O universo da saúde e da educação, social e econômico dos países, nos últimos tempos, passou sempre a depender dos indicadores que oferecem os dados estatísticos indispensáveis à adoção de medidas necessárias à implantação dos programas fundamentais na vida das nações. Tem o valor significativo, também, no monitoramento e redirecionamento daqueles que não alcançam os níveis de desenvolvimento desejados.
No Brasil, além das muitas empresas privadas que atuam nessa área de pesquisa, temos o nosso IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que realiza um belo trabalho de levantamento e consolidação de informações úteis ao Governo e ao sistema produtivo nacional, o que faz com seriedade e credibilidade.
E por falar em índices como não registrar que no campo da Saúde e da Educação, em particular, os Municípios e suas Secretarias, quando bem posicionados num quadro comparativo, transportam euforia e entusiasmo aos gestores das respectivas áreas, ou despertam neles estímulos a melhorias e a conquistas de melhores posições! Os números do IDB-Indicadores e Dados Básicos para a Saúde auxiliam na concepção de ações essenciais para a saúde da população; o IDH-Índice de Desenvolvimento Humano, é a medida comparativa que reúne um conjunto de fatores mensuradores do bem-estar da população; e tantos outros referenciais nesta área responsáveis pela disponibilização de dados para a formulação das políticas públicas.
Impossível não reconhecer que os números apurados com responsabilidade, permitem incrementar ações contra as desigualdades regionais existentes no país e assim promover os projetos na melhor direção da justiça social. Mas, não se pode desconhecer que estamos convivendo num mundo cheio de espertos de gravata assim como há os indicadores de pesquisas usados de maneira positiva para alavancar o desenvolvimento, existem, também, aqueles que são “encomendados” para uso vergonhosamente criminoso contra o povo. E assim, nesse mundo de sujeiras tanto transitam certos políticos e marqueteiros durante as campanhas eleitorais para burlar a confiança dos eleitores, como maus empresários que divulgam pretensas potencialidades irreais de alguns empreendimentos, e assim enganam até os grandes investidores, prática na qual o Sr. Eike Batista foi vezeiro em enganar a muitos... por tanto tempo!
Essas preliminares, que valorizam o levantamento de dados como eficaz instrumento orientador das organizações e das nações em geral, conduzem ao sentimento preocupante de que não é possível aceitar como em estado de normalidade institucional um país que a cada mês ou a cada semana cai alguns pontos no ranking da classificação de confiabilidade ou cresce na escala da desonra pelos altos indicadores da corrupção. E essa triste debacle vem ocorrendo com o nosso Brasil!
Parece por demais recorrente a abordagem sobre a corrupção, mas nunca algo provocou prejuízos tão avassaladores no país. Nem o mosquito da dengue causou tanto estrago, ou foi capaz de tanta resistência como essa praga que vem corroendo a Nação brasileira. Pior que para esse tipo de calamidade não existe a vacina, mas somente uma cirurgia extirpadora será capaz de eliminar de vez da vida pública os seus agentes, para a qual a OPERAÇÃO LAVA A JATO já está cuidando dos exames pré-operatórios.
A Transparência Internacional, entidade com sede na Alemanha e que cuida do combate à corrupção no mundo, em 2016 classificou o Brasil em 79º. lugar entre 176 outros países no ranking sobre a corrupção no mundo, com registros de que piora a nossa classificação a cada ano, e cujos indicadores só deprimem o povo brasileiro.
Enquanto a Transparência exalta que a OPERAÇÃO LAVA JATO foi a maior iniciativa de combate à corrupção no mundo, o Deputado Rodrigo Maia, reeleito Presidente da Câmara dos Deputados, e por ela investigado, censurou a imprensa dizendo que “não faz nenhum sentido essa fixação que a imprensa tem na Lava Jato”!
Com essa declaração imprópria, desconhece o ilustre Deputado que essa fixação não é só da mídia, mas domina o sentimento de toda a sociedade brasileira, como única esperança de tirar a Nação do caos atual. Quem sabe seja essa a única forma de retirá-lo dessa classificação vergonhosa em que se encontra, cujos protagonistas só pensam em corromper, ganhar na sabedoria, levar vantagem, enganar, subornar, ou mais a palavra propriamente dita: roubar, roubar, e continuar roubando!
AUTOR: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).
