O Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Compir) recebeu uma denúncia de violência policial, cometida pela Polícia Militar do Estado da Bahia, particularmente, Rondesp, contra os moradores das comunidades de Alfavaca e Angico, na madrugada do ultimo dia 10 de fevereiro de 2017. Os relatos compreendem uma série de ações repressivas, arbitrárias e irregulares que violam os direitos constitucionais e humanos de moradores e moradoras, tais como: racismo, injúria racial, invasão de residência sem mandado e em horário inapropriado, tortura de jovens, ameaças de morte a mulheres e crianças, agressão a grávidas e idosos. Segundo relatado na denúncia recebida por este Conselho, esse tipo de abordagem tem sido recorrente na região do Salitre.
O Compir vem a público repudiar veementemente tais procedimentos e informar à sociedade que está envidando esforços no sentido do correto encaminhamento do caso às devidas instâncias legais. Neste sentido, foi realizada uma escuta com a comunidade, sendo a denúncia devidamente formalizada pela comunidade e pelo Conselho junto ao Ministério Público do Estado da Bahia. Do mesmo modo, o caso está sendo encaminhado para a Defensoria Pública do Estado da Bahia e para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O Compir reitera as palavras das comunidades publicadas em nota divulgada à imprensa: "Reforçamos, por fim, a importância do trabalho correto da Polícia Militar, que respeite o direito dos cidadãos e cidadãs e que acima de tudo preze pela paz. Com isto esperamos que medidas sejam tomadas no sentido de coibir qualquer ação futura que torne a amedrontar e desrespeitar nossa gente". Sendo assim, destacamos o compromisso do poder público municipal, através do Compir, de promover a igualdade racial e zelar pelos direitos de todo e qualquer cidadão.
Ascom Compir
9 comentários
22 de Feb / 2017 às 09h52
BOM DIA GERALDO NÃO ENTENDO A POPULAÇÃO RECLAMA TANTO QUE A CIDADE ESTAR VIOLENTA AI QUANDO AS FORÇAS POLICIAIS COMEÇA A RESOLVER O PROBLEMA PREDENDO QUE APRONTA E USANDO A FORÇA QUE TEM QUE SER USADA VEM ESSE TIPO DE GENTE QUERER DENEGRIR A IMAGEM DA POLICIA, FOI ASSIM COM O DELEGADO CHARLES LEÃO E AGORA COM BRIOSA RONDESP QUE VEM FAZENDO UM OTIMO TRABALHO. ENGRAÇADO QUE ESSES CONSELHOS NUNCA VEM DEFENDER O CIDADÃO QUE É ASSALTADO POR ESSES MELIANTES SÓ VEM DEFENDER O QUE NÃO PRESTA. EM CERTO LUGARES A POLICIA TEM QUE CHEGAR É COM FORÇA MESMO E NÃO DANDO BOM DIA,BOA TARDE OU BOA NOITE.
22 de Feb / 2017 às 12h27
Se tirarem a Rondesp e a Cepac do vale do salitre quem vai garantir segurança e coibir a vagabundagem é a Compir ? Um monte de aloprados querendo atrapalhar a prestação de serviços da policia. Devido ao salitrão o que tem de bandido no salitre, foragidos de pernambuco,alagoas,paraiba e outros estados não está no gibi.Fica igual ao mercado do produtor, a malandragem toma conta.
22 de Feb / 2017 às 15h47
SR. JORGE E SR. DO NORTE, PIMENTA NO OLHO DA ONÇA SÓ É BOM PRO CAÇADOR.
23 de Feb / 2017 às 08h54
Em que cidade vc mora mesmo cidadão ? onde é que a polícia está resolvendo as coisas com relação a violência ? acho que vc nao mora em juazeiro não . Rapaz vc realmente estudou algum inciso do artigo 5º cf onde fale em direito e deveres ? vc falar que a policia nao deve chegar nao falar bom dia boa tarde e nem boa noite ?meu Deus q absurdo . ja imaginou se a policia chega na sua casa assim ? até porque ela não tem bola de cristal para saber se vc é um cidadão né ? então vc concorda q a polícia deve chegar na sua casa a qualquer hora .sem mandado judicial lhe dar porrada ?
23 de Feb / 2017 às 09h06
Eu sou um fã das polícias seja ela qual for , tenho amigos policias tanto civis como militares e federal, Mas tem que ser apurado isso para saber se realmente foi verdade os fatos . pela as abordagem policial isso é normal muita gente não gosta de levar um " baculejo policial" mas esta coisa de invadir casas sem mandado judicial a qualquer hora isso é gravíssimo tem q ser apurado pra verificar se de fato ocorreu isso, Mas nao deve ser fácil ser pm , pm é para tudo ,resolve de briga de casal a assaltante de banco, então nao é fácil.
23 de Feb / 2017 às 09h40
SENHOR DE OLHO TE GARANTO QUE A POLICIA NUNCA VAI CONFUNDIR MINHA CASA OU MEU ESTABELECIMENTO COMERCIAL. A DISSE E VOLTO A REPEITR A POLICIA TEM QUE SER ENERGICA MESMO. SÓ QUE É CONTRA A POLICIA É QUEM DEVE OU TEM FAMILIA NO MEIO...QUERO SABER SER O VAGABUNDO QUANDO VAI TE ASSALTAR ELE ´TE DAR BOM DIA OU BOA NOITE..PARABÉNS AS RONDESP E QUE ELES CONTINUEI ASSIM. SEI QUE NO SALITRE TEM GENTE DE BEM MAIS INFELIZMENTE É UMA REGIÃO QUE ESTAR CEIA DE COISA RUIM TAMBÉM.. TEM QUE COLOCAR A CIPE CATINGA TAMBÉM NA COLA DELES. QUE NÃO DEVE NÃO TEME E DEIXE A POLICIA TRABALHAR...
23 de Feb / 2017 às 18h01
Policia é policia e acabou! Tem q chegar firme e forte mesmo, de cara feia e mau umor, seja la onde for.o povo q anda errado quer é molesa, e lugar de molesa e vida boa é no presidio.Aqui fora é assim mesmo.
23 de Feb / 2017 às 23h42
Eu não desejo o mal aos outros mas queria a Rondesp botando pra "..." nessa galera baba ovo da polícia. Nesse caso aí do Salitre sabemos que tá rolando muita droga lá mas não justifica o que a polícia tá fazendo ou alguém aqui gostaria de ver seu filho de menos de 03 anos ver o pai apanhar sem ter culpa de nada? Veja o tanto de denúncia que apareceu agora, só faltava incentivo pro povo abrir a boca e não se preocupe uma hora chega na sua casa ou pega alguém seu por aí.
23 de Feb / 2017 às 23h45
O PRÓPRIO CORONEL DA POLICIA ESTA DANDO DECLARAÇÕES DE QUE POLICIA NÃO TEM QUE AGIR COM VIOLÊNCIA NÃO SEI PORQUE ESSES SEGUIDORES DE WINSTON MONTECLARO FICAM A DEFENDER OS MALFEITORES QUE SUJAM A IMAGEM DA POLICIA. FICO SÓ VENDO ESSE POVO MORALISTA E TENHO UM MEDO DE AJUDAREM A ELEGER BOLSONARO EM 2018 E INSTAURAR UMA GUERRA CIVIL DE VEZ NP BRASIL PORQUE EU DE UMAS QUE NÃO VOU ME CALAR. ABAIXO OS BABA OVO DA POLÍCIA VIOLENTA.