De acordo com dados do IBGE, publicados nesta quarta-feira (30), a projeção populacional de Juazeiro para 2017 é de 221.733 habitantes, um crescimento de 23.768 habitantes em relação ao censo de 2010, que registrava uma população de 197.965 habitantes.
O comparativo inevitável com Petrolina, em Pernambuco, não deixou de ser observado e repercute nas redes sociais. A cidade pernambucana avançou para 343.219 habitantes, de acordo com a estimativa publicada pelo IBGE, 121.486 habitantes a mais que Juazeiro.
Pelos dados publicados pelo IBGE, Petrolina acresceu 49.257 em relação a 2010, quando ficou anotada uma população de 293.262 habitantes.
Os números provocam as mais variadas reações nas pessoas da região, que incluem a incredibilidade nos números do IBGE. Para Valterlino Pimentel, “isto é uma aberração. Em Juazeiro não nasce ninguém? O recenseamento agora é no olhômetro? Sei que antes havia compra de votos em algumas cidades e agora, informações deturpadas?”, escreveu.
O ator e podutor Edvaldo Francioli comentou numa rede social: “Então a diferença de habitantes de Petrolina para Juazeiro é de exatamente 121.446 habitantes, ou seja, Petrolina tem uma cidade grande a mais de habitantes que Juazeiro...”.
Para Mário Gomes, “Não há como comparar. Tudo em Juazeiro é desvalorizado. De 100 se reduz pra 50; Em Petrolina tudo é aumentado. De 100 se transforma em 200. O recenseamento do ano 2010, foi o mais fajuta de todos os tempos...”, anotou.
Para Júlio César “ Isso é mentira, esse IBGE é fraudulento, sempre diminui a população de Juazeiro, a cidade tá crescendo todos podemos notar, só o IBGE é que não vê isso”, refutou.
Da redação Blog Geraldo José/com dados do IBGE
20 comentários
30 de Aug / 2017 às 22h40
Parece q essas pessoas não circulam entre as duas cidades, Petrolina é escancaradamente MAIOR q Juazeiro. E mais : oferece melhor qualidade de vida a seus habitantes. Mas enquanto isso, aqui em Juazeiro as pessoas querem quantidade de habitantes , querem medir desenvolvimento em número de habitantes, uma conta sem lógica nenhuma. Melhor do que ser uma cidade populosa é oferecer aos habitantes daqui melhor condição de vida, melhorar a cidade, atrair investimentos, estimular o empreendedorismo local.
31 de Aug / 2017 às 06h10
Mas tá certo vice, a capital do sertão tem que ter a população maior ou vocês queriam que a baianidade tivesse mais, somos maiores e melhores em tudo, Aqui temos todas ruas asfaltadas, saneamento básico beleza, melhores restaurantes e casas de shows, escolas onde professores ganham bem, pra que continuar enumerando, aqui é a Capital do Sertão, aqui é Petrolina... vice
31 de Aug / 2017 às 07h13
Moro em Juazeiro mas não sou natural daqui, não vejo problema algum em dizer que Petrolina é bem maior que Juazeiro, isso é fato. Gosto das duas cidades, mas vou mandar um recado para os petrolinenses que têm senso de grandeza: cidade maior não significa cidade melhor para se viver, digo isso com convicção pois morei em São Paulo durante dez anos e sei o que é morar em cidade grande, nada do que Petrolina tem me impressiona, kkk, aeroporto, MCDonalds, etc, tudo isso e muito mais São Paulo tem aos montes e mesmo assim preferi morar em Juazeiro da Bahia.
31 de Aug / 2017 às 07h15
A resposta correta é q até o povo pobre, cansado de ver seus filhos nascerem nas ruas de Juazeiro , pois a clínica da criança como todos sabem botam pra fora mulheres grávidas com dores de parto, preferem vim para Petrolina para ter o parto e lá registram seus filhos. Eu mesmo conheço uma mulher q pariu no meio da rua a noite, depois de ser mandada pra casa duas vezes pela maternidade municipal de Juazeiro, está mesmo das denúncias reiteradas. A SAMU depois ajudou no parto ainda depois q a avó da criança já estava segurando o bb
31 de Aug / 2017 às 07h19
Petrolinenses respeitem a mãe de Petrolina, vcs só existem por causa de Juazeiro seus ingratos, rs. Petrolina nasceu através de Juazeiro, isso todo mundo sabe. Juazeiro é mãe de Petrolina e a Bahia é mãe do Brasil, isso é história ninguém pode questionar. Então mais respeito por Juazeiro e pela Bahia, terra boa.
31 de Aug / 2017 às 07h21
Essas informações não são reais, no último Censo muita gente não foi recenseada em Juazeiro pq não permitiram a entrada do profissional em suas casas, principalmente nos condomínios de alto padrão, aí como o IBGE tinha prazo, acabaram entregando esses dados aí. Mas com certeza em Juazeiro tem muito mais que isso!
