Todos os brasileiros têm plena consciência dos graves problemas da área de Segurança Pública enfrentados pelos Estados brasileiros, especialmente o Estado do Rio de Janeiro. Problemas que se não forem resolvidos urgentemente somente tendem a se agravar e colocar em cheque a segurança, tanto comunitária como física dos cidadãos cariocas. Porém problemas elementares de Segurança Pública devem ser enfrentados com políticas públicas de Segurança Pública, no sentido mais literal da palavra.
A violência, o trafico de drogas e outros problemas de Segurança Pública precisam da atuação consistente dos aparelhos de polícia, porque somente estes conhecem como funcionam os meandros do mundo do crime e como se devem construir os mecanismos de prevenção e combate.
Por mais que alguns mentecaptos incapazes de compreender que o mundo do crime é diferente do mundo bélico como "coisa em si", defendam a estapafúrdia ideia de colocar as forças armadas nas ruas do Rio de Janeiro, quem tem a capacidade de compreender melhor a diferença entre os dois mundos naturalmente vai ficar alarmado.
Os militares são preparados para a defesa de nossa nação, de nossas fronteiras, e preparados para a guerra, e não para o combate ao crime, que cabe à polícia e sua inteligência. A presença dos militares nas ruas cariocas somente demonstra a incapacidade do governo de Michel Temer de enxergar até mesmo suas escabrosidades instantâneas. É a atitude medíocre de um governo em liquidação, que não pensa nem mesmo para construir alternativas de polícia para ajudar o governo do Rio de Janeiro.
Se não estão preparados para o trabalho de prevenção e combate ao desmandos do mundo do crime, como é mesmo que esses militares vão diferenciar o "mocinho" do bandido? De modo que colocar os militares como policiais é um precedente perigoso, a não ser que Michel Temer já está preparando coisa maior para utilizar a ajuda do Exército para não sair do Palácio do Planalto!
Confesso que não é somente questão de incompreensão dessa atitude palaciana de Michel Temer, é medo mesmo do futuro!
Por Genaldo de Melo
12 comentários
05 de Aug / 2017 às 23h09
Excelente texto. Não duvido nada de Temer. Ele traiu o projeto eleito pelo povo. Traiçoeiro e perigoso. Mataram Teori ??? Comprou deputados para derrubar Dilma??? Fechou a farmácia do povo. Quer acabar com aposentadoria?? So Lula para nos salvar
05 de Aug / 2017 às 23h18
Tem gente que acusa Lula de dividir o Brasil entre ricos e pobres. Mas não foi Lula que inventou essa divisão. O que ele fez foi trabalhar para dar mais oportunidades aos pobres. "Eu deveria ser acusado de ser o presidente que mais unifiquei o país". Quando terminou seu governo o país nunca esteve tão unido em torno de um projeto que combinava inclusão social, desenvolvimento e democracia. Onde melhores condições de vida e consumo para os mais pobres impulsionava a melhora da economia e do país para todos. Vídeo: Ricardo Stuckert
05 de Aug / 2017 às 23h30
Quem vota contra o POVO, não terá o nosso VOTO!!!! POVO BRASILEIRO NÃO VOTEM EM PARTIDOS QUE TRAÍRAM O POVO BRASILEIRO , OS TRABALHADORES QUE LUTAM TODOS OS DIAS DERRAMANDO SUORES PARA ESTES LADRÕES ENCHEREM OS BOLSOS DO DINHEIRO PÚBLICO. VEJA NESSE VÍDEO QUAIS OS SENADORES E SENADORAS QUE VOTARAM A FAVOR DA "REFORMA" TRABALHISTA E CONTRA OS DIREITOS DE QUEM TRABALHA. Aqui fiz uma lista por Estado, veja o seu Estado e saiba como votaram os seus "representantes".
