Já sei, vocês pensaram que eu ia escrever sobre um tal programa de TV que já se vai na 17ª edição, e suas letras iniciais até parecem com o título desse texto que hoje vou discorrer, algo que já fiz aqui há algum tempo atrás falando sobre “O ÚTIL E O FÚTIL...”
Nem vou buscar o que escrevi àquela época, porque as futilidades foram aprimoradas e já estão ultrapassadas. Vou falar dessas banalidades que, diariamente, se ver por aí e o pior, altamente valorizadas, por grande plateia sem a qual não haveria lugar para sua disseminação aos quatro cantos...
Vou tentar alertar para os besteiróis manipulados em grandes redes e mídias, que logo voam daqui pra lá e de lá para cá, sem limites de distâncias, e quanto maior o besteirol, mais importância se dá... Vou também dizer algo sobre as babaquices e esquisitices que inventam, sustentam e jogam no ar, e tantos e muitos dão tremendo valor, muito mais do que a conduta de uma vida exemplar...
Vamos agora exemplificar:
BANALIDADE – “Característica ou particularidade do que é banal; em que há ou demonstra trivialidade; lugar-comum. Fato, circunstância, discussão ou conversa sem originalidade e relevância. Utilização (obrigatória ou livre) pelos vassalos das coisas que pertenciam ao senhor feudal, por meio de pagamento.”
Alguém escreveu em sua página social a seguinte frase: “AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA”. Você sabe dizer o que é isso? Pois é, teve uma montanha de curtidas e compartilhamentos até onde eu vi... Ah, desculpem por chamar isso de uma frase...!!!
BESTEIROL – “Gênero de humor definido por seu conteúdo absurdo, escrachado, crítico, geralmente usado para criticar situações cotidianas, a sociedade ou a política: comédia besteirol. Discurso sem sentido, lógica, repleto de besteiras, asneiras. Ato ou comportamento estúpido, sem sentido”.
Ver aquele ex-empresário, ex-bilionário, ex-amigo do poder, ser cortejado num aeroporto internacional e ser solicitado com pedidos de por favor, para tirar várias selfies por algumas figuras brasileiras que estavam por lá, é um pouco demais, não é? Pois é, o que fizeram depois com aquelas fotos inúteis, não sei, só sei que o moço bem vestido ao desembarcar no Brasil, foi recebido com um par de algemas... E para onde foi levado, todos sabem!
BABAQUICE – “Ação ou dito de babaca; bobagem, idiotice. Qualidade do que é superficial, do que não é interessante, profundo, importante”.
Domingo, dia 29.01, a torcida de um time famoso, grita e elogia num só coro em pleno grande estádio, um jogador recém-chegado, com a seguinte homenagem: “uhu, uhu, uhu, agora temos um pitbull...!!!”
Basta? Sim, vamos parar por aqui, não é...? E nem vamos falar de umas e outras, e tantas babaquices e idiotices que, estamos vendo esses dias quando abrimos alguns sites e lá está: “Jogador famoso leva para a Espanha 20 amigos com tudo pago para sua festa de aniversário”. Qual o valor e o sentido informativo de uma banalidade desse tamanho? Nenhum...
Finalizando, não deixe de prestar muita atenção à ilustração deste texto, porque, acima de tudo, a mensagem nela contida é um recado para evitarmos as babaquices e besteiróis a que estamos sempre sujeitos...
Dica de vida: “O que você faz hoje pode melhorar todos os seus amanhãs.” (Autor e editor americano de mensagens positivas).
Feliz semana para todos vocês
Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.
6 comentários
13 de Feb / 2017 às 17h12
Você tem o condão de abordar temas que estão ligados à nossa convivência do dia a dia, e este, então, foi bastante oportuno. Por exemplo, o Blog reserva esse espaço para que as pessoas, democraticamente, manifestem as suas opiniões contrárias ou a favor do tema abordado por alguém, dentro de um nível mínimo de respeito, cultura e educação. O que se vê, às vezes, é que alguns usam o espaço para um desfile de “banalidades, besteiróis e babaquices”, com linguajar chulo, atrelado a um radicalismo político idiota que nada tem a ver com o assunto do artigo... e que nada acrescenta ao debate!
13 de Feb / 2017 às 20h34
Concordo prof. Agenor. Mais grave é ler comentários idiotas de pessoas sem moral nenhuma, acudadas ou suspeitas de falcatruas com o dinheiro público, usando este espaço como se fossem as mais santas do mundo.
13 de Feb / 2017 às 20h45
EU HEIM QUANTO A CRITICA, DE BABAQUICE. VC. PISOU FEIO. VIVEMOS NUM MUNDO DEMOCRATICO, EM UM BRASIL DEMOCRATICO E AS PESSOAS PODEM SE EXPRESSAR DO SEU JEITO. SEJA EM UM ESTADIO DE FUTEBOL, EM PLENA AVENIDA DE CARNAVAL, EM SHOWS ETC. LIBERDADE DE FALAR E DIZER O QUE SENTE, COM RESPEITO ISSO ISSO DIGNIFICA O HOMEM.
13 de Feb / 2017 às 20h53
Pura verdade, sobre o sujeito do aeroporto, meu caro ACORDADINHO, o brasileiro gosta muito de gente rica. Inventaram um boato que um determinado amigo meu tinha acertado na Mega-Sena da Virada. Não deu outra, de repente a casa de meu amigo encheu de gente, que não tinha mais cadeira e banco para sentar, sentavam mesmo no chão. O meu amigo ficou espantado com tanta visita inesperada em sua casa, quando sobe da história, em vez de ficar alegre, ficou mais valente do que uma cascavel, procurando descobrir o inventou do tal boato.
14 de Feb / 2017 às 00h39
Antes era só na televisão. Agora chegou aos veículos de informação via web. Sem falar de tantas babaquices e idiotices que se vê nas redes sociais. Parabéns pelo texto.
14 de Feb / 2017 às 00h40
Antes era só na televisão. Agora chegou aos veículos de informação via web. Sem falar de tantas babaquices e idiotices que se vê nas redes sociais. Parabéns pelo texto.