31 de Aug / 2017 às 07h32
Temos muitos juazeirenses que foram nascidos e registrados em Petrolina .
31 de Aug / 2017 às 07h44
Moro em Juazeiro e não tenho dúvida dos dados do IBGE, só um cego não ver que Petrolina é pelo menos 60% maior em tudo que Juazeiro. Petrolina é muito bem projetada enquanto Juazeiro tudo se concentra no centro da cidade, veja para onde os donos de Juazeiro queriam levar a faculdade de medicina. E sabe porquê? Eles é quem mandam no shopping, aluguéis meus prezados, acorda povo!
31 de Aug / 2017 às 08h29
Nunca recebi a visita do IBGE na minha casa, talvez por isso os números não batem, alias os números do IBGE refletem as vontades dos gestores que são nomeados pelos políticos e olha quem manda na política na nossa região imaginem vocês?????
31 de Aug / 2017 às 08h41
Todos nós sabemos que Petrolina é maior que Juazeiro em referência a População, mais 121.486, habitantes a mais, é uma piada. A maior aberração está no Censo de 2010, onde a zona rural de Petrolina tem mais que o dobrou da de Juazeiro, rs, onde Juazeiro tem 9 distritos e Petrolina tem dois. Com certeza Petrolina tem uns 70.000, habitantes a mais. Que mania o povo dessa cidade tem com grandeza.
31 de Aug / 2017 às 09h11
Esse Diego é sem noção mesmo, comparar QUALQUER cidade do interior do Brasil com a maior cidade do continente só pode ser piada, coisa de quem não tem argumento mesmo.
31 de Aug / 2017 às 09h38
Não há o que se contestar. A diferença se vê claramente. Para começar, Petrolina tem três empresas de ônibus. Os novos bairros logo ganham infraestrutura. O comércio também é maior e com mais opções. Petrolina é a capital do Vale do São Francisco.
31 de Aug / 2017 às 10h14
Pobres juazeirenses recalcados... gente a mais, gente a menos, juazeiro continua a mesma... aceitem que dói menos.
31 de Aug / 2017 às 10h20
Petrolina é destaque na Estimativa de População do Ibge para o ano de 2017. Em apenas 1 ano ganhou 5.536 novos habitantes e teve o maior índice dentre as cidades de médio porte no nordeste. Ficou em 8º no Norte-Nordeste.
31 de Aug / 2017 às 10h43
Petrolina é realmente maior que Juazeiro, no entanto o senso de 2010, foi no limite da maldade para com Juazeiro. Mas vergonhosos foi os políticos que aqui estava naquele momento, mostraram que só se importavam com os seus bolsos é bem claro que a diferença entre população não é tão grande como mostra.
31 de Aug / 2017 às 11h00
Moro em juazeiro. Resposta ' o povo fala' petrolina tem uma população um pouco maior . 'BUTAR' é como você fala que a pernanbucanada é maior e melhor. isso é piada pra OS LAMPIÕES SORRIEM.
31 de Aug / 2017 às 11h03
Vou explicar bem detalhado para esse "Oliveira" entender: não comparei São Paulo com nenhuma cidade, o que eu quis dizer é que Petrolina lembra um pouco cidades maiores, com trânsito carregado às vezes, o centro, entre outras coisas, e por isso prefiro Juazeiro pois tem um ar mais ameno; outra coisa é que uns dois petrolinenses já vieram me dizer que a cidade deles tem MCDonalds, aeroporto e tal e Juazeiro não tem, kkk, quando na verdade estavam sendo ridículos, pois de uma cidade que tem essas coisas aos montes eu já vim por opção. Viu Oliveira??? Meu "fi" entendeu???
31 de Aug / 2017 às 16h25
Sim, e daí que Petrolina é maior que Juazeiro? Juazeiro é maior que Sobradinho, Casa Nova, Afrânio......... e nem por isso as pessoas são menos felizes. O que se tem que questionar e a infraestrutura oferecida para os seus moradores. Não se enganem que Petrolina não é essa "coisa toda" que arrotam por aí não. Iguazinho a Juazeiro, também tem esgoto no meio das ruas, tem ruas empoeiradas e esburacadas, tem lagoas fedorentas, tem muriçocas também, tem bandidagem também. Em Juazeiro até que melhorou um pouquinho em alguns bairros que foram asfaltados e tiveram suas ruas alargadas. Tudo igual.
15 de Aug / 2019 às 09h56
Petrolina é um pouco maior que Juazeiro, mas não é isso tudo não, esse IBGE não é confiável, em 2020 terá nova contagem populacional, vamos aguardar, tá próximo.
26 de Jun / 2020 às 03h02
O comércio de Juazeiro é bem maior do que o de Petrolina