Desde setembro de 2016 os condutores de Juazeiro tiveram que redobrar a atenção no trânsito, principalmente na Rua Raul Alves e na Avenida Adolfo Viana onde foram instalados radares eletrônicos. Nesses dois pontos da cidade os radares fiscalizam três tipos de autuações: avançar o sinal vermelho, ultrapassar o limite de velocidade permitida da via e estacionar na faixa de pedestres.
Mesmo com a realização de campanhas educativas no trânsito, a Companhia de Segurança Trânsito e Transportes (CSTT) registrou, de setembro de 2016 a janeiro de 2017, um total de 13.399 autuações somente nos trechos da Rua Raul Alves e Avenida Adolfo Viana em que há fiscalização eletrônica. Nesses quatro meses de fiscalização o mês de novembro teve o maior número de multas, sendo 3.901 autuações. Em janeiro de 2017 foram aplicadas 3.708 multas.
Em entrevista nesta semana ao Programa e Blog Geraldo José, o agente de trânsito Marcos Passos, comentou as principais infrações cometidas pelos condutores e que ocasionaram as autuações.
“Nos semáforos com radar as causas principais são a alta velocidade e o avanço de sinal. O número de autuações está sendo alto. A fiscalização aumentou. O número está alto porque o número de infrações está alto. Os condutores que respeitam as normas de trânsito nós batemos palmas e os infratores nós iremos multar”, afirmou o agente.
Marcos Passos orientou os motoristas a respeitarem as leis de trânsito para que assim se evitem as multas. “Uma infração pode tirar a vida de pessoas inocentes. A autuação está sendo feita. A CSTT está fazendo seu trabalho como nunca houve em Juazeiro. O que nós pedimos é que tenham respeito, prudência e equilíbrio. A educação no trânsito depende de cada um de nós. Precisamos fazer nossa parte e contribuirmos com o trânsito de Juazeiro”, disse.
Em nota enviada ao Blog Geraldo José, a CSTT disse que apesar dos índices de infrações registrados considera que a população esteja mais atenta a fiscalização e que foi notada a redução das infrações captadas pelo radar, principalmente no que diz respeito a avançar o sinal vermelho. A CSTT informou ainda que serão implantados novos radares pela cidade, mas que ainda não há uma data definida.
Da redação Blog Geraldo José - Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
13 comentários
09 de Feb / 2017 às 06h46
Querem imitar Petrolina
09 de Feb / 2017 às 08h05
que ótimo, bom mesmo, excelente. só faltou uma coisa por parte da prefeitura e do da jornalista que fez a matéria: e esse dinheiro todo dessas multas, quanto é e vai pra onde? no que é aplicado? como se reverte pra população? podem perguntar? podem responder? grato.
09 de Feb / 2017 às 08h16
A VERDADEIRA INDUSTRIA DA MULTA. SE MULTIPLICAR ISTO POR 3 DA 39 MIL. ISTO SIGNIFICA QUE O GARÇOM E VAQUEIRO TEM 39 MIL VOTOS A MENOS. VAI SER DEPUTADO EM PETROLÂNDIA.
09 de Feb / 2017 às 08h48
Pois é,mas em se tratando da fiscalização de motos e carros estacionados sobre as calçadas,especialmente em ruas mais afastadas do centro da cidade,a CSTT esta deixando muitíssimo a desejar,basta dar uma volta pela cidade para constatar o abuso , o desrespeito às Leis de Transito e aos pedestres.O que se poderia arrecadar com estas infrações daria para pavimentar a cidade toda, considerando que o dinheiro arrecadado vai para o Município !Nada contra os condutores,mas,por estarem ocupando espaços que não são reservados a eles para estacionarem seus veiculos.Calçada não é garagem particular !
09 de Feb / 2017 às 09h05
Acredito que seja válido, tudo isso. Mas a minha pergunta é a seguinte? As arrecadações das multas, serão realmente revertidas para melhorias do transito? Ou será destinada para outros fins?
09 de Feb / 2017 às 09h22
indústria da multa, 40km/h em um lugar onde existe semáforo e faixa de pedestre é um absurdo! não dá nem pra passar a segunda marcha sem tomar uma multa!!!
09 de Feb / 2017 às 10h05
Sugiro à CSTT que remova o ponto de ônibus dá Sote, já que essa parada impede o tráfego normal na via, induzindo os motoristas a ficarem parados no cruzamento, levando-os, consequentemente, a uma multa. Outra sugestão é a substituição dos semáforos já instalados por aqueles com contagem regressiva, isso ajudaria aos motoristas terem uma noção de se dá ou não para atravessar o cruzamento e não ser multado, pois passamos no verde, logo o sinal muda para amarelo e em seguida fecha com o condutor ainda no trajeto do semáforo. Ficam as sugestões e espero vê-las um dia em prática.
09 de Feb / 2017 às 12h36
acho correto mais tem que preservar os direitos dos condutores também,digo isto porque a moto do meu filho foi apreendida sexta feira por motivo de está atrasada só que não estou aqui dizendo que ele está certo mais na segunda feira ele realizou o pagamento e até hoje a moto não foi liberada porque eles alegam que não gerou ainda o IPVA só que agora eu pergunto nesse enter valo ele é obrigado a pagar a estadia? no meu ver acho que não porque se ele pagou ele tem o direito de receber o seu veiculo,ou será que estou errada?portanto fica aqui a minha indignação sem mais Maria josé
09 de Feb / 2017 às 14h04
muito bom essa atitude da prefeitura , colocar uma maquina pra multar é muito bom , agora cadê os agentes de trânsito que sumiram das ruas ? motoristas estacionam em frente de garagens deixando os proprietários sem poder sair nem entrar nas garagens , na rua sete de setembro em frente a igreja batista tem uma garagem que bate recorde de transgressão por parte dos motoristas , colocar agentes em frente dos bancos é muito bom , vamos circular na cidade , outra reclamação da minha parte são os pontos de ônibus próximos aos semáforos quando os semáforos abrem lá estão os ônibus parados.
09 de Feb / 2017 às 16h43
Concordo com Roberto Naves, para que se substitua os atuais semáforos, por outros com contagem regressiva. Do jeito que está, mais do que uma fiscalização necessária para disciplinar o trânsito, fica parecendo uma pegadinha para arrecadar mais dinheiro com as multas.
09 de Feb / 2017 às 21h42
Mas com tudo isso melhorou em que, o transito dessa cidade em ..........
09 de Feb / 2017 às 21h52
Não sou contra as infrações, mas p disciplinar a circulação de veículos e pessoas tb é necessário dar condições mínimas de trânsito. Como por exemplo exigir que os veículos passem no sinal verde quando se tem apenas uma faixa de rolagem quando os ônibus estão parados prox à Sote afunilando a via e causando retardo no tempo que os outros veículos tem para passar e ainda dentro do limite de velocidade é inaceitável. Não é possível calcular com precisão esse momento. Parece até uma "corrida contra a multa".É necessário disciplinar a arrecadação das infrações p ser destinada ao proprio trânsito.
28 de May / 2017 às 22h25
E uma verdadeira safadeza esses radares! Resumindo foram feitos para multar,pois se não for multado por está acima da velocidade, é multado por sinal vermelho,safadeza! Já cronometrei,do amarelo para o vermelho é apenas 2 segundos! Safadeza