Na tarde de hoje (01), na Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, aconteceu uma manifestação organizada por cerca de vinte índios da Tribo Tumbalalá do Projeto Pedra Branca de Curaçá. O trânsito parou por cerca de uma hora e o congestionamento chegou a tomar as ruas das cidades de Juazeiro e Petrolina. Equipes da Polícia Rodoviária Federal estiveram no local e negociaram com os índios a liberação da Ponte.
A reportagem do Blog Geraldo José conversou com o Cacique da Aldeia da Tribo Tumbalalá, Ivanildo Barbosa, que apontou os motivos da manifestação. "Nós temos ordem federal para estarmos aqui. Queremos reivindicar nossos direitos. A tribo Tumbalalá vive no sertão baiano e nós não temos médicos, ambulâncias, eu vivo de diárias para sobreviver. Como é que fica uma autoridade como eu um Cacique trabalhando de diárias para a Aldeia sobreviver. A Aldeia não recebe nada das autoridades competentes. Estamos aqui tomando a Ponte até que possa uma autoridade competente falar com a gente. Queremos que a FUNAI reconhecça nossos direitos. De todos os direitos indígenas não está vindo nada. Eu estou sendo advogado do meu povo", disse.
Da redação Blog Geraldo José Alinne Torres /Fotos Leitores e Blog Geraldo José
4 comentários
01 de Feb / 2017 às 16h44
parabens aos indios fiquem la mais tempo e nao so uma hora. aqueles parasitas de brasilia .congresso nacional,deputados,vereadores prefeitos os verdadeiros sangue sugas acabando com o brasil e os indios passando necesidades. dou o maior apoio.
01 de Feb / 2017 às 17h05
Alguém tem que por um fim a essas esculhambações na ponte.
01 de Feb / 2017 às 17h10
Vão chorar pra Rui Costa da Odebrecht. 13 anos ficaram aí quietinhos, agora tão chorando. Bem feito. Vão trabalhar. Ninguém vive de graça.
01 de Feb / 2017 às 23h50
Os coitados foram- e são como todo brasileiro- roubados,tiveram a sua terra invadida pelos larápios portugueses descobridores fajutos,eles-os indios- tem toda a razão de protestar...de lutar pelos seus direitos