Sem uma reforma política que tenha a participação efetiva do povo, e com a estrutura partidária que temos aonde somente tem espaço quem já é cacique ou quem é filho de cacique, não teremos uma mudança política nunca no Brasil nos moldes que sonha o próprio povo. A corrupção sempre vai cantar mais alto e sempre os piores vão se eleger, porque quem é bom ou cria um partido (o que é praticamente impossível) ou se adapta às regras de quem manda.
A prova mais cabal de que da forma como as coisas estão, e que sempre foram, de que a política brasileira não vai por enquanto mudar, são os novos membros dos partidos políticos considerados de direita no Brasil que vencem eleições com discursos de mudança, de nova forma de fazer política, de em vez de políticos serem gestores, mas que na prática se revelam piores do que as velhas raposas.
O grande exemplo do momento de que na política o discurso do novo é apenas para enganar os cidadãos despolitizados e vencer as eleições, chama-se João Dórea, prefeito de São Paulo, eleito com votação esmagadora na capital paulista com a narrativa de que não seria um político a governar, mas um gestor para administrar, e que agora escandalosamente admite em público a traição desse discurso por causa da mordida da mosca azul.
Por causa dessa inversão entre o seu discurso para vencer as eleições paulistanas e uma prática nada religiosa, traindo exatamente o seu protetor que lhe deu guarita no PSDB para ser prefeito de São Paulo contra tudo e contra todos, e agora fazendo somente no mês de agosto 11 viagens pelo Brasil afora, admitindo publicamente uma agenda de mais 90 e tantas outras viagens, para fazer política, é que os especialistas em ciência política inferem que ele não passa de um grande engodo como gestor, e como político pior do que os outros já manjados.
A continuar essa narrativa em que quem discute reforma política somente são aqueles que já dispõem do instrumento do mandato, nada vai mudar, e não adianta muita discussão porque sempre vai ser tempo perdido. Reforma Política para ser de fato um instrumento de mudança nos paradigmas da política só pode acontecer com a participação efetiva do povo, através de plebiscito ou outros instrumentos, porque essa democracia representativa que temos não funciona mais, porque ainda temos o povo mais mal educado eleitoralmente do mundo.
Por Genaldo de Melo
10 comentários
07 de Sep / 2017 às 23h49
Tiraram Dilma para colocar a pior quadrilha do mundo???Acha malas de dinheiro na casa do golpistas traidor Mseu Temerário Boca de Jacare Cunha e a TV incriminar os Trabalhadores?? So acredito nesse blog
07 de Sep / 2017 às 23h51
Trabalhadores so tinha respeito com Lula. Amo Lula
08 de Sep / 2017 às 00h00
Quim bilionário muita mala de dinheiro??? Boca de Jacare amigo e socio de Neto?
08 de Sep / 2017 às 11h10
O que está sendo discutido não é reforma política, sistema de poder, mas reforma eleitoral que beneficiará os mesmos que sempre ocuparam cargos dentro da estrutura do "Estado" se é que existe um Estado brasileiro, reforma para não mudar.
08 de Sep / 2017 às 11h30
ESSE QUIM É UMA VERDADEIRA... DA DIREITA. CUIDADO GEDDEL, ESTE TEU FALSO AMIGO PODE TER ENTREGUE O SEU ENDEREÇO. NUNCA SE SABE. HOJE NÃO SE PODE CONFIAR EM MAIS NINGUEM.
08 de Sep / 2017 às 13h33
MARINA-MALA É UMA MERDA MESMO EU SER MILIONARIO,PORQUE ENQUANTO EU PASSEIO POR BRASILIA COM A MINHA 'FERRARI VERDE AMARELA PERSONALIZADA',LEVANDO MEUS 2 CÃES DE RAÇAS: "MASTIN TIBETANO' E 'PHARAO HOUND" PARA IR PASSEAR,PARA DEPOIS,MAIS À NOITE EU IR A UM JANTAR COM MINHA NAMORADA NO 'TRATTORIA DA ROSÁRIO', PARA SABOREARMOS UM DELICIOSO "LOMBO DE CORDEIRO COM RISOTO NEGRO AO FUNGHI" ,REGADO COM O MARAVILHOSO VINHO, "PETRUS TINTO -1945", VOCES FICAM AÍ FALANDO BESTEIRA SEM PÉS NEM CABEÇA FEITO IDIOTAS,GANHANDO 30 MERRECAS E COMENDO MORTADELA DE JEGUE PARA ADORAREM LULA. POUCO ME LIXO PRA VOCES
08 de Sep / 2017 às 13h35
MALA-GEDEL ARRUMOU ESTE DINHEIRO ENQUANTO ERA MINISTRO DE LULA E DA DILMA,QUEM DEDOU ELE FOI UM PETISTA SÓ PORQUE CONSEGUIU MENOS,FICOU COM INVEJA.
08 de Sep / 2017 às 15h18
grande texto. Excelente. Como Otoniel Gondim vem na próxima semana, Agenor, teremos os maiores e melhores colaboradores em dia. maravilha, Geraldo do Povo!
09 de Sep / 2017 às 20h49
A unica reforma politica honesta eficaz e justa é o retorno da monarquia parlamentarista. O resto é ficar latindo amarrado no pelourinho do regime corrupto republicano...
09 de Sep / 2017 às 21h03
Para você ver...o que é ruim ainda pode piorar. Voto proporcional é péssimo, mas lista fechada é pior ainda. Por que não aproveitam essa reforma e colocam voto majoritário???? Mas não! O interesse não é aperfeiçoar a democracia, o interesse é garantir o foro privilegiado. essa corja que se encontra no Congresso sabe que não será reeleita. A lista fechada é a tábua de salvação para continuarem na cena política e não irem parar nas mãos do Moro.