06 de Aug / 2017 às 00h03
Vai colocar quem, meu caro Genaldo, com a situação de guerra que o Rio de Janeiro está atravessando, com o tráfico de drogas e armamentos pesados, para o uso de bandidos de alta periculosidade, nos assaltos a Bancos, Carros-Fortes, cargas valiosas, e etc... Sobre as drogas sofisticadas há rumores que chegam as portas de usuários da alta sociedade, aqueles que tem bastante dinheiro, e que banca muitas coisas em todos os seguimentos no Brasil, inclusive camuflado na política partidária. Bendito seja a Operação Lava Jato, que estão querendo acabar, por está desvendando muitas irregularidades.
06 de Aug / 2017 às 05h42
SE EM 13 ANOS DE PODER,LULA E DILMA NADA FIZERAM,COMO VOCE QUER QUE TEMER,COM POUCO MAIS DE UM ANO NA PRESIDÊNCIA,SOFRENDO GOLPES SUJOS DA OPOSIÇÃO PARA DERRUBA-LO A TODO CUSTO,POSSA FAZER COISA MELHOR DO QUE ESTA FAZENDO ? A PROPOSITO,DE UMA SUGESTÃO DE COMO VOCE FARIA PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA,VOCE TERIA SOLUÇÃO MELHOR ? PEGUNTE AO CARIOCA O QUE ELE ESTA ACHANDO DISTO TUDO ?
06 de Aug / 2017 às 07h16
verdade, amigo. o blog é democrático, embora tenha reaças demais nas crônicas. falta do professor Otoniel Gondim. Quando ele volta ao Blog, Geraldo José?
06 de Aug / 2017 às 09h27
Com exército , sem exército , a única solução pro Rio de janeiro é a evacuação e demolição da cidade . Refazer ela toda do zero
06 de Aug / 2017 às 10h08
SUELY -COM TODO RESPEITO,LULA NÃO AJUDOU POBRE NENHUM,SO O ENGANOU,APENAS FEZ USO DO POBRE PARA SEU PROJETO PESSOAL DE PODER.O QUE DEU COM UMA MÃO AO AO POBRE TIROU COM AS DUAS,CITE PRA MIM UM UNICO POBRE "AJUDADO POR ELE" QUE DEIXOU A LINHA DA POBREZA EM ENTROU NA CLASSE MEDIA,ATRAVÉS DE ALGUM EMPREGO QUE LULA "CRIOU" SE TORNANDO INDEPENDENTE FINANCEIRAMENTE.O QUE VERDADEIRAMENTE AJUDOU A POBREZA FOI O PLANO REAL DE FHC ,LULA DIVIDIU SIM O PAIS,MAIS DO QUE ISTO,ESCULHAMBOU COM A NOSSA NAÇÃO.SEM O TEMER NO QUAL,FELIZMENTE, VOCES VOTARAM,ESTARIAMOS VIVENCIANDO UM DESASTRE TOTAL.
06 de Aug / 2017 às 11h47
desculpa meu meu amigo, mas não tenho outra palavra para o seu texto: cinismo. Há muito tempo que isso vem acontecendo. Chamam os militares para tudo: combater a dengue, construir obras, fazer revista em presídios... Inclusive um monstro jurídico (não há previsão constitucional) chamado Força Nacional, foi criada em 2004.
06 de Aug / 2017 às 16h25
Concordo com seu texto. Eu só substituiria o termo militar por exército mesmo. Quando usa militar, parece envolver a PM que no mesmo texto, você considera a força ideal para a ocasião, o que também concordo. E você foi muito feliz em deixar claro para que o Exército Brasileiro foi preparado. Logo, escreva-se: "....de colocar exército como policiais".
06 de Aug / 2017 às 19h46
É impressionante como temos especialistas em formalizar opiniões em todos os assuntos em que diz respeito aos atos e atribuições de prerrogativa dos governantes, vai morar no Rio de Janeiro para tu sentir de perto como deve ser feito o policiamento de lá !
07 de Aug / 2017 às 06h19
Fico impressionado como esse cara escreve tanta baboseira!...