18 comentários
19 de Feb / 2017 às 23h07
Grande Agenor, do inicio ao fim desse Artigo é só verdades e vergonhas... Verdades, todas bem ditas e lembradas por você. Vergonha, todas refletidas na cara deles, que até hoje não se emendam nem respeitam a própria Lei que sabem irá puni-los para sempre...!!! Pena que essa lama não atinge apenas quem passa a mão, mas a toda Nação! E ainda deu rima...!!!
19 de Feb / 2017 às 23h23
Parabéns pela bela reflexão; causa-me espanto o cinismo demonstrado por figuras públicas com funções de responsabilidades relevantes. Os comportamentos dos atuais gestores públicos, mostra claramente que houve um projeto para usurpação do poder e assim adotarem medidas, atitudes e comportamentos de autoproteção. (Salvador-BA).
19 de Feb / 2017 às 23h26
Crônicas bem fundamentadas, clareza e evidenciando a realidade brasileira. (Salvador-BA).
19 de Feb / 2017 às 23h46
Você foi categórico em abordar este assunto "O RANKING DA VERGONHA", o que também incluo aí assunto que já foi objeto em uma de suas CRÔNICAS, sobre a PEC 287, que além de anacrônica é retrógrada, com efetiva perda de direitos que é muito grande. Essa reforma do Governo é uma verdadeira depressão dos direitos sociais, precariza a saúde pública para empurrar os cidadãos para os famigerados planos de mercado.
19 de Feb / 2017 às 23h47
Por outro lado, os índices que medem a evolução do BRASIL, como IDH, entre outros, deveriam ser uniformes em todo quadrante do nosso País. E os reflexos de demolição dos direitos sociais, são evidentes, haja vista que a falta de medicamentos para tratamentos de brasileiros que sofrem com doenças graves, cujos tratamentos são postergados por falta de distribuição de remédios destinados para cada enfermidade. (Manaus-AM).
20 de Feb / 2017 às 05h41
Atenção povo de Monteiro na Paraiba. Escurrace os golpistas com bosta de porco. Querem inaugurar as obras de Lula e Dilma como se fosse deles, o povo do nordeste sabe que está corja de maçons satânico , era contra a transposição. Enxote-os do Nordeste .Bote pra correr. "De Cum Força ". A retomada da democracia está em nossas mãos. PRA CIMA DELES NORDESTE.
20 de Feb / 2017 às 05h49
Vi na Internet no blog 247brasil e no Tijolaço que o Moru PSDB protege os tucanos. A irmã de Aeciu não tem foro e Moru não prende?? A Lava jato eh para perseguir Lula como perseguiram Jesus Cristo. Moru PSDB e Aeciu se uniram e Acabaram com as empresas OAS e Odebrect e com os empregos. Os Trabalhadores tao desempregado
20 de Feb / 2017 às 06h16
De que adianta atrasar o relógio em uma hora se o golpista Michel Temer PMDB e o Moru e Aeciu PSDB atrasou o país em 20 anos? Fazem de tudo para tirar Dilma, mulher honesta. So Lula 2018 para melhorar a vida dos Trabalhadires e estudantes. Lula e o cara. Lembramdo que a agua que vao inaugurar no RN eh obra de Lula. Vi no blog 247brasil e no Tijolaço
20 de Feb / 2017 às 08h02
mesquinhez, a perversidade e o egoísmo disto que se chama "elite" no Brasil é indescritível. Não é só ignorância - é ruindade mesmo. Parte desta gritaria reacionária tem a ver com o fato de que pela primeira vez milhões de pessoas tiveram acesso a coisas básicas e esperança. Lembram-se das madames reclamando da falta de escravas, quero dizer empregadas domésticas e de que "essa gente" está enchendo os aeroportos e roubando os lugares dos seus filhinhos nas universidades publicas, que antes eram cota exclusiva deles? Lula volta logo para ajudar os trabalhadores e estudantes
20 de Feb / 2017 às 08h07
PMDB, PSDB E donos de TV que andam de helicóptero querem acabar com os trabalhadores e os estudantes e Lula??? Porque??? Jesus foi morto por que??? Mataram a mulher de Lula e vao matar Lula igual como mataram Jesus???Guarabira voce vai vencer a Legitima trouxinha??
