Todos os brasileiros têm plena consciência dos graves problemas da área de Segurança Pública enfrentados pelos Estados brasileiros, especialmente o Estado do Rio de Janeiro. Problemas que se não forem resolvidos urgentemente somente tendem a se agravar e colocar em cheque a segurança, tanto comunitária como física dos cidadãos cariocas. Porém problemas elementares de Segurança Pública devem ser enfrentados com políticas públicas de Segurança Pública, no sentido mais literal da palavra.
A violência, o trafico de drogas e outros problemas de Segurança Pública precisam da atuação consistente dos aparelhos de polícia, porque somente estes conhecem como funcionam os meandros do mundo do crime e como se devem construir os mecanismos de prevenção e combate.
Por mais que alguns mentecaptos incapazes de compreender que o mundo do crime é diferente do mundo bélico como "coisa em si", defendam a estapafúrdia ideia de colocar as forças armadas nas ruas do Rio de Janeiro, quem tem a capacidade de compreender melhor a diferença entre os dois mundos naturalmente vai ficar alarmado.
Os militares são preparados para a defesa de nossa nação, de nossas fronteiras, e preparados para a guerra, e não para o combate ao crime, que cabe à polícia e sua inteligência. A presença dos militares nas ruas cariocas somente demonstra a incapacidade do governo de Michel Temer de enxergar até mesmo suas escabrosidades instantâneas. É a atitude medíocre de um governo em liquidação, que não pensa nem mesmo para construir alternativas de polícia para ajudar o governo do Rio de Janeiro.
Se não estão preparados para o trabalho de prevenção e combate ao desmandos do mundo do crime, como é mesmo que esses militares vão diferenciar o "mocinho" do bandido? De modo que colocar os militares como policiais é um precedente perigoso, a não ser que Michel Temer já está preparando coisa maior para utilizar a ajuda do Exército para não sair do Palácio do Planalto!
Confesso que não é somente questão de incompreensão dessa atitude palaciana de Michel Temer, é medo mesmo do futuro!
Por Genaldo de Melo
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.