Visando discutir e acordar a redefinição dos limites da Bahia que fazem divisa entre os municípios de Sergipe, o deputado estadual Zó (PCdoB) e o deputado Bira Corôa (PT), presidente e membro da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação respectivamente, estiveram nesta quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, apresentando em reunião ampliada, um novo traçado que põe fim a conflitos históricos, entre as cidades de Santa Brígida (BA) e Canindé do São Francisco (SE); Pedro Alexandre (BA) e Monte Alegre de Sergipe (SE), Paripiranga (BA) e Pinhão (SE); Coronel João Sá (BA) e Carira (SE).
Além dos parlamentares da Bahia, compareceram a sessão alguns parlamentares de Sergipe, os prefeitos dos municípios em questão, representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE) da Bahia e de Sergipe, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística da Bahia (IBGE), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo de Sergipe (SEPLAG).
Para Zó, o objetivo é acordar a definição dos limites baianos que fazem divisa com os municípios Sergipanos. Houve a aprovação por parte dos parlamentares de Sergipe e das instituições presentes na sessão. De acordo com o procurador geral da Bahia, Paulo Moreno "é necessário criar elementos e sistematizar ações que garantam transparência e segurança jurídica ao processo".
Uma nova reunião será realizada em Salvador, no dia 23 de maio para a apreciação do termo de acordo entre as duas Casas Legislativas.
"Muito proveitoso realizar a sessão aqui (Aracaju- Sergipe) e apresentar um projeto bem elaborado pelo colegiado em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos (SEI) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O resultado só poderia ser este, positivo para ambos os estados", afirmou Zó.
Parlamentares de Sergipe ao conhecer o trabalho desenvolvido pela Comissão Territorial da Bahia, pediu de imediato a integração de um colegiado na assembleia sergipana, baseando-se no trabalho realizado pelos parlamentares baianos em parceria com a SEI e IBGE.
Ascom/Deputado Estadual Zó
0 comentários