A instalação de semáforo em uma via é sempre uma medida que gera impacto na comunidade, algumas vezes para beneficiar, e outras, não tão raro, para criar transtornos. O que é inegável, e diferencia uma da outra, é a implementação de um estudo sério, por órgãos e profissionais capacitados para isso.
Hoje, como motorista, durante o engarrafamento que chegava da esquina da UNIVASF, onde fica o espetinho (local onde foi instalado novo semáforo ), até a TV São Francisco, me fiz essa pergunta: que tipo de critério o órgão de trânsito de Juazeiro vem utilizando para implantar essas medidas?
Tal questionamento é necessário por nós, pela mídia, e claro, por nossos "representantes" vereadores. E como vivenciador/observador, gostaria de expor certos questionamentos:
O valor arrecadado pela Zona Azul (e não é pouco), é em sua grande parte utilizado para melhoria de trânsito? Se a resposta for SIM, então vamos nos aprofundar nas indagações, se NÃO , creio que algo está muito errado e deve ser cobrado e/ou investigado.
- Por que sofremos com tantos buracos ?
- Por que não possuímos faixas de pedestres elevadas, em substituição dos terríveis e inúmeros quebra-molas?
- Por que as sinalizações horizontais de Juazeiro são tão apagadas e sem manutenção?
- Por que não implantar faixa exclusiva para a parada de motos em sinaleiras, evitando o acúmulo de motociclistas entre os carros?
- Cadê as ações do município para promover os transportes alternativos ( ciclovia, p.ex)?
- Onde estão as ações preventivas e repressivas por parte dos Agentes de Trânsito?
- Cadê os estudos de viabilidade para implantação dos novos semáforos (Levando em consideração também o fator custo, decorrente da implantação, operação e manutenção)?
Sobre a última pergunta, óbvio que é necessário estarmos cientes dessas informações, até para entendermos os reais motivos que o Poder Público se baseia para tais medidas, já que nos afeta, pois o que estamos presenciando em Juazeiro é uma explosão de semáforos, baseado por um espécie de precaução, mas que, no fundo, deriva da carência de medidas alternativas que poderiam suprir com grande eficácia a maioria dos problemas do trânsito de nossa cidade.
Só para exemplificar e justificar minha inquietude, esse novo semáforo que cito no início do texto, possui duas sinaleiras (sentido Centro), uma para virar a esquina e outra para ir reto. Ocorre que a avenida é uma via dupla simples, e o carro que para na sinaleira de virar, quando estiver vermelho, impede o carro que está atrás dele, de ir reto, quando a outra estiver verde, pela falta de espaço para ultrapassar. Outro erro grotesco neste mesmo semáforo, é ter um quebra-molas embaixo dele, atrasando o fluxo.
Ricardo Oliveira
8 comentários
19 de Dec / 2017 às 12h48
É a indústria da multa em juazeiro, muito eficaz.
19 de Dec / 2017 às 12h53
Amigo, tudo aqui é feito na base do colar colou.
19 de Dec / 2017 às 12h53
Concordo plenamente com Ricardo. O fluxo do trânsito estava perfeito, sem contar que Juazeiro é a cidade com maior número de quebra molas que conheço (trabalho a 3 km de distância de minha residência e tenho de passar por 13 quebra molas sem padronização). Deveria-se implementar faixas de pedestres elevadas. Moro em Juazeiro e meu carro faz 7,4 km/l. Quando vou a Petrolina o consumo passa para 9,6 km/l.
19 de Dec / 2017 às 13h23
Os responsáveis pelo regulamento do trânsito de Juazeiro estão brincando de administrar. Não é possível tamanha falta de bom senso e estudo.
19 de Dec / 2017 às 15h31
A imagem do artigo é do novo semáforo em frente ao cemitério. O texto refere-se ao novo semáforo instalado após a univasf, sentido centro. Tentaram improvisar pintando duas faixas logo abaixo do semáforo, para carros que viram a esquerda e carros vão reto. Mas não há espaço para duas vias. O que está ocorrendo é que motoristas que precisam ir reto estão impedidos se seguir causando grandes transtornos no transito. Bem lembrado no texto, sobre o quebra molas logo abaixo do semáforo no mesmo local.
19 de Dec / 2017 às 15h35
A cidade do improviso. Que vira permanência. Sob o silêncio de todos.
19 de Dec / 2017 às 18h52
É claro e evidente que o pessoal que está fazendo o "estudo" no trânsito de Juazeiro não tem nenhuma habilidade ou formação na área. Cada semáforo que eles implantam em Juazeiro é um caos no trânsito. Ainda vem a público dizer que não tá atrapalhando a fluidez do trânsito, sendo que um inspetor da PRF afirmou em público que o congestionamento ocasionado na ponte é fruto da instalação errada do semáforo na descida da ponte.
19 de Dec / 2017 às 22h12
Os únicos que possuem trânsito livre em Juazeiro são as muriçocas. Prefeito ... vereadores ..., cidade largada. Hoje, ao tomar um suco no Vilela, fiquei envergonhado ao ver um turista falando da sujeira e dos mosquitos da cidade. O que mais me doeu foi saber que ele está certo.