Por definição científica, duas ideologias antagônicas no mundo: Capitalismo/Imperialismo X Socialismo/Comunismo – imperialismo é a fase “suprema” do capitalismo e Comunismo é o nível superior do Socialismo – Capitalista é quem detém os meios de produção, o capital, A busca pelo dinheiro, muitas vezes, estimula à amoral. O Socialismo começa, embrionariamente, na sociedade primitiva, até surgir à apropriação de grande quantidade de terra e outros tipos de bens - diante do incômodo imposto pelas formas de exploração do homem pelo homem, surge às reações pessoais e de grupo contrário a determinados comportamentos questionáveis, do “dono de engenho” e o chefe da “Casa Grande”, como exemplos históricos – de modo que a inteligência humana levou a se pensar em outro formato de organização social, sem exploração humana aética.
A ciência permitiu que no desenvolvimento social se observe à divisão de classe no meio da população, em especial, na cultura Capitalista – inclusive aqui no Brasil se usa os termos: classes “Burguesa” e “Trabalhadora”; classe “A, B e C”; “classe alta, Média e baixa” – essas termologias são aplicadas por meios de comunicação e nas organizações populares, assim como o Movimento Sindical. Representantes da ideologia Capitalista não costumam falar de público em divisão de c lasse, e incentivam os trabalhadores a achar que não existe divisão de classe social!... Há quem defina a divisão de classe social por percentual; 5% a 15% de “ricos”, a depender de como se defina “ser rico”; 85% a 95% de pessoas da classe trabalhadora, baseado na força do trabalho!
Uma professora da Universidade Federal de Goiás monitorou um curso de 16 horas (dois dias), chamado, “Como Funciona a Sociedade”, em Bonfim no Colégio Estadual Teixeira de Freitas, em um dos momentos ela defendeu a tese de que “ninguém fica rico pela própria força de trabalho” – “se enriquece é explorando a força de trabalho dos outros, negando direitos, roubando, juntando muita gente para jogar e o montante sendo sorteado para uma ou mais pessoas” – para todos os exemplos de enriquecimento apresentado pelos “alunos&r dquo; ela deu a explicação lógica e convincente, aceita sempre por unanimidade ou grande maioria!
O mestre Paulo Freire criou um desenho triangular chamado “Pirâmide Social”, para explicar a divisão da sociedade em classes de diferentes poder econômico e respectivos partidos políticos que as representam: o triângulo dividido por dois traços, formatando três espaços internos de tamanhos diferentes – um cantinho superior com 5% representando a “elite econômica” e seus partidos (PFL/DEM, PMDB, PSDB...), 10% a “classe média”, citou as funções e que elas poderiam optar pela “classe média deles/ as, a classe alta, ou a classe pobre”, seus partidos de representação (PDT, PTB, PSB), e 85% representa a “classe pobre”, seus partidos são, PT, PCdoB, PCB, PSB)!... Mostrando assim a diferença numérica em favor dos pobres e que pode ser convertida em força política eleitoral.
A utilidade do dinheiro como objeto de “troca” e/ou “construção”, que na cultura capitalista dá poder social e político, estimula seres humanos a buscar ganhar grana de qualquer forma e jeito, e os exemplos são diversos e claros!... Segundo Karl Marx, a momento do percurso histórico, em que representantes da das duas ideologias, desconfiam não ter força política, potencial eleitoral, para hegemonizar o processo, e fazem uma aliança circunstancial e essa fase é chamada “Social Democracia”, e pessoas confundem &ldqu o;Social Democracia” com “Sistema Ideológico”. O então sindicalista socialista Lula candidato a presidente em 2002 com o empresário capitalista José Alencar a vice-presidente formaram uma chapa “social democrata”, assim como, formaram um governo de natureza similar, e a composição partidária confirma isso. A composição com Dilma Rousseff e Michel Temer, tá na mesma condição!
Os termos “direita” (Capitalistas) e “esquerda” (Socialistas), já se sabe que foi definido na França no Século XVII, quando em reunião parlamentar o “rei” em votação de projeto mandou que quem fosse a favor de uma proposta (progressista) passasse para o lado esquerdo da Mesa, os da outra (conservadora) ficassem do lado direito!... Mesmo que a manipulação e à alienação estimule achar e dizer que não existe direita e esquerda aqui no Brasil, mas, existe isso e é cientifico e histórico!... Segundo estudioso a sensibilidade social, propícia ao desenvolvimento ideológico, é genética e através da membrana “córtex” da lateral interna do crânio, conhecido popularmente como “tutano/miolo”!
