A jazida de ametistas descoberta há cerca de 20 dias, na cidade de Sento Sé, norte da Bahia, continua a atrair centenas de pessoas para a cidade, pela facilidade na extração da pedra. O garimpo não está regulamentado, portanto a exploração no local é considerada ilegal.
Conforme o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), uma equipe do órgão vai ao local na terça-feira (16) para fazer uma vistoria e tomar as providências necessárias após a análise. Os detalhes só poderão ser passados após a visita, informou a DNPM.
O DNPM informou que o garimpo não tem registro para funcionar. Ainda não há informações se o terreno explorado por garimpeiros há mais de 15 dias na Bahia é particular. Conforme a legislação brasileira, independente disso, todo e qualquer material encontrado abaixo do solo, em território brasileiro, pertenece à União e precisa de regulamentação para ser explorado.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), o único garimpo de ametista reconhecido no estado é o da cidade de Licínio de Almeida, na região sudoeste da Bahia.
G1 Bahia
6 comentários
15 de May / 2017 às 16h14
Se fosse os ricos explorando não dava em nada. Mais como são os pobres, ai daqui a pouco aparece dono, Ibama, policia, Temer e muito mais. Kkkkk
15 de May / 2017 às 19h41
o niobio um dos minerios mais valioso do monmento e futuro mundial esta sendo levado para fora do pais de forma dovidosa e corupta , qua e fiscalisação . este minerio vale oito vezes o valor do real , pode ser empregado em diversas tecnologias .
15 de May / 2017 às 21h06
pobre não pode ter acesso a mina de pedras preciosas, a unica mina que pobre pode ter é a mina de impostos pra pagar,coitado do povo pobre...
15 de May / 2017 às 23h26
Eu disse... a política vai entrar nessa. E iria achar um motivo para tirar proveito. Onde se tá tendo dinheiro ela chega pra pegar o dela. Brasil um país de política vergonhosa.
15 de May / 2017 às 23h31
Pertence a União kkkkkkkkk. Q união é essa? Vcs sabem né?
16 de May / 2017 às 05h50
Tão querendo a petrobras e sento sé kkkkk