na Bahia.

O debate acontecerá segunda-feira, 12 de julho, às 19 horas, no canal do Grupo de Pesquisas Rhecados - Hierarquizaçoes Raciais, Comunicação e Direitos Humanos...

Juazeiro: Corpo é encontrado às margens do Rio São Francisco, nesta quarta (12)

Foi encontrado nesta quarta-feira (12), nas águas do Rio São Francisco, sob um dos vão da ponte presidente Dutra, em Juazeiro, o corpo de um homem, vítima de afogamento.

Na imagem, encaminhada por um leitor à redação, é possível ver o corpo sob as águas, bem próximo da margem, e a presença de Guardas Municipais no local...

Um grito do Rio e do Povo: os impactos sócio-ambientais das usinas nucleares às margens do Rio São Francisco

Há aproximadamente 450 km de Recife, sertão de Pernambuco, está a cidade de Itacuruba, com uma população de 4.754 pessoas. Nesse município existe um projeto do Governo Federal, para construção de um complexo com seis reatores nucleares e uma emenda à Constituição de Pernambuco pretende liberar a construção desta usina nuclear no Estado. Além da pandemia o município convive, ainda, com a possibilidade de se ver materializar em seu território a construção de um complexo nuclear.

Em 2028 com exclusividade esta redeGN alertou para os objetivos do Governo Federal. Estudos realizados por órgãos federais em anos anteriores consideraram o município de Itacuruba, localizado no sertão de Pernambuco, às margens do Rio São Francisco, o local apropriado para instalação de uma futura usina nuclear no Nordeste. ..

Homem é encontrado morto na Orla de Petrolina; vítima estava sem identificação

O corpo de um homem foi encontrado na manhã deste sábado (8), às margens do rio São Francisco, na Orla de Petrolina, Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da perícia, a vítima, que estava sem identificação, teria sido assassinado a pauladas e pedradas.

Os peritos recolheram pedaços de madeira e pedras que estavam próximos ao corpo. Segundo populares, o homem morava na rua e costumava ficar naquela área...

Operação Facheiro V erradica 1.500 pés de maconha às margens do Rio São Francisco

De acordo com boletim divulgado pela polícia de Pernambuco, cerca de 300 covas com plantação de maconha foram descobertas às margens do Rio São Francisco, em ação policial conjunta, com a particpação do GATI, Nis-3, 2ª CPIM, Malhas da Lei e Polícia Federal.

Policiais integrantes da operação Facheiro V encontraram duas plantações da erva em ilhotas próxima a Ilha da Assunção, em Cabrobó. De acordo com o boletim policial aproximadamente 1.500 pés de maconha foram incinerados no local. Não há informações sobre prisões no local...

Resgate: Barca ancorada às margens do Rio São Francisco, em Juazeiro, deve voltar a navegar

- Peso de embarcação na Orla de Juazeiro dificulta  operação de resgate -

Uma embarcação ancorada há tempos às margens do Rio São Francisco, em Juazeiro-Ba, nas proximidades da confluência entre a Adolfo Viana e a orla da cidade, finalmente deve voltar ao rio e o destino, em que pese informações de que iria para Petrolina, ainda não foi confirmado. Ancorada nas proximidades de uma das rampas na Orla, a barca vinha sendo motivo de reclamações e notificações, por parte da Prefeitura Municipal de Juazeiro, em função do seu estado de abandono e posicionamento numa área central da cidade.

A informação de que a barcaça iria se transformar num restaurante na margem pernambucana, em Petrolina, gerou algumas opiniões nas redes sociais. “Agora vai sim... está mais perto de finalizar a obra do que nunca. Será um lindo e belo restaurante na margem do Rio São Francisco, em Petrolina, recebendo nossos turistas...com o apoio do prefeito Miguel Coelho. Prefeito de visão”, escreveu uma internauta. Houve quem contestasse: “Enfim, o elefante branco desencalhou! agradeça ao prefeito de Petrolina por livrar o povo de Juazeiro desse monte de ferro inútil!”. ..

45ª CIPM/CURAÇÁ FAZ GRANDE APREENSÃO E INCINERAÇÃO DE APROXIMADAMENTE 100.000 PÉS DE MACONHA AS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO

Por voltas das 04h desta terça-feira, dia 11 de junho, policiais militares da 45ª CIPM/Curaçá, desencadearam operação no intuito de averiguar denúncia recebida através da ferramenta "ZAP DENÚNCIA", no número (74) 99974 – 1181, dando conta que as margens do Rio São Francisco, mais precisamente na Fazenda Matinha, município de Curaçá/BA, havia grande plantio de cannabis sativa, vulgarmente conhecida como maconha.

