Um grupo de representantes da Confederação Nacional dos Urbanitários, que representa os trabalhadores em Energia, Saneamento, Petróleo e Gás, e do Sinergia, se reuniu com o prefeito Paulo Bomfim, na tarde desta quinta-feira, 14, no Paço Municipal, para solicitar apoio contra a privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) pelo Governo Federal. O Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, e o deputado estadual Zó acompanharam a reunião.
Paulo de Tarso agradeceu o apoio do prefeito ao ato e conclamou a população para se inteirar sobre a gravidade que seria a privatização da Chesf. “É preciso ter posicionamento favorável das autoridades, prefeitos, vereadores, governadores para que o cerco se feche para não deixar vender a empresa pública. Vender a Chesf envolve o Rio São Francisco. Na década de 1990, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quis vender e nós fizemos uma grande mobilização e conseguimos barrar a Privatização, esta iniciativa nefasta contra a sociedade”, declara o sindicalista.
O presidente da Confederação dos Urbanitários relembra os prejuízos da privatização. “O setor privado quer ganhar dinheiro com os ativos que já estão amortizados para faturar lucro e a tarifa subir. Seria um aumento exorbitante da tarifa, quebra na qualidade do serviço, pois as empresas vencedoras iriam terceirizar a mão de obra, além do problema ambiental. Mesmo que se questione, o Estado tem um maior cuidado com as questões ambientais. O setor privado não tem interesse por esse assunto. Quem vai nos garantir que o setor privado vai liberar algo para o consumo humano? O Estado investiu na construção de usinas, garantiu a segurança energética do país e não pode entregar a empresas que só pensam em fazer negócio”, finalizou Paulo de Tarso.
De acordo com o prefeito, esta luta não é somente de todos os ribeirinhos, mas de toda a população do Nordeste e do Brasil. “Não podemos ver o nosso Velho Chico ser vendido. Pois quem faz o controle de vazão das usinas, reservatórios é a Chesf, uma empresa pública. Por isso, estamos na luta contra esta privatização e não vamos esmorecer. A sociedade precisa se mobilizar, pois estão tirando de nós um patrimônio”, desabafa Paulo Bomfim.
Ascom Prefeitura de Juazeiro
2 comentários
15 de Sep / 2017 às 09h01
Há uma incoerência. Inclusive o próprio prefeito e o deputado fez visita de cortesia para o ministro de Minas e Energia. Além de sua equipe permanente de Marketing pessoal trabalha também para a propaganda política do Michel Temer, tudo usando dinheiro da prefeitura, inclusive ocupando cargos na administração do Michel Temer. Mas, há políticos comissionados dentro da prefeitura, então eles não se exasperam para que possam continuar enganando o povo. Não há compatibilidade entre partidos políticos e políticos. Os políticos querem apenas a suas benesses. O resto é ir enrolando o povo.
15 de Sep / 2017 às 15h58
PRIVATIZAR PARA DESRATIZAR ...