A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) retirou somente no mês de abril 63 animais das ruas de Juazeiro. As espécies mais apreendidas são: cavalos, jegues, mulas e vacas e os bairros que registram mais apreensões são: Piranga, Jardim São Paulo, Distrito Industrial, Alto do Cruzeiro, Alto do Alencar, Alto da Aliança, County Club e Santo Antônio.
Os animais apreendidos são levados pela fiscalização para o curral municipal onde permanecem por até 72h à espera dos responsáveis. A liberação do animal acontece mediante pagamento de multa, onde são contabilizados em Valor de Referência Fiscal (VRF) com os seguintes valores: primeira apreensão, um VRF no valor de R$ 120,65, se o animal apreendido for reincidente o valor dobra e as multas podem chegar até R$ 603,25. Caso não haja a procura dos responsáveis dentro do prazo, os animais são doados.
"O nosso trabalho é uma parceria entre a população e a secretaria, isso porque recebemos diariamente inúmeras denúncias de animais soltos na sede e nos bairros da cidade. Mas, para que tenhamos êxito com o trabalho, necessitamos da compreensão dos proprietários, que ao cuidar de qualquer animal mantenha-os em locais próprios para eles, com espaço, água e comida. As ruas e praças não são para os animais estarem circulando", explicou Agenor Souza, Secretário da SEMAURB.
A população pode realizar denúncias e reclamações através do telefone da secretaria que é (74) 3612-3574 ou pessoalmente na sede que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/n Centro. A SEMAURB informa ainda que após registrar a denúncia é gerado um número de processo, com este número, o denunciante pode acompanhar o andamento da denúncia.
Ascom/Juazeiro
3 comentários
04 de May / 2017 às 10h17
Inúmeras vezes tenho constatado na avenida da Pedra do Lord nas imediações do condomínio Assunção de Maria animais soltos inclusive à noite em sério risco a motoristas que adentram o bairro em questão ( em área de baixa iluminação): são vacas, cavalos e jegues.
04 de May / 2017 às 10h26
Só retirou mais de 60 animais no mês?. considerando que mais de 60 chega no máximo a 70 isso dar uma média de 2,33 animais por dia, ou seja, não estão trabalhando por que se rodarem pela cidade vai recolher essa quantidade por dia.
04 de May / 2017 às 12h06
Parabéns pela atitude. Porém acredito que isso não representa nem 20% do que se vê de animais soltos por ai: cães, gatos, cavalos gado bovino, suino, muares, etc. Não só nas ruas, jardins, becos, travessas como nas estradas estaduais e federal. Vamos trabalhar. Nossos impostos que pagamos regiamente é sagrado. Convém, portanto, que sejam transformados em obras, serviços, e investimentos. Estamos de olho!