Por conta da repercussão em Sobradinho e o fato de que a campanha ganhou apoio do Blog Geraldo José, este radialista foi convidado pela jornalista Sibelle Fonseca, responsável pelo portal Preto no Branco, objetivando nos reunirmos em sua residência na tarde desta segunda-feira (06) com a finalidade de discutir a possibilidade de termos sido usados em uma campanha de doação, cuja enfermidade da “contemplada” estaria sob suspeita. Como todos se recordam, na manhã do dia 24 deste ano, a pedido de Maria Cristina Pinheiro, 33 anos, divulgamos uma campanha para arrecadação de donativos para o tratamento de um terceiro câncer da referida jovem que estaria sendo realizado no Hospital Aristides Maltez pela Liga Baiana contra o Câncer, na capital baiana.
Logo após a divulgação a repercussão foi grande nas redes sociais e Maria Cristina está sendo acusada de realizar campanha falsa. Segundo Sibelle, foi mantido contato com o secretário da Saúde em Sobradinho e este afirmou que Cristina Pinheiro solicitou o TFD alegando necessitar de alguns exames que não eram feitos em Sobradinho, mas não apresentou toda a documentação exigida. Ficaram alguns documentos necessários para o encaminhamento pendentes. Sobre o laudo médico que atestasse a doença, o secretário disse que não poderia dar informação sobre laudos de pacientes, não deixando claro se havia ou não um laudo comprovando o câncer. O secretário disse ainda que ela começou a ser atendida pelo TFD, mas depois disse que faria os exames em rede particular. Cristina Pinheiro chegou a ficar alguns dias hospedada na Casa de Apoio que o município mantém em Salvador.
Em contato com o Hospital Aristides Maltez, na manhã de hoje (6), Sibelle ainda obteve a informação de que nos registros do hospital não consta internação de Cristina Pinheiro e que ela não está em nenhum tratamento oferecido pela instituição. A representante do hospital também afirmou que a jovem tem um cadastro no hospital do ano de 2010, quando ela esteve no Aristides Maltez para realizar exames com mastologista. Este cadastro está inativo, já que desde 2010 ela não votou ao hospital. A representante da instituição de saúde também informou que no mês de janeiro/ 2017 ela passou pelo setor de Pronto Atendimento do hospital, mesmo sem prontuário. A pessoa que atendeu Cristina Pinheiro não teria percebido que o cadastro dela estava inativo, o que impediria o atendimento. A informante esclareceu também que para ela voltar a ser atendida no Aristides Maltez terá que passar por uma nova triagem, e se for diagnosticada com câncer, eles fazem um novo cadastro. A representante do Maltez disse não saber informar se em 2010 os exames de Cristina Pinheiro diagnosticaram o câncer e ainda enfatizou que o serviço prestado pelo hospital é totalmente gratuito.
Ainda na residência de Sibelle mantivemos contato com Maria Cristina via whatsapp e a mesma reiterou a realização de exames. Veja a mensagem de Maria Cristina: “Quero encerrar qualquer campanha e quem doou dinheiro e quer o dinheiro de volta pode passar meu contato que mediante a comprovação devolverei. Quero parar com tudo, minha intenção nunca foi dar golpe em ninguém. Queria agilizar uns exames, mas tudo foi para um lado tão contrário que decidi parar de vez. Peço desculpas imensamente. Sei da seriedade do seu meio de comunicação, por isso estou dizendo que estou encerrando qualquer campanha, como também devolverei o valor de quem doou. Pode postar até meu contato”. Maria Cristina ainda enviou nota emitida pela Secretaria de Saúde de Sobradinho:
Ainda estamos apurando se a doença procede ou não, se o tratamento está sendo realizado ou não. Momentaneamente, queremos pedir desculpas aos nossos leitores que baseados na confiança mútua contribuíram para esta campanha, neste momento, sob suspeita. Prometemos ser ainda mais criteriosos no futuro para esse tipo de prestação de serviço.
11 comentários
06 de Feb / 2017 às 20h55
Lamentável este tipo de situação.Se em 2010 ela ja teria câncer,a esta altura,6 anos depois...Complicado "cumadri i cumpadri"...
07 de Feb / 2017 às 10h49
Essa mulher é conhecidissima em Sobradinho por coisas desse tipo... só os desavisados mesmo.