Existe sim um processo de busca da conquista da opinião pública pelas duas ideologias (...), de forma honesta e com claro teor de enganação – com poder de conscientizar e/ou para alienar criaturas, ambas buscando a maioria da população, inclusive, com interesse militante e eleitoral!... Tanto quanto “estranho&rdquo ; é ver/vê pessoas defendendo a ideologia, a classe, o interesse alheio. Porém a discussão política, pautada na ciência, na lógica e sem faltar com o respeito pessoal, defendendo ideais, respeitando o contraditório é legítima, rica e necessária ao processo de desenvolvimento com grande força produtiva, justa distribuição de bens, fartas conquistas sociais e paz entre o povo!
Laurenço Aguiar do Nascimento – Cidadão de Sento-Sé/BA.
11 comentários
30 de Jan / 2018 às 08h41
Mídia Ninja: <p>Lula</p> "Até hoje indiferente à perseguição a Lula, apesar da sua repercussão em todo o planeta, a condenação combinada do TRF-4 pode ser, por outro lado, a primeira oportunidade para a Corte Suprema sair da toca e se manifestar formalmente sobre a questão. Será a ocasião do país conhecer, efetivamente e de maneira clara, a posição do STF em relação ao golpe e à caçada ao ex-presidente", diz o colunista do 247 Ribamar Fonseca; "Será praticamente impossível aos ministros continuar se escondendo atrás do vergonhoso silêncio que adotaram até hoje"
30 de Jan / 2018 às 09h40
Aí um velho comunista soviético, que defende o facismo de Fidel, Maduro e Evo Morales. Vocês querem isso para o Brasil? Então não caiam na conversa dele.
30 de Jan / 2018 às 09h42
Meu filho você defende uma quadrilha cujos dirigentes estão na cadeia e logo seu bandido de estimação, já condenado, vai para lá também. Não gaste nossa paciência.
30 de Jan / 2018 às 09h44
Quem lhe conhece sabe que o senhor é facista, comunista bolivariano e retrógrado, que defende a ditadura vermelha. Sai pra lá esquerdopata.
30 de Jan / 2018 às 09h46
Meu filho ACORDE! Não queremos comer carne de cachorro, como na Venezuela.
30 de Jan / 2018 às 09h58
Na sexta-feira o Governo confirmou o cancelamento da viagem de Temer a Lisboa, na sexta-feira 2, invocando os preparativos para a votação da reforma previdenciária. Mas o que fez Temer desistir foi o medo de ouvir críticas, e certamente vaias, durante a entrega do Prêmio Camões 2017, que deveria acontecer durante a XII Cimeira Brasil-Portugal, da qual participaria", escreve Tereza Cruvinel; segundo ela, "a suspensão da viagem, que segundo o Planalto será remarcada, desconcertou a diplomacia portuguesa, que já investira muito trabalho no encontro"
30 de Jan / 2018 às 10h04
Parabéns Laurenço pelo Texto, bastante esclarecedor, pena que as pessoas não tenham mais tempo ler, vivem com um celular na mão lendo um monte de besteiras que aparecem no tal Watsapp.
30 de Jan / 2018 às 12h31
Agradeço aos elogios. Reconheço a existência dos que defendem a ideologia Capitalista, sem nunca ter tido capital – resultado da manipulação dos grandes meios de comunicação direitistas/golpistas. Caprichei na fundamentação do conteúdo e mantive a natureza verdadeira histórica para poder convencer Blog importante como esse à postar o artigo!
30 de Jan / 2018 às 17h16
PT via Lula dizia do tal pacto social, a que virou impacto social e negativando ainda mais o sistema que já era fétido. Lula da ala esquerda qdo ganhou se aliou a ala direita. Daí veio o que veio: coisa mais fétida ainda. Por isso Heloísa Helena e Babá o chamava de traidor. Taì o resultado. Me diga com quem tu andavas que direi que tu és. A liberdade de lula será a troca de liberdade de Cunha. E o sistema fétido será internacionlizado. Deixou Dilma só nas mãos dos canalhas.
31 de Jan / 2018 às 08h54
Lula/PT fez uma composição com setores da direita, sim, o texto fala disso – alimentou sim regras do sistema tradicional ilícito, para ganhar eleições e formar maioria no Congresso. Porém os governos PT, tiveram muitos recursos financeiros para fazer obras e programas sociais, além de pagar em dia servidores e fornecedores. Incomodada com os benefícios sociais que melhoraram a vida do povo a direita (elite econômica) deu o golpe na Dilma e vem dando outros como esse contra Lula, podendo jogar o país numa “Guerra Civil”!
06 de Feb / 2018 às 14h29
Enorme parte da sociedade sento-seense foi formatada para não discutir ideologia!... O Sistema Político Ideológico de natureza direitista, não quer isso!