Ao chegar no local indicado, confirmou-se a veracidade da denúncia, sendo que os responsáveis pelo cultivo ilegal ao avistar a presença policial empreenderam fuga, deixando para trás vários objetos pessoais. Vale destacar que no momento da chegada dos policiais, os marginais estavam irrigando o plantio...

Itacuruba, localizada às margens do Rio São Francisco volta ter ameaça da instalação de Usina Nuclear

Entra Governo Federal e sai e o assunto de instalar uma Usina Nuclear no Nordeste continua na pauta dos gabinetes oficiais. Em todo o mundo, a tendência tem sido a de desativar as usinas nucleares. Todavia o Governo Bolsonaro voltou a causar pânico aos ambientalistas. O Ministério de Minas e Energia (MME) declarou que pretende retomar o Plano Nacional de Energia 2030 onde está prevista a construção de quatro a oito usinas nucleares no País. 

Detalhe: Com exclusividade, o Blog Geraldo José apurou que um dos locais escolhidos é o Nordeste. Estudos oficiais apontam o municipio de Itacuruba, localizado em Pernambuco às margens do Rio São Francisco. O ainda deputado do Psol, Edilson Silva, avalia o risco, que segundo ele é real. "O pior desta proposta, instalar a usina nuclear às margens de um dos principais rios brasileiros, o Rio São Francisco. Um acidente poderá, certamente, anular para sempre o sertão do São Francisco como o conhecemos e levar para as demais regiões o trauma de Chernobil...

Corpo de um homem é encontrado às margens do rio São Francisco em Juazeiro (BA)

Moradores do bairro Angary, encontraram o corpo de um homem às margens do Rio São Francisco no início da tarde de hoje (11). De acordo com testemunhas a vítima é conhecido por "Italo Carroceiro" e teria sofrido um ataque cardíaco. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde será realizada perícia médica. ..

Discussão sobre os riscos de ocupação irregular do solo às margens do Rio São Francisco será tema reunião pública em Petrolina

Dando continuidade às discussões sobre os riscos da ocupação irregular do solo às margens do São Francisco, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) vai realizar a próxima reunião pública para alertar a população ribeirinha e o poder público sobre as suas responsabilidades, no dia 17 de setembro, em Petrolina (PE), às 10h, na Câmara Municipal, Praça Santos Dumont, s/n.

De acordo com dados da Defesa Civil, nas duas últimas décadas, 96 mil pessoas foram atingidas de alguma forma por algum tipo de desastre natural. O resultado é um prejuízo anual para o país de aproximadamente R$ 40 milhões apenas em casos de inundações e deslizamentos. Anualmente, são registrados no Brasil, cerca de 2.500 mortes causadas por esse tipo de desastre. Por isso a preocupação do CBHSF. Para o presidente Anivaldo Miranda, “é preciso mudar essa cultura e agir antes do problema acontecer”...

Ocupações irregulares do solo às margens do Rio São Francisco será tema de audiência pública

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) vai realizar audiências públicas para alertar a população ribeirinha e o poder público sobre as suas responsabilidades e os riscos da ocupação irregular do solo às margens do São Francisco, fato que pode acarretar sérios danos caso haja elevação do nível das águas, provocando enchentes.

A primeira delas ocorrerá em Propriá (SE), município localizado no Baixo São Francisco, no dia 31 de agosto, no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS), Campus Propriá, às 10h...

Audiência pública discutirá riscos de ocupação irregular do solo às margens do Rio São Francisco

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) vai realizar três audiências públicas para alertar a população ribeirinha e o poder público sobre as suas responsabilidades e os riscos da ocupação irregular do solo às margens do São Francisco, fato que pode acarretar sérios danos caso haja elevação do nível das águas, provocando enchentes. A primeira delas ocorrerá em Propriá (SE), município localizado no Baixo São Francisco, no dia 31 de agosto, no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS), Campus Propriá, às 10h.

De acordo com o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, a baixa vazão impede que as pessoas vejam a possibilidade de cheia como uma ameaça possível. “Como as pessoas não conseguem enxergar a possibilidade de cheias no São Francisco, devido ao período de longa estiagem, começa a haver a ocupação do solo e falta às Prefeituras esse trabalho de orientação”, afirma...

SUJEIRA ÀS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO, APÓS FESTA DO ANIVERSÁRIO DE JUAZEIRO. VEJA AS IMAGENS

A cada dia mais degradado o Rio São Francisco carece de ações governamentais, mas também de conscientização por parte da população. Contudo, os exemplos devem partir dos órgãos que obrigatoriamente são responsáveis pela sua preservação e não o contrário.

Após os festejos comemorativos dos 140 anos de cidade na Orla de Juazeiro a leitora do Blog Geraldo José, Sandra Faustino, escreveu para o nosso setor de jornalismo para relatar a sua tristeza com a sujeira que ficou às margens do “Velho Chico” depois da festa do aniversário da cidade no final de semana. Confira:..