Em discurso permeado pela polaridade "nós", os pobres que trocaram "coxão duro por filé", contra "eles", a elite que não suportaria tamanha ascensão social, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 71, deu o tom que deve adotar pelos próximos meses.
Recém-condenado na Lava Jato, o petista vem adotando uma oratória que se contrapõe ao "Lulinha paz e amor" predominante em sua primeira campanha presidencial vitoriosa, em 2002.
"Fico pensando: se nós fizemos tanto bem, por que essa gente não nos quer? Por que essa gente nos odeia? Não é por causa do vermelho, porque o sangue deles é vermelho. E a vergonha deles também", disse o ex-presidente neste sábado (15), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que sediou a posse da nova diretoria do PT Diadema.
"Quero saber onde estão os coxinhas agora depois do Temer governando este país. Cadê as panelas, hein? Cadê os heróis deles? Os heróis deles eram, como se diz, santos de barro. Nós somos feitos de carne e osso, de paixão por este país. Essa é a diferença entre nós e eles. Pra nós, é motivo de orgulho se a empregada doméstica tem um celular."
Lula repetiu sua intenção de voltar ao Palácio do Planalto. Uma eventual candidatura em 2018, contudo, depende de como suas querelas judiciais se desenrolarão até lá.
Pelo caso do tríplex, ele foi condenado na semana passada a nove anos e meio de prisão, pena que só começará a cumprir se a segunda instância corroborar a sentença do juiz Sergio Moro.
Se isso acontecer, ele fica a princípio impedido de concorrer em 2018, barrado na Lei da Ficha Limpa. Mas em tese, mesmo condenado também pela segunda instância, o ex-presidente poderia disputar a Presidência se pedir uma liminar até o julgamento de recursos no STJ (Superior Tribunal de Justiça) ou STF (Supremo Tribunal Federal).
A defesa entrou com recurso contra a decisão de Moro nesta sexta (14).
ATAQUES
Lula atacou a força-tarefa da Lava Jato, dizendo estar "com a consciência tranquila que nenhum deles que estão me processando é mais honesto do que eu".
Afirmou que sua entrevista à imprensa na quinta (13) deve ter dado nos nervos dessa turma. "Penso que meus acusadores ficaram com um pouco de raiva de mim. Imaginavam que eu ia dar uma entrevista nervoso, que ia xingar todo mundo."Não o fez, disse, por saber que a "única prova que eles tinham era prova da minha inocência".
No fim do evento, a organização anunciou que o ex-presidente estará numa manifestação na quinta (20) na avenida Paulista, região central de São Paulo.Este sábado, avisaram os organizadores ao microfone, foi um "ato de solidariedade" ao petista.
Lia-se em cartazes "eleição sem Lula é FRAUDE", e em camisas, "a esperança é vermelha" -cor que predominou no ambiente. Alguns usavam boinas ao estilo Che Guevara. Nos brincos de uma mulher, "Lula 2018" esculpido por seu filho designer.Antes dos discursos políticos, a trilha sonora variava de "Andar com Fé" (Gilberto Gil) a "Eu Não Sou Cachorro, Não" (Falcão) -que acabou interrompida nos primeiros 30 segundos. Alguém gritou que pegava mal. Com informações da Folhapress.
12 comentários
15 de Jul / 2017 às 16h10
e verdade sem provas . o juiz foi mais pelo lado politico tenta tira lula das eleicoes de 2018. saber que lula pode ganhar sim. quem coloca para disputar contra ele perde. lula e o maior e melhor presidente da historia do brasil nem fez mais que que lula nesse pais pelos pobres sem condicoes . hoje esse temer ta acabando o pais e ninguem diz nada.
