O Hospital Regional de Juazeiro, responsabilidade administrativa da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), que fechou contrato com o Governo da Bahia, continua sendo alvo de muitas críticas e conseqüentemente pauta de debates na Câmara Municipal.
Na sessão ordinária desta terça-feira (20), a primeira do primeiro período legislativo de 2018, o vereador Allan Jones (PTC) fez pronunciamento incisivo ao governo da Bahia por conta dos atrasos nos repasses financeiros o que acabe gerando uma bola de neve e com isso uma série de problemas para a população. “Essa casa foi constituída para ser uma promotora de vidas e não alastradora de mortes” pontuou Allan que também teceu críticas à Secretaria Municipal de Saúde por conta das mortes que estão ocorrendo na Maternidade Municipal.
A vereadora Valdeci Alves, popular Neguinha da Santa Casa (PMDB) endossou as críticas ao Hospital Regional de Juazeiro, a UPA e à Maternidade Municipal. “O que eu vejo na UPA é o descaso total da UPA em relação aos pacientes de ortopedia. Gente com 70, 80 anos que passa oito dias para ser atendido. Então eu volto a dizer que o Governo do Estado não gosta dessa cidade, porque se ele gostasse o convênio com a SOTE não era para atender somente 110 pacientes em 55 municípios pactuados. O Hospital Regional de Juazeiro até hoje não disse pra que veio e nos últimos não tem se quer um tomógrafo” desabafou Neguinha.
Joseilson Marcelino (PTB) disse que até hoje não entende porque tiraram a ortopedia da SOTE. “Vou intermediar com os deputados Zó e Roberto Carlos um encontro com o Secretário de Saúde da Bahia no sentido de discutir essa situação do Hospital Regional, bem como a fila de cirurgias naquela unidade hospitalar”.
Por último falou o vereador Bené Marques (PSDB). “O governo deve dar maior atenção ao setor de saúde da nossa cidade e a gente tem que cobrar também dos deputados que são votados aqui, tanto estadual como federal, no sentido de pressionar o governador a investir mais em Juazeiro, especialmente na saúde.
A unidade atende a 55 municípios da região norte da Bahia, além de cidades do sertão de Pernambuco. Ao todo, trabalham no hospital 610 funcionários, sendo 74 médicos.
Só em 2016, ocorreram três greves por causa de problemas com pagamentos de funcionários e reclamações de condições de trabalho. Em 2017, foram mais três paralisações e a situação permanece a mesma.
Da redação
16 comentários
21 de Feb / 2018 às 10h02
Eu. Heim são ESPERTOS esses vereadores. Estamos em ano eleitoral, veremos muitas AÇÕES desta turma
21 de Feb / 2018 às 10h04
E com a palavra "nossos" deputados...
21 de Feb / 2018 às 10h12
O DOUTOR Alan Jones tem doutorado em que mesmo????minha gente a saúde do município definhando e as críticas são pro governo estadual???
21 de Feb / 2018 às 10h31
kkkk criticam porque é do estado, cade que criticam a maternidade ou os postinhos? ME POUPE CAMARA OMISSA! E eleitores, pelo amor de Deus, votem direito em 2020, não reelejam esse povo em troca de nada, se alguns de vocês gostam de 4 anos de descalabro, muriçoca, cidade acabada, impostos e taxas eu e minha família que não dependemos de emprego de político não gostamos!
21 de Feb / 2018 às 10h50
kkkkk Charles Leal Carona disse ontem que não tem nada disso, o governo tem olhando para juazeiro o vereador caroneiro é demais kkkkkkkk. Quis defender o prefeito o governador kkkkkkkk
21 de Feb / 2018 às 11h49
Calma Vereadores, eles responderão que está programado a construção de uma UPA pra Juazeiro. O que não vai adiantar de nada! Equipamento de Saúde tem aqui, o que falta manutenção!! O HRJ tem estrutura necessária pra qualquer atendimento, falta equipe boa é uma gestão que não seja tão amadora quanto a atual. Falta que nossa gestão municipal tenha saúde como prioridade, só isso! Péssima escolha pra sua sucessão Isaac (Paulo Bonfim)!!!!!
21 de Feb / 2018 às 11h54
Ora, ora... Vejo que enfim nossos Edis mostram suas caras protestando em favor da sociedade. Enfim alguns vereadores saem da confortável "Situação", do embalar do berço esplêndido que a Casa Aprígio Duarte vem promovendo. Chega a ser demais repudiante o quanto essa Câmara vem sendo omissa em meio tanta desordem que o povo de Juazeiro vem amargando. Devemos, sim, às nossas lideranças ausentes, o holocausto na saúde, visto que a elas competem no mínimo fiscalizar. Esta cidade tá carente de Ordem e Respeito, enquanto o município busca saciar a sede cobrando múltiplos tributos. VERGONHA!
21 de Feb / 2018 às 11h57
a saude de responsabilidade do municipio está horrivel, e vcs vem denunciar o hospital do estado???? é piada né?
21 de Feb / 2018 às 12h15
SÍNICOS
21 de Feb / 2018 às 13h26
De volta para o futuro...ops! passado...
21 de Feb / 2018 às 14h08
É muita falta de caráter uma medica de negar a fazer uma cesariana . ela está sendo pagar para isso e por conta disso bebês e mães perence nas maos desses Carniceiro
21 de Feb / 2018 às 14h15
PT,GOVERNO DA BAHIA,PCdoB,GOVERNO DE JUAZEIRO,TUDO FARINHA DO MESMO SACO E DA PIOR !
21 de Feb / 2018 às 14h21
Vereadores onde estão?existem vereadores em Juazeiro?os vereadores omissos.vendo crianças inocentes morrerem a míngua naquela maternidade.onde qdo uma criança precisa lebar um ponto em um corte precisa sair correndo pra petrolina (já presenciei esta sena).a você de Juazeiro com cara de paisagem nomeia sua filha como secretária de saúde e está so sabe fazer caras e bocas.tá na hora do jyazeirense acordar e mandar estes gestores que ai estão de volta de onde eles vieram.renovação geral agora em 2018 mudar os deputados.e em 2020 vereadores e prefeito.
21 de Feb / 2018 às 17h16
Na maternidade está tudo perfeito!!!
21 de Feb / 2018 às 18h13
kkkkkkk....kkkkkk... essa câmera é uma comedia...eterna inercia....kkkk
24 de Feb / 2018 às 00h47
A verdade é que a saúde tanto de responsabilidade do municipio quanto de convênios com o governo do estado estão abandonadas, sucateadas.. A falta de equipamentos, a falta de responsabilidade com os hospitais, maternidade, as UBS a sobrecarga dos médicos, entre outros problemas acumulados e não resolvidos estão ressultando em mortes, em descaso total. Lindo o regulamento do SUS, explícito todos nossos direitos..para que? Não funciona. A dignidade da pessoa humana? Que nada, que morra o ser humano com sua dignidade. Nos resta só a fé em Deus. Juazeiro abandonada lastimável. MP conto com vc.