20 de Feb / 2017 às 08h19
Prezado prof. Agenor, se tiver oportunidade, não deixe de assistir a reportagem da Record; LARANJAS DE PILÃO ARCADO, e tire suas próprias conclusões do que aconteceu lá, onde uma família comprou o poder ... Aqui tão pertinho do Sr. E hoje todos estão soltos, gastando o dinheiro ... Pessoas morreram, escolas fecharam, o transporte público não existe. Só vendo para crer. Aqui mesmo no blog tem uma reportagem sobre isso, onde a população confirma ...
20 de Feb / 2017 às 10h12
Tomara que a solução não seja a eleição vitoriosa da chapa JAIR BOLSONARO E O PASTOR MALAFAIA, como vice, temo pelo discurso de ambos, mas se for, vou apostrofar: "Salvemos o Brasil"! Tomara que o Bolsonaro não escolha a Maria do Socorro "Legítima" como Ministra da Justiça, para ela não mandar me prender, mandar prender o Lula, e a turma toda do PT. Pelo jeito, se isso acontecer, Maria do Socorro "Legítima" vai virar o Felinter Miller do Governo da Ditadura de Getúlio Vargas, que nem o escritor Graciliano Ramos escapou. Os pederastas vão ter que mudar de fala e gesticulação.
20 de Feb / 2017 às 10h29
Essa Maria do Socorro A Legitima eh parente e ou amiga de MT, PMDB Careca(Cerra),Boca de Jacare( Gedeu) e do Santo( Alkimi) e do Mineurinho PSDB?????Todos na Lava Jato???
20 de Feb / 2017 às 10h53
Este Escritor Agenor, é eloquente, faz verdadeira radiografia do sistema podre político do país. Gosto das suas crônicas comentários em geral. Tem Simpatia e Não deve ter Partido ?. Para mudar mesmo o País, tem que acabar reeleição, diminuir nº de senadores, deputados federais e estaduais, vereadores, vices etc.; (15 salários-ano?) pensão vitalícia de Senadores, desembargadores, e todos legislativo/judiciário/executivo, o benefício máximo de aposentadoria para todos, assim como é para os privados inclusive a idade pretendida. REduzir partidos; acabar com voto obrigatório. E por aí.
20 de Feb / 2017 às 11h13
Este Escritor Agenor, é eloquente, faz verdadeira radiografia do sistema podre político do país. Gosto das suas crônicas comentários em geral. Tem Simpatia e Não deve ter Partido ?. Para mudar mesmo o País, tem que acabar reeleição, diminuir nº de senadores, deputados federais e estaduais, vereadores, vices etc.; (15 salários-ano?) pensão vitalícia de Senadores, desembargadores, e todos legislativo/judiciário/executivo, o benefício máximo de aposentadoria para todos, assim como é para os privados inclusive a idade pretendida. REduzir partidos; acabar com voto obrigatório. E por aí.
20 de Feb / 2017 às 11h17
É de indignar a cara de Pau dos nossos políticos. Quem viu ontem a entrevista de Roberto Freire certamente ficou feliz. Pois ainda existe resíduo de politico sensato e honesto. (Salvador-BA).
20 de Feb / 2017 às 14h10
Através desta sua crônica escrita com argumentos indiscutíveis, Agenor, até eu acrescentaria que se houvesse o "RANKING DO CINISMO" os políticos brasileiros estariam em primeiro lugar. Estamos a mercê de tantos maus políticos que até mesmo as poucas atitudes que são dignas de elogios acabam sendo vítimas de ataques de inimigos políticos. E muitas vezes são desvirtuadas. E você citou bem o caso da LAVA A JATO. E só espero que as medidas econômicas propostas não sejam desvirtuadas pelo populismo. Precisamos da realidade. E nada de fantasia ideológica que muitos defendem. FOZ DO IGUAÇU-PR
20 de Feb / 2017 às 15h18
Juarecê: eu vi a entrevista do Ministro da Cultura Roberto Freire, ontem, na TV Bandeirante, é um grande político, tem ponto de vista, fala o que pensa, toma decisão quando precisa tomar, não vendeu a alma a ninguém, honra Pernambuco por ter nascido em Pernambuco, honra São Paulo porte lhe elegido deputado federal, honra o Brasil, por suas posições independente e imparcial. Mas vai enfrentar problemas com esse Governo Temer, apoiado pela turma "direita" de Ali Babá, a exemplo de Romério Jucá, entre outros da mesma raça, que mexem nas pedras do tabuleiro do jogo.