07 de Feb / 2017 às 13h36
Quero saber Geraldo e do dinheiro arrecadado, e sim o povo que tava com ela não estão envolvidos a exemplo de uns locutores de radio sobrasdinho e músicos da cidade que venderam e arrecadaram dinheiro em contas para ela lesando a todos nos que de forma humana fizemos nossa parte o tal locutor ate chamada na radio local fez o musico ate show fez tambem tudo arrecadando dinheiro. quero saber quem esta com a verdade e a secretaria de saude o prefeitop enganador deu dinheiro e tudo e agora.
07 de Feb / 2017 às 17h39
Senhor Valter para começar bem seria melhor vc se informar melhor, não houve Show de músico algum, o evento foi cancelado antes mesmo de vender ingressos. Assim como esse Blog foi enganado, nós que divulgamos o evento também fomos. Se vc tem alguma dúvida, sabe onde trabalho e sabe onde me encontrar, venha até e me pergunte, não faça ao Geraldo José perguntas que ele n pode responder. Eu não recebi nenhum valor de ninguém, nem de VC. Fiz por ela a mesma coisa q faria por qualquer cidadão que precisar, é minha obrigação enquanto comunicador. E se vc se sente lesado, enganado, vá as autoridas.
07 de Feb / 2017 às 17h43
Melhor o senhor ir às autoridades e pedir uma investigação, de que ficar afirmando o q vc não tem certeza. Minhas redes sociais e meu programa estarão sempre disponível a quem precisar, mas infelizmente não sou perito para saber se os exames apresentados por ela eram verídicos. O senhor deveria era respeitar as pessoas que foram solidários a ela, infelizmente não sabíamos q as coisas n eram como ela falava. Prefiro errar por ter tentado ajudar ao próximo de que acertar sendo uma pessoa sem coração.
07 de Feb / 2017 às 20h29
Essa engano a cidade toda, tem que se apurar as responsabilidade dela e os demais para onde foi o dinheiro doado a ela e o porque esse povo todo ai fica se mordendo nas redes social alguma coisa esta errada tem que se apurar e punir os culpados todos eles seja quem foi que fez ate ela que engano o povo saber se esses outros não são os cúmplices dessa mentira alguém lucro e lucro muito com esta farsa .
08 de Feb / 2017 às 21h16
Meirelles voçe se doel e sinal que deve ser compassa da Cristina , na rádio não tem um só locutor tem vários em sobradinho não tem um só musico tem vários , Geraldo a imprensa não pode esquecer este fato foram muitas pessoas enganadas lesadas por esta quadrilha que leso o povo de sobradinho a administração publica também foi vitima pelo que podemos apurar a pergunta que fica no Ar o porque o locutor Meirelles se doel se em momento algum eu citei o nome dele. será que ele esta conivente com essa falsária que evento essa doença para lesar o povo de sobradinho. devolvam nosso dinheiro
08 de Feb / 2017 às 22h35
Bruno, creio que as pessoas fizeram por piedade, eu inclusive sei alguns fatos pois morei em Sobradinho e tenho familiar vítima dela, mesmo assim pensei em ajudar,bem como meu esposo que conhece ela e suas peripécias bem mais que eu. As pessoas foram usados por essa paladina. Tem que ser punida.
10 de Feb / 2017 às 06h07
Vendo os comentários lemdo à matéria realmente não sabemos quem é o ser humano ao ponto de criar uma farsa para se dar bem deve ser punida não ela sozinha os outros também que vergonha
12 de Feb / 2017 às 00h07
Meu Deus, como tem gente pequena. Me doí porque fui o único comunicador que falei sobre a campanha na rádio. Não sou cúmplice dela e nem de ninguém, apenas fiz por ela o que faria por qualquer um. Se vc se sentiu lesado, vá a delegacia e preste uma queixa, tenho certeza q a polícia vai tirar sua dúvida, é mais correto é digno de q vc ficar aí se acordando atrás de um nome falso, falando o q vc n pode provar. Deus tenha misericórdia de VC, vc é pior ainda q ela.
01 de Mar / 2017 às 17h26
Como foi que terminou esse caso pois não vi ninguém falando mais desse assunto se ela devolveu o dinheiro para o pessoal ou se ficou por isso mesmo e aonde ela está se esta em sobradinho ou se esta sumida e outra alguém poderia informar se ela está respondendo processo por estelionato ou algo parecido