ARTIGO - IDEOLOGIA? TODO MUNDO TEM UMA PRA VIVER!... QUER QUEIRA, QUER NÃO!

30 de Jan / 2018 às 08h00 | Espaço do Leitor

Por definição científica, duas ideologias antagônicas no mundo: Capitalismo/Imperialismo X Socialismo/Comunismo – imperialismo é a fase “suprema” do capitalismo e Comunismo é o nível superior do Socialismo – Capitalista é quem detém os meios de produção, o capital, A busca pelo dinheiro, muitas vezes, estimula à amoral. O Socialismo começa, embrionariamente, na sociedade primitiva, até surgir à apropriação de grande quantidade de terra e outros tipos de bens - diante do incômodo imposto pelas formas de exploração do homem pelo homem, surge às reações pessoais e de grupo contrário a determinados comportamentos questionáveis, do “dono de engenho” e o chefe da “Casa Grande”, como exemplos históricos – de modo que a inteligência humana levou a se pensar em outro formato de organização social, sem exploração humana aética.

A ciência permitiu que no desenvolvimento social se observe à divisão de classe no meio da população, em especial, na cultura Capitalista – inclusive aqui no Brasil se usa os termos: classes “Burguesa” e “Trabalhadora”; classe “A, B e C”; “classe alta, Média e baixa” – essas termologias são aplicadas por meios de comunicação e nas organizações populares, assim como o Movimento Sindical. Representantes da ideologia Capitalista não costumam falar de público em divisão de c lasse, e incentivam os trabalhadores a achar que não existe divisão de classe social!... Há quem defina a divisão de classe social por percentual; 5% a 15% de “ricos”, a depender de como se defina “ser rico”; 85% a 95% de pessoas da classe trabalhadora, baseado na força do trabalho!

Uma professora da Universidade Federal de Goiás monitorou um curso de 16 horas (dois dias), chamado, “Como Funciona a Sociedade”,  em Bonfim no Colégio Estadual Teixeira de Freitas, em um dos momentos ela defendeu a tese de que “ninguém fica rico pela própria força de trabalho” – “se enriquece é explorando a força de trabalho dos outros, negando direitos, roubando, juntando muita gente para jogar e o montante sendo sorteado para uma ou mais pessoas” – para todos os exemplos de enriquecimento apresentado pelos “alunos&r dquo; ela deu a explicação lógica e convincente, aceita sempre por unanimidade ou grande maioria!

O mestre Paulo Freire criou um desenho triangular chamado “Pirâmide Social”, para explicar a divisão da sociedade em classes de diferentes poder econômico e respectivos partidos políticos que as representam: o triângulo dividido por dois traços, formatando três espaços internos de tamanhos diferentes – um cantinho superior com 5% representando a “elite econômica” e seus partidos (PFL/DEM, PMDB, PSDB...), 10% a “classe média”, citou as funções e que elas poderiam optar pela “classe média deles/ as, a classe alta, ou a classe pobre”, seus partidos de representação (PDT, PTB, PSB), e 85% representa a “classe pobre”, seus partidos são, PT, PCdoB, PCB, PSB)!... Mostrando assim a diferença numérica em favor dos pobres e que pode ser convertida em força política eleitoral. 

A utilidade do dinheiro como objeto de “troca” e/ou “construção”, que na cultura capitalista dá poder social e político, estimula seres humanos a buscar ganhar grana de qualquer forma e jeito, e os exemplos são diversos e claros!... Segundo Karl Marx, a momento do percurso histórico, em que representantes da das duas ideologias, desconfiam não ter força política, potencial eleitoral, para hegemonizar o processo, e fazem uma aliança circunstancial e essa fase é chamada “Social Democracia”, e pessoas confundem &ldqu o;Social Democracia” com “Sistema Ideológico”. O então sindicalista socialista Lula candidato a presidente em 2002 com o empresário capitalista José Alencar a vice-presidente formaram uma chapa “social democrata”, assim como, formaram um governo de natureza similar, e a composição partidária confirma isso. A composição com Dilma Rousseff e Michel Temer, tá na mesma condição!

Os termos “direita” (Capitalistas) e “esquerda” (Socialistas), já se sabe que foi definido na França no Século XVII, quando em reunião parlamentar o “rei” em votação de projeto mandou que quem fosse a favor de uma proposta (progressista) passasse para o lado esquerdo da Mesa, os  da outra (conservadora) ficassem do lado direito!... Mesmo que a manipulação e à alienação estimule achar e dizer que não existe direita e esquerda aqui no Brasil, mas, existe isso e é cientifico e histórico!... Segundo estudioso a sensibilidade social, propícia ao desenvolvimento ideológico, é genética e através da membrana “córtex” da lateral interna do crânio, conhecido popularmente como “tutano/miolo”!

Existe sim um processo de busca da conquista da opinião pública pelas duas ideologias (...), de forma honesta e com claro teor de enganação – com poder de conscientizar e/ou para alienar criaturas, ambas buscando a maioria da população, inclusive, com interesse militante e eleitoral!... Tanto quanto “estranho&rdquo ; é ver/vê pessoas defendendo a ideologia, a classe, o interesse alheio. Porém a discussão política, pautada na ciência, na lógica e sem faltar com o respeito pessoal, defendendo ideais, respeitando o contraditório é legítima, rica e necessária ao processo de desenvolvimento com grande força produtiva, justa distribuição de bens, fartas conquistas sociais e paz entre o povo!

Laurenço Aguiar do Nascimento – Cidadão de Sento-Sé/BA.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.