A instalação de semáforo em uma via é sempre uma medida que gera impacto na comunidade, algumas vezes para beneficiar, e outras, não tão raro, para criar transtornos. O que é inegável, e diferencia uma da outra, é a implementação de um estudo sério, por órgãos e profissionais capacitados para isso.
Hoje, como motorista, durante o engarrafamento que chegava da esquina da UNIVASF, onde fica o espetinho (local onde foi instalado novo semáforo ), até a TV São Francisco, me fiz essa pergunta: que tipo de critério o órgão de trânsito de Juazeiro vem utilizando para implantar essas medidas?
Tal questionamento é necessário por nós, pela mídia, e claro, por nossos "representantes" vereadores. E como vivenciador/observador, gostaria de expor certos questionamentos:
O valor arrecadado pela Zona Azul (e não é pouco), é em sua grande parte utilizado para melhoria de trânsito? Se a resposta for SIM, então vamos nos aprofundar nas indagações, se NÃO , creio que algo está muito errado e deve ser cobrado e/ou investigado.
Sobre a última pergunta, óbvio que é necessário estarmos cientes dessas informações, até para entendermos os reais motivos que o Poder Público se baseia para tais medidas, já que nos afeta, pois o que estamos presenciando em Juazeiro é uma explosão de semáforos, baseado por um espécie de precaução, mas que, no fundo, deriva da carência de medidas alternativas que poderiam suprir com grande eficácia a maioria dos problemas do trânsito de nossa cidade.
Só para exemplificar e justificar minha inquietude, esse novo semáforo que cito no início do texto, possui duas sinaleiras (sentido Centro), uma para virar a esquina e outra para ir reto. Ocorre que a avenida é uma via dupla simples, e o carro que para na sinaleira de virar, quando estiver vermelho, impede o carro que está atrás dele, de ir reto, quando a outra estiver verde, pela falta de espaço para ultrapassar. Outro erro grotesco neste mesmo semáforo, é ter um quebra-molas embaixo dele, atrasando o fluxo.
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