15 de Jul / 2017 às 16h34
Faça um paralelo entre "eu" e tu e descubra quem sou eu. Só ando em restaurantes caro do TIPO Fasano, uso jato particular constantemente pra tudo, roupas RALPH LARUEN e DIOR masculina, vinho do tipo BORDON e do PORTO, charuto cubano e chocolate BELGA, prato diário, SALMÃO do Alasca, Bife Ancho Argentino, Sal do Himalaia........ Afinal quem sou eu, Zé de Mané Joaquim ou LULA. adivinhe e ganhe uma bolsa de Estudo pra NY. Alguém ai tem uma foto dele almoçando em algum mosqueiro, se tiver pago R$..5.000 milhas. O coxinha a que ele se refere ta comendo é CABEÇADA com FATADA, sai dai PICARETA bara
15 de Jul / 2017 às 16h40
Quim e Maria do S Legítima votaram em Aesiu e agora apoia Cunha e Temir mamando em Brasília??
15 de Jul / 2017 às 18h06
ROUBA O POVO BRASILEIRO E AINDA QUER TER RAZÃO ! IMPOSTOR !ELEIÇÃO LIMPA É UMA ELEIÇÃO SEM VOCE,LADRÃO DE APOSENTADOS ! PAPUDA É TEU LUGAR ! FEZ DE IMBECIL E MEMBRO DA TUA QUADRILHA O POBRE QUE ACREDITOU EM VOCE ! ATO DE SOLIDARIEDADE FINANCIADO COM O DINHEIRO ROUBADO DO NOSSO BOLSO.O TRIPLEX É TEU,O SITIO TAMBEM !
15 de Jul / 2017 às 18h33
EXISTE UM DETALHE,QUE AO MEU VER ÑÃO FOI EXPLORADO:.SE O APARTAMENTO TRIPLEX,QUE NÃO É UM APARTAMENTO DO MINHA CASA,MINHA VIDA,NÃO É DE LULA COM ELE AFIRMA,PORQUE O LEGITIMO DONO NÃO APARECEU PARA EVITAR QUE FOSSE CONFISCADO?SE O MESMO FOSSE DA OAS,COMO ESTA DOCUMENTADO,PORQUE A OAS NÃO FEZ O MESMO,OU SEJA :EVITADO O CONFISCO ? ORA,SE A OAS ESTA QUIETA,CONSIDERANDO O ALTISSIMO VALOR DE MERCADO DESTE APARTAMENTO ,ESTA NA DELA,SEM SE MANIFESTAR,É UMA EVIDENCIA MAIS DO QUE CLARA QUE ELA O"VENDEU", JA RECEBEU PELO MESMO, VIA PROPINA,PORTANDO NÃO ESTA TENDO PREJUIZO ALGUM.A OAS RASGA DINHEIRO ?
15 de Jul / 2017 às 19h10
Não vejo a hora de votar em Lula 2018.vamos Lula. Ka, Ka
15 de Jul / 2017 às 19h21
Com fé venceremos os comunistas bolivarianos do Fórum de São Paulo. Derrotaremos os ladrões da Petrobras, das obras nos países comunistas. Acabaremos com os corruPTos.
16 de Jul / 2017 às 08h14
ONDE LULA FICARIA MELHOR ? NA PANELA OU NA PAPUDA ?...
16 de Jul / 2017 às 08h39
Os coxinhas são inteligentes e corruptos, como você. Mas, muito mais inteligentes. Você está esperando solidariedade? No mundo do crime é salve-se quem puder.
16 de Jul / 2017 às 10h39
Se deixarem o Lula ser candidato, ele será eleito o próximo Presidente da República. Essa verdade não pode ser escondida, pois a gente percebe que é a maioria dos eleitores brasileiros que querem. Talvez falta de melhor opção, basta prestar atenção nas pesquisas eleitorais.
16 de Jul / 2017 às 15h07
Fico aqui lendo e observando o medo e o desespero desses coxinhas e golpistas em relação as leições de 2018. Lula sendo candididato, e será, a eleição é certa! O pobre é maioria, é a massa. E a elite é contra , não admite um operário na presidencia, mas é minoria. O pobre deixou de ser "tampado", abriu os OUVIDOS.
17 de Jul / 2017 às 06h40
Alguém me informe se num presídio de segurança máxima há eleição para síndico...?